segunda-feira, 27 de março de 2017

Estude mercados em 04 passos.

#MktEm04Passos

MERCADOLOGIA, estudar o mercado, o famoso e conhecido MARKETING, o resumido texto a seguir tem o objetivo de contribuir com as pessoas interessadas, com breve estudo sobre a MERCADOLOGIA e, está baseado em 05 princípios básicos que são: ESTRATÉGIA de MARKETING, SEGMENTAÇÃO de MERCADO, COMPORTAMENTO do CONSUMIDOR e QUALIDADE.

ESTRATÉGIA de MARKETING: De acordo com os especialistas, após a definição dos objetivos de marketing, os administradores devem trabalhar no sentido construir planos, ou seja, implementar ações para atingir com eficácia os objetivos planejados; é através das estratégias que os objetivos serão atingidos.

Ações básicas para a elaboração de planejamento de ações estratégicas na busca do resultado planejado.

A administração de marketing tem como tarefa criar estratégias marketing para levar as organizações a caminhar com eficiência em busca dos seus objetivos traçados em seus planejamentos, mantendo-se atentos para efetuar correções necessárias para corrigir eventuais desvios.

DEFINIÇÃO: Os especialistas definem ESTRATÉGIA de MARKETING como, a produção de planos para atingir objetivos.

SEGMENTAÇÃO de MERCADO: A segmentação conforme definição de alguns especialistas no assunto é a definição do público alvo a ser atendido nas suas necessidades e desejos. Ela ocorre quando o administrador passa a agrupar os consumidores com características comuns trabalhando sempre para gerar o maior e melhor resultado possível com o menor esforço possível.

O Mercado ou mercados alvos buscados através da segmentação são: Mercados de Consumo pessoal, o produto é comprado para uso pessoal e, mercado de consumo industrial, o produto ou insumo é comprado para uso na fabricação de outros produtos, ou para ajudar no desempenho operacional da empresa sempre com a intenção de atender necessidades e desejos e para gerar lucros e riquezas.

A segmentação tem base também na diferenciação, que é a distinção entre produtos, como o próprio nome sugere a diferenciação entre produtos é verificada por fatores como benefícios oferecidos pelo produto, formato, embalagens, cores e outros tantos. Ex: Modelos diferentes de carros, uniformes de clubes, modelos das roupas que usamos e, outros.

A segmentação é baseada nas diferenças entre mercados de consumo, consumo das pessoas, consumo industrial.

COMPORTAMENTO do CONSUMIDOR: O comportamento do consumidor na relação com os MERCADOS. Segundo KOTLER (1998: 162) para ser estudado é preciso responder 02 perguntas básicas:

Como as características do comprador – culturais, sociais, pessoais e psicológicas podem influenciar no comportamento de compra?
Como o comprador toma a decisão de compra?


QUALIDADE: A qualidade de produtos e serviços juntamente com aperfeiçoamento de processos e, atendimento a clientes internos e externos levará automaticamente ao aumento da produtividade que é o objetivo de todas as organizações.

O assunto QUALIDADE é infinito, temos as 7 ferramentas da QUALIDADE, os 5 Ss, a certificação ISO, enfim uma gama infinita de pontos e ações a ser trabalhadas, existe uma literatura farta a disposição sobre o assunto.

O texto mostra a necessidade do comprometimento de todos os níveis hierárquicos da organização para que a melhoria continuada da QUALIDADE se torne possível.

A partir do término da segunda guerra mundial em 1950, William Edwards Deming (1900 – 1993), estatístico e professor universitário, nascido nos Estados Unidos e Joseph Moses Juran (1904 – 2008), Engenheiro Eletricista nascido na Romênia e que passou a morar nos Estados Unidos a partir de 1912 começaram a revolução em prol da mudança de consciência do empresariado mundial e, foi o Japão o país que mais sofreu com a guerra que acatou e implementou a teoria da QUALIDADE total.

DEMING trabalhou para contribuir com executivos japoneses para melhorar projetos, qualidade de produtos, testes e vendas, inclusive, as vendas para o mercado Global, utilizando métodos diversos. Ele é considerado o estrangeiro que fez contribuições significativas na fabricação de produtos inovadores de alta qualidade que gerou grande impacto sobre a indústria e a economia japonesa.

