Todo consumidor precisa ter conhecimento básico sobre os PRODUTOS que consomem.
Comparação entre um consumidor que tem conhecimento básico sobre o produto que consome e outro consumidor que tem pouco ou nenhum conhecimento sobre o produto que consome. Aqui farei um esclarecimento sobre o produto água consumido especificamente por donas de casa. A forma como cada uma toma DECISÃO, cria PLANO, ORGANIZA e CONTROLA o consumo do produto água.
Minha iniciativa para escrever este texto foi tomada devido a uma expedição criada por uma associação de bairro a SOMA de Monte Alto em Arraial do Cabo no RJ e, devido à falta de interesse que pude observar por parte das donas de casa do bairro que estavam em número muito inferior aos homens e também devido à forma como observo em relação a desperdício da água principalmente dentro de minha casa.
Minhas observações tem base relacionada ao que acontece principalmente dentro de minha própria casa.
A dona de casa quando passa por problema de falta do produto água fica transtornada, mas no momento em que o fornecimento se normaliza, Ela esquece rapidamente o problema que teve e volta a agir de forma a não se preocupar em fazer uso racional do valioso produto visando contribuir para economia e também para não sofrer com a falta do produto. São as torneiras abertas até o fim para lavar as louças, as mangueiras para limpar chão e outros, enfim, uma situação que pode melhorar muito se houver conscientização, eu cito as mulheres, mas tem muitos homens que agem da mesma forma, principalmente jovens. É claro que essa posição está inserida na condição de que toda regra tem exceção.
Nos momentos em que acontece a interrupção do fornecimento do produto água, o humor das pessoas sofre abalo, a preocupação aumenta porque esse é um produto vital, mas o que realmente me impressiona é que tudo isso é esquecido com muita rapidez quando o produto tem seu fornecimento regularizado, os excessos voltam, a preocupação some, enfim tudo volta ao normal como se nada tivesse acontecido. Isso precisa ser revisto por todos nós devido à escassez e, todos nós precisamos nos conscientizar que precisamos oferecer nossa parcela de contribuição para economia e uso sustentável da água.
Conforme podemos observar na grande mídia, nossos irmãos do sertão nordestino sobrevivem apesar da escassez de água, Eles conforme citado na frase anterior, sobrevivem, portanto com base nessa situação acredito que deveríamos nos conscientizar e não ser compulsoriamente alertados pelo estado a racionar a água nos momentos de crise.
Aproveito a oportunidade já que estamos tratando sobre produtos para comentar sobre outro produto que podemos aumentar sua vida útil fazendo uso adequado quando buscamos ampliar nosso conhecimento sobre o produto, por exemplo, nosso automóvel, o uso de acordo com manual de instruções nos garante uma vida útil bem maior do que se fizermos as coisas aleatoriamente sem seguir as instruções oferecidas no manual, tais como, orientações de manutenção preventiva, calibragem de pneus e outros, enfim, de acordo com especialistas para aumentarmos as possibilidades de vida com economia financeira e uso sustentável dos PRODUTOS, nós precisamos procurar aumentar nosso conhecimento sobre os produtos que consumimos.
Nossas ATITUDES na tomada de decisões ao consumir produtos pode fazer toda diferença em relação a um tema que vem sendo discutido pela comunidade estudiosa mundial em relação à sustentabilidade, a medida que nos conscientizamos e passamos a fazer uso adequado dos produtos que atendem nossas necessidades e desejos, nós poderemos passar a contribuir muito para um mundo melhor com menos desperdício, desperdício em todos os sentidos, financeiro, material, de agressão ao ambiente, enfim, em busca de um futuro melhor, mais sustentável para garantir sobrevivência de todo ser vivo.
Não podemos esquecer que toda REGRA tem exceção. Com isso quero afirmar que existe um grande número de cidadãos que agem de forma correta e busca sempre ampliar seus conhecimentos para melhorar seu relacionamento no ambiente, o que me leva a abordar o assunto é que de acordo com minhas observações, principalmente dentro de minha própria casa, eu posso constatar que parte dos membros de minha família continua achando que os recursos são intermináveis e, suas formas de pensar encontram erros somente no outro, sua conduta está sempre correta.
Para garantir sustentabilidade e economia é preciso aceitar orientação externa de especialistas, no caso da melhoria de conhecimento sobre produtos, os especialistas estão aí para ajudar.
Em alguns momentos eu percebo que as pessoas se descuidam e não acompanha a evolução dos tempos, elas não percebem as mudanças rápidas que ocorriam no ambiente tais como, aumento dinâmico de mudanças climáticas e, com a evolução dos tempos, a globalização, as novas tecnologias, a informação cada dia mais rápida, tudo colaborando para o aumento das ofertas e, o aumento da ferocidade do capital e do marketing sobre as pessoas, sempre na busca de novos mercados, é preciso que compreendamos que o que é bom deve ser bom e sustentável, caso contrário de nada adiantará aumentos, se tudo não tiver mais onde se colocar.
SINERGIA, onde a força tem a mesma direção, força essa que pode e precisa estar no ambiente como um todo e, o capital e o marketing passem a considerar a sustentabilidade e não somente AUMENTAR, aumentar ganhos, aumentar colocação de produtos em cada vez mais mercados, enfim, aumento desordenado sem a devida preocupação com o ambiente.
É devido a tudo isso que acabo de comentar que a cada dia me conscientizo que precisamos nos organizar de acordo com os 04 PRINCÍPIOS abordados pela teoria de administração que têm relação direta com DECISÃO e ATITUDES.
Para se garantir sustentabilidade é necessário de acordo com especialista focar sempre para buscar eficiência dos objetivos traçados, para os especialistas isso se torna possível através dos 04 eixos que citados a seguir utilizados pela teoria da administração para aumentar as chances de as coisas darem certo e prosperar para o mundo crescer sim, mas de forma sustentável.
Tomar DECISÕES para fazer o que se propõe de forma ágil de acordo com a demanda do mercado moderno, sem esquecer de preocupar-se com o ambiente.
Criar PLANOS para garantir sempre um norte em direção às realizações de tudo que pretende empreender sempre reconhecendo as necessidades ambientais urgentes.
Manter-se atento na ORGANIZAÇÃO das ações e processos operacionais das tarefas.
CONTROLAR as etapas dos PROJETOS sob sua responsabilidade. Acreditando que para obtenção de SUCESSO nos negócios, a ATITUDE é a responsável maior nas conquistas de resultados eficazes.
REFERÊNCIAS:
Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker, Philip Kotler e outros. E, artigos diversos na internet.
SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.
Publicado originalmente em: https://apanweb.wordpress.com/2018/10/21/produtos-uso-adequado-aumenta-sua-vida/
contato.apanweb@gmail.com
http://facebook.com/altairpereira1957
contato.apanweb@gmail.com
http://facebook.com/altairpereira1957