O texto tem o objetivo de disponibilizar informações sobre EDUCAÇÃO SUPERIOR com base em estudiosos da EDUCAÇÃO, o texto será montado com abordagens sobre APRENDIZAGEM e ENSINO. Para o exercício da profissão docente de curso superior, de acordo com os especialistas é preciso o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos através de muita pesquisa e, de acordo com a construção de conhecimentos nascerá competências para criar planos com estratégias definidas em busca de resultados que garantam aos estudantes construir seus próprios conhecimentos para melhorar sempre suas condições como cidadãos. A seguir descrevo os princípios básicos em consonância com especialistas ligados a Educação.
O texto trata sobre CONHECIMENTOS, conhecimento é o requisito básico, é o seu domínio no que diz respeito a sua área de conhecimento. A importância de estudos sobre CONTEÚDOS: O que e como disponibilizar para planejamento de conteúdos depende da forma como o professor atua, se prioriza a aprendizagem ou o ensino. A DIDÁTICA como arte de acordo com os estudiosos da educação contribuindo de forma qualitativa e quantitativa na educação superior. E, a AVALIAÇÃO como forma de corrigir rumos, possibilitando ao professor rever planos e procedimentos para conseguir atingir seus objetivos com eficácia.
Este texto sobre EDUCAÇÃO SUPERIOR tem como objetivo esclarecer aos interessados no assunto sobre as habilidades e competências necessárias para o desempenho da função de professor de curso superior. De acordo com os especialistas em educação, a arte e a ciência de ensinar precisa compreender que o importante é a construção do conhecimento de cada um através de: Pesquisas constantes, o uso de tecnologias, estudo e conhecimento da história da educação, conhecimento com habilidades em didática do ensino, desenvolvimento constante em sua área de conhecimento para facilitar a construção de conhecimento dos seus alunos e, desenvolvimento de habilidades que venham facilitar seu bom senso visando a se tornar o mais justo possível nas avaliações dos seus alunos.
REFERÊNCIAS:
Autoria
das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Carlos Cipriano Luckesi, Luis Carlos Freitas, Paulo Freire e outros. E, artigos diversos na internet.
SOBRE Altair Pereira - Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.
ANEXO: PLANO
de ENSINO
CURSO: Gestão Mercadológica
Disciplina: Mercadologia e varejo.
1.
IDENTIFICAÇÃO
NOME: Altair Flávio Pereira
TITULAÇÃO: Pós-graduação
SEMESTRE – MÓDULO
PERÍODO: Diurno ou noturno - EAD
CARGA HORÁRIA: Semanal (02 horas) e
Semestral (40 horas)
CURSO: Gestão MERCADOLÓGICA
DISCIPLINA: Mercadologia e Varejo.
2.
PROCESSO
DE AVALIAÇÃO FORMATIVA E CONTINUA.
Ementa: A competição existente nos
dias atuais exige atualização e desenvolvimento Educacional continuado, para
acompanhar o contexto social, político e econômico, a disciplina Marketing e
Varejo através dos seus conceitos e competências colaboram para análise de
situação das organizações para atender as necessidades do mercado, bem como
utilizar ferramentas e estratégias como diferencial, sempre em busca de
melhoria de qualidade na prestação de serviços e com isso aperfeiçoar
relacionamento positivo com clientes para investir no aumento de produtividade
nas organizações.
3.
OBJETIVOS:
3.1 Objetivo Geral:
Estimular desenvolvimento de
habilidades e competências para a gestão de Marketing no Varejo com suas
implicações no ambiente organizacional.
3.2 Objetivos Específicos:
No término do semestre, o aluno
deverá se encontrar apto para avaliar a importância da gestão de Marketing no
Varejo. Essa avaliação se tornará possível através da construção de
conhecimentos adquirido no curso.
A disciplina Marketing no Varejo
disponibilizará conteúdo que possibilitará ao aluno compreender e verificar
necessidades e desejos dos consumidores e, tendências de mercado, verificar
valores agregados a produtos e serviços, a trabalhar para fidelizar clientes e
implementar ações de divulgação de marcas, com isso levar a organização ao
crescimento e desenvolvimento sustentável.
4.
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO
O conteúdo programático será
basicamente relacionado a MARKETING, com abrangência no varejo, com isso
pretendo enriquecer a matéria e oferecer aos alunos possibilidades de ampliar
seus horizontes na construção dos seus conhecimentos.
4.1 Marketing:
Conceito para as Empresas.
Sua importância e seus objetivos.
Processo: pesquisa, segmentação,
seleção e posicionamento de mercado. Análise de oportunidades de mercado:
Identificação de segmentos de mercados e seleção de mercado alvo.
Estratégias e seleção de mercado.
Atividades dos responsáveis pelo
processo de Marketing.
Características da comunicação
persuasiva do Marketing.
O papel e o propósito do marketing na
economia e na sociedade.
Ética e responsabilidade social.
5.
