segunda-feira, 17 de junho de 2019

04 DICAS para você perder seu emprego como gestor na área comercial


Gestão e Vendas

Quer perder seu emprego como gestor na área comercial? Então é só seguir as DICAS desse artigo: 

Este texto objetiva levar o leitor a refletir sobre VENDA de produtos e serviços e, as 04 DICAS que podem levar o GESTOR de vendas a perder seu emprego, caso você GOSTE do que faz e, seu EMPREGO esteja preenchendo suas necessidades e desejos no campo profissional, ENTÃO proceda ao contrário das DICAS e mantenha-se empregado.

DICA 1 - Assumir sem analisar, criticar para poder determinar, as dores da EQUIPE ao invés de focar nos OBJETIVOS do plano criado.

Não é raro um colaborador que você confia vir a você para comentar sobre alguma coisa que o está incomodando e desmotivando, nesse momento gestores desatentos podem assumir posição em favor do seu colaborador que pode não estar em acordo na direção dos objetivos que foi traçado, Pense... Com base na estrofe acima se torna de BOM tom que o gestor não implemente nenhuma AÇÃO antes de verificar com ATENÇÃO todas as variáveis relacionadas ao assunto porque principalmente quando estamos tratando de VENDAS, nossos colaboradores tende a encurtar caminhos para chegar em suas metas. Pense... Em diversos momentos, nossos colaboradores, principalmente aqueles que REALIZAM resultados costumam ser um tanto mimados em decorrência de sua condição dentro da EQUIPE, nesse momento uma DECISÃO sem um análise mais minucioso pode levar você para direção indesejada. Pense... 

DICA 2 – CONTROLAR a equipe a distância sem ir a campo verificar o que está realmente acontecendo.

Vou relatar um fato REAL que aconteceu comigo para despertar em você que está lendo esse artigo a necessidade de verificar de perto tudo que ACONTECE, principalmente quando você trabalha ligado a vendas, não citarei aqui o nome da empresa, mas eventualmente se necessário posso comentar pessoalmente e verbalmente sobre o assunto. Eu nos anos 90 trabalhava em uma determinada empresa de VAREJO, tinha uma loja na cidade de Guarulhos que vinha realizando RESULTADOS pra lá de BONS em um momento de MERCADO morno, meu diretor me ORIENTOU a ficar atento e verificar porque tal fato acontecia, até mesmo para em caso positivo compartilhar com as outras lojas as estratégias visando CRESCIMENTO das vendas. RESULTADO: A gerência da loja atuava de forma DESONESTA o que mais a frente prejudicaria a empresa. O gerente da loja foi desligado. Pense...

DICA 3 – EXIGIR da equipe resultados sem oferecer o treinamento adequado, retorno em relação ao que está acontecendo e premiar para manter a motivação.

É do conhecimento da maioria dos gestores a necessidade de TREINAMENTO das equipes, mas tem alguns poucos gestores que EXIGE o resultado sem disponibilizar as ferramentas adequadas, preferindo em alguns momentos desligar um colaborador sem analisar com mais profundidade o assunto o que pode se tornar mais caro para organização. Pense... A comunicação em alguns momentos dentro das equipes se torna FALHA, isso pode prejudicar o BOM andamento das coisas, dos processos, atrapalhando a caminhada em direção aos objetivos traçados. Pense... Premiar os resultados positivos, eu acredito que não é preciso nem nos estender sobre o ASSUNTO. Basta observarmos a forma utilizada pelos treinadores de animais que para conseguir o resultado esperado, quando o animal faz a coisa CORRETA ganha um MIMO. Pense...

DICA 4 – CRER que a venda e o marketing são dependentes um do outro.

O marketing e a venda, assim como as demais áreas dentro da organização, gestão, logística, tecnologia, etc. se completam e facilitam o desenvolvimento do negócio como um TODO. Mas a VENDA não pode ficar na dependência do MARKETING, caso isso aconteça, corre-se o risco de as coisas não CAMINHAREM de acordo com as necessidades e desejos dos acionistas do negócio, o pessoal do MARKETING são profissionais do Staff e o pessoal da VENDA são profissionais de linha, o pessoal de venda é responsável diretamente pelo ATENDIMENTO ao cliente, portanto é o ELO de ligação da organização com o cliente. A falta de um BOM atendimento pode colocar TUDO a perder. Pense... 

PENSAMENTO 1: Todos somos VENDEDORES, começamos a vender antes mesmo do nosso nascimento, antes mesmo que nosso corpo físico seja visualizado, caso você tenha dúvida do que acabo de dizer, então darei a você agora uma prova de que a minha informação procede. Ao sermos concebidos pelos nossos pais e, no momento que a nossa mãe oferece a notícia a nosso pai, nesse momento acabamos de ofertar nosso primeiro PRODUTO, a felicidade. PRODUTO que, 100% da população mundial gostaria de possuir.

PENSAMENTO 2: VENDER é uma arte, todos nós somos vendedores, vendemos até para nós mesmos. Caso você tenha dúvida sobre a frase anterior, pense, vendemos nossas idéias até para nós mesmos, enfim, tudo começa através de um pensamento conforme todos nós sabemos, continuou com dúvidas? Muitas de nossa idéias nós compramos e as executamos, muitas de nossas idéias não compramos e não as executamos, elas são descartadas, assim é a vida. 

PENSAMENTO 3: Os profissionais dessa área no passado agiam de forma errada enganando as pessoas, trabalhando para levar vantagens em tudo, enfim, eram pessoas que agiam com desonestidade, com mentiras, isso criou uma IMAGEM ruim e prejudicial para essa classe profissional, mas esse profissional não tem mais como se manter no MERCADO, nos dias atuais só é aceito a condição do jogo com a condição GANHA, GANHA, onde para o VENDEDOR ganhar ele tem que primeiro se preocupar com a satisfação TOTAL do seu cliente em decorrência da condição imposta pelo mercado onde a oferta é maior do que a procura, portanto o vendedor tem que procurar encantar o seu cliente, e não pensar que poderá levar vantagem em TUDO.

Os estudiosos indicam que o SUCESSO dos negócios está ligado diretamente: Tomar boas DECISÕES, criar PLANOS Coerentes, manter bem ORGANIZADAS as ações e processos administrativos em nossos negócios e demonstrar que somos capazes de manter um CONTROLE rígido de tudo ao nosso redor.

REFERÊNCIAS: Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker, Philip Kotler, Soares Amora e outros. E, artigos diversos na internet.

SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas. 

Publicação Original: https://apanweb.wordpress.com/2019/06/15/04-dicas-paravoce-perder-seu-emprego-como-gestor-na-area-comercial/

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