segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Como avaliar para governar



Governe para gerar ótimos resultados. Eficiência na avaliação de resultados do que foi planejado: Os estudiosos afirmam que a finalidade principal da avaliação nos processos é assegurar que os resultados planejados sejam atingidos, enfim, que os objetivos previamente estabelecidos sejam atingidos. A avaliação verifica o andamento das atividades planejadas se estão sendo executadas com eficiência e os resultados alcançados são os planejados, ou seja, os resultados desejados. A avaliação é considerada guia para buscar eficácia dos resultados.

          Para Chiavenato 1993 o controle é um processo cíclico com quatro fases: estabelecimento de padrões; observação do desempenho; comparação do desempenho com padrão estabelecido e ação corretiva: O controle é avaliar para efetuar correções necessárias para se chegar aos objetivos traçados.

          Controle orientando correções.

      Para Idalberto Chiavenato (1993, p.p. 262 – 266), a palavra controle pode assumir alguns significados e, os principais são: Controle como função restritiva e coercitiva; sistema automático de regulação; função administrativa. O controle como função restritiva e coercitiva tem caráter negativo e limitativo, delimita, inibe e manipula, usado para inibir a liberdade das pessoas; como sistema automático de regulação, mantém o fluxo automático de funcionamento de um sistema, detecta desvios ou irregularidades e proporciona automaticamente a volta à normalidade, as coisas sob controle estão dentro do seu fluxo normal; como função administrativa o controle faz parte do processo assim como o planejamento, a organização e a direção.

         A finalidade principal do controle no processo administrativo é assegurar que os resultados planejados sejam atingidos, enfim, que os objetivos previamente estabelecidos sejam atingidos. O controle é a verificação se as atividades planejadas estão sendo executadas com eficiência e os resultados alcançados são os planejados, ou seja, os resultados desejados. O controle é considerado guia para buscar eficácia dos resultados.

          O controle é um processo cíclico com quatro fases segundo o autor: Estabelecimento de padrões; observação do desempenho; comparação do desempenho com padrão estabelecido e, ação corretiva: Chiavenato (1993, p. 263)

          O autor afirma que os padrões são o desempenho desejado e os critérios são a forma de guiar decisões, é o balizamento para se verificar o desempenho, os resultados a ser aceito de acordo com o planejado são os objetivos a ser assegurado pelo controle. Os padrões segundo o autor podem ser expressos em tempo, dinheiro, qualidade, unidades físicas, custo ou por meio de índices. A administração científica preocupou-se com os padrões como tempo padrão no estudo de tempos e movimentos; custo padrão, padrão de qualidade e volume de produção.

          A observação do desempenho é necessária para controlar no sentido de ajustar as operações aos padrões previamente estabelecidos e funciona conforme as informações que recebe, ela busca obter informações precisas a respeito daquilo que está sendo controlado.

          A comparação do desempenho tem como função corrigir as variações, os desvios, já que, toda atividade tende a apresentar variações, deve-se deixar claro no plano, os limites de variações que podem ser considerados como normal ou aceito, porque segundo o autor nem toda a variação exige correções, mas apenas aquelas que ultrapassam os limites considerados normais, o controle se concentra só na exceção e nos desvios. O desempenho deve sempre ser comparado com o padrão para verificar os desvios e corrigi-los. A comparação do desempenho normalmente é feito segundo o autor por meio de gráficos, relatórios, índices, porcentagens, medidas estatísticas etc.

          “A comparação da atuação com o que foi planejado não busca apenas localizar as variações, erros ou desvios, mas também permitir a predição de outros resultados futuros e localizar dificuldades para criar condições para que as operações futuras possam alcançar melhores resultados” (Chiavenato 1993, p. 264)

          O objetivo do controle é fazer as ações corretivas visando sempre manter os padrões estabelecidos para buscar sempre atingir os objetivos traçados nos planos, fazer as correções de variações e desvios considerados fora da normalidade e fazer com que as coisas aconteçam de acordo com o que se pretendia fazer.

          O planejamento é a abertura do processo administrativo e conforme Chiavenato (1993, p. 264), o controle é o fechamento, deve ser feito a nível global, departamental e operacional, sempre para buscar os objetivos traçados.


Editado em 27 de Junho de 2024.

          REFERÊNCIASAutoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker, Philip Kotler, Soares Amora e outros. E, artigos e cursos diversos na internet.

          SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas. De vendedor de cocadas na rua até gerente de produtos da segunda maior varejista de eletro e móveis do Brasil. Quer ajuda? @altairpereira1957.

Curso DIGITAL e Livros digitais de negócios: https://deploac.my.canva.site/

 

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Um comentário:

  1. O CONTROLE é parte importante nas organizações para levá-las a se perpetuar no tempo.

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