segunda-feira, 17 de setembro de 2018

DECISÃO, resultado positivo chega através das decisões de autoridades

Gestão

Para sair do atoleiro é preciso DECISÃO e ATITUDE.

Comparação entre um caminhoneiro e um empresário em dificuldades. Diferença de DECISÃO e ATITUDES e expectativa de resultados.

Um caminhoneiro preso no atoleiro na rodovia transamazônica precisando de ajuda.

Um empresário de pequeno a médio porte com dificuldade em sua empresa precisando de ajuda.

Ambos em dificuldades, mas o que determina a solução de seus problemas são suas ATITUDES na tomada de decisões, a sensação de urgência do caminhoneiro e do empresário por parecer diferente faz com que cada um aja de forma singular, isso leva o caminhoneiro a resolver seu problema teoricamente em menos tempo.

O caminhoneiro aceita com maior facilidade a ajuda da força de um TRATOR que possa tirá-lo do atoleiro, já o empresário resiste mais tempo até compreender que precisa buscar FORÇA externa que possa tirá-lo da situação de dificuldades, principalmente quando tratamos de empresas familiares médias e pequenas, já empresas profissional tendem a agir de forma diferente na resolução de seus problemas.

Não podemos esquecer que toda REGRA tem exceção. Com isso quero afirmar que existem empresários e gestores que agem de forma profissional e rápida, o que me leva a abordar o assunto é que durante minha vivência profissional cruzei com profissionais que a coisa está desmoronando e, Eles continuam achando que suas formas de pensar são melhores e o que está RUIM é o MERCADO. A força para sair do ATOLEIRO pode estar no outro.

Para sair do ATOLEIRO é preciso aceitar força externa, no caso do caminhoneiro ele aceita que o TRATOR o retire do atoleiro, os empresários e gestores de negócios pequenos e médios portes às vezes se mostram resistentes com medo de perder poder e respeito, mas o contrário é que pode gerar a força necessária para lançar o negócio de novo nos trilhos.

Minha caminhada profissional em alguns momentos me colocou de frente com situações dentro de empresas, algumas vezes empresas familiar que, os seus sócios cuidavam exemplarmente dos seus bens particulares e não percebiam que a empresa, a galinha dos ovos de ouro criada normalmente pelo patriarca estava ruindo e, nenhum dos membros da direção da organização atentava para o fato de que todo empreendimento é criado para se perpetuar no tempo, mas para isso é necessário atenção e muito trabalho. Inclusive em alguns momentos aceitando e até mesmo buscando força externa para manter a empresa de pé.

Em alguns momentos pude perceber que os gestores das empresas se descuidavam e não acompanhava a evolução dos tempos, as empresas não percebiam as mudanças rápidas que ocorriam no ambiente tais como, aumento concorrência e, com a evolução dos tempos, a globalização, as novas tecnologias, a informação cada dia mais rápida, tudo colaborando para o declínio do negócio e, nada de seus gestores aceitarem ou buscarem forças no ambiente externo da empresa, sempre na esperança de milagres no mercado, é preciso que compreendamos que o que passou, passou.

Os gestores precisam se manter atentos e buscar se adequar as novas demandas – a lealdade dos funcionários diminui, os indicadores financeiros de curto prazo passam a ser o único indicador de sucesso, diminui a satisfação do consumidor, aumenta o desgaste entre os parceiros da empresa. O estudo dos problemas aponta para a necessidade dos gestores passarem a agir de forma ativa, crítica e decisiva para recuperar e manter a empresa na direção dos seus objetivos visando continuar respeitada pelos seus investidores (sócios), internamente por pessoas talentosas (funcionários e terceiros) e externamente pelos clientes e pela comunidade.

Isso se torna possível quando se permite a introdução do pensamento com SINERGIA, onde a força tem a mesma direção, força essa que pode estar no ambiente e não dentro da organização.

