segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Identificar e selecionar mercados

Marketing

          A segmentação conforme definição de alguns especialistas no assunto é a definição do público alvo a ser atendido nas suas necessidades e desejos. Ela ocorre quando o administrador passa a agrupar os consumidores com características comuns trabalhando sempre para gerar o maior e melhor resultado possível com o menor esforço possível.

          O Mercado ou mercados alvos buscados através da segmentação são: Mercados de Consumo pessoal, o produto é comprado para uso pessoal e, mercado de consumo industrial, o produto ou insumo é comprado para uso na fabricação de outros produtos, ou para ajudar no desempenho operacional da empresa sempre com a intenção de atender necessidades e desejos e para gerar lucros e riquezas.

         A segmentação tem base também na diferenciação, que é a distinção entre produtos, como o próprio nome sugere a diferenciação entre produtos é verificada por fatores como benefícios oferecidos pelo produto, formato, embalagens, cores e outros tantos. Ex: Modelos diferentes de carros, uniformes de clubes, modelos das roupas que usamos e, outros.

          A segmentação é baseada nas diferenças entre mercados de consumo, consumo das pessoas, consumo industrial.

      Outro fator importante são os hábitos e as atividades rotineiras dos consumidores, sempre com o mesmo padrão, adquiridos pela repetição. Ex: cheque pré-datado, uso do cartão de crédito, os hábitos de compras em ruas de comércio ou em shoppings centers, enfim, os costumes que as pessoas adquirem.

          Os desejos e necessidades definidos por KOTLER são condições que os consumidores têm para satisfazer situações de consumo em relação a sua sobrevivência e também a seu status EX: Aquisição de um automóvel pode ser para atender uma necessidade de transporte ou demonstração de “status”.

       A segmentação é o processo de agregação de consumidores com características homogêneas, diferenciando de outros grupos com objetivo de planejar programas de MARKETING que se aproximem mais da satisfação de desejos e necessidades de um grupo ou grupos escolhidos como mercado alvo.

          CONCLUSÃO:

         Após analise dos estudos sobre segmentação de mercado fica claro que um bom trabalho de segmentação para descobrir e definir o mercado em que se pretende atuar facilita as ações de planejamento, organização, gestão para que os negócios venham a atingir os objetivos desejados atingindo eficiência para levar a eficácia e a perpetuação que é o objetivo maior da criação de todo e qualquer empreendimento. Altair Pereira, 02-11-2015.

EDITADO EM 07 DE DEZEMBRO DE 2024.

REFERÊNCIAS: Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker, Philip Kotler, Soares Amora e outros. E, artigos diversos na internet.

SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.

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