O texto a seguir tem o objetivo de disponibilizar conteúdo para montagem de PLANO DE ENSINO, o que disponibilizar para aprendizagem dos alunos, a evolução do ensino e da aprendizagem, o comportamento do professor, a metodologia, enfim, ações importante na montagem de um bom plano de ensino. Coloco-me a disposição dos senhores COORDENADORES de cursos para contribuir com alunos de cursos de Administração e outros cursos que a matéria venha a fazer parte do currículo na instituição.
APRESENTAÇÃO:
CONTEÚDOS; O que disponibilizar para aprendizagem do aluno e como:
Os especialistas dizem que a confecção do planejamento de conteúdos depende da forma como o professor atua, se prioriza o ensino ou a aprendizagem.
O professor quando prioriza o ensino, ele pauta suas ações pelo verbo ensinar, portanto, centraliza a montagem de conteúdos de forma orientada pela Didática do ensinar, o professor utiliza a arte da exposição, se preocupa com o programa, conteúdos e, formas para aprovar ou reprovar os alunos.
Segundo Paulo Freire (1921-1997), é a Educação “bancária” que pauta pelo ato de transmitir, depositar ou transferir valores e conhecimentos.
Quando prioriza a aprendizagem, as atitudes do professor se modificam, é claro, sua preocupação passa a ser a forma como o aluno irá aproveitar e assimilar os conteúdos disponibilizados, ele, o professor, passa a se preocupar com as aptidões, com a capacidade, com as expectativas, interesses, possibilidades, oportunidades e, condições de aprender. Nesse contexto, segundo os especialistas o professor se torna o facilitador da aprendizagem e, os Educadores progressistas dizem que nesse contexto o aluno se torna agente do processo educativo.
Definição de conteúdos por especialistas no assunto, “conjunto de conhecimentos, habilidades e hábitos, modos valorativos e atitudinais de atuação social, organizados pedagógica e didaticamente, levando-se em conta a assimilação ativa e aplicação pelos estudantes na prática da vida”.
A organização de conteúdos de ensino segundo os estudiosos da Educação reúne: Conceitos, idéias, processos, princípios, regras e leis científicas, habilidades, formas de ação, métodos de compreensão, formas de aplicação, métodos de estudos, de trabalho, de convivência social; valores, convicções e atitudes.
Os especialistas em Educação afirmam que, os conteúdos são oferecidos aos alunos através de programas oficiais, livros didáticos, planos de ensino e de aulas, pelas convicções de professores, através de exercícios e através dos métodos de organização e formas de ensino.
Segundo os estudiosos os elementos de conteúdo para o desenvolvimento da capacidade cognitiva do processo de assimilação ativa de conhecimentos, exemplo: Conhecimento de parte sobre o todo, abstração, generalização e outros.
Os especialistas afirmam que os conteúdos bem colocados possibilitam análise e crítica, levando o aluno a determinar sobre as necessidades sociais, desenvolver habilidades, métodos que facilitam a compreensão das leis científicas, com isso facilitando a geração de benefícios para a sociedade em geral e, também para a natureza. Para os especialistas, os conteúdos devem estar ligados a história e aos interesses sociais vigentes de cada organização social, vinculando teoria e prática para a efetivação das atividades dos alunos na sua vida prática.
Segundo os estudiosos, a partir desse ponto os conteúdos se ligam a abordagem metodológica onde o conhecimento se liga aos objetivos sociais de interesse comum.
Para os especialistas, os temas estudados se ligam a prática humana, o homem em suas atividades na prática coletiva passa a ter a chance de melhorar resultados fazendo intervenções, modificando e construindo o assunto estudado, gerando com isso maiores benefícios e, diminuindo os problemas sociais através do desenvolvimento da ciência e da tecnologia.
Os estudiosos afirmam que até algumas décadas atrás para o professor universitário, a definição e organização do conteúdo que não era tarefa difícil, constituía o ponto de partida do planejamento de ensino. Era necessário conhecimentos sistematizados, habilidades, qualidades intelectuais, habilidade de leitura. Eles, os estudiosos afirmam que habilidades e hábitos são comuns em todas as matérias: Relacionar, comparar, diferenciar, enquanto que outros são específicos para matérias específicas; exemplo: Resolução de problemas matemáticos.
Para os especialistas, com atitudes e comunicações, formas de ação, posicionamento frente a assuntos da sociedade, as tomadas de decisões e, de acordo com as reações frente as situações do dia a dia; os resultados a serem alcançados pelos professores podem ser melhores para a aprendizagem dos alunos.
No passado segundo os estudiosos da Educação, os professores seguiam conteúdos traçados nas ementas pelos grandes mestres e, também definições de livros textos, atualmente os professores estão conquistando liberdade para planejar e buscar objetivos de aprendizagem. Selecionam e organizam conteúdos que possibilitam atingir objetivos traçados.
No passado os conteúdos visavam apenas atingir objetivos de conhecimentos, hoje pauta-se pelo “como estudar”, “como pensar” e “como aplicar” os conhecimentos adquiridos. (Suzuki, 2013).
Os estudiosos dizem que os planejamentos dos conteúdos devem visar mais a aprendizagem dos alunos do que aos interesses dos professores.
Os especialistas dizem que a ênfase na aprendizagem tende a fixar mais conteúdos, levando o aluno a se envolver mais no tratamento da informação e, isso o levará a desenvolver suas capacidades intelectuais, atendendo suas necessidades e ampliando seus interesses.
Os estudiosos chamam atenção para a necessidade de diversificação de conteúdos, para acompanhar as mudanças que nos dias atuais são muito rápidas e, as funções sociais, políticas e econômicas exigem diferenciações, os conteúdos devem ser planejados para atender todas essas necessidades dos estudantes.
Os especialistas dizem que os planejamentos de conteúdos não podem ser considerados apenas como ações burocráticas, porque envolvem conflitos e negociações. Para os especialistas os professores precisam ponderar sobre: As características dos grupos; as possibilidades e os limites para a aprendizagem; as possibilidades de alterações em função de sua assimilação pelos alunos. Especialistas afirmam que ser necessários questionamentos que leve o planejamento de conteúdos na direção da aprendizagem eficaz.
Para os especialistas a seleção de conteúdos deve atender as necessidades sociais, políticas e econômicas e, individuais dos estudantes, unir objetivos claros, devem ter validade não só quando são ministrados, mas desse momento em diante, oferecendo novas perspectivas e possibilidades, oferecer significado, não ser apenas técnicos, mas estar relacionado aos desafios sócio, político, cultural e econômico da atualidade.
Segundo os estudiosos a montagem de conteúdos deve aproximar-se das respostas aos seguintes questionamentos: O que deve ser ensinado, que conhecimentos, habilidades e atitudes são precisos ser adquiridos pelos estudantes? As decisões sobre a montagem de conteúdos, de quem deve ser? Da coordenação do curso? Professores? Da direção da escola? Dos estudantes?
Os estudiosos dizem que os conteúdos devem ser agradáveis, coerentes, significativos, deve ser alcançado pelos estudantes, atender aos interesses dos estudantes, contribuir para o avanço pessoal, social, político, econômico e cultural dos estudantes; precisam ser flexíveis; ser adequados.
Para os estudiosos a ordenação dos conteúdos com critério simplifica a compreensão pelos estudantes e, favorece o progresso da aprendizagem e, consumirá menos tempo. Os estudiosos recomendam considerar não somente a ordem lógica, mas também a ordem psicológica, condições pessoais, experiências de vida para o aprendizado da disciplina.
Segundo os especialistas a sequência dos conteúdos deve levar em conta os interesses dos alunos e intercalar dentro do possível com as demais unidades do curso.
REFERÊNCIAS:
Autoria
das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Peter
Drucker, Philip Kotler e outros. E, artigos diversos na internet.
SOBRE Altair Pereira - Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.
ANEXOS:
PLANO de ENSINO
CURSO: MERCADOLOGIA
Disciplina: TM – Teoria de Mercadologia
Por Altair Pereira
altair.flavio@gmail.com
1. IDENTIFICAÇÃO
NOME: Altair Flávio Pereira
TITULAÇÃO: Pós-graduação – Latu Sensu
SEMESTRE – MÓDULO
PERÍODO: Diurno ou noturno e EAD
CARGA HORÁRIA: Semanal (02 horas) e Semestral (40 horas)
CURSO: MERCADOLOGIA
DISCIPLINA: TM – Teoria de Mercadologia
2. PROCESSO DE AVALIAÇÃO FORMATIVA E CONTINUA.
Ementa: A competição existente nos dias atuais exige atualização e desenvolvimento Educacional continuado, para acompanhar o contexto social, político e econômico, a disciplina TM – Teoria de Mercadologia através dos seus conceitos e competências colaboram para análise de situação das organizações para atender as necessidades do mercado, bem como utilizar ferramentas e estratégias como diferencial, sempre em busca de melhoria de qualidade na prestação de serviços e com isso aperfeiçoar relacionamento positivo com clientes para investir no aumento de produtividade nas organizações.
3. OBJETIVOS:
3.1 Objetivo Geral:
Estimular desenvolvimento de habilidades e competências em pessoas através de Estudos de Teorias de Mercadologia com suas implicações no ambiente organizacional e, com isso contribuir com mercado para formação de mais especialistas em gestão de marketing.
3.2 Objetivos Específicos:
No término do semestre, o aluno deverá se encontrar apto para avaliar a importância da MERCADOLOGIA. Essa avaliação se tornará possível através da construção de conhecimentos adquirido no curso.
A disciplina TM – Teoria de Mercadologia disponibilizará conteúdos que possibilitará ao aluno compreender e verificar necessidades e desejos dos consumidores e, tendências de mercado, verificar valores agregados a produtos e serviços, a trabalhar para fidelizar clientes e implementar ações de divulgação de marcas, com isso levar a organização ao crescimento e desenvolvimento sustentável.
4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
O conteúdo programático será basicamente relacionado ao MARKETING, com isso pretendo enriquecer a matéria e oferecer aos alunos possibilidades de ampliar seus horizontes na construção dos seus conhecimentos.
4.1 Marketing:
Conceito para as Empresas.
Sua importância e seus objetivos.
Processo: pesquisa, segmentação, seleção e posicionamento de mercado. Análise de oportunidades de mercados: Identificação de segmentos de mercados e seleção de mercado alvo com seus nichos.
Estratégias e seleção de mercado.
Atividades dos responsáveis pelo processo de Marketing.
Características da comunicação persuasiva do Marketing.
O papel e o propósito do marketing na economia e na sociedade.
Ética e responsabilidade social.
5. MÉTODOS – TÉCNICAS – RECURSOS
Aulas expositivas com auxílio de lousa, retroprojetor, projetor multimídia e outros (70%).
Atividade extraclasse: Trabalhos em grupo e individual (resenhas e ensaios) com material coletado nos livros, revistas, jornais, Internet e literatura acadêmica.
Estudos de casos e artigos diversos, debate oral em sala de aula e fórum eletrônico (30%).
6. AVALIAÇÃO
A avaliação é assunto tratado no plano de ensino para dar conhecimento aos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem sobre critérios utilizados pelo professor com a anuência da instituição, dando conhecimento aos alunos de forma clara sobre o que será avaliado. A avaliação deve ser continua e diversificada. A avaliação é constituída por AI1 e AI2. AI1 = avaliação interdisciplinar, com peso 1 - Compreende as práticas acadêmicas, como semanas, eventos, participação nas aulas e questões interdisciplinares.
AI2 = avaliação interdisciplinar com peso 2.- Implica os conceitos necessários à construção da práxis acadêmica e profissional, com foco na disciplina em questão. Portanto: [AI 1 + (AI 2)2 / 3] = ou > 7,0 para aprovação.
A avaliação é o momento da apuração, de verificar o andamento do processo ensino-aprendizagem, é nesse momento devemos corrigir rumos caso os objetivos traçados referentes a conteúdos e construção de conhecimento, estejam abaixo do que foi planejado. No caso de estar tudo andando de acordo com o planejamento então, é manter o percurso pedagógico e, procurar incrementar ainda mais.
CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS
Aula Conteúdo programático Estratégia
1. Apresentação da disciplina - Aula expositiva
2. Introdução ao Marketing - Aula expositiva
3. O varejo e suas mudanças radicais - Aula expositiva
4. Canais de distribuição - Aula expositiva
5. Composto de MARKETING - Dinâmica de grupo.
6. A Administração Varejista - Aula expositiva
7. Localização - Aula expositiva
8. Estudo de Caso
9. Discussão de Caso - Debate em sala de aula
10. Comportamento do consumidor - Aula expositiva
11. Alimentos de conveniência - Aula expositiva
12. Verificação do aprendizado - elaboração do posicionamento Laboratório de informática
13. Hipermercados - Aula expositiva
14. Erros na seleção da localização – Aula expositiva
15. Ciclo de compras - Aula expositiva
16. Formação de Preços - Aula expositiva
17. Imagem da loja - Exercícios - Serviços na Web Seminários
18. Promoção - Aula expositiva
19. Texto para leitura e discussão - Resenhas crítica
20. Propaganda - Aula expositiva
21. Texto para discussão - Debates em sala de aula
22. Serviços e distribuição - Aula expositiva
23. Venda pessoal - Aula expositiva
24. Estudo de caso - Exercício em sala de aula Estudo de caso
25. Discussão de Caso - Exercício para entregar Debates em sala de aula
26. Marketing direto - Aula expositiva
27. O futuro do varejo - Aula expositiva
28. Planejamento de Marketing - Aula expositiva
29. Estratégias de MARKETING - Aula expositiva
30. Mídias - Dinâmica de grupo.
31. Segmentação de mercado - Aula expositiva
32. Plano de MARKETING - Aula expositiva
33. Atividade de verificação do assunto - Gerenciamento dinâmica de grupo
34. Plano de ação - Aula expositiva
35. Texto para análise - Debates em sala de aula
36. Qualidade - Aula expositiva
37. Gestão de vendas - Aula expositiva
38. Prova final
39. Devolução da prova e comentários - Atendimento ao aluno
40. Encerramento Atendimento ao aluno
BIBLIOGRAFIA:
Bibliografia Básica:
CHIAVENATO, Idalberto. 1936 – Introdução a teoria geral da administração. – 4. Ed. – São Paulo: Makron Books, 1993.
CHIAVENATO, Idalberto. 1936 – Recursos humanos / Idalberto Chiavenato. – Ed. Compacta. 5ª ed. – São Paulo: Atlas, 1998.
DRUCKER, Peter – (1909 – 2005), A Nova Era da Administração – tradução de F.R. Nikelsen Pellegrini. 3ª Edição. São Paulo, Pioneira. 1992.
KOTLER, Philip. Administração de marketing: Análise, planejamento, implementação e controle / Philip Kotler; tradução Ailton Bomfim Brandão – 5ª ed. São Paulo: Atlas, 1998.
LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing de Varejo. 2. Ed. - São Paulo: Ed. Atlas, 2000.
MAIN, Jeremy, 1929 – Guerras pela qualidade: os sucessos e fracassos da revolução da qualidade / Jeremy Main: tradução Outras Palavras Consultoria Linguísticas. – Rio de Janeiro: Campus, 1994.
ROCHA, Ângela da; CHRISTENSEN, Carl – Marketing: teoria e prática no Brasil. 2. Ed. São Paulo: Atlas, 1999.
WELCH, Jack (John Francis), 1935 – Jack: definitivo: Segredos do executivo do século / Jack Welch, John A. Byrne; tradução Afonso Celso da Cunha Serra. – Rio de Janeiro: Campus, 2001.
WESTWOOD, John. O Plano de Marketing. Tradução José Carlos Barbosa dos Santos; Revisão Dilson Gabriel dos Santos. São Paulo: Makron Books, 1991.
PARENTE, Juraci. Varejo no Brasil: Gestão e Estratégia – 1. Ed – 11. Reimp. São Paulo: Atlas, 2011.
Bibliografia Complementar:
AMORA, Antonio Soares, 1917 – Minidicionário Soares Amora da língua portuguesa / Antonio Soares Amora – 1ª ed. – São Paulo: Saraiva. 1997.
BERNARDINO, Eliane de Castro. Marketing de varejo / Eliane de Castro Bernardino, Mauro Pacanowski, Nicolau Khoury, Ulisses Reis. – 3. Ed. – Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008.
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KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. - Princípios de marketing: tradução Vera Whately – 7ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999.
MAC ADDEN, Daniel Oscar. Marketing direto para o varejo / Daniel Oscar Mac Adden. – 1. Ed. – São Paulo: Saraiva e Editora SENAC São Paulo, 1995.
PASSOS, Carlos Roberto Martins, 1951 – Princípios de economia / Carlos Roberto Martins Passos, Otto Nogami. – São Paulo: Pioneira, 1998.
RODRIGUES, Valter. Marketing no Varejo. 10ª Edição. São Paulo: Globo, 1997.
VISITE:
VISITE:
PLANO
de ENSINO
CURSO: GESTÃO de NEGÓCIOS
Disciplina: TA – Teoria de Administração
http://altair1957.blogspot.com.br/2017/12/curso-de-gestao-de-negocios-em-40-aulas.html
Ebook: https://go.hotmart.com/I5078315S
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