segunda-feira, 30 de abril de 2018

Liderança e Gestão em NEGÓCIOS...

Gestão, Marketing e Vendas

Para os especialistas a principal diferença entre exercer LIDERANÇA e fazer GESTÃO de Negócios é que a Gestão se faz em longo Prazo, liderança é diário. Os Gestores constroem planejamentos para curto prazo (03 a 06 meses), médio prazo (01 a 03 anos) e longo prazo (05 a 10 anos) e, daí por diante. Já os Líderes precisam se preocupar diuturnamente com cumprimento das metas traçadas procurando ser um facilitador eficiente para os seus comandados, disponibilizando todo tipo de ferramentas necessárias ao cumprimentos das metas diárias, semanal e mensal, sempre procurando influenciar de forma positiva para levantar o moral da equipe em busca dos objetivos.

O presente texto objetiva contribuir com Gestores e Líderes de negócios oferecendo DICAS para aumentar a probabilidade do cumprimento de metas de responsabilidade das lideranças com responsabilidade direta nas AÇÕES de busca de objetivos imediatos e, com isso levar aqueles profissionais que às vezes confundem suas funções e, com isso acabam gerando descontentamento aos seus comandados, por exemplo, existem Gestores que em determinados momentos acreditam que devem corrigir eventuais divergências passando por sobre a autoridade direta dos Lideres, essa ação de acordo com estudiosos pode às vezes não dar muito certo, segundo esses estudiosos essa ação de orientação deve ser passada para liderança da equipe e, esta liderança orientar seus comandados.

De acordo com os estudiosos para manter um relacionamento adequado entre Gestores responsáveis por planejamento e Liderança operacional é necessário bom senso dos envolvidos para evitar conflitos e descontentamento, os gestores precisão seguir de acordo com princípios de orientação teórica de gestão administrativa e operacional que facilite caminhar com eficiência na busca de objetivos. De acordo com os estudiosos a GESTÃO contemporânea eficaz de todos os empreendimentos passa por atenção máxima em relação à ATUALIZAÇÃO com INOVAÇÃO nas tomadas de DECISÕES firmes e rápidas, por construção de PLANOS coerentes que contribuam para conquistas de objetivos econômico, financeiro que priorize o atendimento ao seu consumidor, pela ORGANIZAÇÃO de ações e processos nas organizações e, pelo CONTROLE rígido de seus processos e, para com isso gerar ganhos financeiros, econômicos, social e político.

A atualização com inovação está ligada diretamente ao avanço tecnológico, portanto, é preciso tomadas de decisões no sentido de buscar junto aos desenvolvedores de software do seu negócio formas adequadas que apontem quando as metas não estiverem acontecendo dentro do planejado, para com isso possibilitar tomada de decisões visando corrigir o que está errado para caminhar com tranquilidade em direção aos objetivos. De acordo com especialistas se torna necessário envolver os colaboradores nos planos que visem evitar desvios que impeçam a conquista de resultados positivos, todas essas ações precisam ser organizadas dentro de um processo de sincronia controlado não só por Gestores e Lideres do negócio, mas de preferência por colaboradores que vestem a camisa do NEGÓCIO.

Para os estudiosos a forma inteligente de conseguir com que os negócios consigam caminhar em direção aos objetivos traçados passa pelo COMPROMETIMENTO de todas as pessoas que trabalham na organização, ou seja, os RECURSOS HUMANOS precisam ser os primeiros a demonstrar preocupação em proteger o NEGÓCIO que afinal de contas é de onde essas pessoas teoricamente tiram seus sustentos. De acordo com especialistas os colaboradores precisam aproveitar as OPORTUNIDADES de mostrar interesse pelo NEGÓCIO visando crescimento dentro da organização, para isso é necessário que nós trabalhadores, colaboradores dentro dos negócios nos mantenhamos preparados para aproveitarmos as OPORTUNIDADES que surgirão dentro do negócio. 

