segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Organização procedimento administrativo.

#OrganizarGeraResultados

Para os estudiosos a organização pode significar mais de uma coisa, pode significar uma entidade social, as empresas são um tipo de organização social, pode ser um empreendimento moldado para atingir um determinado objetivo. Existe a organização formal, aquela que está definida no organograma e comunicada através de manuais. Existe também a organização informal, aquela que nasce naturalmente entre as pessoas que fazem parte da organização formal, essas organizações não aparece nos organogramas, nem em qualquer documento formal. Aqui vamos tratar de organização como processo administrativo.

Organização como processo administrativo segundo Chiavenato (1993, p. 258), significa o ato de ORGANIZAR, ESTRUTURAR e INTEGRAR os recursos e os órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer as relações entre eles e as atribuições de cada um. Segundo o autor, sendo a organização a segunda função administrativa, então, ela depende do planejamento, da direção e do controle para a formação do processo administrativo, ainda segundo o autor, para que as pessoas possam trabalhar eficientemente em busca dos objetivos, se torna necessário que as atividades sejam agrupadas de forma lógica e a autoridade e responsabilidades distribuídas adequadamente.

Determinar, agrupar e designar as atividades é função da gestão da empresa e, de acordo com a adequação tende a atingir o grau de eficiência necessário para que os objetivos traçados no planejamento sejam atingidos.

A abrangência da organização pode ser feitas a nível global, departamental e por tarefas e operações; no nível global está o desenho organizacional, no departamental encontra-se a departamentalização ou os diversos departamentos e no nível das tarefas e operações é onde encontraremos as descrições e análise de cargos.

Organização Formal:

Os tipos de organização foram estudados por autores da teoria clássica, os autores clássicos estudaram basicamente os aspectos formais da organização: A DIVISÃO do trabalho, a ESPECIALIZAÇÃO, a HIERARQUIA dentro da organização, a AUTORIDADE, a RESPONSABILIDADE, a COORDENAÇÃO etc. Os estudos eram normatizados para que se conseguisse o máximo de eficiência possível, eles davam ênfase nas funções e nas tarefas. As organizações foram classificadas em: Linear, funcional e linha-staff. Nos estudos abordou-se a criação de comissões de estudos dentro das organizações.

REFERÊNCIAS: Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker, Philip Kotler, Soares Amora e outros. E, artigos diversos na internet.
          SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.

          AP – Palestras: http://apanweb.wordpress.com/ap-palestras
          contato.apanweb@gmail.com

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Segmentação de mercado para gerar resultados.

@SegmentaçãoMercados

Segundo os estudiosos do marketing, a segmentação de mercados organizacionais, empresas que comercializam seus produtos, insumos e serviços para outras empresas se faz usando as seguintes variáveis da segmentação de mercados consumidores: Variáveis GEOGRÁFICAS, DEMOGRÁFICAS, os BENEFÍCIOS percebidos, a TAXA de uso; além dessas variáveis, os estudiosos apontam também variáveis OPERACIONAIS, COMPRAS, SITUACIONAIS e PESSOAIS.

As variáveis GEOGRÁFICAS referem-se às localidades onde estão localizadas as plantas organizacionais; as variáveis DEMOGRÁFICAS referem-se ao tipo de organizações a serem focalizadas, o seu tamanho e a sua localização que se pretende atender; em relação às variáveis OPERACIONAIS os especialistas apontam a tecnologia, o tamanho das empresas grandes, médias ou pequenas, se já são ou não usuárias dos produtos e serviços ofertados e, também a capacidade de COMPRA do cliente.

Para os especialistas é necessário observação dos fatores SITUACIONAIS, graus de urgências, os prazos de entregas dos produtos e serviços, a aplicação, se específica ou não e, o tamanho dos pedidos.

De acordo com estudiosos sobre segmentação organizacional existem também as características PESSOAIS entre compradores e vendedores, se a empresa deve se preocupar em atender organizações que as convicções pessoais e os valores sejam parecidos entre si; verificar atitudes relacionadas a risco e, verificar o grau de lealdade do consumidor.

ESTRATÉGIAS e PRINCÍPIOS A SER ANALISADOS.

