terça-feira, 6 de setembro de 2016

Plano de ação para resultados positivos...

#Negócios

Este texto tem como objetivo pontuar as principais ações na montagem de um plano de ação, o nome tem certa pompa, mas com certeza a maior parte dos profissionais principalmente os profissionais da área de vendas, encontram-se sempre participando de planos de ação. Segundo especialistas o plano de ação é basicamente formado pelas seguintes perguntas: O QUE FAZER? O objetivo, o que se deseja aonde se quer chegar. COMO FAZER? A estratégia, os caminhos a serem seguidos para se atingir os objetivos traçados. QUEM FARÁ? Os responsáveis pelo controle dos resultados e pela realização das ações. QUANTO TEMPO DEVERÁ DURAR O PLANO? É o cronograma, a definição de prazos para apuração de cada ação. E, todo plano tem um CUSTO, portanto, para fechar o plano é necessária à definição do ORÇAMENTO, verbas para custear o plano.

Os especialistas dizem que a criação de um plano de ação é feita para atender objetivos traçados por empreendedores, o planejamento de ações necessárias para se cumprir caminhos que levem a eficiência nas atividades prioritárias da entidade e, que a leve aos resultados traçados.

As ações devem estar concentradas em melhoria de QUALIDADE em todos os sentidos, desde melhoria na qualidade de vida das pessoas envolvidas nos processos, melhoria da qualidade no atendimento aos clientes, internos e externos, melhoria no processo das atividades das organizações, deve-se esclarecer todos os pontos do plano: O que fazer e como fazer, quem fará, e, principalmente, prazos.

O cumprimento de metas está ligado diretamente a ações planejadas que direcionem atitudes proativas em direção dos objetivos traçados, um ponto de grande importância para se atingir metas traçadas é a criação de prazos adequados que possibilitem o cumprimento das tarefas que levarão a se atingir as metas traçadas.

O plano de ação torna-se cada vez mais importante à medida que o número de pessoas envolvidas nos processos vai aumentando e, de acordo com especialistas no assunto, é importante considerar as demandas, avaliações dos usuários e cenários envolvidos.

Segundo especialistas no assunto Plano de Ação, todo projeto, missão, empreendimento; amparado por um bom plano de ação, têm totais condições de chegar aos objetivos traçados.

O Plano de ação de acordo com estudiosos pode partir de uma determinada pesquisa que responda as perguntas a seguir:

Os especialistas afirmam que dar nome ao projeto facilitará o desenvolvimento do trabalho, o tema poderá ser inédito ou não.

Justificativas: É o motivo que leva a montagem do projeto, a intenção em contribuir com a solução de um determinado problema ou, planejamento e a estratégia para desenvolver, inovar e incrementar negócios ou, buscar soluções para assuntos diversos.

Problemas: Como o próprio nome sugere, problema é uma situação que incomoda e, portanto, precisa de solução.

Delimitação do problema: A delimitação do problema e a definição do tamanho, onde começa e onde deve terminar, são os parâmetros a ser seguido no projeto.

Objetivo geral: É o objetivo macro que desejamos atingir com o projeto, pode ser um projeto para solução de um problema existente ou, pode ser planejamento para melhoria dos mais diversos assuntos.

Objetivo específico: É o objetivo desejado para os mais diversos projetos, são os detalhes de cada projeto é a resposta específica para as perguntas que devem ser respondidas dentro dos projetos.

Público Alvo: O público que o projeto tem como objetivo beneficiar, esclarecer suas dúvidas e gerar soluções almejadas de acordo com os diversos assuntos estudados.

Hipóteses: São as diversas possibilidades de resultados que o projeto pode atingir.

Metodologia: O método que será utilizado na realização do projeto.
Conclusões e recomendações:

AÇÕES COMPLEMENTARES PARA SUCESSO DOS PLANOS DE AÇÕES

De acordo com os estudiosos a GESTÃO contemporânea eficaz de dos empreendimentos passa por atenção máxima em relação à ATUALIZAÇÃO com INOVAÇÃO nas tomadas de DECISÕES firmes e rápidas principalmente no que se refere ao assunto PRODUTIVIDADE, que complemente os PLANOS e que contribuam para conquistas de objetivos, pela ORGANIZAÇÃO de ações e processos que possa proporcionar melhoria continuada e, pelo CONTROLE rígido para corrigir estratégias.

Abaixo princípios básicos de acordo com estudiosos sobre como tomar decisões, organizar processos e ações e manter controle.

TOMADA de DECISÕES: Os estudiosos afirmam que o processo de tomada de decisão é subjetivo, cada um tem seu próprio método, no entanto é importante chamar atenção para alguns cuidados que devem ser tomados nos momentos de se tomar decisões. De acordo com os estudiosos é preciso ficar atento às diversas variáveis, é preciso saber exatamente o ponto que se quer atingir, é preciso transmitir firmeza para persuadir a todos os envolvidos.

ORGANIZAÇÃO: Organização como processo administrativo segundo Chiavenato (1993, p. 258), significa o ato de ORGANIZAR, ESTRUTURAR e INTEGRAR os recursos. Segundo o autor, a organização depende do planejamento, da direção e do controle para a conquista dos objetivos
traçados.

CONTROLE: Os especialistas afirmam que a finalidade principal do controle nos processos é assegurar que os resultados planejados sejam atingidos, enfim, que os objetivos previamente estabelecidos sejam atingidos. O controle verifica o andamento das atividades planejadas se estão sendo executadas com eficiência e os resultados alcançados são os planejados, ou seja, os resultados desejados. O controle é considerado guia para buscar eficácia dos resultados.

REFERÊNCIAS:
Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker, Philip Kotler e outros. E, artigos diversos na internet.

SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.



Um comentário:

  1. Texto montado para atender necessidade de esclarecimento de um grupo de vendas para melhoria de prospecção de novos negócios.

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