Estratégias e princípios para construção de METAS. Os estudiosos apontam DADOS ESTATÍSTICOS, PLANOS e SONHOS como as principais AÇÕES na construção de METAS.
De acordo com JIM HOHN (1930 – 2009), o sucesso na conquista de metas começa pela definição por escrito do plano de METAS. A construção do plano precisa ter base nas seguintes perguntas: De onde venho? Onde estou? E, onde quero chegar? O autor garante que as METAS bem definidas funcionam como imãs e, quanto melhor você conseguir definir suas metas, mais fácil será descrevê-las no plano, após a criação do plano escrito, ele sugere que se faça uma revisão minuciosa nas anotações para verificar criteriosamente o tempo ideal para realização de cada etapa para efetuar as correções que conduza ao sucesso do plano. O autor sugere que façamos uma lista com 05 conquistas que temos orgulho em nossas vidas e, que aconteceram sem que tivéssemos feito um plano por escrito, nossas conquistas na educação, a compra de um bem, casamento, viagem acontecida em nossa vida, um sucesso comercial, enfim, diversas conquistas já realizadas e que, nós fizemos e muitas das vezes passam despercebidas. De acordo com o autor a formalização de um bom plano de metas acompanhado de trabalho com dedicação, habilidades e competências possibilitará a eficácia do seu plano de metas.
As metas COMERCIAIS segundo os especialistas devem ser criadas de acordo com as necessidades de curto, médio e longo prazo da organização e, devem ser observados os recursos disponíveis tais como: Recursos humanos, financeiros e materiais disponíveis quando da confecção do plano de metas.
Para os especialistas os planos de metas precisam ser criados observando-se alguns pontos importantes, como por exemplo, a organização conhece com profundidade a sua clientela? A missão da organização está bem definida, a organização sabe bem qual é a sua proposta oferecida ao mercado, tem detalhado o que tem a disposição da sociedade? A organização tem consciência e informações claras sobre os seus investimentos e, quanto buscará de retorno a médio, curto e longo prazo? A condição financeira e econômica da organização é boa no momento?
CRIANDO METAS FINANCEIRAS COMERCIAIS ANUAIS:
De onde venho? Onde estou? E, onde quero chegar? Para os especialistas, ao responder essas perguntas criaremos condições para montar o PLANO ANUAL de METAS, ao analisar as condições econômicas e financeiras dentro da organização visualizaremos a fotografia dos acontecimentos econômicos e financeiros para realizarmos as críticas necessárias para determinação das necessidades da organização.
Os estudiosos apontam a necessidade de a organização cumprir suas obrigações legais com o seu custeio e seu financiamento, as suas obrigações com o Estado, com os funcionários, com os sócios, com os fornecedores e com os seus clientes, portanto, existe a necessidade da geração de receitas para custear as obrigações da organização e, não pode ser esquecido sobre a necessidade de remuneração do capital investido, ou seja, o lucro, a necessidade de crescimento e inovação. Os especialistas chamam atenção sobre estudos necessários que podem contribuir para aumento e melhoria nas condições de negócios da organização, esses especialistas sugerem estudos sobre: PRINCIPAIS PARCEIROS, ATIVIDADES-CHAVE, RECURSOS-CHAVE, PROPOSTA DE VALOR, RELAÇÕES COM CLIENTES, CANAIS, SEGMENTOS DE CLIENTE, ESTRUTURA DE CUSTO, RUÍDOS DE RECEITA, para os especialistas existem parceiros que devem ser admitidos ou, incluídos e, parceiros que devem ser demitidos ou, excluídos do negócio; a atividade chave da organização deve ser analisada e criticada para verificar onde poder ser melhorada, enfim, estudando cada ponto citado acima possibilitará a descoberta de fatos que poderão contribuir para melhoria dos resultados da organização.
A planilha abaixo é apenas uma sugestão para estudo e criação de metas brutas de vendas a ser divulgado a quem possa interessar dentro da organização. Os dados da planilha são aleatórios, somente para exemplificar. Para os especialistas as metas podem ser criadas partindo das informações descritas acima e, os estudos devem ser feitos considerando a previsão de inflação divulgada na mídia para o ano de consolidação da previsão de metas a ser feita.
Resultado consolidado 2015 e 2016 –
Previsão próximo ano.
T. Brasas
|
TOTAL 2015
|
TOTAL 2016
|
TOTAL 2017
|
JAN
|
75.304,33
|
145.545,41
|
|
FEV
|
114.765,90
|
124.599,62
|
|
MAR
|
138.574,20
|
183.477,00
|
|
ABR
|
169.364,41
|
181.488,15
|
|
MAI
|
191.442,60
|
162.166,42
|
|
JUN
|
202.501,57
|
180.224,14
|
|
JUL
|
200.002,94
|
137.440,08
|
|
AGO
|
165.297,95
|
130.780,25
|
|
SET
|
201.313,96
|
123.960,07
|
|
OUT
|
207.721,73
|
127.650,64
|
|
NOV
|
194.954,43
|
140.421,75
|
|
DEZ
|
177.431,50
|
103.872,75
|
Planilha
aleatória criada pelo autor como sugestão.