DECISÃO de compras, os especialistas definem as decisões de compras observando a conduta dos POSSÍVEIS clientes, os clientes POTENCIAIS, NOVOS clientes e os clientes SOFISTICADOS; classificando como potenciais aqueles que apresentam características de desejo de comprar do vendedor que conheça suas necessidades, portanto que apresente condições de orientá-los em suas dificuldades e que demonstrem ser de confiança, os novos como o próprio nome sugere, os que já iniciaram a relação de comercial de compras com a empresa e, que começam a exigir atendimento diferenciado, com vendedores e equipe de suporte bem treinados, informações claras e a disposição a todo o momento; os sofisticados, os que exigem rapidez em todo o atendimento, produtos customizados e apoio total.

Os especialistas chamam atenção para o fato que a medida que a relacionamento comercial ganha amadurecimento pode passar a existir mudança na preferência do canal de compra e venda, por exemplo, o cliente que tem a preferência pelo atendimento pessoal do vendedor para negociar e retirar o pedido, pode passar a preferir não mais atender diretamente o vendedor, dando preferência ao relacionamento de compra e venda via telefone. A relação comercial nos dias atuais vem sofrendo grandes mudanças devido ao aumento desenfreado da tecnologia, a facilidade oferecida pelo canal da internet revolucionou segundo os especialistas a relação de compra e venda de produtos e serviços, mas segundo os especialistas não se deve relaxar porque ainda existe uma fatia do mercado que prefere manter o relacionamento comercial tradicional.

REFERÊNCIAS: Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker, Philip Kotler, Soares Amora e outros. E, artigos diversos na internet.
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segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Conceito, filosofia, missão e visão organizacional.

@GetãoNegócios

CONCEITO e FILOSOFIA dentro das organizações, segundo os especialistas, os empreendedores e gestores definindo com clareza os conceitos e filosofia a serem seguidos podem levá-los a conseguir os resultados traçados em seus planos com menos STRESS e, facilitando as operações e processos de todos os envolvidos na ORGANIZAÇÃO, empreendedor, gestores, trabalhadores, clientes internos e externos, o estado, enfim, para os especialistas a definição clara de missão e visão tende a levar a organização a operações e processos eficientes e como consequência a eficácia de resultados.

Para os especialistas a conquista de resultados efetivos nas organizações está ligada diretamente a treinamento de todos os atores envolvidos dentro da ORGANIZAÇÃO no que diz respeito ao CONCEITO e FILOSOFIA dos empreendedores, atrelado a definição clara de MISSÃO e VISÃO. Conceito está ligado a definição de missão pelos empreendedores no que se refere a IDÉIA, ao que os empreendedores definem no sentido de qualidade que será oferecido aos consumidores dos seus produtos e serviços e, a ligação da filosofia com a visão segundo os especialistas tem a ver com o amor pelo CONHECIMENTO e o norte seguido pelas ORGANIZAÇÕES.

Segundo especialistas todos os atores dentro das ORGANIZAÇÕES quando estão comprometidos com o conceito e missão definida pelos empreendedores facilita as ações e gera SINERGIA que tende a levar ao sucesso na apuração dos resultados positivos necessários para sustentação e crescimento das ORGANIZAÇÕES. E, filosofia e visão sendo ter um NORTE a seguir, uma visão do que se deseja atingir no futuro, unido ao amor em buscar cada dia mais CONHECIMENTO para facilitar a caminhada rumo ao ponto de chegada planejado sempre focado no objetivo principal que segundo os especialistas é contribuir com o desenvolvimento da sociedade.

As ORGANIZAÇÕES conhecem e tem a disposição a teoria a ser implementada, mas nem sempre fazem uso do que a ciência desenvolveu e, colocou a disposição, devido a esse motivo algumas organizações resistentes a utilização da teoria acabam passando por dificuldades que em alguns momentos chegam a levá-las a condição de falência total.

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segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Autoridade, responsabilidades e suas diferenças.

#Autoridade

O texto trata do assunto resultados eficazes partindo da premissa de atores com AUTORIDADE e com RESPONSABILIDADES sobre os fatos dentro das ORGANIZAÇÕES.