A propósito de acordo com os estudiosos as oportunidades não são estáticas, elas têm movimento, portanto precisamos tomar posse DELAS no momento que ELAS surgem, caso contrário ELA passará, e, você conhece aquela máxima, aquele FULANO é um cara de sorte, não é bem isso, o que acontece é que ELE está sempre preparado para aproveitar a OPORTUNIDADE.

DICA

O Gestor eficaz de acordo com estudiosos é aquele que consegue identificar e se relacionar com as contingências de forma a corrigir rumos que permitam aos diversos Líderes dentro da organização se posicionar de forma empreendedora para agir na direção dos objetivos necessário para crescimento e perpetuação do negócio.
.
Todo NEGÓCIO, todo EMPREENDIMENTO segundo estudiosos para aumentar as chances de obter SUCESSO e de se perpetuar no tempo no mundo competitivo contemporâneo, seus Gestores e Líderes precisam estar preparado para aproveitar todas as OPORTUNIDADES que surgem, os estudiosos apontam os 04 eixos de gestão citados abaixo como a condição básica para garantir eficácia de objetivos.

Tomar boas DECISÕES, criar PLANOS Coerentes, manter bem ORGANIZADAS as ações e processos de gestão e, demonstrar que é capaz de manter um CONTROLE rígido de suas condições financeiras, econômicas, social e política.

TOMADA de DECISÕES: Os estudiosos afirmam que o processo de tomada de decisão é subjetivo, cada um tem seu próprio método, no entanto é importante chamar atenção para alguns cuidados que devem ser tomados nos momentos de se tomar decisões. De acordo com os estudiosos precisamos ficar atentos às diversas variáveis, é preciso saber exatamente o ponto que se quer atingir, é preciso
transmitir firmeza para persuadir a todos os envolvidos.

Criar PLANO de AÇÃO: Para os especialistas o plano de ação é basicamente formado pelas seguintes perguntas: O QUE FAZER? O objetivo, o que se deseja aonde se quer chegar. COMO FAZER? A estratégia, o caminho a ser seguido para se atingir os objetivos traçados. QUEM FARÁ? Os responsáveis pelo controle dos resultados e pela implementação das ações. QUANTO TEMPO DEVERÁ DURAR O PLANO? É o cronograma, a definição de prazos para apuração de cada ação. E, todo plano tem um custo, portanto, para fechar o plano é necessária a definição do ORÇAMENTO, verbas para custear o plano.

ORGANIZAÇÃO das etapas: Organização como processo administrativo segundo Chiavenato (1993, p. 258), significa o ato de ORGANIZAR, ESTRUTURAR e INTEGRAR os recursos. Segundo o autor, a organização depende do planejamento, da direção e do controle para a conquista dos objetivos traçados. Os recursos são compreendidos entre humanos, materiais e financeiros.

CONTROLE: Os especialistas afirmam que a finalidade principal do controle nos processos é assegurar que os resultados planejados sejam atingidos, enfim, que os objetivos previamente estabelecidos sejam atingidos. O controle verifica o andamento das atividades planejadas se estão sendo executadas com eficiência e os resultados alcançados são os planejados, ou seja, os resultados desejados. O controle é considerado guia para buscar eficácia dos resultados. E, também para fazer correções no planejamento para se criar novas estratégias. 

REFERÊNCIAS:
Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker, Philip Kotler e outros. E, artigos diversos na internet.

SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.


sexta-feira, 20 de abril de 2018

Produtos Com DATA de Validade Vencida...

Gestão e Vendas

AÇÕES PARA DIMINUIR PROBLEMAS de PRODUTOS COM DATA de VALIDADE VENCIDA DENTRO DO SEU NEGÓCIO. O presente texto objetiva contribuir com gestores de negócios do setor supermercadista oferecendo algumas DICAS para diminuir a incidência de problemas com produtos com data de validade vencida em suas gôndolas, suas prateleiras.