JURAN, em meados da década de 50 na Toyota foi o primeiro a atribuir qualidade a Estratégia Empresarial. Para Juran são duas as formas de se definir QUALIDADE, a primeira é utilizada para designar um produto que possui as características procuradas pelo consumidor, a segunda é a ausência de falhas e deficiência para não permitir aumento de custos.

DEMING e JURAN são considerados os pais da revolução da QUALIDADE total do Japão, o que ajudou o país a se tornar uma potência mundial.

TOMADA de DECISÕES: Os estudiosos afirmam que o processo de tomada de decisão é subjetivo, cada um tem seu próprio método, no entanto é importante chamar atenção para alguns cuidados que devem ser tomados nos momentos de se tomar decisões. De acordo com os estudiosos é preciso ficar atento às diversas variáveis, é preciso saber exatamente o ponto que se quer atingir, é preciso transmitir firmeza para persuadir a todos os envolvidos.

Criar PLANO de AÇÃO: Para os especialistas o plano de ação é basicamente formado pelas seguintes perguntas: O QUE FAZER? O objetivo, o que se deseja aonde se quer chegar. COMO FAZER? A estratégia, o caminho a ser seguido para se atingir os objetivos traçados. QUEM FARÁ? Os responsáveis pelo controle dos resultados e pela implementação das ações. QUANTO TEMPO DEVERÁ DURAR O PLANO? É o cronograma, a definição de prazos para apuração de cada ação. E, todo plano tem um custo, portanto, para fechar o plano é necessária a definição do ORÇAMENTO, verbas para custear o plano.

ORGANIZAÇÃO das etapas: Organização como processo administrativo segundo Chiavenato (1993, p. 258), significa o ato de ORGANIZAR, ESTRUTURAR e INTEGRAR os recursos. Segundo o autor, a organização depende do planejamento, da direção e do controle para a conquista dos objetivos traçados.

CONTROLE: Os especialistas afirmam que a finalidade principal do controle nos processos é assegurar que os resultados planejados sejam atingidos, enfim, que os objetivos previamente estabelecidos sejam atingidos. O controle verifica o andamento das atividades planejadas se estão sendo executadas com eficiência e os resultados alcançados são os planejados, ou seja, os resultados desejados. O controle é considerado guia para buscar eficácia dos resultados.

          REFERÊNCIAS: Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker, Philip Kotler, Soares Amora e outros. E, artigos diversos na internet.
          SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.

Publicação Original: Texto editado. 
          AP – Palestras:  http://apanweb.wordpress.com/ap-palestras
          contato.apanweb@gmail.com

terça-feira, 21 de março de 2017

Finanças pessoais, como controlar?

@GestãoFinanças

          Texto trata sobre controle e descontrole financeiro de pessoas físicas, o texto não é um manual de finanças, é apenas um alerta para as pessoas que desatentas gastam mais do que pode gastar e, por esse motivo se endividam por falta de planejamento e organização de sua vida financeira, em um determinado momento comentando com um lojista sobre assunto crédito, eu disse a Ele que crédito é pra quem tem dinheiro, Ele replicou dizendo que crédito é pra quem tem juízo... 

O tema aborda gestão ORGANIZACIONAL com a intenção de chamar atenção sobre a diferença entre gestão financeira ORGANIZACIONAL e PESSOAL, sendo que aqui o objetivo é alertar e contribuir com pessoas físicas para a necessidade de cuidar de sua saúde financeira e, com isso gozar de melhor qualidade de vida e menos STRESS. 

De acordo com estudiosos sobre o assunto, a gestão financeira organizacional se difere da gestão financeira pessoal principalmente no ponto em que as organizações precisam fazer investimentos constantes para gerar RIQUESAS e fluxo de caixa para cumprir com seus compromissos e, portanto precisam correr mais riscos se endividando com a intenção de criar mais NEGÓCIOS, já as pessoas físicas segundo os especialistas precisam tomar cuidado com o endividamento para não contraírem dívidas que poderão ter dificuldades para pagar.

Os especialistas orientam às pessoas físicas a tomarem cuidado com as altas taxas de juros do mercado, chamando atenção para as facilidades oferecidas pelos cartões de crédito e pelo limite do cheque especial, duas ofertas que pode vir a tirar o sono de pessoas que com ganhos limitados poderão vir a ter problemas de liquidez na hora de cumprir com seus pagamentos a esses fornecedores de crédito, faço este alerta porque convivo com pessoas que de vez em quando atravessam momentos de grandes dificuldades para quitar suas dívidas, inclusive dentro de minha própria família.

Com isso não quero dizer que não devemos ou podemos usar essas ofertas de crédito oferecida pelo mercado, mas em caso de necessidade de uso, devemos ser criteriosos e atentos para não perdermos o nosso equilíbrio financeiro.

Os estudiosos sobre o assunto gestão financeira pessoal orientam para a criação de planos e organização de finanças pessoais, a criação do hábito de se fazer uma planilha escrita com as RECEITAS e DESPESAS de cada pessoas para acompanhamento diário visando cuidar para que as despesas não ultrapassem as receitas, (RECEITAS são os ganhos das pessoas), a seguir disponibilizarei anexada a essa matéria um modelo de planilha que utilizo para controle dos meus gastos pessoal e familiares que me facilita bastante no momento de conversar com a minha família sobre a nossa condição financeira, essa planilha serve de base para nossa conversa visando tomar DECISÕES para o equilíbrio financeiro da família, a propósito, é a tomada de DECISÕES que direciona o caminho que estamos tomando, se tomamos o caminho do endividamento que nos causará STRESS e dificuldades ou se tomamos um caminho que possibilitará tranquilidade com qualidades de vida para fazermos investimentos conscientes visando crescimento do patrimônio familiar com consequências positivas econômicas e financeiras.

Gustavo Cerbasi (2015: 88) orienta às pessoas físicas a se fazerem 03 perguntas antes de se endividarem: Eu realmente quero? Eu realmente preciso? Eu realmente posso? Feito as perguntas e, as respostas foram positivas, então, você usou cartão de crédito além de suas condições de pagamento, usou cheque especial nas mesmas condições, está endividado e com dificuldades de pagar então, chegou a hora de parar e tomar DECISÕES firmes para reverter o quadro, como? Montando seu Plano de Ação, se Organizando, criando Estratégias para solucionar o seu problema. TOMADA de DECISÕES: 

Os estudiosos afirmam que o processo de tomada de decisão é subjetivo, cada um tem seu próprio método, no entanto é importante chamar atenção para alguns cuidados que devem ser tomados nos momentos de se tomar decisões. De acordo com os estudiosos é preciso ficar atento às diversas variáveis, é preciso saber exatamente o ponto que se quer atingir, é preciso transmitir firmeza para persuadir a todos os envolvidos.

PLANO de AÇÃO: Para os especialistas o plano de ação é basicamente formado pelas seguintes perguntas: O QUE FAZER? O objetivo, o que se deseja aonde se quer chegar. COMO FAZER? A estratégia, o caminho a ser seguido para se atingir os objetivos traçados. QUEM FARÁ? Os responsáveis pelo controle dos resultados e pela implementação das ações. QUANTO TEMPO DEVERÁ DURAR O PLANO? É o cronograma, a definição de prazos para apuração de cada ação. E, todo plano tem um custo, portanto, para fechar o plano é necessária a definição do ORÇAMENTO, verbas para custear o plano. Nesse caso o orçamento será o APERTO do cinto, os cortes necessários para gerar folga financeira para sanar as dívidas.

ORGANIZAÇÃO: Organização como processo administrativo segundo Chiavenato (1993, p. 258), significa o ato de ORGANIZAR, ESTRUTURAR e INTEGRAR os recursos. Segundo o autor, a organização depende do planejamento, da direção e do controle para a conquista dos objetivos traçados.

CONTROLE: Os especialistas afirmam que a finalidade principal do controle nos processos é assegurar que os resultados planejados sejam atingidos, enfim, que os objetivos previamente estabelecidos sejam atingidos. O controle verifica o andamento das atividades planejadas se estão sendo executadas com eficiência e os resultados alcançados são os planejados, ou seja, os resultados desejados. O controle é considerado guia para buscar eficácia dos resultados.

Para se aprofundar no assunto com dicas importantes de investimentos eu indico o livro do Gustavo Cerbasi.

REFERÊNCIAS:

Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Peter Drucker, Philip Kotler e outros. E, artigos diversos na internet.

CERBASI, Gustavo. Como Organizar sua Vida Financeira. Rio de Janeiro: Sextante, 2015.

Planilha de RECEITAS e DESPESAS (Modelo)
DATAS
DESCRIÇÃO DOS FATOS
RECEITAS
DESPESAS
DIFERENÇA
OBS.
01/03/17
Aluguel casa

1.000,00


02/03/17
Prestação TV

300,00


05/03/17
Fatura do cartão

350,00


05/03/17
Rec. Salário
2.900,00























































































30/03/17
TOTAIS
2.900,00
1.650,00
1.250,00

A situação apresentada na planilha seria o ideal, mas nem sempre é assim que as coisas acontecem inclusive a matéria tem como objetivo maior alertar sobre descontrole e, o uso de anotações para servir como informações para tomadas de decisões.

          SOBRE Altair Pereira - Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.

segunda-feira, 13 de março de 2017

Criação e Gestão de Negócios de CARNAVAL...

Gestão e Negócios

Aqui será tratado sobre a CRIAÇÃO, GESTÃO e CONTROLE de um bloco de carnaval. 

Como todo empreendimento ele nasce de: Idéia, Oportunidades, Aconselhamento e orientação; desse ponto em diante começa a necessidade de se orientar pela teoria da ADMINISTRAÇÃO. Onde o planejamento, a organização, a direção e o controle bem feitos contribuirão para a baixa geração de STRESS da liderança. 

De acordo com especialistas, a evolução da tecnologia vem se tornando um aliado forte e importante para os empreendedores, portanto a CRIAÇÃO de um novo empreendimento pode e deve aproveitar as ferramentas disponíveis para acompanhar o DESENVOLVIMENTO e a EVOLUÇÃO do novo empreendimento, portanto juntamente com o nascimento do negócio que se está criando sugere-se a criação em paralelo para servir como suporte a criação de uma PÁGINA de internet. 

ORIENTAÇÃO BÁSICA PARA CRIAÇÃO DO BLOCO:
Como qualquer negócio é necessário a confecção de um contrato que, no caso de um bloco de carnaval é chamado de ESTATUTO de funcionamento, nesse estatuto deverá constar as condições básicas de funcionamento do bloco tais como: ENDEREÇO, QUADRO DE DIREÇÃO ( presidente, vice presidente; conselheiros em quantidade numérica impar, exemplo 3 ou 5 pessoas. É necessário também que se defina funções importantes como responsável pelo departamento financeiro da entidade, quem cuidará das finanças, sendo a cobrança uma atividade que deve ficar a cargo de uma pessoa com perfil para execução da função porque é uma missão que requer dedicação disposição para encarar as dificuldades referentes a conseguir receber dos ASSOCIADOS as quantias referente a colaboração devida junto a entidade, enfim, são as condições básicas para funcionamento de qualquer entidade que deve sempre ser escrita por pessoa habilitada para confecção de contrato. Inclusive um ponto importante que não pode deixar de constar no ESTATUTO é o prazo de eleição para o novo quadro DIRETIVO da entidade, para que se faça a rotatividade necessária para o bom andamento das coisas dentro da entidade. 

Todo empreendimento tem necessariamente a sua ligação de registrado de acordo com a legislação vigente de cada LOCAL onde estiver situada a entidade. De acordo com especialistas após a criação e registro do BLOCO como todo negócio começa a necessidade de se fazer uma boa GESTÃO para levar a entidade a sobreviver e crescer para atender a seu propósito que é entreter e alegrar foliões durante o período pré acordado. 

Gestão do BLOCO.

PLANO de AÇÃO: Para os especialistas o plano de ação é basicamente formado pelas seguintes perguntas: O QUE FAZER? O objetivo, o que se deseja aonde se quer chegar. COMO FAZER? A estratégia, o caminho a ser seguido para se atingir os objetivos traçados. QUEM FARÁ? Os responsáveis pelo controle dos resultados e pela implementação das ações. QUANTO TEMPO DEVERÁ DURAR O PLANO? É o cronograma, a definição de prazos para apuração de cada ação. E, todo plano tem um custo, portanto, para fechar o plano é necessária a definição do ORÇAMENTO, verbas para custear o plano.

ORGANIZAÇÃO: Organização como processo administrativo segundo Chiavenato (1993, p. 258), significa o ato de ORGANIZAR, ESTRUTURAR e INTEGRAR os recursos e os órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer as relações entre eles e as atribuições de cada um. Segundo o autor, sendo a organização a segunda função administrativa, então, ela depende do planejamento, da direção e do controle para a formação do processo administrativo, ainda segundo o autor, para que as pessoas possam trabalhar eficientemente em busca dos objetivos, se torna necessário que as atividades sejam agrupadas de forma lógica e a autoridade e responsabilidades distribuídas adequadamente.

CONTROLE: Os especialistas afirmam que a finalidade principal do controle nos processos é assegurar que os resultados planejados sejam atingidos, enfim, que os objetivos previamente estabelecidos sejam atingidos. O controle verifica o andamento das atividades planejadas se estão sendo executadas com eficiência e os resultados alcançados são os planejados, ou seja, os resultados desejados. O controle é considerado guia para buscar eficácia dos resultados.

Todo empreendimento deve se basear na teoria da ADMINSTRAÇÃO para chegar aos resultados planejados.

REFERÊNCIAS:

Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Peter Drucker, Philip Kotler e outros. E, artigos diversos na internet.

SOBRE Altair Pereira - Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.

segunda-feira, 6 de março de 2017

Visão holística e empreendedorismo.

#DesenvolvimentoNegócios

VISÃO HOLÍSTICA, visão do todo, muito simples a partir do momento que começamos a nos apropriar do assunto.

Levei aproximadamente 10 anos para apropriar-me de pequena parte dessa MARAVILHA. Parece-me que no mundo as coisas estão todas interligadas, principalmente com o evento da globalização essa ligação se torna ainda mais clara e necessária.

A evolução da tecnologia que possibilitou o nascimento da ERA da comunicação contribui de forma efetiva para evolução dessa matéria e, com isso gera FERRAMENTAS para uso de pessoas EMPREENDEDORAS, cito como exemplo, o crescimento de plataformas de comunicação a disposição dos empreendedores nos dias atuais.

O empreendedor com VISÃO HOLÍSTICA desenvolvida segundo os especialistas ao iniciar uma nova atividade, montar um novo negócio, desenvolver um novo projeto dentro de um negócio já existente, dar início a uma nova estratégia dentro de suas atividades como patrão ou como empregado, esse cidadão para os especialistas é como se fosse um piloto de fórmula 01 que tem um bom carro, pilota bem, larga sempre na pole e, por esse motivo as suas chances de vitória é sempre grande.

Os especialistas afirmam que o sucesso das organizações nos dias atuais está diretamente ligado a VISÃO HOLÍSTICA e ao empreendedorismo de sua direção, gerência, colaboradores, enfim, a liderança nas organizações precisão estar focadas e com visão empreendedora, atuantes de forma inovadora para aproveitar todas as oportunidades que o mercado oferece.

Para os especialistas, dentro das organizações precisa haver mais integração, os profissionais precisam se tornar mais generalistas, pois, o que se percebe é que as pessoas se empolgam com suas atividades dentro dos seus departamentos, pessoal de gestão de pessoas trabalhando para qualificar melhor os trabalhadores, a gerência de sistemas buscando profissionais qualificados para suprir a demanda do departamento, enfim, todos dentro da organização empolgados e trabalhando para melhorar cada dia mais as suas divisões, os seus departamentos, mas nem sempre observando a necessidade de se voltar para o todo, para os objetivos maiores que são os objetivos da organização e não apenas, os objetivos individuais de cada divisão ou departamentos.

Para os especialistas as organizações devem enxergar e aproveitar as oportunidades oferecidas dentro do mercado e, aproveitar com maior agilidade do que o seu concorrente.

Reduzir custos é segundo os especialistas uma obrigação do gestor, portanto não é mais vantagem competitiva porque todos já o fazem, o aumento de produtividade, a conquista de novos mercados é necessária para manter a organização atualizada e disputando espaço com os concorrentes, mas no mundo globalizado o que destacará a organização é quanto o seu quadro diretivo, gestor e colaboradores em geral forem capazes de agir de forma empreendedora, inovadora e enxergando as coisas com VISÃO HOLÍSTICA desenvolvida e eficiente.

Segundo os especialistas a capacidade de ANALISAR, CRITICAR e DETERMINAR sobre os ACONTECIMENTOS pelo mundo afora determinará a posição da organização dentro de seu mercado de atuação.


          REFERÊNCIAS: Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker, Philip Kotler, Soares Amora e outros. E, artigos diversos na internet.
          SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.


          AP – Palestras:  http://apanweb.wordpress.com/ap-palestras
          contato.apanweb@gmail.com