terça-feira, 26 de junho de 2018

04 palavras MÁGICAS para negócios.


DECISÕES – PLANOS – ORGANIZAÇÃO – CONTROLE. O presente texto tem objetivo de despertar nos EMPREENDEDORES e candidatos à desenvolvedores de negócios, visão da necessidade de cuidar com carinho dessas quatro referidas palavras. De acordo com especialistas, essas quatro palavras são a base de sucesso para gestão e desenvolvimento de todo tipo de empreendimento. Todo NEGÓCIO segundo estudiosos para aumentar as chances de obter SUCESSO e de se perpetuar no tempo no mundo competitivo contemporâneo precisa estar preparado para aproveitar todas as OPORTUNIDADES que surgem, os estudiosos apontam 04 eixos para montar projeto em direção à descoberta de caminhos para aumentar as chances de o NEGÓCIO dar certo e prosperar, você precisa tomar DECISÕES para fazer o que se propõe, tem que criar PLANOS, precisa ORGANIZAR ações e processos e, demonstrar que é capaz CONTROLAR as etapas do PROJETO.

TOMADA de DECISÕES: Os estudiosos afirmam que o processo de tomada de decisão é subjetivo, cada um tem seu próprio método, no entanto é importante chamar atenção para alguns cuidados que devem ser tomados nos momentos de se tomar decisões. De acordo com os estudiosos precisamos ficar atentos às diversas variáveis, é preciso saber exatamente o ponto que se quer atingir, é preciso transmitir firmeza para persuadir a todos os envolvidos.

CORAJOSA DECISÃO - Marcus Peçanha no Linkedin, 14-06-2018 escreveu artigo comentando sobre a decisão dos dirigentes da Seleção da Espanha em afastar o técnico da sua seleção que havia assinado contrato com o Real Madrid faltando dois dias para início da copa do mundo 2018 na Rússia.

“A qualquer momento a decisão que você toma pode mudar a sua vida para sempre. Porque são nos momentos de decisões que o seu destino é formado.”
Tony Robbins.

Jack Welch, apud, Marcos Peçanha afirmava que um Public Hanguing, ou seja, um enforcamento público tem mais valor do que mil discursos. Para Jack Welch os colaboradores dentro das organizações devem ser avaliados em acordo com duas linhas de suas condutas. Na primeira linha, alinhamento cultural e de valores praticados dentro da organização. Na segunda linha, a sua performance, os seus resultados alcançados.

Para o autor os funcionários que não se alinham com a cultura e valores da organização e com baixo desempenho devem ser desligados. Para funcionários com baixo desempenho, mas com bom alinhamento cultural, Welch sugeria o investimento em treinamento para a melhora de desempenho sempre que possível. Para funcionários com alto alinhamento cultural e alto desempenho, a valorização também é intuitiva.

Os funcionários com pouco alinhamento cultural e de valores, mas com alto desempenho, entretanto, são qualificados como perigosos. Estes são aqueles que acabam quebrando as organizações! Aos poucos!

Sabe aquele profissional que entrega muito, mas que é famoso pelo assédio? Os bons profissionais não querem trabalhar para ele! Conhece aquele político bom, que rouba, mas faz? Os honestos não querem trabalhar para ele! E a consequência é que apesar de bons resultados no curto prazo, acabam gerando uma organização fraca e conivente no longo prazo. Para estes casos, a sugestão do guru é o Enforcamento Público!

Bons líderes não são apenas os que empolgam com os seus discursos. São também aqueles que têm coragem para tomar decisões difíceis quando elas se impõem. Dispensar um profissional bem avaliado é assumir para sí o risco por todos os resultados de sua área. Foi o que fez o presidente da Federação Espanhola, mesmo sabendo que qualquer resultado ruim da Espanha nesta copa será colocado sob sua responsabilidade direta.

Líderes com coragem e discernimento para tomar decisões difíceis como essas diante de dilemas dormem muito mal, mas são os que realmente colaboram com a construção de um mundo melhor através de suas organizações.

