As empresas buscam serviços de consultoria para resolver problemas e para incrementar seus NEGÓCIOS. O texto a seguir objetiva esclarecer as empresas e empresários em relação a necessidade da utilização dos serviços de um CONSULTOR EMPRESARIAL: Segundo especialistas, os pontos citados abaixo são considerado desvios que podem dificultar a conquista de OBJETIVOS, para os especialistas os serviços do CONSULTOR pode ser utilizado também para o desenvolvimento de projetos para incremento dos NEGÓCIOS.
A Alta Direção tem só apagado Incêndios?
A empresa tem apresentado problemas de comunicação INTERNA e EXTERNA?
Existem Problemas de relacionamento interpessoal?
Os funcionários estão desmotivados?
A equipe comercial está motivada?
A competição interna está visível?
O crescimento da empresa tem sido o planejado?
As metas têm sido atingidas?
De acordo com especialista as respostas sendo positivas, então a sua ORGANIZAÇÃO está precisando dos serviços do CONSULTOR Empresarial para realizar um DIAGNÓSTICO, colaborar com a montagem de um PLANO eficiente e, propor ESTRATÉGIAS para solucionar os problemas. OBS: De acordo com especialistas um profissional que não participa do DIA a DIA dentro da organização tem grandes chances de ENXERGAR onde estão os problemas e, para ter sucesso profissional precisam estar atualizados para montar projetos capazes de incrementar negócios.
De acordo com estudiosos e levando-se em conta a globalização que exige das empresas a cada dia mais agilidade, atualizações constantes e maior visibilidade. Um CONSULTOR externo pode se tornar muito útil para o seu empreendimento por um valor bem menor que custaria a sua empresa caso ela venha a contratar profissionais especializados para o seu quadro de empregados.
Levando-se em conta as diversas dificuldades que as empresas e empresários sempre atravessam no seu dia a dia e, também após pesquisas e levantamentos para montagem de diagnósticos em empresas diversas, o profissional de CONSULTORIA externa tem a chance de possuir condições e conhecimentos que pode vir a facilitar as correções necessárias e projetar incrementos para os NEGÓCIOS. Observação: Durante minha carreira profissional trabalhei com um gerente de vendas na época de nome ELCIO VICENTIM, um engenheiro mecânico que afirmava que é muito proveitoso quando conhecemos um pouco de muito em detrimento de se conhecer muito de pouco.
De acordo com os estudiosos um CONSULTOR externo tem muito a contribuir com muitas empresas e empresários, que através do conhecimento adquirido no seu dia a dia e de competências e habilidades que desenvolvem em questão de negócios, podem estabelecer parcerias que remeta a pratica de jogo onde todos se tornem vencedores, com objetivos alcançados.
Para Peter Drucker (1909 – 2005), “o conhecimento é um recurso que se torna constantemente obsoleto, o conhecimento de hoje é a ignorância de amanhã. E o conhecimento que importa está sujeito a mudanças rápidas e abruptas.”
Este trabalho objetiva a partir da orientação recebida pelas empresas através de DIAGNÓSTICO, ou seja, das diversas apurações e cumprimentos de obrigações, a analisar, criticar e determinar as diversas situações e propor soluções através de PLANOS que contribuam para que as empresas atinjam seus objetivos traçados.
Para as empresas, as atualizações constantes se tornou uma questão de sobrevivência, principalmente no que se refere a atualizações que podem ser: dos seus recursos humanos, a inovação dos seus processos diversos, dos seus produtos e serviços, da tecnologia que dá suporte ao funcionamento da
empresa, enfim, o cuidado com a atualização constante da organização é fator imprescindível para a empresa seguir sua trajetória com regularidade na busca dos seus objetivos.
Fazendo um comparativo da ideia de Peter Drucker (1909 – 2005) no que se refere ao conhecimento, conforme analise e avaliação de acontecimentos dentro das empresas nos dias atuais, a sugestão aos gestores nos três níveis da pirâmide das empresas de acordo com estudiosos; o nível estratégico, o tático e o operacional, tudo acontece conforme a fala do renomado autor considerado o papa da Administração.
É exatamente nesse ponto que um CONSULTOR externo tem boas chances de enxergar e tornar útil e, estabelecer parcerias com empresas e empresários para juntos montarem estratégias de ações para manter os diversos negócios e processos funcionando de forma harmônica, porém, agressiva na direção dos objetivos planejados.
Alguns empresários podem perguntar, mas como o CONSULTOR pretende fazer acontecer o que está propondo?
Para os estudiosos algumas possibilidades de ações que precisam ser incrementadas.
Para os estudiosos é preciso começar tratando do sistema de comunicação da empresa já que vivemos a era da comunicação, e, as ferramentas se tornam obsoletas muito rapidamente; tanto a parte de hardware como a parte software.
Generalizando podemos dizer que toda empresa nos dias de hoje tem um SITE, para ter mais visibilidade no mercado e, também para disponibilizar uma interface moderna e didática para facilitar a vida dos seus clientes internos e externos, não só com seus clientes, mas também com todos os seus
parceiros que também são clientes, como seus fornecedores, prestadores de serviços e outros tantos.
É preciso disponibilizar ferramentas com linguagem de última geração para ser acessado pelos novos equipamentos que surgem todos os dias.
O mercado oferece nos dias atuais possibilidades de parceria para disponibilizar e atualizar este tipo de ferramentas por valores competitivos.
Outra hipótese, a sua equipe de vendas encontra-se desmotivada?