De acordo com os estudiosos para manter os produtos colocados adequadamente dentro do ambiente de mostruário para venda, os gestores precisão seguir com algumas linhas de orientação da teoria de gestão administrativa operacional tais como: De acordo com os estudiosos a GESTÃO contemporânea eficaz de todos os empreendimentos passa por atenção máxima em relação à ATUALIZAÇÃO com INOVAÇÃO nas tomadas de DECISÕES firmes e rápidas, por construção de PLANOS coerentes que contribuam para conquistas de objetivos econômico, financeiro que priorize o atendimento ao seu consumidor, pela ORGANIZAÇÃO de ações e processos nas organizações e, pelo CONTROLE rígido de seus processos e, com isso gerar ganhos financeiros, econômicos, social e político.

A atualização com inovação está ligada diretamente ao avanço tecnológico, portanto, é preciso tomadas de decisões no sentido de buscar junto aos desenvolvedores de software dentro do seu negócio formas adequadas que apontem a proximidade de datas de vencimentos de produtos colocados como mostruário de vendas, de acordo com especialistas se torna necessário envolver os colaboradores nos planos que visem evitar que ocorra em caso de fiscalizações de atores externos encontrar nas gôndolas produtos com data de validade vencidas para evitar multas e, principalmente propaganda negativa do seu negócio que geram prejuízos intangíveis, prejuízos que você não consegue medir; todas essas ações precisam ser organizadas dentro de um processo de sincronia controlado não só por gestores do negócio, mas de preferência por colaboradores que vestem a camisa do NEGÓCIO.

Para os estudiosos a forma inteligente de conseguir com que os negócios consigam caminhar em direção aos objetivos traçados passa pelo COMPROMETIMENTO de todas as pessoas que trabalham na organização, ou seja, os RECURSOS HUMANOS precisam ser os primeiros a demonstrar preocupação em proteger o NEGÓCIO que afinal de contas é de onde essas pessoas teoricamente tiram seus sustentos. De acordo com especialistas os colaboradores precisam aproveitar as OPORTUNIDADES de mostrar interesse pelo NEGÓCIO visando crescimento dentro da organização, para isso é necessário que nós trabalhadores, colaboradores dentro dos negócios nos mantenhamos preparados para aproveitarmos as OPORTUNIDADES que surgirão dentro do negócio. 

A propósito de acordo com os estudiosos as oportunidades não são estáticas, elas têm movimento, portanto precisamos tomar posse DELAS no momento que ELAS surgem, caso contrário ELA passará, e, você conhece aquela máxima, aquele FULANO é um cara de sorte, não é bem isso, o que acontece é que ELE está sempre preparado para aproveitar a OPORTUNIDADE.

DICAS

O CLIENTE QUE ENCONTRAR UM PRODUTO COM PRAZO DE VALIDADE VENCIDO LEVA O PRODUTO de GRAÇA ou RECEBE UM DESCONTO DE 50% DO VALOR.

CRIAR QUINZENALMENTE A BLITZ DO PRODUTO COM DATA DE VALIDADE VENCIDA OU SE APROXIMANDO DO TÉRMINO DE VALIDADE.

CRIAR AMBIENTE DE VENDA DENTRO DO NEGÓCIO PARA OFERECER PRODUTOS COM PRAZO DE VALIDADE PRÓXIMO DO VENCIMENTO COM DESCONTOS e, outros tantos idéias que podem ser praticadas.

Todo NEGÓCIO, todo EMPREENDIMENTO segundo estudiosos para aumentar as chances de obter SUCESSO e de se perpetuar no tempo no mundo competitivo contemporâneo, mas para isso precisa estar preparado para aproveitar todas as OPORTUNIDADES que surgem, os estudiosos apontam os 04 eixos de gestão citados abaixo como a condição básica para garantir eficácia de objetivos.

