sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Produtividade e QUALIDADE...

Gestão, Marketing e Vendas

          O texto discutirá a necessidade de se tomar cuidados especiais com a QUALIDADE de produtos e serviços e com aperfeiçoamento de processos e, atendimento a clientes internos e externos, com isso tornar possível automaticamente o aumento da produtividade que é o objetivo de todas as organizações.

           O assunto QUALIDADE é infinito, mas esse texto faz abordagem sobre as 7 ferramentas da QUALIDADE, sobre os 5 Ss e sobre a certificação ISO.

       O texto mostrará a necessidade do comprometimento de todos os níveis hierárquicos da organização para que a melhoria continua da QUALIDADE se torne possível.

          A partir do término da segunda guerra mundial em 1950, William Edwards Deming (1900 – 1993), estatístico e professor universitário, nascido nos Estados Unidos e Joseph Moses Juran (1904 – 2008), Engenheiro Eletricista nascido na Romênia e que passou a morar nos Estados Unidos a partir de 1912 começaram a revolução em prol da mudança de consciência do empresariado mundial e, foi o Japão o país que mais sofreu com a guerra que acatou e implementou a teoria da QUALIDADE total.

        A preocupação dos estudiosos da administração com a qualidade para gerar aumento de produtividade vem de longa data, mas intensificou-se com Frederick W. Taylor (1856 – 1915) através da Administração Científica, onde a principal contribuição para a administração foi o estudo dos tempos e movimentos nos processos produtivos.

         Outra contribuição importante veio de Henri Fayol (1841 – 1925) com a Teoria Clássica da Administração que pregava a busca máxima da eficiência organizacional caracterizada pelo olhar analítico e crítico sobre a organização como um todo, com atenção máxima dispensada aos níveis estratégico, tático e operacional.

       Após a segunda guerra mundial, com o aumento da globalização, a competição entre as empresas aumentou muito, isso levou os empresários do mundo todo a se preocupar com a melhoria na QUALIDADE dos seus produtos e serviços para se manter competitivas e, para conquistar a cada dia mais mercados.

        A partir do término da guerra, em 1950, William Edwards Deming (1900 – 1993) estatístico e professor universitário, americano e, Joseph Moses Juran, nascido na Romênia (1904 – 2008) que em 1912 passou a morar nos Estados Unidos e formou-se em Engenharia Elétrica, estudiosos da QUALIDADE, souberam aproveitar a oportunidade de transformação que ocorria no mundo naquele momento para empregar a teoria dos seus estudos sobre QUALIDADE para atender a necessidade e oportunidade que os empresários japoneses ofereceram a eles.

         DEMING trabalhou para contribuir com executivos japoneses para melhorar projetos, qualidade de produtos, testes e vendas, inclusive, as vendas para o mercado Global, utilizando métodos diversos. Ele é considerado o estrangeiro que fez contribuições significativas na fabricação de produtos inovadores de alta qualidade que gerou grande impacto sobre a indústria e a economia japonesa.

          JURAN, em meados da década de 50 na Toyota foi o primeiro a atribuir qualidade a Estratégia Empresarial. Para Juran são duas as formas de se definir QUALIDADE, a primeira é utilizada para designar um produto que possui as características procuradas pelo consumidor, a segunda é a ausência de falhas e deficiência para não permitir aumento de custos.

          DEMING e JURAN são considerados os pais da revolução da QUALIDADE total do Japão, o que ajudou o país a se tornar uma potência mundial.

          Os especialistas afirmam que a (TQM) Gestão da QUALIDADE nas empresas atua para gerar melhoria continua de PRODUTOS, SERVIÇOS e PROCESSOS com objetivo de aumentar produtividade gerando produção de produtos e serviços com melhor QUALIDADE para atendimento de necessidades e desejos de consumidores; através dessa ação gera mais lucro para a organização que tende a se perpetuar no tempo; tem como objetivo também identificar e solucionar problemas para diminuir perdas; a identificação dos problemas serve como diagnóstico para os gestores utilizar as informações; analisar, criticar e determinar as ações corretivas; os gestores segundo os especialistas precisam administrar durante todo o processo; ação que permiti reduzir dispersões e isolar causas; com isso melhorar a QUALIDADE dos produtos a serem oferecidos aos clientes; os gestores da QUALIDADE devem prevenir tudo que for possível e, nunca permitir que um problema se repita. Para os especialistas todas essas ações se tornam possíveis com as informações geradas pelas FERRAMENTAS da QUALIDADE.

         Quando discutimos o assunto QUALIDADE para aumentar a produtividade se torna claro a necessidade de cuidarmos do assunto melhoria continuada em todos os processos, começando pela criação de planos eficientes para todas as atividades dentro da organização, começando de cima para baixo na pirâmide organizacional, do nível estratégico no pico da pirâmide, passando pelo nível intermediário, o nível tático, até o nível operacional. As lideranças dentro das organizações precisam entender a necessidade de levar os membros das equipes operacionais a se comprometerem na busca de melhoria continua para gerar resultados com eficiência e com isso atingir eficácia nos objetivos traçados.

