Durante minha vida me fiz diversas perguntas, as respostas em encontrei na leitura de “Você é aquilo que Pensa”
JUSTIFICATIVA:
A decisão da publicação da Resenha do livro “VOCÊ É AQUILO QUE PENSA” deve-se ao fato de que aos 45 anos e após a leitura do livro eu consegui respostas para uma série de perguntas que me fiz durante toda a vida. O livro se tornou meu livro de cabeceira e por esse motivo entendo que a leitura da RESENHA e, também a leitura do livro poderá ser útil a muitas pessoas.
“Tem um dito popular que diz, não tenho tudo que amo, mas amo tudo que tenho”. Tenho me feito uma pergunta que ainda não consegui resposta, eu consegui na um pouco mais do que achei que seria capaz de conseguir… Será que caso eu fosse uma pessoa mais ambiciosa e acreditasse na minha capacidade de produzir sempre mais eu teria conseguido?
Essa RESENHA foi montada e apresentada ao professor Basile Emmanouel Mihailidis em Junho de 2003 para composição de avaliação da matéria Administração de Vendas do curso de Pós-graduação em Administração de Marketing “LATO SENSU” do Centro Universitário Sant'anna em São Paulo.
A leitura do livro me levou a tomar conhecimento de uma série de assuntos que até o momento da leitura, o meu esclarecimento era bastante genérico, após a leitura eu não me tornei especialista dos assuntos, mas me serviu como base para que eu passasse a me interessar um pouco mais pelos determinados assuntos, procurando me aprofundar para descobrir mais. O texto do livro no meu entendimento é um misto de Autoajuda, Parapsicologia, Psicologia e Religião.
Assuntos tratados no texto do livro: Consciente, inconsciente, fé, harmonia, paz, saúde, objetivo e felicidade.
"VOCÊ É AQUILO QUE PENSA"
Pe. José Sometti, o autor da obra é psicólogo, graduado em filosofia, pós-graduado em teologia, especialista em pedagogia, fundador e diretor da ANSPAZ (Associação Nossa Senhora Rainha da Paz), associação que atua na promoção de crianças e adolescentes abandonados.
José Sometti ministra cursos em várias cidades do Brasil e também no exterior, é autor de vários livros.
Pe. José Sometti vem trabalhando há muitos anos na recuperação de crianças e adolescentes abandonados, vítimas da violência, seus serviços são prestados em 4 unidades: Itapetininga, Guarulhos, Boituva e Sorocaba. A renda para manutenção das 4 unidades que atende a 450 crianças, adolescentes e jovens é proveniente de cursos, vendas de CDs, fitas e livros. O autor pretende através da obra ( Você é Aquilo que Pensa ), levar o leitor a pensar positivamente e não ser uma pessoa negativa, a trabalhar seus pensamentos com eficácia para resolver seus problemas diários, a superar as preocupações, a fadiga mental e física, as perturbações emocionais e como consequência, obter boas repercussões no organismo.
O autor é cristão e católico, porém respeita outras linhas de pensamento religioso.
Pe. José Sometti aspira com a obra ( Você é Aquilo Que Pensa ) levar seus leitores a visualizar e concretizar suas próprias realizações e com isso, buscar um mundo mais justo, com paz, justiça e amor.
O autor com sua obra objetiva remeter seus leitores a uma profunda reflexão na busca do descobrimento do que existe dentro de cada um, o que somos, de onde viemos, que força temos e principalmente o que podemos fazer por nós e também pelos seres vivos que nos cercam.
De acordo com o autor, os deuses gregos faziam de tudo para que os homens não descobrissem a força e inteligência que existe dentro de cada um, o autor com sua obra trabalha na contramão do pensamento dos gregos, ele deseja que os homens reflitam e descubram a grande força que existe dentro de si e que possa utilizá-la na melhoria de sua qualidade de vida e na melhoria de tudo que está a sua volta.
Os homens fizeram grandes descobertas científicas, dentre elas a energia atômica, mas ainda não descobriu o potencial do seu subconsciente ou inconsciente.
Para os estudiosos, a descoberta do poder existente no inconsciente dos homens e mulheres, e de uma reflexão sobre o próprio modo de viver, levariam uma vida mais rica, plena, autêntica e feliz.
A parapsicologia é o estudo dos comportamentos ou fenômenos humanos conhecidos e pesquisados à margem da psicologia, mas que utiliza os conhecimentos básicos desta ciência.
A parapsicologia faz estudo periférico dos fatos com métodos próprio e científico de análise qualitativa e quantitativa. Ela determina a sede dos fenômenos no inconsciente do homem.
Os fenômenos parapsicológicos são classificados na obra em três grupos: psíquicos, espirituais – precognição, fenômeno causal e livre; físicos ou visíveis – movimentação de objetos, ruídos estranhos etc.; espirituais – feitiço.
