sábado, 17 de setembro de 2016

Dicas de estudiosos para ensino e aprendizagem



Didática: Ciência, arte ou técnica para ensinar

Texto desenvolvido visando esclarecer dúvidas e, procurando contribuir para gerar informações aos interessados sobre ensino e aprendizagem, onde a didática segundo os estudiosos têm grande importância para o sucesso do processo. O texto discutirá sobre origem, características, formas de atuação do educador, as quebras de paradigmas, os planos de ensino, como selecionar e organizar conteúdos para as aulas, a definição sobre o tipo de aula a ser ministrada, tecnologias utilizadas e a avaliação, para os estudiosos a avaliação pode e deve contribuir para a melhoria do ensino e aprendizagem como um todo.

          Os estudiosos da educação que me refiro nesse texto são: ANASTASIOU, Lea das Graças Camargo; CARIBE, Yuri Jivago Amorim; GIL, Antonio Carlos; LAURITI, Thiago; LIBÂNEO, José Carlos; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti; PIMENTA, Selma Garrido; SUZUKI, Yara Rosa Melo; e outros.

          Para os estudiosos em EDUCAÇÃO, a Didática é a ciência, a arte, a técnica para conduzir o ensino e aprendizagem, é utilizada para nortear as ações dos profissionais de educação em sala de aula, é através da didática que os professores procuram desenvolver suas competências e habilidades para o melhor aproveitamento do ensino-aprendizagem. Os estudiosos do assunto educação relatam que no passado recente para ser professor universitário bastava que se fosse um bom pesquisador e, que dominasse as matérias de sua área de conhecimento, segundo esses estudiosos, na atualidade tornou-se necessário que o professor no seu processo de planejamento, nas metodologias e, no processo de avaliação do ensino-aprendizagem precisam seguir algumas dicas que poderão se tornar valiosas para a eficácia do seu ofício.

          Definições, origem e características da didática:

“Didática é a arte de ensinar tudo a todos” (COMENIUS, 1592 – 1670 Apud Suzuki, 2013) 

“Processo didático é o resultado gerado em sala de aula referente ao ensino/aprendizagem.” (MASETO, 1997 Apud Suzuki, 2013)

“Planejamento e direção de ensino, ao contrário das formas de intervenção mais ou menos espontânea de antes” (LIBÂNEO, 1994 Apud Suzuki, 2013).

          Suzuki 2013 afirma que Comenius (1592 – 1660) e, os pedagogos do seu tempo, como Rousseau (1712 – 1778) e Herbart (1776 -1841) informam que até o final do século XIX, a Didática fundamentava-se na filosofia com avanço em relação às concepções psicológicas dominante naquele momento, mais tarde segundo os estudiosos, a didática passa a buscar fundamento também nas ciências, na biologia e na psicologia, por meio de pesquisas.

          Acrescentando a tudo que já foi colocado aqui sobre didática, me parece que cabe um comentário que pode ajudar na educação nos dias de hoje em relação ao tema didática. 

          Nos dias atuais nós temos acompanhado através dos canais de mídia o aumento de confrontos violentos dentro de salas de aula, sem comprovação científica eu tenho uma opinião particular sobre o assunto, me parece que parte dos docentes que estão em sala de aulas hoje são pessoas despreparadas para lidar com jovens adolescentes e partem pro confronto quando teoricamente precisam reconhecer a necessidade de recuar e descobrir uma forma perfeita para lidar com seus alunos problemas. Em casa se temos cinco filhos precisamos descobrir como lidar individualmente com cada um.


Editado em 23 de Junho de 2024.

          SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas. De vendedor de cocadas na rua até gerente de produtos da segunda maior varejista de eletro e móveis do Brasil. Quer ajuda? @altairpereira1957.

Curso DIGITAL e Livros digitais de negócios: https://deploac.my.canva.site/

 

LISTA de minhas leituras em 2023 você encontra em:

https://altair1957.blogspot.com/2023/12/especial2023-2024.html

LISTA de minhas leituras em 2024 você encontra em:

https://altair1957.blogspot.com/2024/01/mudar-geral.html

BIBLIOGRAFIA:

http://br.monografias.com/trabalhos3/origem-evolucao-didactica/origem-evolucao-didactica.shtml

SUZUKI, Iara. Didática no Ensino Superior, modulo 02. Uninove, São Paulo, 2013

          

Nenhum comentário:

Postar um comentário