Para os especialistas a principal diferença entre exercer LIDERANÇA e fazer GESTÃO de Negócios é que a Gestão se faz em longo Prazo, liderança é diário. Os Gestores constroem planejamentos para curto prazo (03 a 06 meses), médio prazo (01 a 03 anos) e longo prazo (05 a 10 anos) e, daí por diante. Já os Líderes precisam se preocupar diuturnamente com cumprimento das metas traçadas procurando ser um facilitador eficiente para os seus comandados, disponibilizando todo tipo de ferramentas necessárias ao cumprimentos das metas diárias, semanal e mensal, sempre procurando influenciar de forma positiva para levantar o moral da equipe em busca dos objetivos.
O presente texto objetiva contribuir com Gestores e Líderes de negócios oferecendo DICAS para aumentar a probabilidade do cumprimento de metas de responsabilidade das lideranças com responsabilidade direta nas AÇÕES de busca de objetivos imediatos e, com isso levar aqueles profissionais que às vezes confundem suas funções e, com isso acabam gerando descontentamento aos seus comandados, por exemplo, existem Gestores que em determinados momentos acreditam que devem corrigir eventuais divergências passando por sobre a autoridade direta dos Lideres, essa ação de acordo com estudiosos pode às vezes não dar muito certo, segundo esses estudiosos essa ação de orientação deve ser passada para liderança da equipe e, esta liderança orientar seus comandados.
De acordo com os estudiosos para manter um relacionamento adequado entre Gestores responsáveis por planejamento e Liderança operacional é necessário bom senso dos envolvidos para evitar conflitos e descontentamento, os gestores precisão seguir de acordo com princípios de orientação teórica de gestão administrativa e operacional que facilite caminhar com eficiência na busca de objetivos. De acordo com os estudiosos a GESTÃO contemporânea eficaz de todos os empreendimentos passa por atenção máxima em relação à ATUALIZAÇÃO com INOVAÇÃO nas tomadas de DECISÕES firmes e rápidas, por construção de PLANOS coerentes que contribuam para conquistas de objetivos econômico, financeiro que priorize o atendimento ao seu consumidor, pela ORGANIZAÇÃO de ações e processos nas organizações e, pelo CONTROLE rígido de seus processos e, para com isso gerar ganhos financeiros, econômicos, social e político.
A atualização com inovação está ligada diretamente ao avanço tecnológico, portanto, é preciso tomadas de decisões no sentido de buscar junto aos desenvolvedores de software do seu negócio formas adequadas que apontem quando as metas não estiverem acontecendo dentro do planejado, para com isso possibilitar tomada de decisões visando corrigir o que está errado para caminhar com tranquilidade em direção aos objetivos. De acordo com especialistas se torna necessário envolver os colaboradores nos planos que visem evitar desvios que impeçam a conquista de resultados positivos, todas essas ações precisam ser organizadas dentro de um processo de sincronia controlado não só por Gestores e Lideres do negócio, mas de preferência por colaboradores que vestem a camisa do NEGÓCIO.
Para os estudiosos a forma inteligente de conseguir com que os negócios consigam caminhar em direção aos objetivos traçados passa pelo COMPROMETIMENTO de todas as pessoas que trabalham na organização, ou seja, os RECURSOS HUMANOS precisam ser os primeiros a demonstrar preocupação em proteger o NEGÓCIO que afinal de contas é de onde essas pessoas teoricamente tiram seus sustentos. De acordo com especialistas os colaboradores precisam aproveitar as OPORTUNIDADES de mostrar interesse pelo NEGÓCIO visando crescimento dentro da organização, para isso é necessário que nós trabalhadores, colaboradores dentro dos negócios nos mantenhamos preparados para aproveitarmos as OPORTUNIDADES que surgirão dentro do negócio.
A propósito de acordo com os estudiosos as oportunidades não são estáticas, elas têm movimento, portanto precisamos tomar posse DELAS no momento que ELAS surgem, caso contrário ELA passará, e, você conhece aquela máxima, aquele FULANO é um cara de sorte, não é bem isso, o que acontece é que ELE está sempre preparado para aproveitar a OPORTUNIDADE.
DICA
O Gestor eficaz de acordo com estudiosos é aquele que consegue identificar e se relacionar com as contingências de forma a corrigir rumos que permitam aos diversos Líderes dentro da organização se posicionar de forma empreendedora para agir na direção dos objetivos necessário para crescimento e perpetuação do negócio.
.
Todo NEGÓCIO, todo EMPREENDIMENTO segundo estudiosos para aumentar as chances de obter SUCESSO e de se perpetuar no tempo no mundo competitivo contemporâneo, seus Gestores e Líderes precisam estar preparado para aproveitar todas as OPORTUNIDADES que surgem, os estudiosos apontam os 04 eixos de gestão citados abaixo como a condição básica para garantir eficácia de objetivos.
Tomar boas DECISÕES, criar PLANOS Coerentes, manter bem ORGANIZADAS as ações e processos de gestão e, demonstrar que é capaz de manter um CONTROLE rígido de suas condições financeiras, econômicas, social e política.
TOMADA de DECISÕES: Os estudiosos afirmam que o processo de tomada de decisão é subjetivo, cada um tem seu próprio método, no entanto é importante chamar atenção para alguns cuidados que devem ser tomados nos momentos de se tomar decisões. De acordo com os estudiosos precisamos ficar atentos às diversas variáveis, é preciso saber exatamente o ponto que se quer atingir, é preciso
transmitir firmeza para persuadir a todos os envolvidos.
Criar PLANO de AÇÃO: Para os especialistas o plano de ação é basicamente formado pelas seguintes perguntas: O QUE FAZER? O objetivo, o que se deseja aonde se quer chegar. COMO FAZER? A estratégia, o caminho a ser seguido para se atingir os objetivos traçados. QUEM FARÁ? Os responsáveis pelo controle dos resultados e pela implementação das ações. QUANTO TEMPO DEVERÁ DURAR O PLANO? É o cronograma, a definição de prazos para apuração de cada ação. E, todo plano tem um custo, portanto, para fechar o plano é necessária a definição do ORÇAMENTO, verbas para custear o plano.
ORGANIZAÇÃO das etapas: Organização como processo administrativo segundo Chiavenato (1993, p. 258), significa o ato de ORGANIZAR, ESTRUTURAR e INTEGRAR os recursos. Segundo o autor, a organização depende do planejamento, da direção e do controle para a conquista dos objetivos traçados. Os recursos são compreendidos entre humanos, materiais e financeiros.
CONTROLE: Os especialistas afirmam que a finalidade principal do controle nos processos é assegurar que os resultados planejados sejam atingidos, enfim, que os objetivos previamente estabelecidos sejam atingidos. O controle verifica o andamento das atividades planejadas se estão sendo executadas com eficiência e os resultados alcançados são os planejados, ou seja, os resultados desejados. O controle é considerado guia para buscar eficácia dos resultados. E, também para fazer correções no planejamento para se criar novas estratégias.
REFERÊNCIAS:
Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker, Philip Kotler e outros. E, artigos diversos na internet.
SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.
altair.flavio@gmail.com
http://facebook.com/altairpereira1957
http://lattes.cnpq.br/6686653610938155
http://facebook.com/altairpereira1957
http://lattes.cnpq.br/6686653610938155