IMAGEM Empresarial e Sua Percepção Pelo Mercado...
De acordo com especialistas a imagem empresarial, imagem corporativa percebida pelos clientes, ou seja, vista de fora pra dentro do negócio é o seu principal cartão de visitas no mercado, portanto cabe a gestão do negócio cuidar de forma que os clientes internos e externos da organização tenha uma excelente imagem oferecida pela organização.
Exemplos a ser trabalhados: Missão – Condições de atendimento – Produtos – Condições comerciais – Marketing – Logística e outros.
Missão – Considerando que os estudiosos afirmam que, as EMPRESAS que desejam obter sucesso no presente e se manter firme no futuro, devem compreender bem a sua missão e seguir religiosamente a cartilha do que se dispõe a fazer, que a empresa para criar estratégias eficazes deve respeitar a definição de sua MISSÃO Organizacional.
Condições de atendimento – De acordo com especialistas criar ESTRATÉGIAS ágeis e, concretas para encantar e surpreender positivamente aos clientes do NEGÓCIO garante resultados positivos para organização. De acordo com esses especialistas um motivo recorrente de queda nos resultados do negócio pode ser conflito entre os membros da equipe. Portanto, para esses especialistas os gestores de negócios precisam reavaliar de forma continua o comportamento da EQUIPE de olho no ATENDIMENTO para seguir sempre em direção aos OBJETIVOS traçados.
Produtos – Os especialistas apontam a necessidade de se tomar cuidados especiais com a qualidade de produtos e serviços e com aperfeiçoamento de processos e, atendimento a clientes internos e externos, com isso tornar possível automaticamente o aumento da produtividade que é o objetivo de todas as organizações, o aumento de produtividade nada mais é do que ter seu produto atendendo a necessidades e desejos do maior número de consumidores possíveis.
Condições comerciais – De acordo com especialistas os profissionais responsáveis pelas condições comerciais dos produtos nos negócios precisam verificar de forma continua condições de mercado necessárias para manter a o negócio caminhando de acordo com os OBJETIVOS traçados, precisam estar sempre alinhados e competitivos em relação a concorrência, analisando através de relatórios a evolução do negócio, enfim, preocupar-se sempre com as condições comerciais para manter a imagem da empresa na vanguarda.
Marketing – De acordo com a definição de autores consagrados mundialmente, nos faz refletir que, a matéria tem como objetivo principal a satisfação geral dos envolvidos nos diversos processos, seja o processo comercial ou não, a matéria trabalha para satisfazer os interesses organizacionais e também das pessoas, do bem servir, do lucro, da sua visibilidade etc. e, atender com eficiência os interesses dos clientes.
Logística - A logística sempre foi um ponto importante para o sucesso dos negócios, mas no mundo atual se tornou muito mais, o motivo de acordo com os estudiosos está ligado ao avanço tecnológico, a globalização aumentou de forma muito grande a concorrência levando o consumidor a se sentir mais a vontade para exigir mais excelência do seu fornecedor, do seu vendedor.
A imagem do negócio tem como principal objetivo contribuir com a organização principalmente para atrair mais e mais consumidores dos seus produtos e serviços, portanto os seus gestores precisam estar sempre preparados e dominando teorias de gestão para dar suporte aos seus empreendimentos. Este artigo tem a finalidade de chamar atenção em relação à estratégia dos empreendedores quando precisam fazer algo para melhorar a imagem empresarial, porque alguns desavisados costumam ao invés agir para melhorar as coisas ficam acomodados e, de acordo com estudiosos podendo causar dificuldades futuras. É aí nesse momento que gestores eficientes e habilidosos podem fazer a diferença em favor da organização.
Uma Boa IMAGEM Empresarial depende de uma gestão eficiente conforme relato a seguir:
De acordo com os estudiosos a GESTÃO contemporânea eficaz de todos os empreendimentos passa por atenção máxima em relação à ATUALIZAÇÃO com INOVAÇÃO nas tomadas de DECISÕES firmes e rápidas, por construção de PLANOS coerentes que contribuam para conquistas de objetivos econômico, financeiro que priorize o atendimento ao seu consumidor, pela ORGANIZAÇÃO de ações e processos nas organizações e, pelo CONTROLE rígido das condições financeiras, econômicas, social e política.
Abaixo princípios básicos de acordo com estudiosos sobre como tomar decisões, criar planos, organizar processos e ações e manter controle.
Tomada de decisões: Os estudiosos afirmam que o processo de tomada de decisão é subjetivo, cada um tem seu próprio método, no entanto é importante chamar atenção para alguns cuidados que devem ser tomados nos momentos de se tomar decisões. De acordo com os estudiosos precisamos ficar atentos às diversas variáveis, é preciso saber exatamente o ponto que se quer atingir, é preciso transmitir firmeza para persuadir a todos os envolvidos.
Plano de ação: Para os especialistas o plano de ação é basicamente formado pelas seguintes perguntas: O QUE FAZER? O objetivo, o que se deseja aonde se quer chegar. COMO FAZER? A estratégia, o caminho a seguir para se atingir os objetivos traçados. QUEM FARÁ? Os responsáveis pelo controle dos resultados e pela implementação das ações. QUANTO TEMPO DEVERÁ DURAR O PLANO? É o cronograma, a definição de prazos para apuração de cada ação. E, todo plano tem um custo, portanto, para fechar o plano é necessário definir ORÇAMENTO, verbas para custear o plano.
ORGANIZAÇÃO das etapas: Organização como processo administrativo segundo Chiavenato (1993, p. 258), significa o ato de ORGANIZAR, ESTRUTURAR e INTEGRAR os recursos. Segundo o autor, a organização depende do planejamento, da direção e do controle para a conquista dos objetivos traçados. Os recursos são compreendidos entre humanos, materiais e financeiros.
Controle: Os especialistas afirmam que a finalidade principal do controle nos processos é assegurar que os resultados planejados sejam atingidos, enfim, que os objetivos previamente estabelecidos sejam atingidos. O controle verifica o andamento das atividades planejadas se estão sendo executadas
com eficiência e os resultados alcançados são os planejados, ou seja, os resultados desejados. O controle é considerado guia para buscar eficácia dos resultados. E, também para fazer correções no planejamento para se criar novas estratégias.
REFERÊNCIAS:
Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker, Philip Kotler e outros. E, artigos diversos na internet.
SOBRE Altair Pereira - Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.
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