domingo, 28 de janeiro de 2018

Não adianta reclamar das Obrigações Fiscais do Negócio.

#Gestão

Criticando a MIM Mesmo, Vivo Reclamando em Relação às Obrigações de Minha Empresa...
Tem uma pergunta que me faço sempre, alguém me obrigou a montar meu negócio, a abrir minha empresa? Caso a resposta seja negativa, então, por que vivo reclamando? Reclamo de minha carga de trabalho, dos meus fornecedores, das obrigações que a empresa tem que arcar em relação aos meus funcionários, dos clientes chatos, das obrigações da empresa com o Estado, principalmente no que diz respeito a grande carga tributária que incide sobre o meu negócio, enfim, mas insisto e continuo a me questionar, alguém me obriga a ser empresário?

Coloco essas questões para chamar atenção das pessoas que já se tornaram empreendedoras e também para quem ainda não se tornou, mas pretende empreender em algum momento.

Para os estudiosos, os empreendedores devem manter-se atentos para agir de forma inteligente, rápida e segura em suas TOMADAS de DECISÕES, na construção de PLANOS eficientes, na ORGANIZAÇÃO de processos e tarefas operacionais, e no CONTROLE de tudo a sua volta.

De acordo com os estudiosos a GESTÃO eficaz de todos os empreendimentos passa por tomada de DECISÕES firmes e rápidas, por construção de PLANOS coerentes que contribuam para conquistas de objetivos econômico e financeiro, pela ORGANIZAÇÃO de ações e processos nas organizações e, pelo CONTROLE rígido das condições financeiras, econômicas, social e política.

Abaixo você encontrará princípios básicos de acordo com estudiosos sobre como tomar decisões, criar planos, organizar ações e manter controle. Tomada de decisões: Os estudiosos afirmam que o processo de tomada de decisão é subjetivo, cada um tem seu próprio método, no entanto é importante chamar atenção para alguns cuidados que devem ser tomados nos momentos de se tomar decisões.

De acordo com os estudiosos precisamos ficar atentos às diversas variáveis, é preciso saber exatamente o ponto que se quer atingir, é preciso transmitir firmeza para persuadir a todos os envolvidos.

No primeiro parágrafo desse artigo citei algumas situações que me tira a sossego e a tranquilidade, mas apesar de minha empresa se encontrar em grandes dificuldades para o cumprimento de suas obrigações sociais, eu troco o meu carro e o de minha esposa praticamente todo ano, tenho 03 filhos, cada um tem seu próprio automóvel novo, os três carros foi comprado com a receita da empresa, os impostos que incidem sobre os automóveis de minha família saem da receita da empresa, mas não sei porque, a minha empresa tem uma dívida significativa junto aos órgãos do Estado que preciso renegociar para continuar tocando o negócio em frente.

Há alguns poucos dias atrás parei, fiz uma reflexão e decidi: De hoje em diante passarei a agir segundo a orientação teórica de especialistas conforme pode ser visto a seguir. Futuramente contarei a todos se deixei de viver reclamando.

Plano de ação: Para os especialistas o plano de ação é basicamente formado pelas seguintes perguntas: O QUE FAZER? O objetivo, o que se deseja aonde se quer chegar. COMO FAZER? A estratégia, o caminho a seguir para se atingir os objetivos traçados. QUEM FARÁ? Os responsáveis pelo controle dos resultados e pela implementação das ações. QUANTO TEMPO DEVERÁ DURAR O PLANO? É o cronograma, a definição de prazos para apuração de cada ação. E, todo plano tem um custo, portanto, para fechar o plano é necessário definir ORÇAMENTO, verbas para custear o plano.

ORGANIZAÇÃO das etapas: Organização como processo administrativo segundo Chiavenato (1993, p. 258), significa o ato de ORGANIZAR, ESTRUTURAR e INTEGRAR os recursos. Segundo o autor, a organização depende do planejamento, da direção e do controle para a conquista dos objetivos traçados. Os recursos são compreendidos entre humanos, materiais e financeiros.

Controle: Os especialistas afirmam que a finalidade principal do controle nos processos é assegurar que os resultados planejados sejam atingidos, enfim, que os objetivos previamente estabelecidos sejam atingidos. O controle verifica o andamento das atividades planejadas se estão sendo executadas com eficiência e os resultados alcançados são os planejados, ou seja, os resultados desejados. O controle é considerado guia para buscar eficácia dos resultados. E, também para fazer correções no planejamento para se criar novas estratégias.

REFERÊNCIAS:
Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker, Philip Kotler e outros. E, artigos diversos na internet.

SOBRE Altair Pereira - Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.

            contato.apanweb@gmail.com

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