“Uma aula com Drucker” - Resenha
As lições do maior mestre de administração, a obra de William A. Cohen tem ótimas orientações para quem pretende tocar a vida profissional na área de gestão e liderança. Ele relata de forma clara e objetiva sobre como Peter Drucker lidava com aprendizagem, ensino e orientação a nomes importantes da gestão executiva mundial e seus alunos de programas de doutorado, nomes como Jack Welch que recebeu em 1999 a honraria de gestor do século da revista fortune. Cohen o autor dessa obra tem profunda admiração por seu mestre Peter Drucker.
(A leitura dessa RESENHA para um leitor MÉDIO como eu sou, durou 15 minutos).
Cohen nasceu no dia 25 de Junho de 1937 em Baltimore, Ele frequentou a academia militar dos Estados Unidos. Autor de livros sobre administração.
AÇÕES e ATITUDES de DRUCKER em SALA de AULA
Orientação importante sobre certo e errado, como construir autoconfiança, orientação sobre passado, presente e futuro, os problemas são diferente um do outro, desenvolva conhecimentos gerais, não tenha medo de fracassar, a venda pode ser menos trabalhosa, ética e leis, criando futuro, independência total não existe, conhecer para liderar, limites e fracasso, modelo de organização, painel de controle, estratégia, situação, formatos, motivação e princípios pessoais de Drucker.
Orientação importante sobre certo e errado: Para Drucker o que todo mundo sabe geralmente está errado, as aulas de Drucker segundo Cohen eram baseadas em experiências reais em trabalhos executados como consultor, Drucker usou um caso sobre a sucessão presidencial de uma determinada organização para justificar sua tese, após relatar sobre os procedimentos do presidente da empresa relacionado a dois vice-presidentes com teoricamente as mesmas condições para ocupar o cargo, Ele questionou a turma sobre qual teria sido a escolha do presidente, a maioria dos alunos apostaram na opção errada, portanto para Peter Drucker, o que todo mundo sabe normalmente está errado.
Como construir autoconfiança: O autor afirma que Drucker era muito claro em seus escritos e preleções, não gostava de títulos e gostava de ser chamado de Peter. Autoconfiança segundo autor é construída passo a passo e Drucker na infância e adolescência já se relacionava com pessoas ligadas à economia, direito, enfim, a casa de seus pais era frequentada por pessoas esclarecidas e, Ele gostava de conversar com essas pessoas, fez doutorado em direito e afirmava que fez por ser a pós-graduação mais fácil. Cohen aponta 04 maneiras para desenvolver autoconfiança: Atuar como executor não coroado, desenvolver expertise, usar imagens positivas mentais e agir com confiança. A autoconfiança de Drucker segundo o autor é em razão do seu sucesso em ampla variedade de áreas.
Orientação sobre passado, presente e futuro: Os gestores precisam tornar obsoleto o passado e, partir na frente da concorrência, mas muitas vezes acontece ao contrário, se apegam ao que deu certo no passado, se esquecem de promover incrementos para o presente e não se preocupam em criar um futuro. Segundo Drucker não se pode prever o futuro, mas podemos criar um futuro. Quase sempre o que foi sucesso no passado é o fracasso do presente e do futuro, as organizações precisam abandonar fatores de sucesso do passado e promover mudanças revolucionárias para criar seu futuro, o autor entende que a organização que deseja manter-se saudável precisa condenar a obsolescência os produtos e procedimentos de sucesso do presente e do passado.
Os problemas são diferentes um do outro: Drucker dizia que cada problema que fosse enfrentar, o enfrentava analisando, criticando para encontrar a saída, Ele dizia que seus conhecimentos do passado podiam ajudar apenas como comparativo porque cada problema tem suas próprias características e as soluções são diferentes para cada problema. Para Drucker a ignorância não é de todo ruim porque as experiências passadas normalmente podem estar erradas, pode ter sido perfeita naquele momento, mas com as mudanças diárias a solução para o problema em questão é diferente.
Drucker usava suas experiências de leituras e reflexões para ilustrar narrativa de suas teses, se baseia sempre em temas relacionados à igreja, cultura de povos, política, história, misticismo judaico, guerras e negócios. Ele ensinava o que fazer, mas não como fazer. Abordar o problema como se fosse único, não como se tivesse fórmula para solução, o autor afirma que para obter ótimos resultados na solução de problemas, é preciso não ter medo, fazer abordagem com ignorância. E, trabalhar muito para encontrar solução.
Desenvolva conhecimentos gerais: Peter Drucker antes de deixar a casa de seus pais já se esforçava para desenvolver conhecimentos gerais que lhe seriam importantes durante a vida, Ele procurava manter bom relacionamento e muita conversa com pessoas influentes que frequentam sua casa, amigos dos seus pais.
Trabalhar para adquirir conhecimento fora de sua área de especialização é aumentar suas chances de poder contribuir mais com as pessoas e com o ambiente, o autor reconhece que desenvolver conhecimento fora de sua área de atuação ajuda para uma gestão mais eficaz, aponta que a liderança como ponto forte para conquista de bons resultados, segundo o autor ser proativo, pensando e agindo como líder estratégico com habilidade e competência, lendo diariamente e criar hábito de escrever são formas de envolver-se com problemas complexos para se desenvolver como líder estratégico. Drucker dizia que o gestor estratégico de alto nível precisa se preocupar com a prática de preparação de pessoas para ocupar funções de alto nível.
Não tenha medo de fracassar: O autor concorda com o pensamento de Drucker no sentido de que para se tornar um gestor eficaz você não pode ter medo de fracassar, é preciso assumir riscos em suas decisões. O executivo não pode ter medo da demissão, precisa saber que sua função está ligada diretamente a riscos, demissão, projetos que não dão certo e outros, mas pensando nessas possibilidades, os executivos que precisam ser pessoas preparadas para ocupar suas funções, Eles trabalham para se preparar de forma a minimizar os riscos e obter sucesso em suas decisões. O executivo para ter sucesso não pode ter medo, mas deve sim manter seu currículo atualizado, procurar ser conhecido no seu mercado e aprender a escrever uma boa carta de vendas para usar em caso de necessidade.
A venda pode ser menos trabalhosa: Drucker afirmava que marketing e vendas em alguns casos são atividades antagônicas, Ele afirmava que o verdadeiro marketing foi inventado pelos japoneses no século XVII. Um antigo comerciante chegou a Tóquio vindo do interior do país e abriu o primeiro OUTLET de varejo com um conceito revolucionário sobre vendas. Até aquele momento toda atividade de vendas era feita diretamente por quem produzia ou cultivava o que vendia. Desse momento em diante nasceram as lojas gerais, vendiam de tudo sem ser dividido em departamentos, a partir do século XIX surgem as lojas de departamento, o varejista se desenvolve e passa a pesquisar o mercado e, com isso descobrir o que os consumidores necessitavam ou desejavam e, faziam isso antes de fazer compras para revenda. Foi a partir daí que a venda passou a ser menos trabalhosa, quem produziu ou cultivava passou a ser procurado pelos varejistas que compravam suas produções. Partindo daí o marketing se tornou base dos negócios. Estratégias e objetivos de marketing são pontos trabalhados para tornar a venda supérflua, mas Drucker entendia que esse propósito jamais seria atingido.
Ética e leis: O autor elogia a forma como Drucker passava sua visão sobre o tema, como Ele se referia aos grandes escândalos do mundo, com destaque para o mundo da política, o caso Watergate que envolveu o presidente Nixon dos EUA, a corrupção que atinge grande parte dos governos de todo o mundo, segundo o autor Drucker chamava atenção para o tema se referindo que ter um presidente que expressa altos valores éticos não é garantia de padrões éticos elevados e, como sempre tinha um bom repertório de histórias para ilustrar seus pontos de vista. Ele aponta casos de suborno, como mudanças das leis influenciam nos padrões da ética, levanta questões sobre ética e honra nos negócios, violação de regulamentos, ética nas pesquisas das empresas etc. Para Drucker ético é não fazer o mal e não prejudicar.
Criando futuro: Drucker afirmava que não se pode prever o futuro, mas é possível criar o futuro, comece definindo seu objetivo futuro, feito isso defina o que fazer para que se torne efetivo o seu plano para o futuro. (Cabe aqui um ensinamento do padre José Sometti, Você é Aquilo Que Pensa), não crie plano rígido para poder fazer os ajustes necessários ao longo do tempo, o autor faz um relato sobre a história do fisiculturista Ângelo Siciliano tese e ponto de vista de Drucker tem fundamento, o fisiculturista conseguiu atingir seus objetivos e conseguiu ganhar muito dinheiro, comenta também sobre sucesso da cantora Madonna.
O processo para criar seu próprio futuro segundo Drucker começa com objetivos e metas, determinar o que fazer hoje e no médio prazo para alcançar o objetivo futuro, não esqueça o passado, mas não faça prolongamento dele no presente nem no futuro. Mantenha sempre as decisões em direção ao foco do objetivo final.
Independência total não existe: Todos nós precisamos prestar contas, o autor afirma que Peter Drucker era bem humorado, seu bom humor ajudava didaticamente, em relação à responsabilidade e prestação de contas, o sucesso depende de todos, portanto todos precisam prestar contas de suas atribuições. Drucker criticava a distância salarial entre um alto executivo e o pessoal operacional, portanto os altos executivos precisam prestar contas de acordo com seus salários. Drucker entendia que a gerência e os empregados tinham responsabilidade conjunta pelo desempenho, Ele apontava a comunicação como um entrave para realização, Ele recomendava que se escrevesse tudo para evitar ruído de comunicação. O senso de responsabilidade e a prestação de contas ficam mais claros por meio de descrição de tarefas e pela comunicação de cima para baixo e vice-versa.
Conhecer para liderar: De forma geral, segundo o autor para liderar é preciso conhecimento sobre o liderado, portanto em sala de aula conhecer o aluno é básico na prática do ensino e aprendizagem, Drucker sabia o nome e como lidar com cada um de seus alunos. O autor e também Drucker entendem que para alcançar bons resultados em objetivos fica muito mais fácil quando se possui conhecimento sobre os liderados, em todas as áreas, educacional, militar, familiar, nos negócios e assim por diante.
O autor e também Drucker disponibilizam em suas preleções vários exemplos para dar sustentação a seus pontos de vista, tem a história de um general, de um reitor de universidade, orientação específica de como memorizar nomes, orientação para facilitar relacionamentos entre líder e liderados.
Limites e fracasso: O autor afirma que o princípio de Peter não tem nada a ver com Peter Drucker, inclusive Drucker não concorda com a tese que é de Laurence J. Peter, o princípio diz que todo empregado tende a subir até o nível de incompetência, Drucker dizia que o princípio é simplista, Thomas Watson da IBM, em relação a um vice-presidente que fracassou e achava que seria demitido, as empresas que aplicam o princípio de Peter exercem pressão sobre seus gestores e acabam errando. O clima de “zero erro” ou “zero fracasso” acarreta problemas.
Drucker dizia que ao contratar uma pessoa para determinado cargo, o gestor precisa verificar se a pessoa tem realmente capacidade para exercer as atribuições do cargo, refletindo sobre especificações do cargo, definir entre 3 ou 4 candidatos e discutir a escolha com colegas esclarecidos.
Drucker entendia que a alta gerência precisava ser mudada periodicamente para permitir mobilidade ascendente e o desenvolvimento de novas ideias e orientações.
Modelo de organização: Drucker dizia que as organizações de negócios tinham base em organizações militares e na igreja católica, hierarquia e formas institucionais minimizando o favoritismo, o nepotismo e outros fatores em detrimento da meritocracia.
Drucker afirmava que as forças armadas, em especial o exército, treina e desenvolve mais líderes que todas as outras instituições juntas, Ele aponta e recomenda atenção para três áreas da gestão militar, treinamento, sistema de promoções e liderança. No livro contém histórias que ilustram e justificam a posição de Drucker e do autor sobre o assunto.
Painel de controle: A criação do painel de controle gerencial foi proposto por um empresário visando ganhar competitividade para sua organização automatizando indicadores quantitativos e qualitativos. Drucker propôs aos alunos duas questões sobre o painel de controle: Identificar as informações que o empresário entregaria aos especialistas para quantificação e para determinação de suas relações com desempenho e o resultado. Segundo, reflitam e identifiquem as vantagens e desvantagens da proposta do empresário.
Drucker respondeu a pergunta de um aluno sobre se seria dele a ideia do painel de controle, a ideia além de não ser minha eu me opus ao projeto até que fosse descartado. O projeto não é bom por ser inviável, os fatores imprevisíveis, não quantificáveis como traço de personalidade de um ou mais executivos, experiências boas e más, condições climáticas, todas essas premissas podem gerar problemas tornando o produtos ou produtos desse sistema não confiáveis ou enganadores. A tecnologia precisa de mãos humanas para orientá-la, aplicá-la, interpretar resultados e tomar decisões com base em subsídios, a tecnologia não substitui o gestor nas análises conclusivas, nem na determinação de iniciativas.
Estratégia, situação e formatos: Segundo o autor, com base em suas reflexões em relação às orientações recebidas de Drucker, estratégias precisam ser desenvolvidas com base em situações de momento ou planejadas em direção à conquista de objetivos e metas, para o autor não existem fórmulas para desenvolvimento de estratégias, o que muitas empresas divulgam como política é na verdade estratégia “o cliente em primeiro lugar”, estratégia pura, inclusive base de sobrevivência da organização.
Drucker nunca reivindicava méritos próprios, sempre citava os executivos das empresas A e B que foram brilhantes na solução da situação tal.
Estratégia vem do grego “strategos”, arte de general, seja na guerra ou nos negócios, estratégia é estratégia. O autor comenta sobre a história de uma empresa pequena do setor de tecnologia que superou a IBM se utilizando de uma estratégia de nicho, focou em um mercado específico e ofereceu o melhor produto, serviço, marketing, com isso superou a gigante IBM, com a estratégia bem definida as chances de sucesso aumentam.
Motivação: Como motivar o trabalhador do conhecimento, trate seu pessoal com individualidade, trate cada colaborador da forma que ele deseja ser tratado, tem gente que precisa ser orientado e guiado, tem outra pessoa que é independente e tem iniciativa própria, enfim, cada um é um indivíduo, descubra como cada um gosta ou prefere ser tratado, com isso você conseguirá elementos que permitirá realizar motivação do pessoal, além dessa condição nunca é demais refletirmos sobre as teorias dos estudiosos sobre motivação, a teoria X, a teoria Y, enfim, procure tornar o trabalho interessante para o trabalhador, trate-o com respeito, reconheça um bom trabalho, permita que as pessoas desenvolvam suas habilidades, remunere de acordo com o desempenho, remunere o resultado.
Princípios pessoais de Drucker: Objetivos gerais da empresa, definir qual é realmente o negócio da empresa, quem são seus clientes, o que os clientes querem e consideram para satisfazer suas necessidades e desejos.
Todos nós possuímos qualidades e defeitos, portanto cabe a cada um desenvolver as próprias habilidades para atingir objetivos, um fator importante para cada um é se preocupar em contribuir de alguma forma com alguma coisa.
Autodesenvolvimento é importante na vida das pessoas, não se pode planejar o sucesso, mas é possível preparar-se para o sucesso. Todos precisam se conscientizar em desenvolver esforço e disciplina para caminhar na vida, a leitura de livros, segundo Peter Drucker garante muitas vantagens a quem pratica, porque possibilita adquirir conhecimentos gerais sobre todo tipo de assunto. Para Drucker quem sabe muito sobre pouca coisa fica em desvantagem em relação a quem desenvolve conhecimentos gerais. Drucker indica QUATRO ferramentas para autodesenvolvimento: Ler, escrever, ouvir e ensinar.
SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas. De vendedor de cocadas na rua até gerente de produtos da segunda maior varejista de eletro e móveis do Brasil. Quer ajuda? @altairpereira1957.
Curso DIGITAL e Livros digitais de negócios: https://deploac.my.canva.site/
LISTA de minhas leituras em 2023 você encontra em:
https://altair1957.blogspot.com/2023/12/especial2023-2024.html
LISTA de minhas leituras em 2024 você encontra em:
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