AUTORIDADE tem diversos significados, tem a autoridade nomeada pelo Estado, o Juiz, o Delegado, os Comandantes Militares, Os políticos eleitos pelo povo, enfim, as autoridades públicas; tem a autoridade paterna e materna dentro das famílias; tem as autoridades religiosas; aqui trataremos da autoridade relacionada ao poder de tomada de decisões dentro das ORGANIZAÇÕES privadas com fins lucrativos, que tem objetivos traçados pelas metas dentro de planos pré-estabelecidos.

Os especialistas definem autoridade como: Direito ou poder de decidir, de ordenar, de se fazer obedecer, que cria leis, comanda, influencia, tem prestígio, mas insisto em dizer que aqui trataremos do assunto relacionado a conhecimento, persuasão, poder de conquista, capacidade de liderar e gerar condições para que as equipes empresariais consigam se sentir seguras e confiantes para trabalhar em direção de suas metas buscando eficácia para seus resultados.

As autoridades dentro das organizações se limitam a ordenar e cobrar de forma autoritária e, não como deveria ser, participando ativamente de análises e críticas que possibilitem a criação de estratégias que facilitem correções e criação de novos planos em direção dos objetivos, as autoridades dentro das organizações precisam se conscientizar e entenderem que eles são os principais FACILITADORES para que suas equipes possam conquistar resultados eficazes e sucesso.

As autoridades dentro das organizações precisam compreender que as pessoas que detêm RESPONSABILIDADES só poderão atingir seus objetivos com sucesso através da conivência das AUTORIDADES constituídas dentro das organizações. Quem são as autoridades dentro das organizações? São os executivos, os profissionais nomeados pela organização com poder formal de DECISÕES.

De acordo com especialistas, existe dentro das organizações uma troca grande dos profissionais de gerências intermediárias, isso segundo os especialistas se dá devido a falta de acompanhamento das autoridades nas empresas em se comprometer e entender sua condição de FACILITADOR do negócio.

As AUTORIDADES dentro das organizações precisam se fazer presentes não como cobradores, mas como facilitadores; atores que têm conhecimento e disponibilidade para interferir de forma positiva e empreendedora junto às suas equipes para que juntos encontrem caminhos e alternativas que facilite o percurso em direção aos resultados necessários e desejados para os diversos negócios.

REFERÊNCIAS complementares: Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker, Philip Kotler, Soares Amora e outros. E, artigos diversos na internet.
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terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Mercadologia e sua importância em negócios.



@Mercadologia

MERCADOLOGIA ou estudo do mercado é segundo os especialistas o principal ponto a ser trabalhado pelos empreendedores para levar seus negócios a ter sucesso e a se perpetuar no tempo.

O estudo do mercado é para os especialistas a condição básica de sustentação dos empreendimentos de acordo com estudos e opiniões de autores consagrados na literatura da ciência social da administração a MERCADOLOGIA é um pilar de sustentação do NEGÓCIO. Nesse pilar estuda-se: Produtos e serviços, a segmentação, comportamento do consumidor, localização, promoção, planos, estratégias, decisões, organização, controle, enfim, segundo os especialistas o estudo minucioso com planos eficientes dos pontos citados acima tende a levar o empreendimento a se perpetuar no tempo.

PRODUTOS e SERVIÇOS é segundo os especialistas o objeto a ser comercializado pela organização, o produto e ou serviço é adquirido pelos consumidores que usam os seus benefícios. Para KOTLER um produto ou serviço é tudo aquilo capaz de satisfazer a uma necessidade ou a um desejo do consumidor. Os produtos nas empresas são as principais fontes de receita das empresas.

A SEGMENTAÇÃO conforme definição de alguns especialistas no assunto é a definição do público alvo a ser atendido nas suas necessidades e desejos. Ela ocorre quando o administrador passa a agrupar os consumidores com características comuns trabalhando sempre para gerar o maior e melhor resultado possível com o menor esforço possível.

O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR na relação com os mercados. Segundo KOTLER (1998: 162) para ser estudado é preciso responder 02 perguntas básicas:
Como as características do comprador – culturais, sociais, pessoais e psicológicas podem influenciar no comportamento de compra?
Como o comprador toma a decisão de compra?

LOCALIZAÇÃO para os especialistas estudar a possibilidade para a melhor localização para o negócio possibilita a geração de melhores resultados para o negócio. Eles orientam a se tomar alguns cuidados no momento de contratar um endereço para a localização do negócio.

PROMOÇÃO de vendas segundo os especialistas é uma atividade de comunicação que objetiva oferecer incentivos e benefícios adicionais aos consumidores num determinado período de tempo.

A Promoção no sentido amplo da palavra é a comunicação com seu mercado e também com o mercado que se busca conquistar.

A promoção pode ser feita através de várias técnicas, as principais são: promoção de mercadorias, programas educacionais, prêmios, concursos, promoções institucionais, sorteios, ofertas, descontos, liquidações, brindes e outras.

PLANO de AÇÃO, para os especialistas o plano de ação é basicamente formado pelas seguintes perguntas: O QUE FAZER? O objetivo, o que se deseja aonde se quer chegar. COMO FAZER? A estratégia, o caminho a ser seguido para se atingir os objetivos traçados. QUEM FARÁ? Os responsáveis pelo controle dos resultados e pela implementação das ações. QUANTO TEMPO DEVERÁ DURAR O PLANO? É o cronograma, a definição de prazos para apuração de cada ação. E, todo plano tem um custo, portanto, para fechar o plano é necessária a definição do ORÇAMENTO, verbas para custear o plano.

ESTRATÉGIAS são os caminhos a ser percorridos depois da montagem do plano e após a definição dos objetivos de marketing, os administradores devem trabalhar no sentido construir diretrizes, ou seja, implementar ações para atingir com eficácia os objetivos planejados; é através das estratégias que os objetivos serão atingidos.

DECISÃO, considerando que tomar decisão é uma prática de grande importância na mercadologia, não só na mercadologia, mas também em nossa vida no dia a dia, para os especialistas se torna importante investigar e analisar as formas e cuidados utilizados para se tomar decisão, de acordo com
especialistas a decisão é um dos principais componentes responsável pelo sucesso do negócio, é através da decisão que os objetivos traçados no planejamento são atingidos com eficácia. Quando as coisas começam a não sair conforme plano inicial e se tem que fazer uma correção de rumo, é através
de decisão rápida que se monta uma nova estratégia para corrigir o curso do plano inicial.

A ORGANIZAÇÃO pode significar mais de uma coisa, pode significar uma entidade social, as empresas são um tipo de organização social, pode ser um empreendimento moldado para atingir um determinado objetivo. Existe a organização formal, aquela que está definida no organograma e comunicada através de manuais. Existe também a organização informal, aquela que nasce naturalmente entre as pessoas que fazem parte da organização formal, essas organizações não aparece nos organogramas, nem em qualquer documento formal. Este artigo aborda a organização como processo administrativo.

De acordo com Chiavenato (1993, p. 258), significa o ato de organizar, estruturar e integrar os recursos e os órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer as relações entre eles e as atribuições de cada um. Segundo o autor, sendo a organização a segunda função administrativa, então, ela depende do planejamento, da direção e do controle para a formação do processo administrativo, ainda segundo o autor, para que as pessoas possam trabalhar eficientemente em busca dos objetivos, se torna necessário que as atividades sejam agrupadas de forma lógica e a autoridade distribuída adequadamente.

A MERCADOLOGIA se utiliza com muita frequência da organização como processo administrativo, assim como se utiliza também do processo de controle comentado a seguir.

CONTROLE, os especialistas afirmam que a finalidade principal do controle nos processos é assegurar que os resultados planejados sejam atingidos, enfim, que os objetivos previamente estabelecidos sejam atingidos. O controle verifica o andamento das atividades planejadas se estão sendo executadas com eficiência e os resultados alcançados são os planejados, ou seja, os resultados desejados. O controle é considerado guia para buscar eficácia dos resultados.

REFERÊNCIAS complementares: Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker, Philip Kotler, Soares Amora e outros. E, artigos diversos na internet.
          SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.
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