segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Promoção, Propaganda e Publicidade, diferenças entre ELAS.

@Propaganda

A decisão de escrever sobre o assunto tem a intenção de contribuir com as pessoas que tem dúvidas sobre a diferença de significado de PROMOÇÃO, PROPAGANDA e PUBLICIDADE sobre PRODUTOS que de acordo com os especialistas são os bens, serviços e idéias que atende a necessidades e desejos dos consumidores.

De acordo com estudiosos sobre o assunto, a PROMOÇÃO é um composto de marketing que contém dentro do seu desenho macro a PROPAGANDA e a PUBLICIDADE que são ferramentas de divulgação da organização, marcas e produtos, essas duas peças têm comportamentos distintos, mas buscam o mesmo fim, divulgar e promover, buscando sempre atingir os objetivos traçados pelos gestores, a PROPAGANDA é mais utilizadas para fazer oferta de produtos e, é sempre paga, já a PUBLICIDADE é mais utilizada em relação a instituição e nem sempre tem custo financeiro.

A PROMOÇÃO é uma variável do marketing a ser utilizada pelos gestores em busca da realização dos seus objetivos, segundo Kotler (1980, p. 380), a promoção nos dias atuais exige um conceito integrado de comunicação em marketing, portanto, entendemos que os gestores do negócio têm a sua disposição esta variável do composto de marketing, também para fazer parte das suas estratégias para aumentar a eficiência e garantir que os objetivos serão atingidos com eficácia, a promoção está ligada a comunicação, ou seja, os clientes recebem a comunicação do que a empresa está oferecendo para satisfazer suas necessidades e desejos, e entendemos que conforme nos sugere o termo promoção, algumas vantagens estão sendo oferecidas aos clientes através da promoção anunciada. O gestor pode lançar mão de algumas estratégias para fazer promoção conforme exemplos a seguir, sempre lembrando que são apenas alguns exemplos, existem outros tantos.

Aproveitar as épocas promocionais como: as datas comemorativas, natal, dia das mães, dos pais, dos namorados etc., planejar estratégias com distribuição de brindes: itens de baixo valor; blocos de anotações, agendas, canetas, chaveiros, isqueiros etc.; agenda é um brinde que dura o ano inteiro, portanto a marca da empresa estará presente durante muito tempo; concursos, hoje tem um que pode ser visto na televisão e que, portanto, tem muita visibilidade, o avião do Faustão da P&G (Procter e Gamble); promoções dirigidas à comunidade: é um serviço a comunidade local que contribui para a
atividades específicas; patrocínio de Shows, desfiles, atividades culturais e outros; de acordo com especialistas a promoção deve visar a formação de imagem favorável da organização. O gestor pode utilizar-se dessa variável do marketing mix para criar novas estratégias para atingir os objetivos desejados e, não podemos deixar de lembrar que a criação de estratégia está ligado diretamente a mudanças, mudar a organização das vendas, se necessário mudar a equipe de vendas, mudar a política de relações públicas e aumentar, diminuir a participação em exposições, feiras etc.; quando falamos mudar não queremos dizer acabar com o que já existe e criar outro, não, não é isso, queremos dizer fazer ajustes para trabalhar em busca da correção do que não tem dado certo ou partir em busca de crescimento, e não podemos esquecer que as estratégias são utilizadas sempre em busca dos objetivos traçados.

PROPAGANDA segundo os especialistas a propaganda o mais importante meio de comunicação do composto promocional, isto leva a empresa a investir forte visando a atingir a grande massa. O marketing através das informações colhidas no mercado trabalha estratégias para atrair seu público alvo através da busca de atenção, do interesse, do desejo e levando o consumidor a agir adquirindo bens, serviços e idéias das organizações. A PROPAGANDA trabalha para atingir AIDA no consumidor.

AIDA. A = Atenção; I = Interesse; D = Desejo e; A = Ação. Relacionado ao PRODUTO ou SERVIÇO ofertado pela organização.

PUBLICIDADE, de acordo com os especialistas tem como objetivo principal divulgar as instituições, ORGANIZAÇÕES, junto ao público consumidor, divulga também os produtos, serviços e idéias oferecidos pela organização. Conhecida também como “PROPAGANDA COMERCIAL” divulga a organização de forma a favorecer o consumo pelas pessoas e levar as organizações a atingir seus objetivos.

REFERÊNCIAS: Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker, Philip Kotler, Soares Amora e outros. E, artigos diversos na internet.
          SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.
          AP – Palestras:  http://apanweb.wordpress.com/ap-palestras
          contato.apanweb@gmail.com

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Vendedor eficiente e responsável valoriza o negócio.

@Vendas

Determinação, Insistência, Persistência e Responsabilidades...
De acordo com estudiosos sobre o assunto, todo grupo tem sua própria dinâmica, uma das responsabilidades importantes de um vendedor eficaz é entender o funcionamento do seu grupo para poder contribuir para a melhoria e crescimento da equipe como um todo.

Oferecer suporte ao líder da equipe, segundo os especialistas se torna uma responsabilidade necessária para um vendedor eficaz de uma equipe, ele deve quando necessário e apropriado, oferecer liderança para facilitar o andamento das coisas e, com isso buscar manter sempre a eficiência para que os objetivos sejam sempre alcançados.

Os estudiosos apontam como ponto positivo ao vendedor eficaz de uma equipe, a troca de idéias sempre visando somar valores e conhecimentos a todo o grupo, diz também ser importante encorajar seus pares para seguir sempre em frente na busca dos resultados traçados nas metas. Seguir sempre em frente é ser INSISTENTE e, não desistir diante das adversidades.

Segundo os especialistas, um vendedor eficaz deve demonstrar responsabilidade e habilidade para negociar o investimento de tempo para a melhoria do projeto junto a sua liderança e, ao proprietário do negócio. A melhoria do projeto é a procura de novas estratégias, é a mudança de rumos em busca das metas traçadas quando você percebe que insistir não está sendo suficiente então você precisa se tornar PERSISTENTE, ou seja, procurar novos caminhos para buscar os objetivos traçados.

Vendedor eficaz da equipe, para os estudiosos, entende sempre o assunto em pauta e os conceitos de qualidade necessários para a realização de tarefas que facilitem o atingimento de metas traçadas.

Vendedor Eficaz demonstra facilidade em aplicar as ferramentas da qualidade com propriedade para facilitar a realização de processos operacionais que direcionem para resultados eficientes que se tornem eficazes nos processos da organização.

Segundo os especialistas, o Vendedor eficaz é sempre voluntário para tarefas; utiliza bem o seu tempo; obtém e analisa dados com facilidade; identifica e implementa soluções das coisas; escreve resumos e, quando é solicitado tem facilidade para fazer apresentações.

Em relação a Responsabilidade, deve compartilhar conhecimento e experiência; demonstrar coragem para fazer perguntas e trabalha na investigação das respostas e, fazer uso das descobertas em benefício da equipe na busca dos objetivos individuais e objetivos coletivos da equipe.

Deve ser um legítimo representante da organização a que faz parte, deve possuir conhecimento amplo da empresa que faz parte para poder vender seus produtos e serviços de forma adequada e com competência, deve acreditar firmemente na empresa para demonstrar segurança nos momentos que estiver expondo os produtos e serviços da empresa, deve ser bem treinado para contra argumentar quando estiver diante das resistências existentes nas negociações.

REFERÊNCIAS: Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker, Philip Kotler, Soares Amora e outros. E, artigos diversos na internet.
          SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.
          AP – Palestras:  http://apanweb.wordpress.com/ap-palestras
          contato.apanweb@gmail.com

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Valorize o capital humano dentro do teu negócio.

@ValorizaçãoHumana

Para os estudiosos em GESTÃO de PESSOAS, as organizações são criadas por pessoas para atender pessoas, por este motivo entendo ser importante começarmos a tratar do assunto abordando ações necessárias e fundamentais dentro das empresas visando a sua perpetuação, os estudiosos afirmam que organizações são criadas para se perpetuar no tempo. Portanto, a questão humana dentro da organização é o recurso que gera ações e energia para que as organizações se movam em direção a seus objetivos, sem os recursos humanos jamais existiria qualquer organização.

Após decidir o que e como fazer, ou seja, após planejar e criar as estratégias do negócio, do que se pretende empreender. De quem a empresa precisa se tornará bem mais visível. As principais competências da empresa determinarão as habilidades e aptidões que a empresa necessitará para selecionar talentos.

A empresa saudável contrata para atender suas necessidades, não para cargos. Tanto os funcionários internos quanto os externos devem pensar de maneira crítica. O processo de aprendizagem apenas começa com a sua contratação. O aprendizado diário é fundamental para o sucesso pessoal e empresarial. O conhecimento do contratado é bem vindo, mas precisará se adaptar dentro da nova cultura organizacional.

O aprendizado do passado que nos fizeram bem-sucedidos não nos levarão aonde precisamos chegar no futuro. É necessário mesclar a força de trabalho com novos talentos, estarmos focados nas novas tecnologias hoje é vital. O dinheiro gasto de maneira apropriada no desenvolvimento de pessoas é um investimento no futuro da empresa.

Os estudiosos salientam a importância cada vez maior do trabalhador voltado para o conhecimento na organização moderna. As organizações estão fazendo o possível para atrair e reter os profissionais com alto índice de conhecimento e que falem pelo menos mais duas línguas fora a sua. Os estudiosos relatam que no futuro o capital intelectual trazidos por funcionários qualificados será uma grande, se não a maior, vantagem competitiva de muitas empresas. O trabalhador voltado para o conhecimento aumentará a demanda por sua contratação, mas precisará sempre adequar seus conhecimentos a
cultura da nova organização.

Dica importante dos especialistas, autores estudiosos sobre o assunto da demanda por profissionais qualificados, com habilidades e competências para levar as organizações em frente em busca de seus objetivos e perpetuação, e que, assim mesmo tem líderes, executivos, proprietários de empresas que são incapazes de enxergar tal necessidade de renovação e muitas vezes permitem que posições estratégicas dentro das empresas permaneçam na dependência de uma única pessoa, sem que perceba a necessidade de treinar outros funcionários para dentro de uma necessidade futura substituir o funcionário em questão para que as coisas continuem a caminhar em frente em direção aos objetivos da organização.

O conhecimento popular é válido e importante, ele, o conhecimento popular diz que quem tem um, não tem nenhum e, quem tem dois tem um, isso quer dizer que se torna necessário, termos sempre a disposição um reserva, principalmente para as posições técnicas estratégicas que não podem ser interrompidas, sob pena de parar toda a operação dentro da organização. No futebol os reservas são de grande importância, não só para substituir o titular no seu impedimento, mas também para mudança estratégica da direção da equipe.

REFERÊNCIAS: Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker, Philip Kotler, Soares Amora e outros. E, artigos diversos na internet.
          SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.
          AP – Palestras:  http://apanweb.wordpress.com/ap-palestras
          contato.apanweb@gmail.com

domingo, 5 de fevereiro de 2017

04 Pilares para perpetuação de negócios.

#GestãoEficiente

II. Visão de futuro
III. Atualização tecnológica
IV. Atualização científica

A ADMINISTRAÇÃO EFICIENTE, a VISÃO de FUTURO, a ATUALIZAÇÃO TECNOLÓGICA e a ATUALIZAÇÃO CIENTÍFICA, são segundo especialistas pilares que levarão as organizações ao sucesso, principalmente as organizações com fins lucrativos. O administrador atento e que se predispõe a tornar a empresa uma empresa que pensa e, trabalha para manter na organização uma equipe de gestores dispostos a estarem sempre atualizados e que buscam educação continuada para suas vidas, tende a levar a organização a atingir seus objetivos e a se perpetuar. A desatenção e falta de implementação de ações necessárias à sobrevivência da organização poderão também levar as organizações ao fracasso.

I. ADMINISTRAÇÃO EFICIENTE:

A definição de administração ou gestão segundo os especialistas, “é a ciência social que estuda e sistematiza as práticas usadas para administrar”, é o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de atingir metas, tem origem no latim, administratione.

Podemos perceber que a administração é de fundamental importância para as empresas e empresários, é através da administração que será trilhado o caminho para a sobrevivência e para o crescimento da organização.

O gerenciamento dos negócios são propriamente, os negócios da empresa, a manufatura, os serviços, a mercadologia etc. As pessoas são os recursos humanos, o bem mais precioso, a razão de ser de qualquer organização, seja ela empresarial ou não empresarial. Os recursos, que são basicamente recursos financeiros, materiais, naturais e tecnológicos.

II. VISÃO de FUTURO:

Todo empreendedor, todo empresário; nós imaginamos que seja uma pessoa com uma visão de futuro privilegiada, afinal sendo empreendedor a pessoa cria uma empresa, um negócio, uma organização, para gerar riquezas, serviços, produtos etc. Com isso atender necessidades e desejos próprios e de clientes, porém, com a passar do tempo se torna necessário a atualização, o desenvolvimento, a adequação do negócio aos novos tempos. Alguns empreendedores, alguns empresários, criam um negócio espetacular, que gera riqueza, atende a necessidade de um grande número de consumidores dos produtos ou serviços gerados pelo seu empreendimento. O tempo passa e tudo se modifica, as necessidades se tornam outras, o grau de exigência dos consumidores aumenta, enfim, tudo se modifica. Uma boa parte dos empresários não se dá conta da gravidade da situação e não se mobilizam para resolver o problema, de preferência no início, assim como uma doença diagnosticada no início, as chances de cura são maiores, nas organizações não é diferente, a constatação da possibilidade de agravamento do problema sendo detectado no início, as possibilidades de revisão das ações de administração visando as correções necessárias para que a empresa se recupere e continue nos trilhos do crescimento e, da perpetuação são muito maiores. Este é o ponto que levam as empresas a balançar nos negócios, inclusive parte delas chegam a fechar as portas encerrando assim as suas atividades. 
A partir de um determinado momento se torna necessário adicionar ao negócio, mentes pensantes para que as correções necessárias sejam feitas e com isso levar o empreendimento a ganhar fôlego e voltar a crescer e se desenvolver.
Um bom administrador, assim como um bom médico poderá fazer um diagnóstico preciso e implementar mudanças necessárias para curar e reerguer o negócio.

III. ATUALIZAÇÃO TECNOLÓGICA:

Quando falo de atualização tecnológica, não quero discutir o assunto com profundidade, com indicação de sistemas sofisticados, não é isso, quero apenas e tão somente chamar atenção para a necessidade da implantação de um mínimo para manter a sobrevivência do negócio.
Estamos em pleno século XXI, estamos vivendo a era da comunicação, hoje se torna essencial pelo menos que a empresa tenha um computador com boa configuração para servir de “servidor”, e um sistema automático interligado para acompanhamento das atividades internas da empresa. As compras, as vendas, o estoque, as rotinas administrativas (contas a pagar, contas a receber, a conciliação bancária, a folha de pagamentos dos empregados etc.).
Não é admissível que em pleno século XXI, toda apuração das rotinas citadas acima sejam feitas manualmente. A implantação custa barato e a apuração se torna muito mais segura.

A orientação acima deve ser seguida pelos pequenos negócios, já os negócios maiores e, que dispõem de potencial econômico e financeiro maiores devem dentro de suas condições se aparelhar do que exista de mais moderno para dar suporte a sua operação.

IV. ATUALIZAÇÃO CIENTÍFICA:

As empresas também precisam provisionar e destinar um percentual do seu faturamento das suas receitas para estudos científicos visando manter seus produtos e serviços sempre atualizados para acompanhar a evolução da concorrência, o que se torna mais acirrado a cada momento, não podemos nos esquecer que vivemos hoje num mundo cada dia mais globalizado, onde qualquer descuido torna o produto ultrapassado, as empresas devem manter-se atualizadas do ponto de vista científico, oferecendo sempre a seus clientes produtos modernos e que atendam as necessidades e desejos dos clientes com eficiência e eficácia. O mercado hoje possui uma boa quantidade de profissionais especializados nas diversas áreas, portanto, o empresário antenado e, com visão de futuro procura sempre manter profissionais trabalhando no desenvolvimento de novos produtos e, também trabalhando para manter atualizado os produtos do seu portfólio.

De acordo com os estudiosos os administradores de negócios tomando como base esses 04 pilares estarão preparados para gerenciar com eficiência e, como consequências levando suas organizações ao sucesso cumprindo sempre os objetivos traçados em seus planos.

REFERÊNCIAS: Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker, Philip Kotler, Soares Amora e outros. E, artigos diversos na internet.
          SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.


          AP – Palestras:  http://apanweb.wordpress.com/ap-palestras
          contato.apanweb@gmail.com