Para conseguir bons resultados de acordo com especialistas os gestores precisam se manter preocupados com o desenvolvimento de 04 PRINCÍPIOS abordados pela teoria de administração que têm relação direta com DECISÃO e ATITUDES.

Para tirar sua organização do ATOLEIRO ou para leva-la ao desenvolvimento, de acordo com especialista é preciso focar sempre para buscar eficiência dos objetivos traçados, para os especialistas isso se torna possível através dos 04 eixos citados a seguir utilizados pela teoria da administração para aumentar as chances de o NEGÓCIO dar certo e prosperar.

Tomar DECISÕES para fazer o que se propõe de forma ágil de acordo com a demanda do mercado moderno.

Criar PLANOS para garantir sempre um norte em direção às realizações de tudo que pretende empreender.

Manter-se atento na ORGANIZAÇÃO das ações e processos operacionais das tarefas.

CONTROLAR as etapas dos PROJETOS sob sua responsabilidade. Acreditando que para obtenção de SUCESSO nos negócios, a ATITUDE é a responsável maior nas conquistas de resultados eficazes.

REFERÊNCIAS:
Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker, Philip Kotler e outros. E, artigos diversos na internet.

SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.

Publicado originalmente em:

         Contato.apanweb@gmal.com

segunda-feira, 3 de setembro de 2018

GESTÃO de carreira profissional...


@Gestão e Carreira

A aventura de um profissional ANÔNIMO.
O que 14 anos e 11 mudança de funções PRODUZIRAM e, o que aconteceu quando o SONHO parecia ter acabado. Economicamente nada mudou, sou a mesma pessoa, tenho o suficiente para viver e ser FELIZ. Quando perdi, SOFRI, mas não MORRI me recuperei em muito pouco tempo, a receita foi não permitir que o DESÂNIMO tomasse conta de mim e, me tornar mais ATIVO do que sempre fui.

Minha AVENTURA: Atravessando momentos de dificuldades devido à falta de opção de trabalho precisei procurar uma ORGANIZAÇÃO para trabalhar que havia prometido a mim mesmo que jamais faria parte dessa ORGANIZAÇÃO. Tendo vivido esse momento que jamais pensei em viver e, ter colhido bons frutos profissional e pessoal me fez confirmar que não somos nós que determinamos nosso caminho na vida, é certo que precisamos nos preparar para quando o momento chegar.

Para aproveitarmos as OPORTUNIDADES profissionais que surgem em nossa vida, nós precisamos estar sempre preparados, precisamos adquirir CONHECIMENTOS, não só os oferecidos pelos bancos das ESCOLAS e UNIVERSIDADES mais também cultura geral, essa condição nos leva a desenvolver COMPETÊNCIAS e HABILIDADES para aproveitarmos as OPORTUNIDADES que
surgem em nossas vidas.

Em Maio de 1984 eu comecei a trabalhar na ORGANIZAÇÃO que havia prometido a mim mesmo que jamais trabalharia Nela, empresa do ramo de eletrodomésticos e móveis, comecei trabalhando no escritório de loja, mas logo em seguida fui transferido para o departamento de Recursos Humanos da empresa, de Agosto a Dezembro de 1985 participei de um trabalho de implantação da filial da empresa no mercado em São Paulo, a empresa tem a sua origem no Rio de Janeiro.

Em Março de 1986 a convite da diretoria da empresa me transferi para São Paulo para cuidar do departamento de recursos humanos da filial da empresa na capital paulista, trabalhei durante 03 anos no departamento e em seguida fui transferido para o departamento comercial, convidado na época pelo diretor geral da empresa na filial em São Paulo.