Referências Bibliográficas:

REFERÊNCIAS:

Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jeremy Main, Peter Drucker, Philip Kotler e outros. E, artigos diversos na internet.



          SOBRE Altair Pereira - Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Identificar e selecionar mercados

Marketing

          A segmentação conforme definição de alguns especialistas no assunto é a definição do público alvo a ser atendido nas suas necessidades e desejos. Ela ocorre quando o administrador passa a agrupar os consumidores com características comuns trabalhando sempre para gerar o maior e melhor resultado possível com o menor esforço possível.

          O Mercado ou mercados alvos buscados através da segmentação são: Mercados de Consumo pessoal, o produto é comprado para uso pessoal e, mercado de consumo industrial, o produto ou insumo é comprado para uso na fabricação de outros produtos, ou para ajudar no desempenho operacional da empresa sempre com a intenção de atender necessidades e desejos e para gerar lucros e riquezas.

         A segmentação tem base também na diferenciação, que é a distinção entre produtos, como o próprio nome sugere a diferenciação entre produtos é verificada por fatores como benefícios oferecidos pelo produto, formato, embalagens, cores e outros tantos. Ex: Modelos diferentes de carros, uniformes de clubes, modelos das roupas que usamos e, outros.

          A segmentação é baseada nas diferenças entre mercados de consumo, consumo das pessoas, consumo industrial.

      Outro fator importante são os hábitos e as atividades rotineiras dos consumidores, sempre com o mesmo padrão, adquiridos pela repetição. Ex: cheque pré-datado, uso do cartão de crédito, os hábitos de compras em ruas de comércio ou em shoppings centers, enfim, os costumes que as pessoas adquirem.

          Os desejos e necessidades definidos por KOTLER são condições que os consumidores têm para satisfazer situações de consumo em relação a sua sobrevivência e também a seu status EX: Aquisição de um automóvel pode ser para atender uma necessidade de transporte ou demonstração de “status”.

       A segmentação é o processo de agregação de consumidores com características homogêneas, diferenciando de outros grupos com objetivo de planejar programas de MARKETING que se aproximem mais da satisfação de desejos e necessidades de um grupo ou grupos escolhidos como mercado alvo.

          CONCLUSÃO:

         Após analise dos estudos sobre segmentação de mercado fica claro que um bom trabalho de segmentação para descobrir e definir o mercado em que se pretende atuar facilita as ações de planejamento, organização, gestão para que os negócios venham a atingir os objetivos desejados atingindo eficiência para levar a eficácia e a perpetuação que é o objetivo maior da criação de todo e qualquer empreendimento. Altair Pereira, 02-11-2015.

EDITADO EM 07 DE DEZEMBRO DE 2024.

REFERÊNCIAS: Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker, Philip Kotler, Soares Amora e outros. E, artigos diversos na internet.

SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.

domingo, 23 de agosto de 2015

04 Estratégias para EMPREENDER...

#Negócios

        O texto a seguir tem como objetivo fazer uma ligação entre semeadura, empreendimento e gestão de negócios. No mundo do empreendimento tudo nasce de um pensamento, a idéia brota no pensamento da mesma forma que brota uma planta. As árvores nasceram, brotaram através de uma semente lançada pelas fezes de um pequeno pássaro diretamente da natureza para a natureza ou, plantada através de uma muda pelo homem.

         Um empreendimento também tem o mesmo princípio, uma idéia pode surgir a partir de um estímulo que alguém lançou no seu pensamento, uma idéia que pode ter nascido do seu próprio pensamento ou, através de uma oportunidade, um conselho, uma orientação. A partir daí é planejar, organizar, dirigir e controlar para conseguir colheitas extraordinárias.

PALAVRAS-CHAVE: Gestão. Decisão. Marketing. Vendas.
Por Altair Pereira - altair.flavio@gmail.com

        Considerando a literatura de autores consagrados, para se ter sucesso ao se EMPREENDER deve-se considerar e procurar se orientar de acordo com os 4 pilares básicos de sustentação para empreendimentos. O primeiro pilar é a boa e eficiente GESTÃO DO NEGÓCIO, nesse pilar trataremos com maior ênfase o perfil ideal para o Administrador de Empresas com suas principais tarefas a ser executadas visando atingir os objetivos traçados, outro ponto importante é o processo de DECISÕES, aqui tratado também como um pilar devido a sua importância no processo de administrar. O terceiro pilar é a GESTÃO de VENDAS, é nesse pilar que estão centralizadas as condições básicas relacionadas às condições econômicas e financeiras da organização. A Gestão de Vendas seguindo orientações da literatura com ações voltadas para construção de equipes habilidosas e competentes, com membros dedicados e comprometidos dispostos a se atualizar constantemente e, que trabalhem com pensamentos e atitudes positivas buscando a inovação como condição primordial para acompanhamento das condições apertadas imprimidas pelos mercados nos dias atuais. O quarto pilar é ESTRATÉGIA de MRKETING, é através do pilar Estratégia que se corrige cursos, os mercados nos dias atuais está cada vez mais competitivo isso leva os Administradores a trabalhar incansavelmente corrigindo rotas para continuar na direção dos objetivos traçados.

          REFERÊNCIAS:
Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Peter Drucker, Philip Kotler e outros. E, artigos diversos na internet.
         
          SOBRE Altair Pereira - Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.

domingo, 29 de março de 2015

Computador, você tem medo DELE?

#Educação
           O texto visa unir teoria e prática para aplicação no dia a dia dos usuários de computador e futuros usuários que por algum motivo tem receio de interagir com o equipamento. O texto tem como objetivo principal tratar dos princípios básicos para utilização do computador como ferramenta indispensável para a comunicação e para facilitar tarefas administrativas nos dias atuais, discorrendo sobre: Internet, sistemas operacionais e programas aplicativos tais como: Editores de texto, Planilhas eletrônicas, programas para banco de dados, programas aplicativos para apresentações.

           O texto não será um manual de informática, principalmente porque não me sinto capacitado para escrever tecnicamente sobre o assunto, o artigo tem como objetivo principal levar o leitor a refletir sobre as facilidades oferecidas pelo uso da tecnologia existente e que é levada através dos computadores aos usuários. Através de estudos bibliográficos e apuração prática, vou procurar discorrer sobre hardware, software e, também sobre aplicativos usados nas tarefas do dia a dia.

          O computador foi criado para facilitar e agilizar confecção de tarefas pelos usuários auxiliando nas diversas tarefas que antes da sua criação era feito de forma artesanal. O uso apropriado do computador, a inclusão digital, se tornou quase imprescindível nos tempos modernos.

          Tomei a decisão de escrever este texto após ter concluído um curso de informática. Após a conclusão do curso, eu e os demais alunos do curso terminamos o curso, fomos diplomados, mas deixamos o curso e, muitos de nós não sabíamos configurar um endereço de e-mail, muito menos o que era um software aplicativo. Outro motivo que me levou a ter a idéia sobre o tema foi após a admissão da minha esposa Élida por uma grande empresa para trabalhar no departamento de Call Center.

          Observando a dificuldade dos meus colegas de turma no curso de informática e, o estado de terror, isso mesmo, terror que tomou conta da minha esposa quando ela percebeu que teria que enfrentar o computador e pasmem, minha esposa tem diploma de curso de informática, assim como eu todos os meus colegas de turma que entramos e saímos do curso praticamente no mesmo estágio, mais de cinquenta Por cento da turma, número aleatório, sem comprovação estatística, saímos do curso sem sabermos o que é um Software operacional, um Software aplicativo, criar um endereço de e-mail e outros assuntos básicos.

          Tenho intenção, farei tudo que estiver ao meu alcance para que este texto possa beneficiar o maior numero possível de cidadãos que precisam de esclarecimento sobre como interagir com computadores.

          O uso do computador nos dias atuais parece uma coisa simples e que a grande maioria das pessoas tem acesso e estão utilizando com facilidade, a prova de que estou dizendo é a utilização do telefone celular, onde o número de aparelhos em uso no Brasil já é maior do que o nº da população; mas não é bem assim, existe um número de pessoas muito grande que tem medo, receio, enfim, não sei bem como definir, que possui dificuldade em interagir com o computador, o artigo visa facilitar o relacionamento desses usuários com o computador.

          O texto busca novas informações, novas relações, verificar aplicar conhecimento já existente.

     Fontes de informações documentais, entrevistas não estruturada, pesquisa na internet e observações, análise de conteúdo com resumo e recomendações, procedimento histórico comparativo, investigação de acontecimentos e sua influência na sociedade passada, atual e futura.

           O texto visa beneficiar o maior número possível de cidadãos que precisam de esclarecimento sobre como interagir com computadores. O material não será um manual de informática, o texto terá como objetivo principal levar o leitor a refletir sobre as facilidades oferecidas pelo uso da tecnologia existente e que é levada através dos computadores aos usuários.

         Será Coletado informações sobre o computador que possa facilitar a vida do usuário e incentivar a população em geral a encarar e passar a fazer uso da tecnologia para facilitar o processo de suas ações no dia a dia.

          Não tenha medo do computador, ele é de grande utilidade.

Referências Bibliográficas:

GALEANO, Claudio. Informática com Administração, 2ª Ed. São Paulo: Eurodata, 2009.
Google. A História do computador. São Paulo, 11 de Junho 2013. 15h33. Cadinformática.br.tripod.com
http://pt.wikipedia.org/wiki/Computador 09 de Março 2015 08h00.
http://producao.virtual.ufpb.br/books/camyle/introducao-a-computacao-livro/livro/livro.chunked/ch01s02.html
http://tecnologia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2011/08/12/conheca-dez-editores-de-texto-leves-e-rapidos-para-escrever-e-programar.jhtm 09 de Março de 2015 às 10h55
http://tecnologia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2011/08/12/conheca-dez-editores-de-texto-leves-e-rapidos-para-escrever-e-programar.jhtm 09 de Março de 2015 às 11h20.

                    
          SOBRE Altair Pereira - Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.