Tem uma afirmação de JIM HOHN (1930 –
2009) que acho perfeita, o sucesso na conquista de metas começa pela definição
por escrito do plano de METAS. Não existem vendas sem metas.
Todos somos VENDEDORES, começamos a
vender antes mesmo de nosso nascimento, antes mesmo que nosso corpo físico seja
visualizado, caso você tenha dúvida do que acabo de dizer, então darei a você
agora uma prova de que a minha informação procede. Ao sermos concebidos pelos
nossos pais e, no momento que a nossa mãe oferece a notícia a nosso pai, nesse
momento acabamos de ofertar nosso primeiro PRODUTO, a felicidade. PRODUTO que,
100% da população mundial gostariam de possuir.
Link
Da VideoAula No YouTube: https://youtu.be/0OssyTuM0_g
1 - SORRIR, procurar criar
empatia.
Uma dica mais do
que importante para quem pretende ingressar na área comercial, pretende se
tornar um agente de vendas é que ninguém gosta de lidar com pessoa de cara
fechada, portanto, sorrir trabalhar para criar empatia com seu cliente é um
ponto da maior importância para você que pretende ser um vendedor de sucesso. Empatia
é a capacidade de nos colocarmos no lugar do outro, para compreender a forma
como ele toma decisões, por exemplo, para negociar melhor. É a capacidade de
compreender pensamentos e emoções. Sorrir com naturalidade faz com que você se
torne mais simpático, a simpatia também ajuda muito na venda.
2 - Faça sua demonstração e
ouça o cliente.
Outro
ponto muito importante apontado pelos especialistas é você precisa se dedicar
para conhecer muito bem o seu produto e serviço, isso ajudará a fazer uma
demonstração que transmitirá segurança ao seu cliente, leva o cliente a confiar
no seu discurso, outro ponto importante sugerido pelos especialistas é que após
a demonstração do seu produto, serviço ou idéia, você precisa ouvir com atenção
máxima os argumentos do seu cliente, com isso seu cliente entende que você se
preocupa com ele e, também te permite contra argumentar no caso de resistência
do cliente. Faça perguntas e ouça com atenção os argumentos do cliente.
3 - Trabalhe para
personalizar as suas vendas.
Garanta
sua sobrevivência no mundo das VENDAS personalizando a venda como faz hoje a
maioria das empresas, você já percebeu que todas as empresas pedem para você
cadastrar com ela o seu CPF? Então é a partir daí que elas trabalham para
personalizar vendas que fez a você, a partir do seu CPF as empresas conseguem
fazer análise de comportamento de compra do seu cliente. Não sei qual será suas
escolhas, portanto no seu caso a personalização pode ser feita a partir do
cadastro do seu cliente que necessariamente pode não ser através do CPF de seu
cliente, mas por diversos outros métodos, a tecnologia usada no mundo hoje é um
facilitador nesse caso. Procure
impressionar positivamente seu cliente, procure ser diferente e descobrir formas
de realizar desejos e sonhos dos clientes.
4 - Insista, só desista se
perceber que o negócio pode não ser bom para ambas as partes.
Os especialistas
afirmam que tirar dinheiro do bolso das pessoas é muito difícil, portanto você
precisa para ser vendedor de determinação, insistência e persistência, não pode
desistir fácil, mas precisa usar um pouco de psicologia para perceber se o
provável cliente necessita ou deseja o que você oferece, caso você perceba que
nenhuma das duas opções esteja acontecendo na negociação comercial, então a
probabilidade de você ter que desistir se torna muito provável. Não desista
nunca se você tiver a certeza que o cliente necessita ou deseja o que você está
ofertando.
5 - Não deprecie sua
oferta.
Não depreciar a
sua oferta é não oferecer mais descontos sem que o cliente peça, não ficar
inseguro achando que os valores que você pede pela sua oferta não é bom o
suficiente até que o cliente apresente algum argumento nesse sentido, quando
isso acontecer esteja preparado para contra argumentar e mostrar os benefícios
da sua oferta.
6 - Respeite seu
concorrente, mas procure apontar seus pontos fortes.
Respeitar a
concorrência é ser ético, mas agindo de forma clara e verdadeira, com
conhecimento que seja irrefutável, você pode apontar os pontos fracos do seu
concorrente, mas tenha cuidado para não mentir, porque mentira tem pernas
curtas e, seu cliente se descobrir que você falta com a verdade para efetuar a
venda, você corre o risco de perder o cliente. Aproveitando esse ponto do
texto, acho importante passar a informação que sua venda só termina quando o
cliente faz outra compra com você.
7 - Conheça bem os seus
produtos.
Conhecer bem o
seu produto, serviço ou a idéia que você oferta é ponto e condição importante
para possibilitar que você consiga valorizar bem sua oferta para gerar lucro,
saber com profundidade sobre sua oferta torna você mais seguro para argumentar,
para fazer a melhor apresentação possível sobre a sua oferta, isso garante a
você grande possibilidade de realização de negócios. Quando cliente percebe
segurança na apresentação da oferta, com uma explanação convincente dos
benefícios do produto oferecido, o fechamento do negócio fica apenas na
dependência das condições econômica e financeira da negociação, desse ponto em
diante existem técnicas que podem ser aprendidas para ajudar no fechamento.
8 - Cumpra suas promessas,
não deixe de retornar uma ligação.
Quem
deseja ter sucesso no mundo das vendas precisa entender que cumprir o que
promete aos clientes é uma condição primordial para negócios, não só para os
negócios, mas também é uma questão de princípios pessoal, uma falha que deixa
marca é você deixar de cumprir o que promete ao seu interlocutor, se esse
interlocutor for uma criança, ela irá te cobrar até que você cumpra a promessa,
se for um adulto, você corre o risco de perder sua credibilidade junto a essa
pessoa, no caso de uma relação comercial, o cliente pode deixar de acreditar em
você e procurar um novo fornecedor. Dar retorno é antes de tudo uma questão de
educação.
9 - Não ignore ou maltrate
seu cliente.
Esse é um ponto
que nem precisaria ser mencionado, mas nunca é demais comentar sobre o assunto,
porque tem agentes de vendas que às vezes se esquecem de que o cliente é seu
patrão. É também uma questão de educação não ignorar ou maltratar pessoas.
10 - Procure usar seu
conhecimento a seu favor, não para tirar conclusões precipitadas.
Em
muitos momentos achamos que sabemos mais que as outras pessoas, tiramos
conclusões precipitadas das coisas, no mundo da venda isso pode ser muito ruim porque o cliente pode apenas não estar
conseguindo entender direito o que está acontecendo, então ele pode está
perguntando além do que você acha que é o necessário, pode parecer que não há
interesse por parte do cliente, mas você pode estar enganado, enfim aqui tem
uma infinidade de possibilidades que podem atrapalhar e dificultar para que
você consiga resultados eficazes no seu trabalho de venda.
CONCLUSÃO:
Ao concluir esse trabalho tendo
buscado informações em publicações de especialistas de renome internacional e,
também especialistas de menos expressão e anônimos ficou claro que a literatura
sobre GESTÃO EMPRESARIAL é extensa e rica. Eu pude perceber o quanto é
importante trabalharmos para unir teoria à prática, com isso tenho convicção de
que se torna possível melhorarmos muito a QUALIDADE dos nossos produtos e
serviços levando as organizações a um crescimento sustentável com aumento
expressivo de PRODUTIVIDADE para contribuir com o país para o seu crescimento
econômico, político e social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário