segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Promoção, Propaganda e Publicidade, diferenças entre ELAS.

@Propaganda

A decisão de escrever sobre o assunto tem a intenção de contribuir com as pessoas que tem dúvidas sobre a diferença de significado de PROMOÇÃO, PROPAGANDA e PUBLICIDADE sobre PRODUTOS que de acordo com os especialistas são os bens, serviços e idéias que atende a necessidades e desejos dos consumidores.

De acordo com estudiosos sobre o assunto, a PROMOÇÃO é um composto de marketing que contém dentro do seu desenho macro a PROPAGANDA e a PUBLICIDADE que são ferramentas de divulgação da organização, marcas e produtos, essas duas peças têm comportamentos distintos, mas buscam o mesmo fim, divulgar e promover, buscando sempre atingir os objetivos traçados pelos gestores, a PROPAGANDA é mais utilizadas para fazer oferta de produtos e, é sempre paga, já a PUBLICIDADE é mais utilizada em relação a instituição e nem sempre tem custo financeiro.

A PROMOÇÃO é uma variável do marketing a ser utilizada pelos gestores em busca da realização dos seus objetivos, segundo Kotler (1980, p. 380), a promoção nos dias atuais exige um conceito integrado de comunicação em marketing, portanto, entendemos que os gestores do negócio têm a sua disposição esta variável do composto de marketing, também para fazer parte das suas estratégias para aumentar a eficiência e garantir que os objetivos serão atingidos com eficácia, a promoção está ligada a comunicação, ou seja, os clientes recebem a comunicação do que a empresa está oferecendo para satisfazer suas necessidades e desejos, e entendemos que conforme nos sugere o termo promoção, algumas vantagens estão sendo oferecidas aos clientes através da promoção anunciada. O gestor pode lançar mão de algumas estratégias para fazer promoção conforme exemplos a seguir, sempre lembrando que são apenas alguns exemplos, existem outros tantos.

Aproveitar as épocas promocionais como: as datas comemorativas, natal, dia das mães, dos pais, dos namorados etc., planejar estratégias com distribuição de brindes: itens de baixo valor; blocos de anotações, agendas, canetas, chaveiros, isqueiros etc.; agenda é um brinde que dura o ano inteiro, portanto a marca da empresa estará presente durante muito tempo; concursos, hoje tem um que pode ser visto na televisão e que, portanto, tem muita visibilidade, o avião do Faustão da P&G (Procter e Gamble); promoções dirigidas à comunidade: é um serviço a comunidade local que contribui para a
atividades específicas; patrocínio de Shows, desfiles, atividades culturais e outros; de acordo com especialistas a promoção deve visar a formação de imagem favorável da organização. O gestor pode utilizar-se dessa variável do marketing mix para criar novas estratégias para atingir os objetivos desejados e, não podemos deixar de lembrar que a criação de estratégia está ligado diretamente a mudanças, mudar a organização das vendas, se necessário mudar a equipe de vendas, mudar a política de relações públicas e aumentar, diminuir a participação em exposições, feiras etc.; quando falamos mudar não queremos dizer acabar com o que já existe e criar outro, não, não é isso, queremos dizer fazer ajustes para trabalhar em busca da correção do que não tem dado certo ou partir em busca de crescimento, e não podemos esquecer que as estratégias são utilizadas sempre em busca dos objetivos traçados.

PROPAGANDA segundo os especialistas a propaganda o mais importante meio de comunicação do composto promocional, isto leva a empresa a investir forte visando a atingir a grande massa. O marketing através das informações colhidas no mercado trabalha estratégias para atrair seu público alvo através da busca de atenção, do interesse, do desejo e levando o consumidor a agir adquirindo bens, serviços e idéias das organizações. A PROPAGANDA trabalha para atingir AIDA no consumidor.

AIDA. A = Atenção; I = Interesse; D = Desejo e; A = Ação. Relacionado ao PRODUTO ou SERVIÇO ofertado pela organização.

PUBLICIDADE, de acordo com os especialistas tem como objetivo principal divulgar as instituições, ORGANIZAÇÕES, junto ao público consumidor, divulga também os produtos, serviços e idéias oferecidos pela organização. Conhecida também como “PROPAGANDA COMERCIAL” divulga a organização de forma a favorecer o consumo pelas pessoas e levar as organizações a atingir seus objetivos.

REFERÊNCIAS: Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker, Philip Kotler, Soares Amora e outros. E, artigos diversos na internet.
          SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.
          AP – Palestras:  http://apanweb.wordpress.com/ap-palestras
          contato.apanweb@gmail.com

Um comentário:

  1. Material Publicado com a intenção de contribuir com as pessoas que têm dúvidas sobre o significado das três palavras com suas atribuições e contribuições dentro do MARKETING...

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