Como Lidar com as CONTINGÊNCIAS nas Organizações?
A Alta Direção tem só apagado Incêndios? A diretoria trabalha para minimizar situações contingenciais constantes dentro da ORGANIZAÇÃO, então, o texto busca esclarecer empresários e gestores formas para diminuir a incidência de contingências e aumentar possibilidades de mais acertos para proteger o capital, aumentar a receita, aumentar as vendas, enfim, levar a ORGANIZAÇÃO a uma condição econômica e financeira mais confortável. A solução pode estar no diagnóstico de um CONSULTOR externo, nem sempre as pessoas envolvidas no dia a dia da ORGANIZAÇÃO consegue enxergar as possibilidades ao redor.
Levando-se em consideração a globalização que exige das empresas a cada dia mais agilidade, atualizações constantes e maior visibilidade. Os especialistas indicam a contratação de um CONSULTOR externo, profissional menos envolvido no dia a dia da ORGANIZAÇÃO para descobrir as causas e fazer um diagnóstico para solucionar o problema.
Para Peter Drucker (1909 – 2005), “o conhecimento é um recurso que se torna constantemente obsoleto, o conhecimento de hoje é a ignorância de amanhã. E, o conhecimento que importa está sujeito a mudanças rápidas e abruptas.”
Partindo dessa premissa, um bom DIAGNÓSTICO apontando fraquezas nas diversas apurações e cumprimentos de obrigações, a analisar, criticar e determinar as diversas situações e propor soluções através de PLANOS que contribuam para que as empresas atinjam seus objetivos traçados para os especialistas é uma condição que muitas vezes pode garantir a sobrevivência da ORGANIZAÇÃO.
Para as empresas, as atualizações constantes se tornou uma questão de sobrevivência, principalmente no que se refere a atualizações que podem ser: dos seus recursos humanos, a inovação dos seus processos diversos, dos seus produtos e serviços, da tecnologia que dá suporte ao funcionamento da empresa, enfim, o cuidado com a atualização constante da organização é fator imprescindível para a empresa seguir sua trajetória com regularidade na busca dos seus objetivos.
Fazendo um comparativo da idéia de Peter Drucker (1909 – 2005) no que se refere ao conhecimento, analisando e avaliando os acontecimentos dentro das empresas nos dias atuais, os três níveis da pirâmide das empresas; o nível estratégico, o tático e o operacional, os gestores dentro dos 3 níveis precisam estar atento ao assunto para implementar em suas ORGANIZAÇÕES a sugestão do renomado autor.
Alguns empresários e gestores podem perguntar, mas como fazer acontecer o que está sendo proposto?
Algumas possibilidades de ações:
Começar verificando o sistema de comunicação da empresa já que vivemos a era da comunicação, e, as ferramentas se tornam obsoletas muito rapidamente; tanto a parte de hardware como a parte software.
Generalizando podemos dizer que toda empresa nos dias de hoje tem um SITE, para ter mais visibilidade no mercado e, também para disponibilizar uma interface moderna e didática para facilitar a vida dos seus clientes internos e externos, não só com seus clientes, mas também com todos os seus parceiros que também são clientes, como seus fornecedores, prestadores de serviços e outros tantos.
É preciso disponibilizar ferramentas com linguagem de última geração para ser acessado pelos novos equipamentos que surgem todos os dias.
Outra hipótese, a equipe de vendas está motivada? Caso não esteja é preciso providenciar uma palestra motivacional para levantar o ânimo da equipe.
O seu departamento de recursos humanos; recrutamento, a seleção, o treinamento e desenvolvimento de pessoal, a administração de pessoal, estão com problemas ou precisa melhorar?
A sua área de suprimentos, a sua logística, a armazenagem, a distribuição, o transporte está com problemas ou precisa melhorar?
O Consultor externo pode fazer uma investigação, fazer um levantamento e preparar um diagnóstico dos assuntos a ser trabalhados para melhorar.
A SEGUIR: 12 PONTOS RESUMIDOS PARA CONTRIBUIR PARA DIMINUIR AS CONTINGÊNCIAS DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES.
De acordo com os estudiosos sobre o assunto os 12 PONTOS a seguir pode diminuir os Gestão CONTINGENCIAL.
A seguir disponibilizo os 12 PONTOS: A tomada de DECISÕES, a criação de PLANOS, a ORGANIZAÇÃO das coisas, dos processos, o CONTROLE de todos os processos, a GESTÃO de projetos, administrativa, financeira, tempo, os cuidados tomados com a QUALIDADE, necessidade de desenvolver habilidades especiais para lidar com os RECURSOS HUMANOS, a COMUNICAÇÃO onde é preciso diminuir ao máximo os ruídos, os cuidados necessários para controlar os SUPRIMENTOS, a MERCADOLOGIA, o estudo minuciosos do mercado, o acompanhamento de perto do avanço TECNOLÓGICO, o ESCOPO – a definição clara e objetiva de Missão e Visão.
TOMADA de DECISÕES: Os estudiosos afirmam que o processo de tomada de decisão é subjetivo, cada um tem seu próprio método, no entanto é importante chamar atenção para alguns cuidados que devem ser tomados nos momentos de se tomar decisões. De acordo com os estudiosos precisamos ficar atentos às diversas variáveis, é preciso saber exatamente o ponto que se quer atingir, é preciso transmitir firmeza para persuadir a todos os envolvidos.
Criar PLANO de AÇÃO: Para os especialistas o plano de ação é basicamente formado pelas seguintes perguntas: O QUE FAZER? O objetivo, o que se deseja aonde se quer chegar. COMO FAZER? A estratégia, o caminho a ser seguido para se atingir os objetivos traçados. QUEM FARÁ? Os responsáveis pelo controle dos resultados e pela implementação das ações. QUANTO TEMPO DEVERÁ DURAR O PLANO? É o cronograma, a definição de prazos para apuração de cada ação. E, todo plano tem um custo, portanto, para fechar o plano é necessária a definição do ORÇAMENTO, verbas para custear o plano.
ORGANIZAÇÃO das etapas: Organização como processo administrativo segundo Chiavenato (1993, p. 258), significa o ato de ORGANIZAR, ESTRUTURAR e INTEGRAR os recursos. Segundo o autor, a organização depende do planejamento, da direção e do controle para a conquista dos objetivos traçados. Os recursos são compreendidos entre humanos, materiais e financeiros.
CONTROLE: Os especialistas afirmam que a finalidade principal do controle nos processos é assegurar que os resultados planejados sejam atingidos, enfim, que os objetivos previamente estabelecidos sejam atingidos. O controle verifica o andamento das atividades planejadas se estão sendo executadas com eficiência e os resultados alcançados são os planejados, ou seja, os resultados desejados. O controle é considerado guia para buscar eficácia dos resultados. E, também para fazer correções no planejamento para se criar novas estratégias.
A GESTÃO de projetos, administrativa, financeira, do tempo. Para os especialistas uma gestão atenta, rígida, comprometida, com gestores dispostos a buscar desenvolvimento de competência e habilidades constantes, para acompanhar as inovações apresentadas no mundo moderno é um ponto que pode contribuir para diminuir os RISCOS nos negócios.
Os cuidados tomados com a QUALIDADE. A qualidade de produtos e serviços o aperfeiçoamento de processos e, atendimento a clientes internos e externos, é um ponto para tornar possível automaticamente o aumento da produtividade que é o objetivo de todos os negócios. A garantia do aumento continua de produtividade leva os negócios a se perpetuarem no tempo.
Necessidade de desenvolver habilidades especiais para lidar com os RECURSOS HUMANOS. Os estudiosos afirmam que organizações são criadas para se perpetuar no tempo. Portanto, a questão humana dentro da organização é o recurso que gera ações e energia para que as organizações se movam em direção a seus objetivos, sem os recursos humanos jamais existiria qualquer organização. Após decidir o que e como fazer, ou seja, após planejar e criar as estratégias do negócio, do que se pretende empreender. De quem a empresa precisa se tornará bem mais visível. As principais competências da empresa determinarão as habilidades e aptidões que a empresa necessitará para selecionar talentos.
A COMUNICAÇÃO onde é preciso diminuir ao máximo os ruídos. Os estudiosos afirmam que cuidados básicos tomados com a comunicação interna e externa é um ponto muito importante para diminuir os riscos dos novos projetos, nas organizações, enfim dentro de todo e qualquer negócio.
Os cuidados necessários para controlar os SUPRIMENTOS. O controle de suprimentos, de estoques tanto dos materiais de uso e consumo como dos materiais como matérias primas para transformação e produtos acabados para estoque mercantil, para serem negociados com os clientes para gerar receita para o caixa da organização, lucro e as condições básicas de liquidez para organização, enfim, a gestão dos suprimentos é apontada pelos especialistas como outro ponto que os gestores precisam cuidar para os negócios saudáveis.
A MERCADOLOGIA. O estudo minucioso do mercado. É segundo os especialistas o principal ponto a ser trabalhado pelos empreendedores para levar seus negócios a ter sucesso e a se perpetuar no tempo. O estudo do mercado é para os especialistas a condição básica de sustentação dos empreendimentos de acordo com estudos e opiniões de autores consagrados na literatura da ciência social da administração. A MERCADOLOGIA é um pilar de sustentação do NEGÓCIO. Nesse pilar estuda-se: Produtos e serviços, a segmentação, comportamento do consumidor, localização, promoção, planos, estratégias, decisões, organização, controle, enfim, segundo os especialistas o estudo minucioso com planos eficientes dos pontos citados acima tende a levar o empreendimento a se perpetuar no tempo.
O acompanhamento de perto do avanço TECNOLÓGICO. Quando falo com indicação de sistemas sofisticados, não é isso, quero apenas e tão somente chamar atenção para a necessidade da implantação de um mínimo para manter a sobrevivência do negócio. Estamos em pleno século XXI, estamos vivendo a era da comunicação, hoje se torna essencial pelo menos que a empresa tenha um computador com boa configuração para servir de “servidor”, e um sistema automático interligado para acompanhamento das atividades internas da empresa. As compras, as vendas, o estoque, as rotinas administrativas (contas a pagar, contas a receber, a conciliação bancária, a folha de pagamentos dos empregados etc.). Não é admissível que em pleno século XXI, toda apuração das rotinas citadas acima sejam feitas manualmente. A implantação custa barato e a apuração se torna muito mais segura. É claro que o ideal é buscar sempre adequar as condições de tecnologias dentro das necessidades do negócio e, é claro que o indicado é sempre a utilização do que se tem disponível de última geração.
O ESCOPO – a definição clara e objetiva de Missão e Visão. CONCEITO e FILOSOFIA dentro das organizações, segundo os especialistas os empreendedores e gestores definindo com clareza os conceitos e filosofia a ser seguido pode levá-los a conseguir os resultados traçados em seus planos com menos STRESS e, facilitando as operações e processos de todos os envolvidos na ORGANIZAÇÃO, empreendedor, gestores, trabalhadores, clientes internos e externos, o estado, enfim, para os especialistas a definição clara de missão e visão tende a levar a organização a operações e processos eficientes e como consequência a eficácia de resultados.
Para os especialistas a conquista de resultados efetivos nas organizações está ligada diretamente a treinamento de todos os atores envolvidos dentro da ORGANIZAÇÃO no que diz respeito ao CONCEITO e FILOSOFIA dos empreendedores, atrelado a definição clara de MISSÃO e VISÃO. Conceito está ligado a definição de missão pelos empreendedores no que se refere a IDÉIA, ao que os empreendedores definem no sentido de qualidade que será oferecido aos consumidores dos seus produtos e serviços e, a ligação da filosofia com a visão segundo os especialistas tem a ver com o amor pelo CONHECIMENTO e o norte seguido pelas ORGANIZAÇÕES.
Segundo especialistas todos os atores dentro das ORGANIZAÇÕES quando estão comprometidos com o conceito e missão definida pelos empreendedores facilita as ações e gera SINERGIA que tende a levar ao sucesso na apuração dos resultados positivos necessários para sustentação e crescimento das ORGANIZAÇÕES. E, filosofia e visão sendo ter um NORTE a seguir, uma visão do que se deseja atingir no futuro, unido ao amor em buscar cada dia mais CONHECIMENTO para facilitar a caminhada rumo ao ponto de chegada planejado sempre focado no objetivo principal que segundo os especialistas é contribuir com o desenvolvimento da sociedade.
SOBRE Altair Pereira – Bacharel
em Administração de Empresas - Mais
de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte
visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing,
Recursos Humanos e Vendas.
Publicação original: http://altair1957.blogspot.com/2017/06/principios-e-estrategias-para-lidar-com.html
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