sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Produtividade e QUALIDADE...

Gestão, Marketing e Vendas

          O texto discutirá a necessidade de se tomar cuidados especiais com a QUALIDADE de produtos e serviços e com aperfeiçoamento de processos e, atendimento a clientes internos e externos, com isso tornar possível automaticamente o aumento da produtividade que é o objetivo de todas as organizações.

           O assunto QUALIDADE é infinito, mas esse texto faz abordagem sobre as 7 ferramentas da QUALIDADE, sobre os 5 Ss e sobre a certificação ISO.

       O texto mostrará a necessidade do comprometimento de todos os níveis hierárquicos da organização para que a melhoria continua da QUALIDADE se torne possível.

          A partir do término da segunda guerra mundial em 1950, William Edwards Deming (1900 – 1993), estatístico e professor universitário, nascido nos Estados Unidos e Joseph Moses Juran (1904 – 2008), Engenheiro Eletricista nascido na Romênia e que passou a morar nos Estados Unidos a partir de 1912 começaram a revolução em prol da mudança de consciência do empresariado mundial e, foi o Japão o país que mais sofreu com a guerra que acatou e implementou a teoria da QUALIDADE total.

        A preocupação dos estudiosos da administração com a qualidade para gerar aumento de produtividade vem de longa data, mas intensificou-se com Frederick W. Taylor (1856 – 1915) através da Administração Científica, onde a principal contribuição para a administração foi o estudo dos tempos e movimentos nos processos produtivos.

         Outra contribuição importante veio de Henri Fayol (1841 – 1925) com a Teoria Clássica da Administração que pregava a busca máxima da eficiência organizacional caracterizada pelo olhar analítico e crítico sobre a organização como um todo, com atenção máxima dispensada aos níveis estratégico, tático e operacional.

       Após a segunda guerra mundial, com o aumento da globalização, a competição entre as empresas aumentou muito, isso levou os empresários do mundo todo a se preocupar com a melhoria na QUALIDADE dos seus produtos e serviços para se manter competitivas e, para conquistar a cada dia mais mercados.

        A partir do término da guerra, em 1950, William Edwards Deming (1900 – 1993) estatístico e professor universitário, americano e, Joseph Moses Juran, nascido na Romênia (1904 – 2008) que em 1912 passou a morar nos Estados Unidos e formou-se em Engenharia Elétrica, estudiosos da QUALIDADE, souberam aproveitar a oportunidade de transformação que ocorria no mundo naquele momento para empregar a teoria dos seus estudos sobre QUALIDADE para atender a necessidade e oportunidade que os empresários japoneses ofereceram a eles.

         DEMING trabalhou para contribuir com executivos japoneses para melhorar projetos, qualidade de produtos, testes e vendas, inclusive, as vendas para o mercado Global, utilizando métodos diversos. Ele é considerado o estrangeiro que fez contribuições significativas na fabricação de produtos inovadores de alta qualidade que gerou grande impacto sobre a indústria e a economia japonesa.

          JURAN, em meados da década de 50 na Toyota foi o primeiro a atribuir qualidade a Estratégia Empresarial. Para Juran são duas as formas de se definir QUALIDADE, a primeira é utilizada para designar um produto que possui as características procuradas pelo consumidor, a segunda é a ausência de falhas e deficiência para não permitir aumento de custos.

          DEMING e JURAN são considerados os pais da revolução da QUALIDADE total do Japão, o que ajudou o país a se tornar uma potência mundial.

          Os especialistas afirmam que a (TQM) Gestão da QUALIDADE nas empresas atua para gerar melhoria continua de PRODUTOS, SERVIÇOS e PROCESSOS com objetivo de aumentar produtividade gerando produção de produtos e serviços com melhor QUALIDADE para atendimento de necessidades e desejos de consumidores; através dessa ação gera mais lucro para a organização que tende a se perpetuar no tempo; tem como objetivo também identificar e solucionar problemas para diminuir perdas; a identificação dos problemas serve como diagnóstico para os gestores utilizar as informações; analisar, criticar e determinar as ações corretivas; os gestores segundo os especialistas precisam administrar durante todo o processo; ação que permiti reduzir dispersões e isolar causas; com isso melhorar a QUALIDADE dos produtos a serem oferecidos aos clientes; os gestores da QUALIDADE devem prevenir tudo que for possível e, nunca permitir que um problema se repita. Para os especialistas todas essas ações se tornam possíveis com as informações geradas pelas FERRAMENTAS da QUALIDADE.

         Quando discutimos o assunto QUALIDADE para aumentar a produtividade se torna claro a necessidade de cuidarmos do assunto melhoria continuada em todos os processos, começando pela criação de planos eficientes para todas as atividades dentro da organização, começando de cima para baixo na pirâmide organizacional, do nível estratégico no pico da pirâmide, passando pelo nível intermediário, o nível tático, até o nível operacional. As lideranças dentro das organizações precisam entender a necessidade de levar os membros das equipes operacionais a se comprometerem na busca de melhoria continua para gerar resultados com eficiência e com isso atingir eficácia nos objetivos traçados.

Referências Bibliográficas:

REFERÊNCIAS:

Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jeremy Main, Peter Drucker, Philip Kotler e outros. E, artigos diversos na internet.



          SOBRE Altair Pereira - Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.

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