II. Visão de futuro
III. Atualização tecnológica
IV. Atualização científica
A ADMINISTRAÇÃO EFICIENTE, a VISÃO de FUTURO, a ATUALIZAÇÃO TECNOLÓGICA e a ATUALIZAÇÃO CIENTÍFICA, são segundo especialistas pilares que levarão as organizações ao sucesso, principalmente as organizações com fins lucrativos. O administrador atento e que se predispõe a tornar a empresa uma empresa que pensa e, trabalha para manter na organização uma equipe de gestores dispostos a estarem sempre atualizados e que buscam educação continuada para suas vidas, tende a levar a organização a atingir seus objetivos e a se perpetuar. A desatenção e falta de implementação de ações necessárias à sobrevivência da organização poderão também levar as organizações ao fracasso.
I. ADMINISTRAÇÃO EFICIENTE:
A definição de administração ou gestão segundo os especialistas, “é a ciência social que estuda e sistematiza as práticas usadas para administrar”, é o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de atingir metas, tem origem no latim, administratione.
Podemos perceber que a administração é de fundamental importância para as empresas e empresários, é através da administração que será trilhado o caminho para a sobrevivência e para o crescimento da organização.
O gerenciamento dos negócios são propriamente, os negócios da empresa, a manufatura, os serviços, a mercadologia etc. As pessoas são os recursos humanos, o bem mais precioso, a razão de ser de qualquer organização, seja ela empresarial ou não empresarial. Os recursos, que são basicamente recursos financeiros, materiais, naturais e tecnológicos.
II. VISÃO de FUTURO:
Todo empreendedor, todo empresário; nós imaginamos que seja uma pessoa com uma visão de futuro privilegiada, afinal sendo empreendedor a pessoa cria uma empresa, um negócio, uma organização, para gerar riquezas, serviços, produtos etc. Com isso atender necessidades e desejos próprios e de clientes, porém, com a passar do tempo se torna necessário a atualização, o desenvolvimento, a adequação do negócio aos novos tempos. Alguns empreendedores, alguns empresários, criam um negócio espetacular, que gera riqueza, atende a necessidade de um grande número de consumidores dos produtos ou serviços gerados pelo seu empreendimento. O tempo passa e tudo se modifica, as necessidades se tornam outras, o grau de exigência dos consumidores aumenta, enfim, tudo se modifica. Uma boa parte dos empresários não se dá conta da gravidade da situação e não se mobilizam para resolver o problema, de preferência no início, assim como uma doença diagnosticada no início, as chances de cura são maiores, nas organizações não é diferente, a constatação da possibilidade de agravamento do problema sendo detectado no início, as possibilidades de revisão das ações de administração visando as correções necessárias para que a empresa se recupere e continue nos trilhos do crescimento e, da perpetuação são muito maiores. Este é o ponto que levam as empresas a balançar nos negócios, inclusive parte delas chegam a fechar as portas encerrando assim as suas atividades.
A partir de um determinado momento se torna necessário adicionar ao negócio, mentes pensantes para que as correções necessárias sejam feitas e com isso levar o empreendimento a ganhar fôlego e voltar a crescer e se desenvolver.
Um bom administrador, assim como um bom médico poderá fazer um diagnóstico preciso e implementar mudanças necessárias para curar e reerguer o negócio.
III. ATUALIZAÇÃO TECNOLÓGICA:
Quando falo de atualização tecnológica, não quero discutir o assunto com profundidade, com indicação de sistemas sofisticados, não é isso, quero apenas e tão somente chamar atenção para a necessidade da implantação de um mínimo para manter a sobrevivência do negócio.
Estamos em pleno século XXI, estamos vivendo a era da comunicação, hoje se torna essencial pelo menos que a empresa tenha um computador com boa configuração para servir de “servidor”, e um sistema automático interligado para acompanhamento das atividades internas da empresa. As compras, as vendas, o estoque, as rotinas administrativas (contas a pagar, contas a receber, a conciliação bancária, a folha de pagamentos dos empregados etc.).
Não é admissível que em pleno século XXI, toda apuração das rotinas citadas acima sejam feitas manualmente. A implantação custa barato e a apuração se torna muito mais segura.
A orientação acima deve ser seguida pelos pequenos negócios, já os negócios maiores e, que dispõem de potencial econômico e financeiro maiores devem dentro de suas condições se aparelhar do que exista de mais moderno para dar suporte a sua operação.
IV. ATUALIZAÇÃO CIENTÍFICA:
As empresas também precisam provisionar e destinar um percentual do seu faturamento das suas receitas para estudos científicos visando manter seus produtos e serviços sempre atualizados para acompanhar a evolução da concorrência, o que se torna mais acirrado a cada momento, não podemos nos esquecer que vivemos hoje num mundo cada dia mais globalizado, onde qualquer descuido torna o produto ultrapassado, as empresas devem manter-se atualizadas do ponto de vista científico, oferecendo sempre a seus clientes produtos modernos e que atendam as necessidades e desejos dos clientes com eficiência e eficácia. O mercado hoje possui uma boa quantidade de profissionais especializados nas diversas áreas, portanto, o empresário antenado e, com visão de futuro procura sempre manter profissionais trabalhando no desenvolvimento de novos produtos e, também trabalhando para manter atualizado os produtos do seu portfólio.
De acordo com os estudiosos os administradores de negócios tomando como base esses 04 pilares estarão preparados para gerenciar com eficiência e, como consequências levando suas organizações ao sucesso cumprindo sempre os objetivos traçados em seus planos.
SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30
anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional
e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e
Vendas.
Publicação Original: http://altair1957.blogspot.com/2017/02/gestao-de-negocios-eficiente-04-pilares.html
Artigo montado após diagnóstico feito em uma EMPRESA FAMILIAR que no passado gerou RIQUEZA, mas que devido ao descuido dos dos seus GESTORES hoje corre o RISCO de falir.
ResponderExcluir