Criar PLANO de AÇÃO: Para os especialistas o plano de ação é basicamente formado pelas seguintes perguntas: O QUE FAZER? O objetivo, o que se deseja aonde se quer chegar. COMO FAZER? A estratégia, o caminho a ser seguido para se atingir os objetivos traçados. QUEM FARÁ? Os responsáveis pelo controle dos resultados e pela implementação das ações. QUANTO TEMPO DEVERÁ DURAR O PLANO? É o cronograma, a definição de prazos para apuração de cada ação. E, todo plano tem um custo, portanto, para fechar o plano é necessária a definição do ORÇAMENTO, verbas para custear o plano.

O Plano de ação de acordo com estudiosos pode partir de uma determinada pesquisa que responda as perguntas a seguir:

Os especialistas afirmam que dar nome ao projeto facilitará o desenvolvimento do trabalho, o tema poderá ser inédito ou não.

Justificativas: É o motivo que leva a montagem do projeto, a intenção em contribuir com a solução de um determinado problema ou, planejamento e a estratégia para desenvolver, inovar e incrementar negócios ou, buscar soluções para assuntos diversos.

Problemas: Como o próprio nome sugere, problema é uma situação que incomoda e, portanto, precisa de solução.

Delimitação do problema: A delimitação do problema e a definição do tamanho, onde começa e onde deve terminar, são os parâmetros a ser seguido no projeto.

Objetivo geral: É o objetivo macro que desejamos atingir com o projeto, pode ser um projeto para solução de um problema existente ou, pode ser planejamento para melhoria dos mais diversos assuntos.

Objetivo específico: É o objetivo desejado para os mais diversos projetos, são os detalhes de cada projeto é a resposta específica para as perguntas que devem ser respondidas dentro dos projetos.
Público Alvo: O público que o projeto tem como objetivo beneficiar, esclarecer suas dúvidas e gerar soluções almejadas de acordo com os diversos assuntos estudados.

Hipóteses: São as diversas possibilidades de resultados que o projeto pode atingir.
Metodologia: O método que será utilizado na realização do projeto.
Conclusões e recomendações:

ORGANIZAÇÃO das etapas: Organização como processo administrativo segundo Chiavenato (1993, p. 258), significa o ato de ORGANIZAR, ESTRUTURAR e INTEGRAR os recursos. Segundo o autor, a organização depende do planejamento, da direção e do controle para a conquista dos objetivos traçados. Os recursos são compreendidos entre humanos, materiais e financeiros.

CONTROLE: Os especialistas afirmam que a finalidade principal do controle nos processos é assegurar que os resultados planejados sejam atingidos, enfim, que os objetivos previamente estabelecidos sejam atingidos. O controle verifica o andamento das atividades planejadas se estão sendo executadas com eficiência e os resultados alcançados são os planejados, ou seja, os resultados desejados. O controle é considerado guia para buscar eficácia dos resultados. E, também para fazer correções no planejamento para se criar novas estratégias.

REFERÊNCIAS:
Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker, Philip Kotler e outros. E, artigos diversos na internet.

SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.



quarta-feira, 20 de junho de 2018

Copa 2018, EMPATE 1º JOGO e Negócios...



EFEITOS POSITIVOS GERADOS PELO EMPATE DA SELEÇÃO BRASILEIRA NO PRIMEIRO JOGO NA RÚSSIA NA COPA 2018.

Fazendo paralelo do FUTEBOL com os NEGÓCIOS: O empate que aconteceu no primeiro jogo foi positivo no sentido de baixar a bola da turma do já ganhou, somos os melhores e assim por diante, de acordo com discurso dos especialistas em futebol nos dias atuais não tem mais equipes inocentes e, a imprensa vinha noticiando sobre a força da seleção SUÍÇA que vem numa crescente dentro do mundo do futebol.

Assim como no futebol, nos negócios acontece coisa coisas semelhantes, nos dias atuais com a evolução da tecnologia, com a facilidade de informações que transitam pelos diversos mercados, as diferenças têm diminuído, os empreendedores passaram a ter acesso a ferramentas que facilitou muito a vida das pessoas dentro dos diversos negócios.

Mas voltando ao assunto específico primeiro jogo do Brasil no campeonato mundial de 2018, o empate poderá levar todos a refletir sobre condições e possibilidades de melhorar para continuar em frente em direção ao objetivo maior que é a conquista do campeonato mundial.

Em se tratando de equipe, o futebol e os negócios são muito parecidos, inclusive o futebol é atualmente um negócio de grande visibilidade e, por onde circula um montante muito grande de recursos financeiros dentro das economias do mundo, portanto, o futebol tem a sua missão social, econômica e política assim como as outras atividades que compõe a economia do mundo todo.

De acordo com especialistas em futebol para nossa seleção atingir seu objetivo maior, torna-se claro a necessidade de correção de erros individuais para beneficiar o coletivo, o verdadeiro sentido de equipe, segundo esses especialistas nosso craque NEYMAR precisa se conscientizar da necessidade de distribuir mais e receber menos as bolas, privilegiando o atleta que estiver em melhores condições de atacar e finalizar com sucesso as jogadas, sendo NEYMAR a nossa estrela maior dentro do campo, a equipe adversária dirige uma quantidade maior de atletas para marca-lo, portanto como são onze contra onze, algum atleta brasileiro estará sempre em melhores condições para colocar a bola dentro do gol, assim como foi no resultado do empate com FELIPE COUTINHO fazendo um lindo gol que encantou a torcida e nos levou a continuar sonhando com o campeonato mundial.

Nos negócios as coisas acontecem da mesma forma, precisamos pensar no coletivo, precisamos valorizar e acreditar em todos os membros de nossas equipes, a partir do momento que uma pessoa, um colaborador é selecionado para fazer parte da equipe, entende-se que essa pessoa tem nível adequado para fazer parte da equipe, portanto, o membro da equipe tem que apresentar condições ideais para desempenhar a função, caso essa afirmativa não seja confirmada, essa pessoa, esse membro da equipe não pode fazer parte da equipe e, por esse motivo ser afastado dando lugar a outro capacitado para desempenhar a função.

Assim como nos negócios, o nosso técnico TITI que de acordo com os especialistas em futebol é um profissional com COMPETÊNCIA e HABILIDADE suficientes para dirigir nossa seleção, Ele saberá corrigir estratégias de posicionamento dentro do campo que poderão nos conduzir a conquista do objetivo maior que é o título do campeonato do mundo. Arrisco aqui um palpite, acredito que Ele, o Tite orientará o NEYMAR a soltar mais a bola, com isso se tornar mais produtivo e apanhar menos dos adversários.

Todo NEGÓCIO, todo EMPREENDIMENTO segundo estudiosos, para aumentar as chances de obter SUCESSO e de conseguir atingir seus objetivos no mundo competitivo contemporâneo precisa estar preparado para aproveitar todas as OPORTUNIDADES que surgem, os estudiosos apontam os 04 eixos de gestão citados abaixo como a condição básica para garantir eficácia de objetivos. O TITE de
acordo com as resenhas esportivas que venho acompanhando está mais que preparado para agir dentro desses princípios da administração, tudo é claro ligado a atitudes dentro do campo.

Tomar boas DECISÕES, criar PLANOS Coerentes, manter bem ORGANIZADAS as ações e processos de gestão e, demonstrar que é capaz de manter um CONTROLE rígido das condições das condições dentro das partidas. As ORIENTAÇÕES abaixo são dirigidas às pessoas que trabalham fazendo a gestão do negócio. 

TOMADA de DECISÕES: Os estudiosos afirmam que o processo de tomada de decisão é subjetivo, cada um tem seu próprio método, no entanto é importante chamar atenção para alguns cuidados que devem ser tomados nos momentos de se tomar decisões. De acordo com os estudiosos precisamos ficar atentos às diversas variáveis, é preciso saber exatamente o ponto que se quer atingir, é preciso transmitir firmeza para persuadir a todos os envolvidos.

Criar PLANO de AÇÃO: Para os especialistas o plano de ação é basicamente formado pelas seguintes perguntas: O QUE FAZER? O objetivo, o que se deseja aonde se quer chegar. COMO FAZER? A estratégia, o caminho a ser seguido para se atingir os objetivos traçados. QUEM FARÁ? Os responsáveis pelo controle dos resultados e pela implementação das ações. QUANTO TEMPO DEVERÁ DURAR O PLANO? É o cronograma, a definição de prazos para apuração de cada ação. E, todo plano tem um custo, portanto, para fechar o plano é necessária a definição do ORÇAMENTO, verbas para custear o plano.