MÉTODOS
– TÉCNICAS – RECURSOS
Aulas expositivas com auxílio de
lousa, retroprojetor, projetor multimídia e outros (70%).
Atividade extraclasse: Trabalhos em
grupo e individual (resenhas e ensaios) com material coletado nos livros, revistas,
jornais, Internet e literatura acadêmica.
Estudos de casos e artigos diversos,
debate oral em sala de aula e fórum eletrônico
(30%).
6.
AVALIAÇÃO
A avaliação é assunto tratado no
plano de ensino para dar conhecimento aos envolvidos no processo de ensino e
aprendizagem sobre critérios utilizados pelo professor com a anuência da
instituição, dando conhecimento aos alunos de forma clara sobre o que será
avaliado. A avaliação deve ser continua e diversificada. A avaliação é
constituída por AI1 e AI2. AI1 = avaliação interdisciplinar, com peso 1 -
Compreende as práticas acadêmicas, como semanas, eventos, participação nas
aulas e questões interdisciplinares.
AI2 = avaliação interdisciplinar com
peso 2.- Implica os conceitos necessários à construção da práxis acadêmica e
profissional, com foco na disciplina em questão. Portanto: [AI 1 + (AI 2)2 / 3]
= ou > 7,0 para aprovação.
A avaliação é o momento da apuração,
de verificar o andamento do processo ensino-aprendizagem, é nesse momento
devemos corrigir rumos caso os objetivos traçados referentes a conteúdos e
construção de conhecimento, estejam abaixo do que foi planejado. No caso de
estar tudo andando de acordo com o planejamento então, é manter o percurso
pedagógico e, procurar incrementar ainda mais.
CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS
Aula Conteúdo programático Estratégia
1. Apresentação da disciplina - Aula expositiva
2. Introdução ao Marketing - Aula
expositiva
3. O varejo e suas mudanças radicais
- Aula expositiva
4. Canais de distribuição - Aula expositiva
5. Composto de MARKETING - Dinâmica
de grupo.
6. A Administração Varejista - Aula expositiva
7. Localização - Aula expositiva
8. Estudo de Caso
9. Discussão de Caso - Debate em sala de aula
10. Comportamento do consumidor - Aula
expositiva
11. Alimentos de conveniência - Aula
expositiva
12.
Verificação do aprendizado - elaboração do posicionamento Laboratório de
informática
13. Hipermercados - Aula expositiva
14.
Erros na seleção da localização – Aula expositiva
15. Ciclo de compras - Aula expositiva
16. Formação de Preços - Aula expositiva
17. Imagem da loja - Exercícios -
Serviços na Web Seminários
18. Promoção - Aula expositiva
19.
Texto para leitura e discussão - Resenhas crítica
20. Propaganda - Aula expositiva
21. Texto para discussão - Debates em
sala de aula
22. Serviços e distribuição - Aula
expositiva
23. Venda pessoal - Aula expositiva
24.
Estudo de caso - Exercício em sala de aula Estudo de caso
25. Discussão de Caso - Exercício para
entregar Debates em sala de aula
26. Marketing direto - Aula expositiva
27. O futuro do varejo - Aula
expositiva
28. Planejamento de Marketing - Aula expositiva
29.
Estratégias de MARKETING - Aula expositiva
30. Mídias - Dinâmica de grupo.
31. Segmentação - Aula expositiva
32. Plano de MARKETING - Aula
expositiva
33.
Atividade de verificação do assunto - Gerenciamento dinâmica de grupo
34.
Plano de ação - Aula expositiva
35.
Texto para análise - Debates em sala de aula
36. Qualidade - Aula expositiva
37. Gestão de vendas - Aula expositiva
38.
Prova final
39. Devolução da prova e comentários -
Atendimento ao aluno
40.
Encerramento Atendimento ao aluno
BIBLIOGRAFIA:
Bibliografia Básica:
LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing
de Varejo. 2. Ed. - São Paulo: Ed. Atlas, 2000.
PARENTE, Juraci. Varejo no Brasil: Gestão e Estratégia – 1. Ed
– 11. Reimp. São Paulo: Atlas, 2011.
Bibliografia Complementar:
BERNARDINO, Eliane de Castro.
Marketing de varejo / Eliane de Castro Bernardino, Mauro Pacanowski, Nicolau
Khoury, Ulisses Reis. – 3. Ed. – Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008.
http://www.brasil.gov.br/sobre/economia/setores-da-economia/comercio-e-servicos . São Paulo. google, Consulta feita
em: 24/06/2013 – 15h44.
MAC ADDEN, Daniel Oscar. Marketing direto para o
varejo / Daniel Oscar Mac Adden. – 1. Ed. – São Paulo: Saraiva e
Editora SENAC São Paulo, 1995.
RODRIGUES, Valter. Marketing no Varejo. 10ª
Edição. São Paulo: Globo, 1997.
SUZUKI, Iara. Didática no Ensino Superior,
módulo 02. Uninove, São Paulo, 2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário