MERCADOLOGIA, estudar o mercado, o famoso e conhecido MARKETING, o resumido texto a seguir tem o objetivo de contribuir com as pessoas interessadas, com breve estudo sobre a MERCADOLOGIA e, está baseado em 05 princípios básicos que são: ESTRATÉGIA de MARKETING, SEGMENTAÇÃO de MERCADO, COMPORTAMENTO do CONSUMIDOR e QUALIDADE.
ESTRATÉGIA de MARKETING: De acordo com os especialistas, após a definição dos objetivos de marketing, os administradores devem trabalhar no sentido construir planos, ou seja, implementar ações para atingir com eficácia os objetivos planejados; é através das estratégias que os objetivos serão atingidos.
Ações básicas para a elaboração de planejamento de ações estratégicas na busca do resultado planejado.
A administração de marketing tem como tarefa criar estratégias marketing para levar as organizações a caminhar com eficiência em busca dos seus objetivos traçados em seus planejamentos, mantendo-se atentos para efetuar correções necessárias para corrigir eventuais desvios.
DEFINIÇÃO: Os especialistas definem ESTRATÉGIA de MARKETING como, a produção de planos para atingir objetivos.
SEGMENTAÇÃO de MERCADO: A segmentação conforme definição de alguns especialistas no assunto é a definição do público alvo a ser atendido nas suas necessidades e desejos. Ela ocorre quando o administrador passa a agrupar os consumidores com características comuns trabalhando sempre para gerar o maior e melhor resultado possível com o menor esforço possível.
O Mercado ou mercados alvos buscados através da segmentação são: Mercados de Consumo pessoal, o produto é comprado para uso pessoal e, mercado de consumo industrial, o produto ou insumo é comprado para uso na fabricação de outros produtos, ou para ajudar no desempenho operacional da empresa sempre com a intenção de atender necessidades e desejos e para gerar lucros e riquezas.
A segmentação tem base também na diferenciação, que é a distinção entre produtos, como o próprio nome sugere a diferenciação entre produtos é verificada por fatores como benefícios oferecidos pelo produto, formato, embalagens, cores e outros tantos. Ex: Modelos diferentes de carros, uniformes de clubes, modelos das roupas que usamos e, outros.
A segmentação é baseada nas diferenças entre mercados de consumo, consumo das pessoas, consumo industrial.
COMPORTAMENTO do CONSUMIDOR: O comportamento do consumidor na relação com os MERCADOS. Segundo KOTLER (1998: 162) para ser estudado é preciso responder 02 perguntas básicas:
Como as características do comprador – culturais, sociais, pessoais e psicológicas podem influenciar no comportamento de compra?
Como o comprador toma a decisão de compra?
QUALIDADE: A qualidade de produtos e serviços juntamente com aperfeiçoamento de processos e, atendimento a clientes internos e externos levará automaticamente ao aumento da produtividade que é o objetivo de todas as organizações.
O assunto QUALIDADE é infinito, temos as 7 ferramentas da QUALIDADE, os 5 Ss, a certificação ISO, enfim uma gama infinita de pontos e ações a ser trabalhadas, existe uma literatura farta a disposição sobre o assunto.
O texto mostra a necessidade do comprometimento de todos os níveis hierárquicos da organização para que a melhoria continuada da QUALIDADE se torne possível.
A partir do término da segunda guerra mundial em 1950, William Edwards Deming (1900 – 1993), estatístico e professor universitário, nascido nos Estados Unidos e Joseph Moses Juran (1904 – 2008), Engenheiro Eletricista nascido na Romênia e que passou a morar nos Estados Unidos a partir de 1912 começaram a revolução em prol da mudança de consciência do empresariado mundial e, foi o Japão o país que mais sofreu com a guerra que acatou e implementou a teoria da QUALIDADE total.
DEMING trabalhou para contribuir com executivos japoneses para melhorar projetos, qualidade de produtos, testes e vendas, inclusive, as vendas para o mercado Global, utilizando métodos diversos. Ele é considerado o estrangeiro que fez contribuições significativas na fabricação de produtos inovadores de alta qualidade que gerou grande impacto sobre a indústria e a economia japonesa.
JURAN, em meados da década de 50 na Toyota foi o primeiro a atribuir qualidade a Estratégia Empresarial. Para Juran são duas as formas de se definir QUALIDADE, a primeira é utilizada para designar um produto que possui as características procuradas pelo consumidor, a segunda é a ausência de falhas e deficiência para não permitir aumento de custos.
DEMING e JURAN são considerados os pais da revolução da QUALIDADE total do Japão, o que ajudou o país a se tornar uma potência mundial.
TOMADA de DECISÕES: Os estudiosos afirmam que o processo de tomada de decisão é subjetivo, cada um tem seu próprio método, no entanto é importante chamar atenção para alguns cuidados que devem ser tomados nos momentos de se tomar decisões. De acordo com os estudiosos é preciso ficar atento às diversas variáveis, é preciso saber exatamente o ponto que se quer atingir, é preciso transmitir firmeza para persuadir a todos os envolvidos.
Criar PLANO de AÇÃO: Para os especialistas o plano de ação é basicamente formado pelas seguintes perguntas: O QUE FAZER? O objetivo, o que se deseja aonde se quer chegar. COMO FAZER? A estratégia, o caminho a ser seguido para se atingir os objetivos traçados. QUEM FARÁ? Os responsáveis pelo controle dos resultados e pela implementação das ações. QUANTO TEMPO DEVERÁ DURAR O PLANO? É o cronograma, a definição de prazos para apuração de cada ação. E, todo plano tem um custo, portanto, para fechar o plano é necessária a definição do ORÇAMENTO, verbas para custear o plano.
ORGANIZAÇÃO das etapas: Organização como processo administrativo segundo Chiavenato (1993, p. 258), significa o ato de ORGANIZAR, ESTRUTURAR e INTEGRAR os recursos. Segundo o autor, a organização depende do planejamento, da direção e do controle para a conquista dos objetivos traçados.
CONTROLE: Os especialistas afirmam que a finalidade principal do controle nos processos é assegurar que os resultados planejados sejam atingidos, enfim, que os objetivos previamente estabelecidos sejam atingidos. O controle verifica o andamento das atividades planejadas se estão sendo executadas com eficiência e os resultados alcançados são os planejados, ou seja, os resultados desejados. O controle é considerado guia para buscar eficácia dos resultados.
SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30
anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional
e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e
Vendas.
Publicação Original: Texto editado.
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