segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

LÍDERES são procurados por organizações


Muitos de nós nascemos com características de LIDERANÇA, quem não nasceu com essa característica tem possibilidades de CONSTRUIR sua aprendizagem sobre o assunto.

Leandro Vieira CEO do Administradores.com escreveu que as empresas estão procurando líderes desesperadamente. Segundo Leandro a consultoria Bersin by Deloitte em estudo realizado recentemente apurou que profissionais com PERFIL de liderança têm surgido poucos e, empresas do mundo todo PRECISAM cada vez mais de LÍDERES para compor seus quadros de profissionais.

A pesquisa apontou que 89% das empresas acham importante formar LÍDERES, 13% estão formando líderes globais e 7% se declaram trabalhando para formar lideranças jovens.

De acordo com Leandro, nos Estados Unidos 75% dos empregados declaram que suas chefias ou lideranças são a pior parte do seu trabalho e 65% aceitariam diminuir salário desde que pudessem trocar seus chefes por outro melhor.

Leandro afirma que relatório da Mckinsey & Company relata que não chega a 30% o número de Empresas que conseguem preencher seus cargos de Diretoria com relativa facilidade.

Boa parte de nós gostaríamos de sermos LÍDERES influenciadores, inspirar pessoas a tomar decisões para melhorar suas vidas, criar planos com táticas com estratégias capazes de atingir resultados efetivos com menor esforço possível, os especialistas afirmam que para conseguirmos atingir este estágio precisamos aprender a controlar nossas emoções e ao mesmo tempo descobrirmos formas de levar nossos liderados a se motivar influenciados por nossas AÇÕES.

PARA APROVEITARMOS AS OPORTUNIDADES OFERECIDAS PELO MERCADO PARA CARGOS DE LIDERANÇA OFERECIDOS PELO MERCADO, ESPECIALISTAS, GURUS, AUTORES, BLOGUEIROS e OUTROS ESTUDIOSOS OFERECEM DICAS IMPORTANTES:

HABILIDADE DE MOTIVAR e INFLUENCIAR OS LIDERADOS.

Daniel Goleman afirma que para MOTIVAR e INFLUENCIAR pessoas, precisamos seguir nossa INTUIÇÃO, porque ela está ligada a nossa personalidade, por este motivo não pode ser replicado por ninguém.

No futebol encontramos personalidades que pode servir base para REFLEXÃO sobre este assunto, alguns treinadores de clubes conseguem se destacar com boa visibilidade sobre o assunto, citarei apenas alguns nomes, mas temos um número muito maior, exemplo, Pep Guardiola, Luís Felipe Scolari, Tite, Zagalo e outros tantos.

Partindo desse ponto podemos refletir de acordo com a definição que encontramos na literatura de Idalberto Chiavenato sobre o assunto.

Chiavenato define 03 tipos de lideranças, são elas:

Autocrática, o líder é centralizador, não concede liberdade de ação a seus comandados, tudo tem que ser submetido a sua autorização, todas as decisões dos liderados precisam de consentimento do líder, especialistas afirmam que a liderança autocrática é desmotivadora e tende a ter mais dificuldades para conquistar objetivos.

Democrática, como o próprio nome define, o modelo de liderança democrática é mais participativo, valoriza mais o liderado, os membros da equipe participam ativamente, o sistema é aberto, todos têm importância, todos sugerem e tomam decisões, a soma de esforços de acordo com especialistas facilita a conquista de objetivos. O sistema liderança democrática estimula o membro da equipe a participar mais, portanto, produzir mais.

Liberal, também conhecido como (Laissez-faire), esse sistema o líder libera os membros da equipe para fazer as tarefas e processos sem preocupação com a sincronia necessária para condução que garanta um mínimo de organização, esse sistema estimula excesso de agressividade entre os membros da equipe, a liderança não é respeitada, portanto os resultados costumam não ser o esperado.

Conseguindo um MIX com a INTUIÇÃO segundo Goleman; autocracia, democracia e liberalidade segundo Chiavenato, o processo de LIDERANÇA fica bem próximo do IDEAL, porque usando nossa intuição para balancear autocracia, democracia e liberdade para influenciar PESSOAS aumenta chance de conquista de objetivos.

Líder é pessoa que exerce influência sobre o comportamento, pensamento e opinião dos outros.

Nas empresas PRIVADAS a liderança INCOMPETENTE e com pouca HABILIDADE para GERIR a coisa, coloca sempre a culpa sobre a falta de cumprimento de OBJETIVOS nos seus subordinados, começa a substituir a equipe até que os profissionais mais GRADUADOS consiga enxergar a falta de
COMPETÊNCIA e HABILIDADE e, aí sim substitua o INCOMPETENTE.

Este texto tem como objetivo levar o leitor a refletir sobre LIDERANÇA de equipes e, a importância da liderança para o desenvolvimento do negócio, liderança habilidosa e competente é muito importante na realização de objetivos planejados.

Os estudiosos afirmam que nossa vida está ligada diretamente a ciência social da Administração e que a base de SUCESSO é: Tomar boas DECISÕES, criar PLANOS Coerentes, manter bem ORGANIZADAS as ações e processos administrativos em nossas vidas e demonstrar que somos capazes de manter um CONTROLE rígido de tudo ao nosso redor.

REFERÊNCIAS: Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker, Philip Kotler, Soares Amora e outros. E, artigos diversos na internet.

SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.

          Contato.apanweb@gmail.com
         
http://facebook.com/altairpereira1957
        
http://lattes.cnpq.br/6686653610938155

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

O que é mais IMPORTANTE para VENDA, arte ou ciência?


Eu tinha 07 anos de idade quando comecei a vender cocadas em campos de futebol de várzea para ajudar minha família, não sabia ler nem escrever.

VENDER um BMW de última geração tem o mesmo princípio?

Todos somos VENDEDORES, começamos a vender antes mesmo do nosso nascimento, antes mesmo que nosso corpo físico seja visualizado, caso você tenha dúvida do que acabo de dizer, então darei a você agora uma prova de que a minha informação procede. Ao sermos concebidos pelos nossos pais e, no momento que a nossa mãe oferece a notícia a nosso pai, nesse momento acabamos de ofertar nosso primeiro PRODUTO, a felicidade. PRODUTO que, 100% da população mundial gostaria de possuir.

VENDER é uma arte, todos nós somos vendedores, vendemos até para nós mesmos. Caso você tenha dúvida sobre a frase anterior, pense, vendemos nossas idéias até para nós mesmos, enfim, tudo começa através de um pensamento conforme todos nós sabemos, continuou com dúvidas? Muitas de nossa idéias nós compramos e as executamos, muitas de nossas idéias não compramos e não as executamos, elas são descartadas, assim é a vida.

Os especialistas afirmam que a humanidade evolui diuturnamente no mundo contemporâneo e a evolução é reconhecida através da ciência, portanto, a VENDA também precisa e deve evoluir e, a ciência é a base para evolução da VENDA.

“A ciência descreve as coisas como são; a arte, como são sentidas.”
Fernando pessoa.

Quando comecei a vender minhas cocadas, mesmo sem saber ler ou escrever, eu já usava de forma simples técnicas que aprendia dentro da minha casa com meus pais que não sabiam ler nem escrever, mas que tinham vivência e conhecimento suficientes para orientar-me no processo de VENDAS das cocadas.

Naquele momento nossa parte no processo, nos orientando por Fernando Pessoa a venda do nosso produto estava ligado mais a arte do que a ciência, porque era uma questão mais de sentimento do que plano com registros, mas para comprovação de que a venda é arte e ciência, os registros dos fatos estou fazendo através deste artigo. Agora sei ler e escrever.

Este texto tem como objetivo levar o leitor a refletir sobre VENDA de produtos e serviços e, a importância da arte e da ciência no desenvolvimento da atividade de VENDAS que é muito importante na vida das pessoas. 

Os profissionais dessa área no passado agiam de forma errada enganando as pessoas, trabalhando para levar vantagens em tudo, enfim, eram pessoas que agiam com desonestidade, com mentiras, isso criou uma IMAGEM ruim e prejudicial para essa classe profissional, mas esse profissional não tem mais como se manter no MERCADO, nos dias atuais só é aceito a condição do jogo com a condição GANHA, GANHA, onde para o VENDEDOR ganhar ele tem que primeiro se preocupar com a satisfação TOTAL do seu cliente em decorrência da condição imposta pelo mercado onde a oferta é
maior do que a procura, portanto o vendedor tem que procurar encantar o seu cliente, e não pensar que poderá levar vantagem em TUDO.

Até atingir a idade de prestar o serviço militar eu precisei trabalhar para ajudar nas despesas da casa, trabalhei em armazéns de secos e molhados como chamávamos na época os pequenos comércios de bairro onde eram comercializados: cereais, bebidas, produtos de limpeza, material básico como sabão e, produtos de origem animal como mortadela, carne seca, ovos de galinhas, toucinho de porco, enfim, um pequeno número de alimento com oferta de proteína, hoje tenho conhecimento sobre o que estou relatando, naquela época só sabia comer os alimentos.

Esses comércios com o passar do tempo foi se tornando pequenos mercados e mais tarde, super e hipermercados.

Historiadores afirmam que a arte do passado com análise, através da visão crítica e conclusões é a ciência trazendo sempre aperfeiçoamento e novidades.

Este pensamento é usado na prática do processo de VENDAS de produtos, serviços e idéias, portanto prova que, vender é arte e ciência. 

EDUCAÇÃO, a educação é base de tudo, quando trazemos boa educação de berço, educação que recebemos em casa, tudo se torna mais fácil, porque aprendemos regras básicas que nos servirá para tudo na vida, respeitar as pessoas e tudo a sua volta, aprender que precisamos aprender as coisas, reconhecer o princípio de hierarquia, enfim, princípios que aprendemos a partir de casa e que nos será válido a vida toda. Não esquecendo que educação é um processo continuado para toda vida, inclusive no mundo contemporâneo educação formal de banco de escola é recomendável para durante toda a vida.

Os estudiosos afirmam que nossa vida está ligada diretamente a ciência social da Administração e que a base de SUCESSO é: Tomar boas DECISÕES, criar PLANOS Coerentes, manter bem ORGANIZADAS as ações e processos administrativos em nossas vidas e demonstrar que somos capazes de manter um CONTROLE rígido de tudo ao nosso redor.

TOMADA de DECISÕES: Os estudiosos afirmam que o processo de tomada de decisão é subjetivo, cada um tem seu próprio método, no entanto é importante chamar atenção para alguns cuidados que devem ser tomados nos momentos de se tomar decisões. De acordo com os estudiosos precisamos ficar atentos às diversas variáveis, é preciso saber exatamente o ponto que se quer atingir, é preciso transmitir firmeza para persuadir a todos os envolvidos.

Criar PLANO de AÇÃO: Para os especialistas o plano de ação é basicamente formado pelas seguintes perguntas: O QUE FAZER? O objetivo, o que se deseja aonde se quer chegar. COMO FAZER? A estratégia, o caminho a ser seguido para se atingir os objetivos traçados. QUEM FARÁ? Os responsáveis pelo controle dos resultados e pela implementação das ações. QUANTO TEMPO DEVERÁ DURAR O PLANO? É o cronograma, a definição de prazos para apuração de cada ação. E, todo plano tem um custo, portanto, para fechar o plano é necessária a definição do ORÇAMENTO, verbas para custear o plano.

ORGANIZAÇÃO das etapas: Organização como processo administrativo segundo Chiavenato (1993, p. 258), significa o ato de ORGANIZAR, ESTRUTURAR e INTEGRAR os recursos. Segundo o autor, a organização depende do planejamento, da direção e do controle para a conquista dos objetivos traçados. Os recursos são compreendidos entre humanos, materiais e financeiros.

CONTROLE: Os especialistas afirmam que a finalidade principal do controle nos processos é assegurar que os resultados planejados sejam atingidos, enfim, que os objetivos previamente estabelecidos sejam atingidos. O controle verifica o andamento das atividades planejadas se estão sendo executadas com eficiência e os resultados alcançados são os planejados, ou seja, os resultados desejados. O controle é considerado guia para buscar eficácia dos resultados. E, também para fazer correções no planejamento para se criar novas estratégias.

REFERÊNCIAS: Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker, Philip Kotler, Soares Amora e outros. E, artigos diversos na internet.

SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.

          Contato.apanweb@gmail.com
         
http://facebook.com/altairpereira1957
        
http://lattes.cnpq.br/6686653610938155