ORGANIZAÇÃO das etapas: Organização como processo administrativo segundo Chiavenato (1993, p. 258), significa o ato de ORGANIZAR, ESTRUTURAR e INTEGRAR os recursos. Segundo o autor, a organização depende do planejamento, da direção e do controle para a conquista dos objetivos traçados. Os recursos são compreendidos entre humanos, materiais e financeiros.

CONTROLE: Os especialistas afirmam que a finalidade principal do controle nos processos é assegurar que os resultados planejados sejam atingidos, enfim, que os objetivos previamente estabelecidos sejam atingidos. O controle verifica o andamento das atividades planejadas se estão sendo executadas com eficiência e os resultados alcançados são os planejados, ou seja, os resultados desejados. O controle é considerado guia para buscar eficácia dos resultados. E, também para fazer correções no planejamento para se criar novas estratégias.

REFERÊNCIAS:
Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker, Philip Kotler e outros. E, artigos diversos na internet.

SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.

sexta-feira, 15 de junho de 2018

Aumentar VENDAS Abrindo Novo Canal e Recuperando Clientes...

Gestão e VENDAS

O presente texto tem objetivo de despertar o interesse de VENDEDORES e candidato a VENDEDORES em DESENVOLVER dois caminhos para AUMENTAR suas VENDAS. Trabalhe para encontrar um novo CANAL de vendas para o seu produto ou serviços. Trabalhe para recuperar clientes que se perderam pelo caminho. Todo NEGÓCIO segundo estudiosos para aumentar as chances de obter SUCESSO e de se perpetuar no tempo no mundo competitivo contemporâneo precisa estar preparado para aproveitar todas as OPORTUNIDADES que surgem, os estudiosos apontam 04 eixos para montar projeto em direção a descoberta do novo CANAL e a RECUPERAÇÃO de clientes, você precisa tomar DECISÃO para fazer o que se propõe, tem que criar PLANOS, precisa ORGANIZAR ações e processos e, demonstrar que é capaz CONTROLAR as etapas do PROJETO.

Exemplos de novos CANAIS

O seu produto ou serviço é vendido no seu Município por equipe de vendedores próprios em pequenas lojas de bairros. Novos canais se apresentam a disposição para serem explorados, por exemplo, SUPERMERCADOS, HIPERMERCADOS, nos demais Munícipios do seu Estado, nos demais estados da federação, por Distribuidores nomeados, por equipes de Representação Comercial e, na atualidade com a economia mundial globalizada, não pode ser descartadas os demais Países, Continentes e a internet. 

RECUPERAÇÃO de clientes

Com o passar do tempo, o desgastes de relacionamento entre as pessoas acabam interferindo e, muitas das vezes levando alguns negócios a deixar de serem feitos por causa de problemas de relacionamento e não em virtude de o produto ou serviço não ser mais útil ao cliente, portanto, de acordo com especialistas o trabalho para recuperar clientes perdidos é válido podendo render bons frutos pois, assim como o cliente deixou de comprar de você no passado também poderá deixar de comprar do seu fornecedor atual.

Trabalhe ativamente a expansão dos NEGÓCIOS, busque novos CANAIS para distribuição do seu produto ou serviço, trabalhe para adaptação ao novo mercado, trabalhe para oferecer idéias para o desenvolvimento de produtos e serviços para agregar dentro do negócio que você faz parte, trabalhos de prospecção do vendedor de acordo com estudiosos precisam ser incansável, aberturas de novos clientes é vital para todo negócio, recuperação de clientes inativos, enfim, o vendedor deve trabalhar visando um forte aumento nas vendas.

Desenvolver novos canais de vendas, prospecção para abertura de clientes, Pós-vendas são pontos da maior importância para o SUCESSO profissional do vendedor.

A pressão feita pelos gestores visando atingimento das metas muitas das vezes acaba excluindo do sistema devido à urgência, pessoas que podem se tornar excelentes vendedores, muitos de nós temos como princípio tirar conclusões precipitadas sobre as coisas, de acordo com estudiosos isso impede em muitos casos que se chegue ao objetivo traçado, que se atinjam METAS pessoais e organizacionais. Portanto de tempo ao tempo para que os profissionais de vendas concluam seus trabalhos e os tomadores de decisões tomem suas decisões com maior índice de acerto.

Nesse momento é preciso estar atento às OPORTUNIDADES dentro dos negócios, de acordo com estudiosos precisamos enxergar e aproveitar da melhor forma possível oportunidades de negócios surgidas de toda direção, os gestores devem agir com atitudes firmes para surpreender o cliente interno e externo garantindo boas condições para crescer e sobreviver dentro dos negócios; atualmente de acordo com estudiosos é preciso aproveitar OPORTUNIDADES oferecidas pelo mercado INOVANDO para garantir evolução diuturna e, com isso conquistar MERCADOS, o que é mercado? São as OPORTUNIDADES que surgem e a sua organização precisa estar preparado para atender necessidades e desejos de consumidores, com isso o negócio tende a atender mais e mais clientes e, através dessas ações se solidificar para crescer cada dia mais.

Os especialistas afirmam que nós estamos atravessando um ótimo momento no que diz respeito a OPORTUNIDADES, mas de acordo com esses especialistas para aproveitarmos mais esse momento, as pessoas e as organizações precisam se dedicar mais a melhorar no sentido de enxergar demandas para se preparar e reunir condições de atender essas demandas.

Todo NEGÓCIO, todo EMPREENDIMENTO segundo estudiosos para aumentar as chances de obter SUCESSO e de se perpetuar no tempo no mundo competitivo contemporâneo precisa estar preparado para aproveitar todas as OPORTUNIDADES que surgem, os estudiosos apontam os 04 eixos de gestão citados abaixo como a condição básica para garantir eficácia de objetivos.

Tomar boas DECISÕES, criar PLANOS Coerentes, manter bem ORGANIZADAS as ações e processos de gestão e, demonstrar que é capaz de manter um CONTROLE rígido de suas condições financeiras, econômicas, social e política.

TOMADA de DECISÕES: Os estudiosos afirmam que o processo de tomada de decisão é subjetivo, cada um tem seu próprio método, no entanto é importante chamar atenção para alguns cuidados que devem ser tomados nos momentos de se tomar decisões. De acordo com os estudiosos precisamos ficar atentos às diversas variáveis, é preciso saber exatamente o ponto que se quer atingir, é preciso transmitir firmeza para persuadir a todos os envolvidos.

Criar PLANO de AÇÃO: Para os especialistas o plano de ação é basicamente formado pelas seguintes perguntas: O QUE FAZER? O objetivo, o que se deseja aonde se quer chegar. COMO FAZER? A estratégia, o caminho a ser seguido para se atingir os objetivos traçados. QUEM FARÁ? Os responsáveis pelo controle dos resultados e pela implementação das ações. QUANTO TEMPO DEVERÁ DURAR O PLANO? É o cronograma, a definição de prazos para apuração de cada ação. E, todo plano tem um custo, portanto, para fechar o plano é necessária a definição do ORÇAMENTO, verbas para custear o plano.

ORGANIZAÇÃO das etapas: Organização como processo administrativo segundo Chiavenato (1993, p. 258), significa o ato de ORGANIZAR, ESTRUTURAR e INTEGRAR os recursos. Segundo o autor, a organização depende do planejamento, da direção e do controle para a conquista dos objetivos traçados. Os recursos são compreendidos entre humanos, materiais e financeiros.

CONTROLE: Os especialistas afirmam que a finalidade principal do controle nos processos é assegurar que os resultados planejados sejam atingidos, enfim, que os objetivos previamente estabelecidos sejam atingidos. O controle verifica o andamento das atividades planejadas se estão sendo executadas com eficiência e os resultados alcançados são os planejados, ou seja, os resultados desejados. O controle é considerado guia para buscar eficácia dos resultados. E, também para fazer correções no planejamento para se criar novas estratégias.

REFERÊNCIAS:
Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker, Philip Kotler e outros. E, artigos diversos na internet.

SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.

segunda-feira, 4 de junho de 2018

Consequência POLÍTICAS, ECONÔMICAS e Greve dos Caminhoneiros...

