Perigos que corremos ao nos apegar ao passado de nossos negócios, Ele é ponto importante para o sucesso dos negócios, mas não podemos nos prender ao sucesso ocorrido no passado, porque no mundo contemporâneo as coisas sofreram modificações e, esse é o motivo principal para nos desapegar do passado. De acordo com os estudiosos os NEGÓCIOS nos dias atuais estão ligados diretamente ao avanço tecnológico e a velocidade gerada pela comunicação moderna, a globalização aumentou de forma muito grande a concorrência levando o consumidor a se sentir mais a vontade para exigir mais excelência do seu fornecedor, do seu vendedor. Portanto os NEGÓCIOS no presente precisam ligar suas antenas, o seu radar deve manter-se ativo para não perder o barco da história e tornar-se obsoleto, permitindo assim que sua concorrência avance e você fique para trás.
O respeito ao sucesso do passado com aprendizado gerado usado de forma adequada no seu NEGÓCIO nos dias de hoje, de acordo com os estudiosos pode levar o negócio a dar certo e se perpetuar, mas precisa de adaptações com atualizações e inovações. O apego ao sucesso acontecido no passado sem a devida observação em relação a citação acima para os especialistas é perigoso e, pode criar dificuldades no presente e comprometer de forma até mesmo definitiva as operações do NEGÓCIO no futuro. Principalmente empresas de pequeno e médio porte muitas vezes seus sócios confundem e se apegam ao sucesso do passado e, deixam de se preocupar em se atualizar para manter os NEGÓCIOS de acordo com as exigências do mercado atual. A verdade é que a atualização e a inovação além de se fazer necessárias para manter instituições alinhadas com seu propósito, com sua identidade, essas atitudes tem como objetivo manter saudável o processo operacional da organização. O respeito e a atenção dos gestores da organização garante sobrevivência com possibilidades de crescimento, enfim, de acordo com estudiosos, a capacidade de boa gestão do NEGÓCIO contribui de forma decisiva para o resultado final da organização, o cumprimento dos pontos citados acima cria valor dentro da organização e garante imagem positiva vista pelos clientes externos e internos da organização.
De acordo com os estudiosos a GESTÃO eficaz contemporânea de todos os empreendimentos passa por atenção máxima em relação à ATUALIZAÇÃO com INOVAÇÃO nas tomadas de DECISÕES firmes e rápidas, por construção de PLANOS coerentes que contribuam para conquistas de objetivos econômico, financeiro que priorize o atendimento ao seu consumidor, pela ORGANIZAÇÃO de ações e processos nas organizações e, pelo CONTROLE rígido das condições financeiras, econômicas, social e política.
Abaixo princípios básicos de acordo com estudiosos sobre como tomar decisões, criar planos, organizar processos e ações e manter controle.
Tomada de decisões: Os estudiosos afirmam que o processo de tomada de decisão é subjetivo, cada um tem seu próprio método, no entanto é importante chamar atenção para alguns cuidados que devem ser tomados nos momentos de se tomar decisões. De acordo com os estudiosos precisamos ficar atentos às diversas variáveis, é preciso saber exatamente o ponto que se quer atingir, é preciso transmitir firmeza para persuadir a todos os envolvidos.
Plano de ação: Para os especialistas o plano de ação é basicamente formado pelas seguintes perguntas: O QUE FAZER? O objetivo, o que se deseja aonde se quer chegar. COMO FAZER? A estratégia, o caminho a seguir para se atingir os objetivos traçados. QUEM FARÁ? Os responsáveis pelo controle dos resultados e pela implementação das ações. QUANTO TEMPO DEVERÁ DURAR O PLANO? É o cronograma, a definição de prazos para apuração de cada ação. E, todo plano tem um custo, portanto, para fechar o plano é necessário definir ORÇAMENTO, verbas para custear o plano.
ORGANIZAÇÃO das etapas: Organização como processo administrativo segundo Chiavenato (1993, p. 258), significa o ato de ORGANIZAR, ESTRUTURAR e INTEGRAR os recursos. Segundo o autor, a organização depende do planejamento, da direção e do controle para a conquista dos objetivos traçados. Os recursos são compreendidos entre humanos, materiais e financeiros.
Controle: Os especialistas afirmam que a finalidade principal do controle nos processos é assegurar que os resultados planejados sejam atingidos, enfim, que os objetivos previamente estabelecidos sejam atingidos. O controle verifica o andamento das atividades planejadas se estão sendo executadas
com eficiência e os resultados alcançados são os planejados, ou seja, os resultados desejados. O controle é considerado guia para buscar eficácia dos resultados. E, também para fazer correções no planejamento para se criar novas estratégias.
REFERÊNCIAS:
Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker, Philip Kotler e outros. E, artigos diversos na internet.
SOBRE Altair Pereira - Bacharel em Administrador de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.
contato.apanweb@gmail.com
contato.apanweb@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário