segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

LÍDERES são procurados por organizações


Muitos de nós nascemos com características de LIDERANÇA, quem não nasceu com essa característica tem possibilidades de CONSTRUIR sua aprendizagem sobre o assunto.

Leandro Vieira CEO do Administradores.com escreveu que as empresas estão procurando líderes desesperadamente. Segundo Leandro a consultoria Bersin by Deloitte em estudo realizado recentemente apurou que profissionais com PERFIL de liderança têm surgido poucos e, empresas do mundo todo PRECISAM cada vez mais de LÍDERES para compor seus quadros de profissionais.

A pesquisa apontou que 89% das empresas acham importante formar LÍDERES, 13% estão formando líderes globais e 7% se declaram trabalhando para formar lideranças jovens.

De acordo com Leandro, nos Estados Unidos 75% dos empregados declaram que suas chefias ou lideranças são a pior parte do seu trabalho e 65% aceitariam diminuir salário desde que pudessem trocar seus chefes por outro melhor.

Leandro afirma que relatório da Mckinsey & Company relata que não chega a 30% o número de Empresas que conseguem preencher seus cargos de Diretoria com relativa facilidade.

Boa parte de nós gostaríamos de sermos LÍDERES influenciadores, inspirar pessoas a tomar decisões para melhorar suas vidas, criar planos com táticas com estratégias capazes de atingir resultados efetivos com menor esforço possível, os especialistas afirmam que para conseguirmos atingir este estágio precisamos aprender a controlar nossas emoções e ao mesmo tempo descobrirmos formas de levar nossos liderados a se motivar influenciados por nossas AÇÕES.

PARA APROVEITARMOS AS OPORTUNIDADES OFERECIDAS PELO MERCADO PARA CARGOS DE LIDERANÇA OFERECIDOS PELO MERCADO, ESPECIALISTAS, GURUS, AUTORES, BLOGUEIROS e OUTROS ESTUDIOSOS OFERECEM DICAS IMPORTANTES:

HABILIDADE DE MOTIVAR e INFLUENCIAR OS LIDERADOS.

Daniel Goleman afirma que para MOTIVAR e INFLUENCIAR pessoas, precisamos seguir nossa INTUIÇÃO, porque ela está ligada a nossa personalidade, por este motivo não pode ser replicado por ninguém.

No futebol encontramos personalidades que pode servir base para REFLEXÃO sobre este assunto, alguns treinadores de clubes conseguem se destacar com boa visibilidade sobre o assunto, citarei apenas alguns nomes, mas temos um número muito maior, exemplo, Pep Guardiola, Luís Felipe Scolari, Tite, Zagalo e outros tantos.

Partindo desse ponto podemos refletir de acordo com a definição que encontramos na literatura de Idalberto Chiavenato sobre o assunto.

Chiavenato define 03 tipos de lideranças, são elas:

Autocrática, o líder é centralizador, não concede liberdade de ação a seus comandados, tudo tem que ser submetido a sua autorização, todas as decisões dos liderados precisam de consentimento do líder, especialistas afirmam que a liderança autocrática é desmotivadora e tende a ter mais dificuldades para conquistar objetivos.

Democrática, como o próprio nome define, o modelo de liderança democrática é mais participativo, valoriza mais o liderado, os membros da equipe participam ativamente, o sistema é aberto, todos têm importância, todos sugerem e tomam decisões, a soma de esforços de acordo com especialistas facilita a conquista de objetivos. O sistema liderança democrática estimula o membro da equipe a participar mais, portanto, produzir mais.

Liberal, também conhecido como (Laissez-faire), esse sistema o líder libera os membros da equipe para fazer as tarefas e processos sem preocupação com a sincronia necessária para condução que garanta um mínimo de organização, esse sistema estimula excesso de agressividade entre os membros da equipe, a liderança não é respeitada, portanto os resultados costumam não ser o esperado.

Conseguindo um MIX com a INTUIÇÃO segundo Goleman; autocracia, democracia e liberalidade segundo Chiavenato, o processo de LIDERANÇA fica bem próximo do IDEAL, porque usando nossa intuição para balancear autocracia, democracia e liberdade para influenciar PESSOAS aumenta chance de conquista de objetivos.

Líder é pessoa que exerce influência sobre o comportamento, pensamento e opinião dos outros.

Nas empresas PRIVADAS a liderança INCOMPETENTE e com pouca HABILIDADE para GERIR a coisa, coloca sempre a culpa sobre a falta de cumprimento de OBJETIVOS nos seus subordinados, começa a substituir a equipe até que os profissionais mais GRADUADOS consiga enxergar a falta de
COMPETÊNCIA e HABILIDADE e, aí sim substitua o INCOMPETENTE.

Este texto tem como objetivo levar o leitor a refletir sobre LIDERANÇA de equipes e, a importância da liderança para o desenvolvimento do negócio, liderança habilidosa e competente é muito importante na realização de objetivos planejados.

Os estudiosos afirmam que nossa vida está ligada diretamente a ciência social da Administração e que a base de SUCESSO é: Tomar boas DECISÕES, criar PLANOS Coerentes, manter bem ORGANIZADAS as ações e processos administrativos em nossas vidas e demonstrar que somos capazes de manter um CONTROLE rígido de tudo ao nosso redor.

REFERÊNCIAS: Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker, Philip Kotler, Soares Amora e outros. E, artigos diversos na internet.

SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.

          Contato.apanweb@gmail.com
         
http://facebook.com/altairpereira1957
        
http://lattes.cnpq.br/6686653610938155

Nenhum comentário:

Postar um comentário