Gestão Pública

O presente texto tem objetivo de despertar o interesse de nós cidadãos em construirmos conhecimento sobre a COMPLEXIDADE existente relacionado ao MOVIMENTO de paralisação dos caminhoneiros que reivindicavam QUEDA e MELHORIA de preços do diesel e dos pedágios e, aumento nos preços de frete. A discussão sobre os referidos assuntos ganhou proporções que por pouco não fugiu ao controle. Esse movimento culminou com pedido de demissão do presidente da Petrobrás Pedro Parente e, esse pedido de demissão causou impacto no mercado levando a uma queda nos valores das ações da Petrobrás de aproximadamente 15% no primeiro dia da demissão do Executivo da CIA, conforme grande imprensa.

Antes de ficarmos preocupados com o futuro relacionado ao assunto em questão precisamos lembrar que quando se trata de NEGÓCIOS, ECONOMIA, POLÍTICA, devido a COMPLEXIDADE do assunto, a conta será sempre paga pelo cidadão comum, portanto é relaxar e buscar o máximo de informações sobre o assunto para podermos tomar as decisões que nos compete para pressionarmos o mercado, para que esse chegue ao ponto que nos satisfaça. Como pressionar o mercado? É simples, não compre mais do que o necessário para o seu consumo, não se desespere, as coisas vão se acomodar.

De acordo com estudiosos, a idéias de TÉCNICOS e idéias de profissionais que atuam na área COMERCIAL são sempre conflitantes. Daí já surge um ponto de grande COMPLEXIDADE.

COMPLEXO e o SIMPLES, muitos de nós temos como princípio tirar conclusões precipitadas sobre as coisas, a meu ver isso impede em muitos casos que se chegue ao objetivo traçado, que se atinjam METAS pessoais e organizacionais. COMPLEXO é o que contém um excesso de elementos a serem analisadas, circunstâncias que às vezes fogem ao controle do cidadão comum, portanto de tempo ao tempo para que os ANALISTAS concluam seus trabalhos e os tomadores de decisões tomem suas decisões.

Os meios de comunicação estão divulgando todo tipo de análise dos especialistas levando a crer que teremos problemas com aumento do índice de inflação, aumento no desemprego e diminuição queda do PIB. Esses fatores afetam todos os seguimentos de NEGÓCIOS. O pedido de demissão do presidente da Petrobrás Pedro Parente, homem de mercado e com credibilidade frente aos investidores levará sem dúvida a Petrobrás a passar por mais uma TURBULÊNCIA, mas como toda turbulência tende a se acalmar, não será diferente com a estatal do PETRÓLEO. De acordo com o andar da carruagem o maior problema nosso, membros de uma SOCIEDADE cheia de desmandos, me parece que está ligado ao nosso mundo político, porque estamos em ano ELEITORAL e, um acontecimento desse porte gera munição para POPULISMO, precisamos lembrar de que foi o POPULISMO que permitiu que chegássemos ao ponto que nos encontramos. Não só o populismo, mas diante dos acontecimentos dos últimos tempos fica clara a responsabilidade de políticos oportunistas que estão sempre dispostos a nos enganar para aumentar suas sedes de PODER.

Nesse momento é preciso estar atento às OPORTUNIDADES dentro dos negócios, Os populistas políticos não deixarão passar essa oportunidade. De acordo com estudiosos precisamos enxergar e aproveitar da melhor forma possível oportunidades de negócios surgidas em decorrência da situação atual, os gestores devem agir com atitudes firmes para surpreender o cliente interno e externo garantindo boas condições para crescer e sobreviver dentro dos negócios; atualmente de acordo com estudiosos é preciso aproveitar OPORTUNIDADES oferecidas pelo mercado INOVANDO para garantir evolução diuturna e, com isso conquistar MERCADOS, o que é mercado? São as OPORTUNIDADES que surgem e a sua organização precisa estar preparado para atender necessidades e desejos de consumidores, com isso o negócio tende a atender mais e mais clientes e, através dessas ações se solidificar para crescer cada dia mais.

Os especialistas afirmam que nós estamos atravessando um ótimo momento no que se diz respeito a OPORTUNIDADES, mas de acordo com esses especialistas para aproveitarmos mais esse momento, as pessoas e as organizações precisam se dedicar mais a melhorar no sentido de enxergar demandas para se preparar e reunir condições de atender essas demandas. 