CRIANDO METAS PESSOAIS:
Para JIM ROHN (1930 – 2009) as suas metas pessoais podem ser traçadas a partir de observações e estudos sobre 05 assuntos que afetam diretamente nossas vidas. O AMBIENTE onde você está relacionado, EVENTOS que acontecem ao seu redor, RESULTADOS sobre erros que você pode cometer e sua disciplina com ações e atitudes, o CONHECIMENTO para trilhar novos caminhos e o desenvolvimento de habilidades para ver o futuro e, segundo o autor o mais importante, os seus SONHOS, a sua condição de projetar e fazer com que seus sonhos se tornem realidade, para que isso aconteça segundo o autor você precisa definir com clareza o que você deseja para o seu futuro, sempre procurando registrar por escrito tudo que deseja. Mais uma vez coloco aqui o exemplo sugerido pelo autor, ele sugere que façamos uma lista com 05 conquistas que temos orgulho em nossas vidas e, que aconteceram sem que tivéssemos feito um plano por escrito, nossas conquistas na educação, a compra de um bem, casamento, viagem acontecida em nossa vida, um sucesso comercial, enfim, diversas conquistas já realizadas e que, nós fizemos e muitas das vezes passam despercebidas.
E, em seguida o autor sugere que se faça anotação por escrito do maior número possível de metas que você gostaria de atingir com a definição de tempo para conquistar o seu objetivo, como sugestão o autor orienta listar metas para 01 ano, para 03 anos, para 10 anos etc. O AMBIENTE, nós precisamos antes de tudo nos preocuparmos com o ambiente ecológico, caso contrário não haverá futuro, mas o ambiente aqui mencionado é o ambiente em que convivemos, onde está centralizado todo o nosso relacionamento, nossa família, nosso bairro, nosso trabalho, nossos amigos, nosso ambiente educacional, enfim, nossa vida cotidiana. O autor procura chamar atenção para alguns fatores que podem contribuir para nossas metas, ele comenta sobre o fato de que sempre temos um orientador, um mentor que pode ser desde um familiar nosso até um escritor ou, um personagem de uma obra de arte; o autor afirma que precisamos estar atentos às pequenas coisas, porque dessa forma aprenderemos a conviver bem com as coisas mais difíceis, ele cita, por exemplo, o apagar da luz quando saímos do ambiente em que estamos. O autor chama atenção para os relacionamentos pessoais, para as boas e para as más influências, para as pessoas que são positivas e para as pessoas que são negativas, ele afirmar que é melhor dar do que receber, porque segundo ele o ato de dar é o início para um futuro recebimento de algo, enfim, essas são apenas algumas possibilidades dentro do ambiente em que estamos inseridos.
Já os EVENTOS para o autor é um ponto que precisamos dispensar atenção especial devido a eventos que podem ser criados de forma fictícia somente para criar expectativa e que não necessariamente poderá se tornar realidade. Também os eventos reais que geram possibilidades de crescimento pessoal, econômico, político e social, como por exemplo, uma copa do mundo como a que aconteceu recentemente no Brasil, a olimpíada, os shows de artes em geral, os eventos políticos como as eleições, o casamento e outros tantos.
Em relação aos RESULTADOS o autor chama atenção para os erros que cometemos e que devemos procurar corrigi-los para então continuarmos em busca de nossos objetivos, das nossas metas, o autor diz que a busca pelos resultados pode estar em encontrarmos um novo caminho para trilharmos, ele afirma que se mantivermos uma disciplina rígida, sendo determinados e obstinados o sucesso dos planos se tornam garantidos.
Para o autor o CONHECIMENTO é que possibilitará a criação do projeto que deverá levar ao novo caminho, o conhecimento com desenvolvimento de habilidades e competências, gera condições de análise e crítica sobre acontecimentos do passado e sobre a rotina do presente que deve levar a determinação de trajetória possível para um futuro de acordo com seus planos de metas e SONHOS, o autor orienta a não economizar nos sonhos. Do conhecimento popular, sonhar não custa nada.
Os especialistas orientam que todo plano criado deve ser escrito e detalhado, deve ser claro e, deve ser mantido em um lugar bem visível, de forma que venha a incomodar e nos atrair para conferência de resultados.
REFERÊNCIAS:
Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Antonio Soares Amora, Idalberto Chiavenato, Peter Drucker, Philip Kotler e outros. E, artigos diversos na internet.
HOHN, Jim - https://www.youtube.com/watch?v=eCkPoAOPnWs Acesso 16-12-2016 às 18h00
http://pt.slideshare.net/donosdofuturo/como-elaborar-um-plano-de-metas-jim-rohn Acesso 16-12-2016 às
EBOOKS Disponíveis:
SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30
anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional
e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e
Vendas.
Publicação
Original: http://altair1957.blogspot.com/2016/12/como-construir-metas-comercial-e-pessoal.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário