terça-feira, 13 de julho de 2021

Venda MAIS Percorrendo 10 Passos


          Tem uma afirmação de JIM HOHN (1930 – 2009) que acho perfeita, o sucesso na conquista de metas começa pela definição por escrito do plano de METAS. Não existem vendas sem metas.

          Todos somos VENDEDORES, começamos a vender antes mesmo de nosso nascimento, antes mesmo que nosso corpo físico seja visualizado, caso você tenha dúvida do que acabo de dizer, então darei a você agora uma prova de que a minha informação procede. Ao sermos concebidos pelos nossos pais e, no momento que a nossa mãe oferece a notícia a nosso pai, nesse momento acabamos de ofertar nosso primeiro PRODUTO, a felicidade. PRODUTO que, 100% da população mundial gostariam de possuir.

Link Da VideoAula No YouTube: https://youtu.be/0OssyTuM0_g

1 - SORRIR, procurar criar empatia.

          Uma dica mais do que importante para quem pretende ingressar na área comercial, pretende se tornar um agente de vendas é que ninguém gosta de lidar com pessoa de cara fechada, portanto, sorrir trabalhar para criar empatia com seu cliente é um ponto da maior importância para você que pretende ser um vendedor de sucesso. Empatia é a capacidade de nos colocarmos no lugar do outro, para compreender a forma como ele toma decisões, por exemplo, para negociar melhor. É a capacidade de compreender pensamentos e emoções. Sorrir com naturalidade faz com que você se torne mais simpático, a simpatia também ajuda muito na venda.

2 - Faça sua demonstração e ouça o cliente.

          Outro ponto muito importante apontado pelos especialistas é você precisa se dedicar para conhecer muito bem o seu produto e serviço, isso ajudará a fazer uma demonstração que transmitirá segurança ao seu cliente, leva o cliente a confiar no seu discurso, outro ponto importante sugerido pelos especialistas é que após a demonstração do seu produto, serviço ou idéia, você precisa ouvir com atenção máxima os argumentos do seu cliente, com isso seu cliente entende que você se preocupa com ele e, também te permite contra argumentar no caso de resistência do cliente. Faça perguntas e ouça com atenção os argumentos do cliente.            

3 - Trabalhe para personalizar as suas vendas.

          Garanta sua sobrevivência no mundo das VENDAS personalizando a venda como faz hoje a maioria das empresas, você já percebeu que todas as empresas pedem para você cadastrar com ela o seu CPF? Então é a partir daí que elas trabalham para personalizar vendas que fez a você, a partir do seu CPF as empresas conseguem fazer análise de comportamento de compra do seu cliente. Não sei qual será suas escolhas, portanto no seu caso a personalização pode ser feita a partir do cadastro do seu cliente que necessariamente pode não ser através do CPF de seu cliente, mas por diversos outros métodos, a tecnologia usada no mundo hoje é um facilitador nesse caso.  Procure impressionar positivamente seu cliente, procure ser diferente e descobrir formas de realizar desejos e sonhos dos clientes.

4 - Insista, só desista se perceber que o negócio pode não ser bom para ambas as partes.

          Os especialistas afirmam que tirar dinheiro do bolso das pessoas é muito difícil, portanto você precisa para ser vendedor de determinação, insistência e persistência, não pode desistir fácil, mas precisa usar um pouco de psicologia para perceber se o provável cliente necessita ou deseja o que você oferece, caso você perceba que nenhuma das duas opções esteja acontecendo na negociação comercial, então a probabilidade de você ter que desistir se torna muito provável. Não desista nunca se você tiver a certeza que o cliente necessita ou deseja o que você está ofertando.

5 - Não deprecie sua oferta.

          Não depreciar a sua oferta é não oferecer mais descontos sem que o cliente peça, não ficar inseguro achando que os valores que você pede pela sua oferta não é bom o suficiente até que o cliente apresente algum argumento nesse sentido, quando isso acontecer esteja preparado para contra argumentar e mostrar os benefícios da sua oferta.

6 - Respeite seu concorrente, mas procure apontar seus pontos fortes.

          Respeitar a concorrência é ser ético, mas agindo de forma clara e verdadeira, com conhecimento que seja irrefutável, você pode apontar os pontos fracos do seu concorrente, mas tenha cuidado para não mentir, porque mentira tem pernas curtas e, seu cliente se descobrir que você falta com a verdade para efetuar a venda, você corre o risco de perder o cliente. Aproveitando esse ponto do texto, acho importante passar a informação que sua venda só termina quando o cliente faz outra compra com você. 

7 - Conheça bem os seus produtos.

          Conhecer bem o seu produto, serviço ou a idéia que você oferta é ponto e condição importante para possibilitar que você consiga valorizar bem sua oferta para gerar lucro, saber com profundidade sobre sua oferta torna você mais seguro para argumentar, para fazer a melhor apresentação possível sobre a sua oferta, isso garante a você grande possibilidade de realização de negócios. Quando cliente percebe segurança na apresentação da oferta, com uma explanação convincente dos benefícios do produto oferecido, o fechamento do negócio fica apenas na dependência das condições econômica e financeira da negociação, desse ponto em diante existem técnicas que podem ser aprendidas para ajudar no fechamento.

8 - Cumpra suas promessas, não deixe de retornar uma ligação.

          Quem deseja ter sucesso no mundo das vendas precisa entender que cumprir o que promete aos clientes é uma condição primordial para negócios, não só para os negócios, mas também é uma questão de princípios pessoal, uma falha que deixa marca é você deixar de cumprir o que promete ao seu interlocutor, se esse interlocutor for uma criança, ela irá te cobrar até que você cumpra a promessa, se for um adulto, você corre o risco de perder sua credibilidade junto a essa pessoa, no caso de uma relação comercial, o cliente pode deixar de acreditar em você e procurar um novo fornecedor. Dar retorno é antes de tudo uma questão de educação. 

9 - Não ignore ou maltrate seu cliente.

          Esse é um ponto que nem precisaria ser mencionado, mas nunca é demais comentar sobre o assunto, porque tem agentes de vendas que às vezes se esquecem de que o cliente é seu patrão. É também uma questão de educação não ignorar ou maltratar pessoas.

10 - Procure usar seu conhecimento a seu favor, não para tirar conclusões precipitadas.

          Em muitos momentos achamos que sabemos mais que as outras pessoas, tiramos conclusões precipitadas das coisas, no mundo da venda isso pode ser muito ruim porque o cliente pode apenas não estar conseguindo entender direito o que está acontecendo, então ele pode está perguntando além do que você acha que é o necessário, pode parecer que não há interesse por parte do cliente, mas você pode estar enganado, enfim aqui tem uma infinidade de possibilidades que podem atrapalhar e dificultar para que você consiga resultados eficazes no seu trabalho de venda.

          CONCLUSÃO:

          Ao concluir esse trabalho tendo buscado informações em publicações de especialistas de renome internacional e, também especialistas de menos expressão e anônimos ficou claro que a literatura sobre GESTÃO EMPRESARIAL é extensa e rica. Eu pude perceber o quanto é importante trabalharmos para unir teoria à prática, com isso tenho convicção de que se torna possível melhorarmos muito a QUALIDADE dos nossos produtos e serviços levando as organizações a um crescimento sustentável com aumento expressivo de PRODUTIVIDADE para contribuir com o país para o seu crescimento econômico, político e social.

          REFERÊNCIAS: Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker, Philip Kotler, Soares Amora e outros. E, artigos diversos na internet.

          SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.


 

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