terça-feira, 6 de março de 2018

O Verdadeiro Papel do EMPREENDEDOR...

#Empreendedorismo

Os estudiosos apontam como verdadeiro papel EMPREENDEDOR, as seguintes atitudes pessoais: Estimular seus pensamentos em busca de IDÉIAS, reconhecer OPORTUNIDADES, aceitar CONSELHOS de pessoas experientes. Desse ponto pra frente você precisa PLANEJAR definindo estratégias; praticar BENCHMARKING que é conhecer a concorrência, estudar o mercado para definir onde pretende chegar; analisar com critério os RISCOS financeiros, econômicos, legal, políticos; procurar SIMULAR antes de agir de forma concreta; definir FERRAMENTAS como pontos de unidades de negócios, tecnologias, e outros; o cuidado com ESTRATÉGIAS para defesa, manutenção e ataque do seu negócio; a preparação, desenvolvimento e munidos de ferramental para desenvolvimento de suas funções, exercendo atenção especial em relação a avaliação periódica constante do quadro de pessoal; tudo isso acompanhado de um sistema de análise PFOA (potencialidades, fraquezas, oportunidades e ameaças) que possibilite tomadas de decisões.

De acordo com especialistas o SUCESSO de todo NEGÓCIO está ligado ao poder de atitudes que deve tomar o verdadeiro Empreendedor que precisa reavaliar diuturnamente as ESTRATÉGIAS monitoramento dos resultados da organização no que se refere a todos os pontos citados acima. Segundo especialistas um motivo recorrente queda nos resultados do negócio pode ser desatenção do EMPREENDEDOR em assumir o seu verdadeiro papel. Abrir um NEGÓCIO é relativamente fácil, o complicado é mantê-lo no tempo, mais ou menos como no casamento, encontrar uma pessoa para casar pode ser relativamente fácil, mas manter o casamento é uma tarefa bastante difícil. Portanto para esses especialistas os gestores de negócios precisam reavaliar de forma continua o comportamento de todos os pontos citados acima para garantir a caminhada em direção aos OBJETIVOS traçados.

Deixe brotar uma boa IDÉIA:

Deixar brotar uma boa idéia é uma questão de buscar no seu pensamento, no seu interior algo que possa ser feito, a ação empreendedora pode partir desse ponto. No mundo do empreendimento tudo nasce de um pensamento, a idéia brota no pensamento da mesma forma que brota uma planta. As árvores nasceram, brotaram através de uma semente lançada pelas fezes de um pequeno pássaro diretamente da natureza para a natureza ou, plantada através de uma muda pelo homem.
Um empreendimento também tem o mesmo princípio, uma idéia pode surgir a partir de um estímulo que alguém lançou no seu pensamento, uma idéia que pode ter nascido do seu próprio pensamento ou, através de uma oportunidade, um conselho, uma orientação, uma leitura e outras tantas. A partir daí é planejar, organizar, dirigir e controlar para conseguir colheitas extraordinárias.

Reconheça uma OPORTUNIDADE:

O reconhecimento de uma oportunidade pode ser feito segundo os especialistas observando-se o ambiente ao seu redor, no seu bairro, no seu município, no seu estado, no seu país, no mundo, para os especialistas os momentos de crises são momentos onde surgem muitas oportunidades, com a economia globalizada as oportunidades apresentam-se por todas as partes do mundo, a evolução da tecnologia, o avanço nas comunicações com o aparecimento da internet favoreceu muito, facilitando o contato com muitas oportunidades.

Aceite um CONSELHO:

O conselho é toda orientação que recebemos de terceiros, pode vir através de familiares, de amigos, de professores, voltando a falar na internet nos dias atuais com a evolução do marketing digital aconteceu um crescimento de cursos on line onde existe hoje em dia uma gama grande de conselhos, sendo uma fonte rica de orientações, enfim, após o surgimento da idéia nós precisamos ANALISAR, CRITICAR e DETERMINARMOS o que fazer para EMPREENDER com sucesso.

De acordo com os estudiosos a GESTÃO contemporânea eficaz de todos os empreendimentos passa por atenção máxima em relação à ATUALIZAÇÃO com INOVAÇÃO nas tomadas de DECISÕES firmes e rápidas, por construção de PLANOS coerentes que contribuam para conquistas de objetivos econômico, financeiro que priorize o atendimento ao seu consumidor, pela ORGANIZAÇÃO de ações e processos nas organizações e, pelo CONTROLE rígido das condições financeiras, econômicas, social e política.

Abaixo princípios básicos de acordo com estudiosos sobre como tomar decisões, criar planos, organizar processos e ações e manter controle.

Tomada de decisões: Os estudiosos afirmam que o processo de tomada de decisão é subjetivo, cada um tem seu próprio método, no entanto é importante chamar atenção para alguns cuidados que devem ser tomados nos momentos de se tomar decisões. De acordo com os estudiosos precisamos ficar atentos às diversas variáveis, é preciso saber exatamente o ponto que se quer atingir, é preciso transmitir firmeza para persuadir a todos os envolvidos.

Plano de ação: Para os especialistas o plano de ação é basicamente formado pelas seguintes perguntas: O QUE FAZER? O objetivo, o que se deseja aonde se quer chegar. COMO FAZER? A estratégia, o caminho a seguir para se atingir os objetivos traçados. QUEM FARÁ? Os responsáveis pelo controle dos resultados e pela implementação das ações. QUANTO TEMPO DEVERÁ DURAR O PLANO? É o cronograma, a definição de prazos para apuração de cada ação. E, todo plano tem um custo, portanto, para fechar o plano é necessário definir ORÇAMENTO, verbas para custear o plano.

ORGANIZAÇÃO das etapas: Organização como processo administrativo segundo Chiavenato (1993, p. 258), significa o ato de ORGANIZAR, ESTRUTURAR e INTEGRAR os recursos. Segundo o autor, a organização depende do planejamento, da direção e do controle para a conquista dos objetivos traçados. Os recursos são compreendidos entre humanos, materiais e financeiros.

Controle: Os especialistas afirmam que a finalidade principal do controle nos processos é assegurar que os resultados planejados sejam atingidos, enfim, que os objetivos previamente estabelecidos sejam atingidos. O controle verifica o andamento das atividades planejadas se estão sendo executadas com eficiência e os resultados alcançados são os planejados, ou seja, os resultados desejados. O controle é considerado guia para buscar eficácia dos resultados. E, também para fazer correções no planejamento para se criar novas estratégias.

REFERÊNCIAS:
Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker, Philip Kotler e outros. E, artigos diversos na internet.

SOBRE Altair Pereira - Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.

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