Esse diretor na minha presença passou ao gerente geral de vendas uma orientação para que me colocasse na função de gerente de lojas, mas devido a minha falta de experiência específica na área comercial, eu fiz um acordo com o gerente geral de vendas da filial na época para que me colocasse na função de vendedor e se possível procurasse observar o meu trabalho e à medida que eu fosse me desenvolvendo aí sim me fosse dada a oportunidade de ser promovido, eu fui exercer a função de vendedor na loja da empresa no bairro de Pinheiros na Rua Theodoro Sampaio.

Fiquei pouco tempo na função de vendedor, apenas três meses, fui promovido a gerente, a empresa inaugurou uma nova loja no Shopping Interlagos e eu fui alocado lá naquela unidade de negócios como gerente, 10 meses depois eu já me encontrava encarando um novo e atraente desafio, mas uma vez a empresa precisou dos meus serviços numa nova frente de trabalho implantada na época.

A empresa resolveu expandir, resolveu aumentar a sua quantidade de lojas e eu fui convidado a fazer parte da expansão; atuei na expansão buscando novos pontos para abertura das novas unidades de negócio. 

Participei da adaptação da empresa ao novo mercado, trabalhei na contratação de pessoal para lojas, na montagem e desenvolvimento de equipes, no desenvolvimento de produtos.

Participei da inauguração de lojas no novo mercado da unidade 01 até atingirmos a quantidade de 72 lojas.

A empresa foi sem dúvida a minha maior e melhor escola de varejo, eu comecei na empresa na função de Auxiliar de Escritório e cheguei à função de Gerente de Produtos. Fiquei na empresa durante 14 anos. 

Para conseguir bons resultados durante esses 14 anos eu sempre me mantive preocupado com o desenvolvimento de 04 PRINCÍPIOS abordados pela teoria de administração.

Para desempenhar minhas funções profissionais trabalhando sempre focado buscando eficiência dos objetivos traçados, eu sempre procurei me basear nos estudiosos sobre os 04 eixos que cito a seguir utilizados pela teoria da administração para aumentar as chances de o NEGÓCIO dar certo e prosperar.

Sempre procurei tomar DECISÕES para fazer o que me propunha de forma ágil de acordo com a demanda do mercado moderno.

Criar PLANOS para garantir sempre um norte em direção às realizações de tudo que pretendia empreender.

Sempre mantive meu olhar atento na ORGANIZAÇÃO das ações e processos operacionais das tarefas.

E, trabalhei CONTROLANDO as etapas dos PROJETOS sob minha responsabilidade. Acreditando que para obtenção de SUCESSO nos negócios, a AÇÃO é a responsável maior nas conquistas de resultados eficazes.

Para aumentar minhas chances de obter SUCESSO aproveitando as OPORTUNIDADES que surgia, eu trabalhei para estar sempre preparado, atualizando sempre meus CONHECIMENTOS, não só os oferecidos pelos bancos das ESCOLAS e UNIVERSIDADES mais também em relação à cultura geral, principalmente buscando sempre leitura sobre tudo que acontecia no mercado de varejo, essa condição me levou a desenvolver COMPETÊNCIAS e HABILIDADES para aproveitar as OPORTUNIDADES que surgiam dentro da empresa. 

Treze anos e oito meses após minha entrada na empresa, tendo mudado de cargo e função por onze vezes, a empresas contratou um diretor de marketing que chegou com idéias novas e revolucionárias, isso gerou dificuldades de relacionamento com parte da equipe e, eu não consegui acompanhar as idéias da nova chefia e fui desligado.

No primeiro momento foi como se tivessem me tirado o chão, mas algum tempo depois eu consegui me adaptar a minha nova realidade para tocar minha vida em frente. Conforme citado na introdução eu não MORRI, ao contrário pude aprender que não EXISTE apenas uma empresa ou uma única forma de ganharmos a vida.

SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.

Publicado originalmente em:
https://apanweb.wordpress.com/2018/08/24/a-aventura-de-um-profissional-anonimo/
Contato.apanweb@gmail.com
http://facebook.com/altairpereira1957
http://lattes.cnpq.br/6686653610938155