O CONSULTOR externo que pretende obter sucesso deve possuir Competências e Habilidades que são condições básicas para montar uma palestra motivacional para levantar o ânimo da equipe.
O seu departamento de recursos humanos; recrutamento, a seleção, o treinamento e desenvolvimento de pessoal, a administração de pessoal, estão com problemas ou precisa melhorar?
A sua área de suprimentos, a sua logística, a armazenagem, a distribuição, o transporte está com problemas ou precisa melhorar?
O CONSULTOR externo é um especialista preparado para fazer uma investigação, fazer um levantamento e preparar um diagnóstico dos assuntos a ser trabalhados para melhorar. Ele, conforme já citado antes precisa estar preparado e possuir Conhecimentos e Habilidades para montar projetos com objetivos de corrigir eventuais falhas e propor estratégias com ações para retomar a trilha para o desenvolvimento do negócio em busca dos objetivos planejados.
Conforme já citado em parágrafo anterior. O CONSULTOR esterno normalmente possui condições de buscar no mercado uma empresa de tecnologia que esteja preparada para disponibilizar ferramentas de automação para garantir sustentação aos projetos que eventualmente venha a ser desenvolvido, os valores das ferramentas fornecidas pelas empresas de tecnologia no mercado nos dias atuais são valores atrativos e competitivos tornando o investimento aconselhável tendo em vista que acontecerá o aumento de produtividade.
O CONSULTOR externo precisa estar preparado para atender todo tipo empresas.
Todo NEGÓCIO, todo EMPREENDIMENTO segundo estudiosos se submetidos às teorias descritas a seguir tende a aumentar as chances de obter SUCESSO.
Tomar boas DECISÕES, criar PLANOS Coerentes, manter bem ORGANIZADAS as ações e processos de gestão e, demonstrar que é capaz de manter um CONTROLE rígido de suas condições financeiras, econômicas, social e política.
TOMADA de DECISÕES: Os estudiosos afirmam que o processo de tomada de decisão é subjetivo, cada um tem seu próprio método, no entanto é importante chamar atenção para alguns cuidados que devem ser tomados nos momentos de se tomar decisões. De acordo com os estudiosos precisamos ficar atentos às diversas variáveis, é preciso saber exatamente o ponto que se quer atingir, é preciso transmitir firmeza para persuadir a todos os envolvidos.
Criar PLANO de AÇÃO: Para os especialistas o plano de ação é basicamente formado pelas seguintes perguntas: O QUE FAZER? O objetivo, o que se deseja aonde se quer chegar. COMO FAZER? A estratégia, o caminho a ser seguido para se atingir os objetivos traçados. QUEM FARÁ? Os responsáveis pelo controle dos resultados e pela implementação das ações. QUANTO TEMPO DEVERÁ DURAR O PLANO? É o cronograma, a definição de prazos para apuração de cada ação. E, todo plano tem um custo, portanto, para fechar o plano é necessária a definição do ORÇAMENTO, verbas para custear o plano.
ORGANIZAÇÃO das etapas: Organização como processo administrativo segundo Chiavenato (1993, p. 258), significa o ato de ORGANIZAR, ESTRUTURAR e INTEGRAR os recursos. Segundo o autor, a organização depende do planejamento, da direção e do controle para a conquista dos objetivos traçados. Os recursos são compreendidos entre humanos, materiais e financeiros.
CONTROLE: Os especialistas afirmam que a finalidade principal do controle nos processos é assegurar que os resultados planejados sejam atingidos, enfim, que os objetivos previamente estabelecidos sejam atingidos. O controle verifica o andamento das atividades planejadas se estão sendo executadas com eficiência e os resultados alcançados são os planejados, ou seja, os resultados desejados. O controle é considerado guia para buscar eficácia dos resultados. E, também para fazer correções no planejamento para se criar novas estratégias.
REF. BIBLIOGRÁFICAS:
CHIAVENATO, Idalberto. 1936 – Introdução a teoria geral da administração. – 4. Ed. – São Paulo: Makron Books, 1993.
DRUCKER, Peter – (1909 – 2005), A Nova Era da Administração – tradução de F.R. Nikelsen Pellegrini. 3ª Edição. São Paulo, Pioneira. 1992.
HESSELBEIN, Frances; GOLDSMITH, Marshall; BECKHARD, Richard A Organização do Futuro – Como Preparar Hoje as Empresas de Amanhã / organização the Peter F. Drucker Foundation; tradução Nota Assessoria – São Paulo: Futura, 1997.
http://www.unicap.br/marina/profadm.html - consulta feita em 08/12/2013 às 16h15.
http://www.grupomodulos.com.br/ - consulta feita em 08/12/2013 às 09h50.
KOTLER, Philip – Marketing. Tradução H. de Barros. Revisão Dilson Gabriel dos Santos e Marcos Cortês Campomar. Edição Compacta. São Paulo: Atlas, 1980.
LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing de Varejo. 2. Ed. - São Paulo: Ed. Atlas, 2000.
LUCCI, Marcos Antonio. Aula número 02, Tipos de pesquisa – Disciplina: Metodologia Científica. Curso Formação de Docentes para Ensino Superior; São Paulo: Universidade Nove de Julho, Setembro 2013.
WESTWOOD, John. O Plano de Marketing. Tradução José Carlos Barbosa dos Santos; Revisão Dilson Gabriel dos Santos. São Paulo: Makron Books, 1991
SOBRE Altair Pereira - Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.
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