sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

VAREJO e Suas Mudanças...

História, Evolução e Marketing


          O VAREJO é uma das atividades mais antigas existentes no mundo, desde que os bens eram produzidos de forma artesanal, o excedente da produção já era comercializado, ou seja, permutado, vendido para terceiros.

         O varejo ao longo do tempo evoluiu de forma dinâmica, acompanhado o crescimento da população mundial, sendo responsável inclusive por mudanças estruturais dos povos desde a antiguidade, com o nascimento da burguesia, o enriquecimento do cidadão que não fazia parte da elite, o cidadão que fazia parte de um extrato social menos favorecido, o crescimento da economia da época, o desenvolvimento social, enfim, o aumento das necessidades de conhecimentos, de consumo de produtos, de educação para dar suporte aos novos tempos. Tudo isso teve e, leva a evolução do varejo, com ligação forte ao aumento das necessidades e desejos dos povos, aumentando progressivamente o consumo dos povos e como consequência exigindo mais e mais a evolução do mercado de varejo.

          Levando-se em conta a importância da atividade varejista na economia e para a sociedade num todo, resolvi publicar esse material para contribuir de alguma forma com as pessoas que buscam informações sobre este tema, o material é genérico não contém profundidade, tem como objetivo apenas disponibilizar algumas informações históricas e de evolução do varejo, inclusive não tive nenhuma preocupação em respeitar a cronologia dos fatos referente ao assunto.

          Segundo os especialistas, a história do varejo demonstra tendência de se enquadrar a partir das mudanças estruturais percebidas.

        De acordo com estudiosos, os registros do comércio da Antiguidade, junto com relíquias do comércio descoberto em antigas ruínas, já mostravam a existência de varejistas; afirmação de Henry Richter, ele dizia também que os varejistas tinham fama muito ruim, fama de mentirosos. A mentira no varejo de hoje não tem espaço, mas ainda temos muitas empresas e vendedores que insistem em mentir e tentar ludibriar as pessoas; basta observarmos o número de reclamações existentes nos PROCONs pelo Brasil.

         Durante o Império Romano surgiram muitas lojas e shopping centers em Roma. As lojas tinham placas do lado de fora para designar as mercadorias trabalhadas.
A queda do Império Romano causou queda no varejo da época.
A revolução industrial organizou a produção em massa e em série, com isso o comércio teve uma grande alavancagem e, tornou-se necessário implementar os métodos de administração visando o crescimento.

       O desenvolvimento do comércio no Brasil teve uma grande alavancagem (crescimento), na época da colônia, ainda sobre o domínio de Portugal. Os portugueses controlavam as operações e suas conquistas.

          O comércio varejista brasileiro cresceu baseado na agricultura, pecuária e mineração.

    O pau brasil, o açúcar e o café foram os principais responsáveis pelo crescimento e reconhecimento do comércio no Brasil.

       O comércio varejista brasileiro é composto de mais de quinhentas grandes companhias, com (patrimônio de bilhões de dólares), estão inclusos nesse segmento cadeias de supermercados, lojas de departamentos, redes de drogarias, magazines de vestuários, revendedores de automóveis, comércio eletrônico (internet) e outros. Este segmento é sem dúvida uma das saídas que poderá e muito contribuir para a melhoria do nível de emprego da população, assim como participar efetivamente na melhoria do potencial econômico do país.

          Com a evolução do comércio, torna-se necessário a criação de novos métodos para auxiliar as pessoas que desempenhavam funções no comercio varejista.

         No varejo de hoje, tornou-se muito mais necessário o desenvolvimento de trabalhos que possam auxiliar os profissionais ligados ao ramo varejista de comércio, isso acontece devido ao aumento da concorrência, a comunicação que a cada dia se torna mais rápida, obrigando aos profissionais a se aperfeiçoarem para atender as mudanças econômicas que ocorrem com muita rapidez, e também a necessidade de expansão dos negócios que faz a cada dia que as empresas se fundam originando redes de lojas cada dia maior. Hoje temos como exemplo a junção ao Grupo Pão de Açúcar que incorporou empresas tais como: Casas Sendas do RJ, Globex Utilidades S/A (Ponto Frio), também do RJ e Casas Bahia SP.

         Para que o varejo tenha sempre sucesso é necessário prospectar sempre na busca do aumento de pontos de vendas, aumentando a rede, possibilitando com isso a geração de mais empregos e aumento na receita da organização, sempre visando o lucro.

       Desenvolver de forma sistemática treinamento na equipe de pessoal visando sempre a atualização do quadro funcional para a perpetuação da organização e, também para acompanhar a evolução da tecnologia e também dos diversos processos novos que surgem todos os dias.

       Desenvolver sistematicamente novos fornecedores. Da mesma forma que buscamos todos os dias novos clientes, através de pesquisas e outros meios, devemos agir em busca de novos fornecedores visando atender os anseios dos nossos consumidores, as necessidades e desejos aumentam diariamente, principalmente no mundo de hoje com as informações acontecendo a alta velocidade.

          Estar sempre atento às inovações tecnológicas para evitar a obsolescência

      Definição de Varejo: Existem algumas definições de varejo, todas relatam mais ou menos a mesma coisa.

       São organizações comerciais que compram grandes quantidades de mercadorias e revendem para consumidores finais em quantidades fracionadas.

         A definição que me parece bem adequada é a da AMA. (Associação Americana de Marketing).

     “É uma unidade de negócio que compra mercadorias de fabricantes, atacadistas e outros distribuidores e vende diretamente a consumidores finais e eventualmente a outros consumidores”.

          O varejo é uma das atividades mais antigas do mundo, desde que os bens eram produzidos de forma artesanal, o excedente da produção já era comercializado em forma de troca, ou seja, comercializados com terceiros.

         A vida dos profissionais de administração, principalmente dos profissionais ligados diretamente a área de marketing não é fácil, é necessário, competências, habilidades, agilidade, criatividade, conhecimento, desenvolvimento contínuo e muito trabalho, para ajudar as organizações a se manter atualizadas para sobreviverem no mercado globalizado que se torna a cada dia mais competitivo.

         A responsabilidade do administrador no varejo é da maior importância para a economia e para o desenvolvimento do país.

     A atividade varejista em lojas está distribuída segundo Valter Rodrigues relata em seu livro Marketing no Varejo, 2ª edição. São Paulo: ed. Globo, 1995 em 3,5 milhões de lojistas, com aproximadamente 7 milhões de pontos de vendas, gera 15 milhões de empregos diretos.

       Conhecimento é ferramenta importante para perpetuação dos negócios, desde há muito tempo atrás, com a velocidade e evolução que ocorre no mundo de hoje, torna-se ainda mais importante para acompanhar as transformações que estão ocorrendo.

       O conhecimento e a informação são bases para o sucesso dos empreendimentos varejistas na atualidade.

      A combinação da “ciência e da arte” do varejo pelos profissionais do setor é que levarão as empresas a sobrevivência e ao crescimento.

     O varejo encontra-se em franca expansão e, justamente por causa dessa expansão se torna necessário a adoçam de avançadas tecnologia da informação e de gestão. Com isso o comércio varejista passa a ser cada dia mais importante no sistema de distribuição e para a economia do país.

        As empresas de varejo precisam se preparar nas áreas estratégica, técnica, financeira e gerencial, para se manterem competitivas e sobreviverem no mercado globalizado dos dias de hoje, só assim os objetivos traçados nos planejamentos tendem a ser atingidos com a eficácia desejada .

        As más notícias, a instabilidade no varejo, todo esse cenário adverso é combatido pelas empresas modernas através de suas administrações competentes.

       As empresas têm sido mais exigidas pelo consumidor no que diz respeito a seus produtos e prestação de serviços ligados a esses produtos.

        A pressão competitiva do acesso aos mesmos recursos tecnológicos, financeiro e operacional, determina um cenário comum para as empresas e as torna cada vez mais cerradas, a competição em busca do consumidor final.

         As empresas varejistas estão procurando se diferenciar uma das outras através dos serviços que prestam a seus clientes, as empresas pretendem com a prática de oferecer melhores serviços, fidelizar seus clientes.

       O marketing se torna cada dia mais importante para a sobrevivência das empresas, atualmente todas as empresas estão se nivelando nas suas prestações de serviços, preços, automação, etc. A vantagem competitiva dentro de determinada organização varejista poderá ser alcançada através dos profissionais de marketing da empresa.

         As principais recomendações de marketing para as empresas varejistas são as seguintes:

       O administrador varejista deve estar sempre atento às informações de marketing, para reagir sempre as mudanças que ocorrem hoje no ambiente que se torna cada vez mais globalizado e mudando muito rapidamente.

         A segmentação deve ser feita com precisão para que seja possível definir as estratégias para o melhor atendimento às necessidades e desejos dos consumidores.

         A localização das unidades de negócios deve ser feita seguindo as orientações da teoria para que se evite cometer erros e com isto gerar prejuízos para a empresa.

      A seleção de fornecedores deve ser bem feita para que as compras sejam efetuadas com eficiência e as mercadorias atinjam um giro eficaz gerando sempre lucro para a organização.

       Preço, a principal variável controlável do marketing, deve ser formado de forma competitiva e mostrando forte atratividade para o mercado.

      As promoções devem ser efetuadas de forma agressiva e inteligente, principalmente a propaganda, para atrair o máximo possível de consumidores para as unidades de negócio da empresa.

         Os administradores da empresa devem manter as relações públicas visando obter informações e facilitar ações e também possibilitar tomadas de decisões que facilitem a vida da organização.

      O recrutamento e seleção de vendedores para a empresa deverá seguir orientações teóricas visando a contratação do pessoal de venda de forma a buscar os melhores resultados em vendas possíveis para a organização.

         A vigilância constante às ações da concorrência poderá ser uma boa forma para combatê-la e também melhorar os processos para atingir os objetivos traçados.

         O planejamento estratégico da organização deve ser formal e escrito observando oportunidades e ameaças de maneira clara, objetiva e muito bem detalhada. Os administradores devem ficar atentos aos desvios para não permitir o distanciamento dos objetivos traçados. São as correções rápidas que levará a organização a conseguir sucesso no seu planejamento.

REFERÊNCIAS:

Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Alexandre Las Casas, Idalberto Chiavenato, Juracy Parente, Peter Drucker, Philip Kotler e outros. E, artigos diversos na internet.

         
          SOBRE Altair Pereira - Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.

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