Gestão, Marketing e Vendas
Por Altair Pereira e Emerson Palomo
O texto a seguir trata da fabricação, logística e distribuição de produtos e relata um caso de empreendedorismo de sucesso e, que devido a má gestão hoje sobrevive sob os cuidados de empreendedores que não são os descendentes do fundador. A empresa é a MaGestao S/A fundada em 1957, na cidade de Limeira, SP. por Sebastião Dias, a empresa iniciou sua operação atuando em quatro segmentos básicos: Produção e comercialização de sucos, atividades ligadas a frigoríficos, transportes e fabricação de equipamentos. A empresa mais tarde mudou sua razão social e passou a chamar Plantas Frutíferas S/A, conhecida no mercado como sucos gelados, que se tornou sua marca principal. Obs: MaGestao, nome criado para substituir o nome da empresa.
Aqui trataremos com maior profundidade da produção e comercialização dos sucos e, trataremos também dando menos ênfase à atividade ligada ao transporte e fabricação de equipamentos. Não trataremos do assunto frigorífico.
A atividade principal da empresa é a produção e fabricação de sucos, a atividade representa mais de 50 por cento do faturamento da empresa.
A empresa atende basicamente ao mercado interno, tendo como seus principais clientes as empresas de refeições coletivas, as cozinhas industriais que tem como seus clientes basicamente as grandes empresas dos segmentos comerciais, industriais, construção civil, as empresas ligadas ao turismo; hoteis, pousadas e outros. As empresas citadas acima consomem basicamente os produtos da linha institucional, o produto é servido a granel em máquinas refresqueiras.
A empresa fabrica e comercializa produtos (sucos), também para o mercado de varejo, sucos prontos para beber em embalagens diversas, embalagens Longa Vida, copos plásticos e garrafas plásticas.
A empresa trabalha também com atividades ligadas ao frigorífico, transportes e fabricação de equipamentos, mas vamos focar aqui basicamente na fabricação e distribuição de sucos.
O texto oferece oportunidade para conhecimento sobre os processos administrativo, fabril, operacional, logístico, comercial e marketing da empresa.
O trabalho tem como base bibliográfica material promocional documental da empresa tais como: manual de instruções, fichas técnicas, catálogos de produtos e outros materiais que foram fornecidos por seu responsável técnico da empresa João Flávio.
Eu estou publicando esse trabalho no meu blog só agora no ano de 2013, mas quero chamar atenção de quem se interessar pelo assunto, este trabalho foi feito para o desenvolvimento e apresentação de um seminário no mês de Setembro do ano de 2001 e, não farei atualizações.
A empresa foi fundada em 1957, na cidade de Limeira, SP. por Sebastião Dias, com o nome de MaGestao S/A, em 1990 deixou a cidade de Limeira e foi transferida para São Paulo – Capital – a partir de 1996 a empresa passou a ser dirigida por João Dias, a empresa é constituída de capital 100 por cento nacional. O objetivo principal do trabalho era a produção, embalagem e comercialização e marketing dos sucos da empresa MaGestao S/A. Os incentivos fiscais oferecidos pela prefeitura municipal de Ubá Minas Gerais atraiu a unidade fabril da empresa para aquela cidade, os seus dirigentes implantaram e, fizeram funcionar por muitos anos naquela localidade a produção dos sucos que hoje tem a marca GOSTOSO, uma marca consolidada no mercado. A fábrica de equipamentos, as refresqueiras utilizadas para gelar o produto e fazer a distribuição a granel dentro dos refeitórios das grandes, médias e pequenas empresas, através das empresas de refeições coletivas tais como: GR, Sapore, Sodexo, Puras e outras tantas. A Diretoria Geral da Empresa, juntamente com as gerências comercial e financeira funcionava centralizada em um prédio comercial na Vila Jaguara na cidade de São Paulo. Visando facilitar a logística e a distribuição dos seus produtos, a empresa mantinha filiais com STAFF montado para melhor atender seus clientes nas seguintes cidades: Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. O faturamento está distribuído da seguinte forma: A divisão de sucos é responsável por mais de 65% (sessenta e cinco por cento) do total e o restante está distribuído entre as atividades do frigorífico, do transporte e dos equipamentos. A empresa trabalha nos dias de hoje com duas linhas de sucos, a linha institucional e, a linha de sucos prontos para beber, a faturamento está distribuída da seguinte forma nas linhas de suco, a linha institucional, os sucos consumidos pelas empresas de refeições coletivas e distribuídos por essas empresas a granel nos seus restaurantes para seus clientes, responsável por 70% (setenta por cento) do faturamento dos sucos, ficando os 30% (trinta por cento) restantes, faturados pela linha de sucos destinados ao varejo, ou seja, a linha pronta para beber. Principais clientes consumidores da linha de sucos vendidos de forma concentrado para ser diluído com água, refrigerado nas máquinas refresqueiras e, distribuído a granel nos restaurantes dentro das empresas: Cervejaria Kaiser, Cia Siderúrgica de Tubarão (CST), Cia Siderúrgica Nacional (CSN), Fiat
Automóveis, General Motors (GM) e, outras tantas. A maior parte desses clientes são os clientes da linha institucional, consomem o suco da má gestão através das grandes concessionárias de refeições coletivas: A GR, a Sapore, a Sodexo, a Puras e outras tantas menores e menos conhecidas. Os maiores consumidores dos sucos prontos para beber, ou seja, clientes do varejo são: Os grandes hipermercados, os supermercados, grandes, médios e pequenos distribuidores. Os sucos prontos para beber também são muito bem consumidos nas companhias aéreas.
Referências Bibliográficas:
ABIA – Manual da Associação Brasileira da Indústria de Alimentação. Normas estabelecidas pelo regulamento da lei nº 8918 de 14 de Julho de 1994, aprovada pelo decreto nº 2.314 de 04 de Setembro de 1997.
Artigo editado em Junho de 2024.
SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas. De vendedor de cocadas na rua até gerente de produtos da segunda maior varejista de eletro e móveis do Brasil. Quer ajuda? @altairpereira1957.
Curso DIGITAL e Livros digitais de negócios: https://deploac.my.canva.site/
LISTA de minhas leituras em 2023 você encontra em:
https://altair1957.blogspot.com/2023/12/especial2023-2024.html
LISTA de minhas leituras em 2024 você encontra em:
Nenhum comentário:
Postar um comentário