De acordo com especialistas à medida que você amplia sua VISÃO do MERCADO, você aumenta suas possibilidades de garantir SUCESSO nos NEGÓCIOS. Esses especialistas orientam formas para você ampliar sua visão do mercado para passar a conhecer melhor as necessidades e desejos existentes no mercado.
O Sucesso do seu NEGÓCIO está ligado a sua VISÃO do seu Mercado.
Para isso os gestores devem tomar DECISÕES para iniciar as ações em direção a objetivos, criar PLANO, ORGANIZAR ações e processos e, demonstrar capacidade de CONTROLAR as etapas do PROJETO.
De acordo com os especialistas, para você ampliar sua visão do seu mercado, ou do mercado que você pretende entrar, você precisa ter consciência da necessidade de investir em PESQUISA, para pesquisar o mercado você precisa estudar o mercado que pretende atingir, precisa definir sua SEGMENTAÇÃO, precisa estudar o COMPORTAMENTO dos CONSUMIDORES que pretende atingir, precisa visualizar suas necessidades e desejos desses consumidores, enfim, precisa ficar atento um grande número de variáveis, criando HIPÓTESES capazes de permitir ampliação de sua VISÃO do MERCADO.
O Sucesso do NEGÓCIO depende de METAS que segundo os especialistas precisam seguir os passos a seguir:
ESPECIFICIDADE – Como a palavra sugere é aquilo que é singular, que tem características próprias, que é essencial para agregar, para somar, favorece crescimento.
MENSURÁVEL – Que apresente facilidade para de medida pelos membros da equipe, apresenta visão clara a todos os envolvidos no projeto.
ALCANSÁVEL – Aquilo que pode ser alcançado, ponto onde seja possível chegar ao utilizar estratégias traçadas em sua direção.
RELEVANTE – Que seja importante para agregar valor para organização, para o negócio, que venha a contribuir para aumento de condições de lucratividade que leve a sustentação de perpetuação no tempo.
TEMPO – Tudo que fazemos na vida demanda tempo, portanto esse é um fator importante a ser levado em conta pelos criadores de metas, de projetos, especialistas afirmam que não se pode dar tempo demais, mas também não se pode querer que um projeto se realize sem que o tempo estimado para sua conclusão seja razoável.
Para os especialistas após seguir esses passos, é chagado a hora da divulgação, o que precisa ser feito de forma clara, por ESCRITO, para que seja possível acompanhamento por todos os envolvidos e, tende a levar a conquista dos objetivos traçados.
Especialistas afirmam que os passos citados acima precisam ser utilizados dentro do PROJETO estratégico macro e também em suas subdivisões dentro do plano TÁTICO das diversas organizações.
Estratégias e princípios para construção de METAS.
Os especialistas apontam os dados ESTATÍSTICOS, PLANOS e SONHOS como as principais AÇÕES na construção de METAS. Os especialistas afirmam que os dados apurados através de pesquisas é o principal meio para início de construção de METAS.
As METAS dentro dos negócios segundo os especialistas devem ser criadas de acordo com as necessidades de curto, médio e longo prazo da organização e, devem ser observados os recursos disponíveis tais como: Recursos humanos, financeiros e materiais disponíveis quando da confecção do plano de metas. Para os especialistas a criação de metas seguindo as instruções a seguir tende a levar ao sucesso de objetivos.
Todo NEGÓCIO segundo estudiosos para aumentar as chances de obter SUCESSO e de se perpetuar no tempo no mundo competitivo contemporâneo precisa estar preparado para aproveitar todas as OPORTUNIDADES que surgem, os estudiosos apontam 04 eixos para montar projeto em direção à descoberta de caminhos para aumentar as chances de o NEGÓCIO dar certo e prosperar, você precisa tomar DECISÕES para fazer o que se propõe, tem que criar PLANOS, precisa ORGANIZAR ações e processos e, demonstrar que é capaz CONTROLAR as etapas do PROJETO.
TOMADA de DECISÕES: Os estudiosos afirmam que o processo de tomada de decisão é subjetivo, cada um tem seu próprio método, no entanto é importante chamar atenção para alguns cuidados que devem ser tomados nos momentos de se tomar decisões. De acordo com os estudiosos precisamos ficar atentos às diversas variáveis, é preciso saber exatamente o ponto que se quer atingir, é preciso transmitir firmeza para persuadir a todos os envolvidos.
Criar PLANO de AÇÃO: Para os especialistas o plano de ação é basicamente formado pelas seguintes perguntas: O QUE FAZER? O objetivo, o que se deseja aonde se quer chegar. COMO FAZER? A estratégia, o caminho a ser seguido para se atingir os objetivos traçados. QUEM FARÁ? Os responsáveis pelo controle dos resultados e pela implementação das ações. QUANTO TEMPO DEVERÁ DURAR O PLANO? É o cronograma, a definição de prazos para apuração de cada ação. E, todo plano tem um custo, portanto, para fechar o plano é necessária a definição do ORÇAMENTO, verbas para custear o plano.
ORGANIZAÇÃO das etapas: Organização como processo administrativo segundo Chiavenato (1993, p. 258), significa o ato de ORGANIZAR, ESTRUTURAR e INTEGRAR os recursos. Segundo o autor, a organização depende do planejamento, da direção e do controle para a conquista dos objetivos traçados. Os recursos são compreendidos entre humanos, materiais e financeiros.
CONTROLE: Os especialistas afirmam que a finalidade principal do controle nos processos é assegurar que os resultados planejados sejam atingidos, enfim, que os objetivos previamente estabelecidos sejam atingidos. O controle verifica o andamento das atividades planejadas se estão sendo executadas com eficiência e os resultados alcançados são os planejados, ou seja, os resultados desejados. O controle é considerado guia para buscar eficácia dos resultados. E, também para fazer correções no planejamento para se criar novas estratégias.
REFERÊNCIAS:
Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker, Philip Kotler e outros. E, artigos diversos na internet.
SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.
altair.flavio@gmail.com
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