O inconsciente e as riquezas da mente humana, a obra faz um esclarecimento na tentativa de levar o leitor a uma reflexão do poder existente no inconsciente do homem e da mulher, fazendo uma comparação inclusive com o iceberg, onde 90% está submersa e apenas 10% está fora da água, portanto todo o nosso poder está para os estudiosos na parte inconsciente da nossa mente.
O texto nos leva a refletir que após entendermos o funcionamento da parte inconsciente da nossa mente, passamos a acreditar mais em nós mesmos, isto nos trará mais alegria, maior segurança.
Segundo o autor, o afastamento voluntário do instituto religioso pode causar distúrbios psíquicos.
A natureza do pensamento corresponderá a igual ação, a mente cultiva no dia a dia pensamento de harmonia, saúde, felicidade, paz e alegria; colherão e atrairão para si só as coisas harmoniosas, saudáveis, de felicidade, paz e alegria.
O corpo reage de acordo com nossos pensamentos, quando pensamos de certa forma, movimentamos o corpo, consciente ou inconscientemente.
Quem pensa retamente vive bem e irradia paz.
Você comunica-se com os outros, primeiro com os seus pensamentos e com aquilo que é; só depois, com as palavras.
A leitura do texto orienta a relaxar antes de dormir e pensar em viver em paz, com tranquilidade e alegre, isto nos levará a ter um sono saudável, tranquilo e sereno.
Assim você programa seu inconsciente para viver de modo mais saudável.
Pensando positivamente que seu mundo interior se modificará, o texto fala sobre a história de uma determinada mulher que só pensava e agia negativamente, foi aconselhada a pensar positivamente, todos os dias ela deveria dizer, em voz alta, três vezes por dia: “As pessoas gostam de mim como eu sou. Eu não me preocupo com as coisas que não posso mudar”. “A cada dia melhora”. “Eu sou filha de Deus, ele é meu pai e sempre me acompanha”. “Eu sou amada por Deus e tudo posso n’ele, que me conforta”.
O pensamento é o motor que movimenta uma série de mecanismos conscientes e inconscientes. Ele provoca reações em todo o corpo, reflexos fisiológicos, movimentos nas cordas vocais, modificações na pele, cria vários tipos de harmonias. O pensamento é como o estopim que dá início a várias explosões, desencadeando reações.
“O mundo é um espelho; se sorrires para ele, ele sorrirá para ti”.
O mundo inconsciente, como um espelho, reflete tudo aquilo que lhe é apresentado.
Ele pode ser fonte de harmonia, paz, saúde, felicidade, alegria, beleza, verdade, sucesso, perfeição, clareza mental, grandeza, serenidade, segurança, tranquilidade... da mesma forma pode ser fonte de desarmonia, guerra, doença, infidelidade, tristeza, feiura, mentira, insucesso, imperfeição, obscuridade mental, inveja, agitação, insegurança, intranquilidade...
James Allen diz: “Tudo quanto o homem consegue ou deixa de conseguir é resultado direto de seus próprios pensamentos”.
O inconsciente reage àquilo que recebe.
O inconsciente executa as ordens do consciente.
O inconsciente recebendo um comando errado, ele processará como se fosse certo, portanto nosso consciente deve pensar e agir positivamente, passando ao inconsciente só coisas boas e positivas.
Como líquido se amolda ao seu recipiente, sua vida se molda aos seus pensamentos.
A crença opera no nível consciente, determina e condiciona seu inconsciente.
A obra relata a ação do inconsciente na vida familiar citando alguns exemplos: “A mulher diz: não encontro satisfação nas relações sexuais com meu marido.”, se convence disso e aos poucos se torna sexualmente fria. “A responsabilidade por esta situação muitas vezes vem de programação no inconsciente pelas frases: os homens não prestam, são brutos, só querem sexo”.
As ações de hoje reforçam os pensamentos de ontem. Quando lhe disseram que você não conseguiria nada na escola e você admitiu e começou a se considerar um incapaz; você começou a pensar errado.
Mas ainda é tempo de acreditar em você e destruir tudo aquilo que os pensamentos errados de ontem provocam hoje.
Na obra o autor diz que devemos pilotar nosso navio e não deixar que ninguém se coloque em seu lugar no comando do seu inconsciente.
Desenvolvendo a memória e a concentração nos estudos. Temos uma memória pantomnésica.
Nada esquecemos daquilo que entra no inconsciente. Se entrar lá, fica gravado para sempre.
Todos possuem esta memória inconsciente espantosamente rica e clara.
A memória consciente pode melhorar. É só seguir algumas normas:
1. Fazer uma coisa de cada vez.
2. Prestar máxima atenção àquilo que estuda ou faz.
3. Dar uma motivação à própria atividade.
4. Quando se entregar a leitura de um livro, não perder a ocasião de exercitar a memória.
5. Comece o seu estudo relaxando por alguns minutos.
O sonho é o canal de comunicação do inconsciente com o consciente.
Na correria da vida moderna o homem vive mais fora do que dentro de si.
Freud, os sonhos exprimem desejos frustrados.
Jung, os sonhos possuem uma função própria muito valiosa.
As mensagens do inconsciente têm um tipo de influência maior do que podemos imaginar.
As pessoas são vítimas do próprio papel social e profissional. Elas não produzem a vida inconsciente, são bombardeadas por uma série de emoções contraditórias, que podem levá-las a caminhos opostos à própria individualidade e, sem que o percebam, a consciência fica perturbada, exposta a esses incidentes.
É chegada a hora de deixar o complexo de inferioridade.
Talvez até aqui você tenha procurado fora de si mesmo a causa dos seus fracassos.
Olhe para sua criatividade: Nada pode detê-lo a beira do caminho e fazê-lo abaixar a cabeça, desconsolado, dizendo: “não dá, é melhor parar”.
O homem que decide parar até as coisas melhorarem verificará mais tarde, que aquele que não parou colaborou com o tempo, está na frente que não pode mais ser alcançado.
Liberte-se do medo: “Quando a vontade e a imaginação estão em conflito, a última sempre vence a batalha”.
Quando tiver medo de alguma coisa, se não reagir a ele com os princípios naturais, se não vencer logo em sua mente, com certeza ele vencerá a parada através de sua imaginação.
Regras para perder o medo da morte.
Pense na morte um pouco por dia.
Pense na sua morte um pouco por dia.
Pense além da morte um pouco por dia.
O homem tem anseios infinitos. Ele quer conhecer, conhecer mais, e nada pode apagar sua sede de aprender e pesquisar coisas novas; ele tem o impulso do amor que o leva a querer o bem sem limites; ele quer viver e tem desejo ilimitado de vida, de expansão, de crescimento, de saúde; tem uma fome de justiça que o torna insaciável diante das injustiças deste mundo.
Harmonia da força do universo. Thomas A. Edison trabalhava horas a fio. A quem se maravilhava com sua vida tão ativa, ele respondia que “era homem da natureza”. Com isso queria dizer que era um homem em completa sintonia com o princípio do universo, segundo o qual a lei fundamental é os movimentos, ou a lei de atração e expansão.
Harmonia nas emoções. São os nossos pensamentos que regulam nossa vida emocional.
Vibração comum antes de uma conferência, de uma reunião para realização de um negócio. É importante visualizar o local, ambiente onde se realizará o encontro, grande ou pequeno, visualizar as pessoas e pensar positivamente para a realização plena da conferência, com as pessoas entusiasmadas e desejosas de aprender.
É importante elevar o pensamento a Deus e pedir pelas pessoas que irão participar da conferência, peça também a Deus que remova todos os obstáculos para que se realize apenas o que é bom e vantajoso para todos.
A felicidade é uma atitude interior. Você pode ser feliz ou infeliz. Depende da sua escolha. A felicidade está a seu alcance e você pode conquistá-la pela força do seu pensamento, pois Você é Aquilo Que Pensa.
O homem é um ser programado. A sua programação deve ser feita com pensamentos retos e positivos, você pode fazer o inconsciente agir em seu favor, usufruindo dos imensos recursos que a mente infinita de Deus lhe proporcionou.
Quem não se programa é programado, programe-se positivamente, meditando.
CONCLUSÃO
A leitura da obra Você é Aquilo Que Pensa proporcionou um encontro prazeroso com a programação inconsciente que fiz durante a vida e que através da leitura se tornou claro no meu consciente.
A obra objetiva levar os leitores a refletir e pensar sempre positivamente na busca da felicidade.
O autor intenciona despertar nas pessoas o interesse para que elas passem a se interessar pela força que existe dentro de cada uma delas.
A obra foi feita com a intenção de levar os leitores através do aprofundamento dos estudos da parapsicologia, a esclarecer uma série de fenômenos que ocorrem e que nem sempre tem explicação no mundo real, a pensar positivamente, a descobrir a força existente no seu inconsciente, a eliminar o medo, a refletir na importância do encontro com Deus. Enfim o autor com sua obra intenciona criar um caminho para que cada um dos seus leitores descubra que ser feliz só depende de cada um.
Artigo editado em 22 de Junho de 2024.
BIBLIOGRAFIA
Sometti, José, 1935 – Você é Aquilo Que Pensa. 14ª Edição. São Paulo: Cidade Nova, 1996.