Cabe aqui uma OBSERVAÇÃO, quando tratamos de OPORTUNIDADE é importante citar que um dos princípios básicos de nossa educação é a HONESTIDADE, pelo menos é o que nós cidadãos esperamos uns dos outros, mas não foi o que aconteceu durante o MOVIMENTO dos CAMINHONEIROS onde houve uma grande confusão entre OPORTUNIDADE e OPORTUNISMO quando ocorreu aumento indiscriminado de preços no mercado, mas não podemos esquecer também da nossa parcela de culpa enquanto CIDADÃOS pois sabemos que o que regula preços é DEMANDA e OFERTA, mas os OPORTUNISTAS de plantão que passam a vida criticando os outros, não perderam OPORTUNIDADE de colocar suas garras de fora.

Todo NEGÓCIO, todo EMPREENDIMENTO segundo estudiosos para aumentar as chances de obter SUCESSO e de se perpetuar no tempo no mundo competitivo contemporâneo precisa estar preparado para aproveitar todas as OPORTUNIDADES que surgem, os estudiosos apontam os 04 eixos de gestão citados abaixo como a condição básica para garantir eficácia de objetivos.

Tomar boas DECISÕES, criar PLANOS Coerentes, manter bem ORGANIZADAS as ações e processos de gestão e, demonstrar que é capaz de manter um CONTROLE rígido de suas condições financeiras, econômicas, social e política.

TOMADA de DECISÕES: Os estudiosos afirmam que o processo de tomada de decisão é subjetivo, cada um tem seu próprio método, no entanto é importante chamar atenção para alguns cuidados que devem ser tomados nos momentos de se tomar decisões. De acordo com os estudiosos precisamos ficar atentos às diversas variáveis, é preciso saber exatamente o ponto que se quer atingir, é preciso transmitir firmeza para persuadir a todos os envolvidos.

Criar PLANO de AÇÃO: Para os especialistas o plano de ação é basicamente formado pelas seguintes perguntas: O QUE FAZER? O objetivo, o que se deseja aonde se quer chegar. COMO FAZER? A estratégia, o caminho a ser seguido para se atingir os objetivos traçados. QUEM FARÁ? Os responsáveis pelo controle dos resultados e pela implementação das ações. QUANTO TEMPO DEVERÁ DURAR O PLANO? É o cronograma, a definição de prazos para apuração de cada ação. E, todo plano tem um custo, portanto, para fechar o plano é necessária a definição do ORÇAMENTO, verbas para custear o plano.

ORGANIZAÇÃO das etapas: Organização como processo administrativo segundo Chiavenato (1993, p. 258), significa o ato de ORGANIZAR, ESTRUTURAR e INTEGRAR os recursos. Segundo o autor, a organização depende do planejamento, da direção e do controle para a conquista dos objetivos traçados. Os recursos são compreendidos entre humanos, materiais e financeiros.

CONTROLE: Os especialistas afirmam que a finalidade principal do controle nos processos é assegurar que os resultados planejados sejam atingidos, enfim, que os objetivos previamente estabelecidos sejam atingidos. O controle verifica o andamento das atividades planejadas se estão sendo executadas com eficiência e os resultados alcançados são os planejados, ou seja, os resultados desejados. O controle é considerado guia para buscar eficácia dos resultados. E, também para fazer correções no planejamento para se criar novas estratégias. 

REFERÊNCIAS:
Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker, Philip Kotler e outros. E, artigos diversos na internet.

SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.

sexta-feira, 1 de junho de 2018

Aumente a PRODUTIVIDADE do seu Negócios...

Gestão, MKT e Vendas

Aumentar a Produtividade é Fazer mais com menos...
Visando desenvolvimento nos diversos negócios e, trabalhando para acompanhar a modernidade com maior PRODUTIVIDADE que é o assunto da aula. De acordo com estudiosos do assunto a atuação das equipes para aumentar e melhorar seus índices de PRODUTIVIDADE devem observar condições conforme segue.

Para os estudiosos nos dias atuais com o aumento indiscriminado da concorrência, inclusive com o aumento de oferta de mão-de-obra e, outros tantos fatores existentes dentro dos ambientes organizacionais, torna-se necessário criação de PLANOS eficientes para gerar maior PRODUTIVIDADE dentro das empresas. Para os especialistas a criação desses planos passam pela análise PFOA (Potencialidades, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças); pela criação de ESTRATÉGIAS eficientes; pelo uso de FERRAMENTAS adequadas para acompanhamento e controle de resultados; a montagem de uma equipe eficiente com capacidade de ação e boa vontade para gerar os resultados traçados, sempre visando o aumento de PRODUTIVIDADE; a equipe deve receber TREINAMENTO constante e também a equipe precisa ser bem remunerada para manter-se motivada em busca de resultados melhores a cada dia; o conhecimento do mercado segundo os especialistas é um dos fatores mais relevantes na busca de resultados traçados nos planos estratégicos das empresas.

Os estudiosos afirmam que os EMPREENDEDORES que desejam atingir objetivos ousados dentro da organização a que faz parte precisam dispensar atenção especial ao aumento constante da PRODUTIVIDADE dentro da organização. Para os estudiosos os gestores precisam selecionar sempre RECURSOS de qualidade e aplicabilidade, que venham atender as necessidades internas da organização não esquecendo em nenhum momento que toda organização visa atender um público externo (clientes), precisam trabalhar de acordo com as regras e procedimentos para aquisição dos Recursos básicos para funcionamento da organização, de forma APROPRIADA para garantir conquista de objetivos, mas também precisam sair da caixinha e, adotar algumas atitudes de RISCO para garantir INOVAÇÃO, não usar de má fé, mas correr riscos para poder encontrar condições de contribuir com aumento de PRODUTIVIDADE trabalhando para superar orientação escrita no manual de procedimento da organização.

De acordo com os estudiosos a GESTÃO contemporânea eficaz de dos empreendimentos passa por atenção máxima em relação à ATUALIZAÇÃO com INOVAÇÃO nas tomadas de DECISÕES firmes e rápidas principalmente no que se refere ao assunto PRODUTIVIDADE, por construção de PLANOS coerentes que contribuam para conquistas de objetivos, pela ORGANIZAÇÃO de ações e processos que possa proporcionar melhoria continuada e, pelo CONTROLE rígido para corrigir estratégias.

Abaixo princípios básicos de acordo com estudiosos sobre como tomar decisões, criar planos, organizar processos e ações e manter controle.

TOMADA de DECISÕES: Os estudiosos afirmam que o processo de tomada de decisão é subjetivo, cada um tem seu próprio método, no entanto é importante chamar atenção para alguns cuidados que devem ser tomados nos momentos de se tomar decisões. De acordo com os estudiosos é preciso ficar atento às diversas variáveis, é preciso saber exatamente o ponto que se quer atingir, é preciso transmitir firmeza para persuadir a todos os envolvidos.

PLANO de AÇÃO: Para os especialistas o plano de ação é basicamente formado pelas seguintes perguntas: O QUE FAZER? O objetivo, o que se deseja aonde se quer chegar. COMO FAZER? A estratégia, o caminho a ser seguido para se atingir os objetivos traçados. QUEM FARÁ? Os responsáveis pelo controle dos resultados e pela implementação das ações. QUANTO TEMPO DEVERÁ DURAR O PLANO? É o cronograma, a definição de prazos para apuração de cada ação. E, todo plano tem um custo, portanto, para fechar o plano é necessária a definição do ORÇAMENTO, verbas para custear o plano. Nesse caso o orçamento será o APERTO do cinto, os cortes necessários para gerar folga financeira para sanar as dívidas.

ORGANIZAÇÃO: Organização como processo administrativo segundo Chiavenato (1993, p. 258), significa o ato de ORGANIZAR, ESTRUTURAR e INTEGRAR os recursos. Segundo o autor, a organização depende do planejamento, da direção e do controle para a conquista dos objetivos traçados.

CONTROLE: Os especialistas afirmam que a finalidade principal do controle nos processos é assegurar que os resultados planejados sejam atingidos, enfim, que os objetivos previamente estabelecidos sejam atingidos. O controle verifica o andamento das atividades planejadas se estão sendo executadas com eficiência e os resultados alcançados são os planejados, ou seja, os resultados desejados. O controle é considerado guia para buscar eficácia dos resultados.

REFERÊNCIAS:
Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker, Philip Kotler e outros. E, artigos diversos na internet.

SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.