Tomar boas DECISÕES, criar PLANOS Coerentes, manter bem ORGANIZADAS as ações e processos de gestão e, demonstrar que é capaz de manter um CONTROLE rígido de suas condições financeiras, econômicas, social e política.

TOMADA de DECISÕES: Os estudiosos afirmam que o processo de tomada de decisão é subjetivo, cada um tem seu próprio método, no entanto é importante chamar atenção para alguns cuidados que devem ser tomados nos momentos de se tomar decisões. De acordo com os estudiosos precisamos ficar atentos às diversas variáveis, é preciso saber exatamente o ponto que se quer atingir, é preciso transmitir firmeza para persuadir a todos os envolvidos.

Criar PLANO de AÇÃO: Para os especialistas o plano de ação é basicamente formado pelas seguintes perguntas: O QUE FAZER? O objetivo, o que se deseja aonde se quer chegar. COMO FAZER? A estratégia, o caminho a ser seguido para se atingir os objetivos traçados. QUEM FARÁ? Os responsáveis pelo controle dos resultados e pela implementação das ações. QUANTO TEMPO DEVERÁ DURAR O PLANO? É o cronograma, a definição de prazos para apuração de cada ação. E, todo plano tem um custo, portanto, para fechar o plano é necessária a definição do ORÇAMENTO, verbas para custear o plano.

ORGANIZAÇÃO das etapas: Organização como processo administrativo segundo Chiavenato (1993, p. 258), significa o ato de ORGANIZAR, ESTRUTURAR e INTEGRAR os recursos. Segundo o autor, a organização depende do planejamento, da direção e do controle para a conquista dos objetivos traçados. Os recursos são compreendidos entre humanos, materiais e financeiros.

CONTROLE: Os especialistas afirmam que a finalidade principal do controle nos processos é assegurar que os resultados planejados sejam atingidos, enfim, que os objetivos previamente estabelecidos sejam atingidos. O controle verifica o andamento das atividades planejadas se estão sendo executadas com eficiência e os resultados alcançados são os planejados, ou seja, os resultados desejados. O controle é considerado guia para buscar eficácia dos resultados. E, também para fazer correções no planejamento para se criar novas estratégias.

REFERÊNCIAS:
Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker, Philip Kotler e outros. E, artigos diversos na internet.

SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.

segunda-feira, 16 de abril de 2018

OPORTUNIDADES de Negócios...

Gestão

Aproveitando OPORTUNIDADES nos Negócios...
As OPORTUNIDADES dentro dos negócios de acordo com estudiosos precisam ser enxergadas e aproveitadas da melhor forma possível, os gestores devem agir com atitudes firmes para surpreender o cliente interno e externo garantindo boas condições para crescer e sobreviver dentro dos negócios; atualmente de acordo com estudiosos é preciso aproveitar OPORTUNIDADES oferecidas pelo mercado INOVANDO para garantir evolução diuturna e, com isso conquistar MERCADOS, o que é mercado? São as OPORTUNIDADES que surgem e a sua organização precisa estar preparado para atender necessidades e desejos de consumidores, com isso o negócio tende a atender mais e mais clientes e, através dessas ações se solidificar para crescer cada dia mais.

De acordo com os estudiosos manter os RECURSOS HUMANOS motivados é forma inteligente de conseguir com que os negócios consigam caminhar em direção aos objetivos traçados, portanto entendo que permitindo que as pessoas que trabalham na organização, ou seja, os RECURSOS HUMANOS precisam ser os primeiros a aproveitar as OPORTUNIDADES que surjam, para isso é necessário que nós trabalhadores, colaboradores dentro dos negócios nos mantenhamos preparados para aproveitarmos as OPORTUNIDADES que surgem, a propósito de acordo com os estudiosos as oportunidades não são estáticas, elas têm movimento, portanto precisamos tomar posse DELAS no momento que ELAS surgem, caso contrário ELA passará, e, você conhece aquela máxima, aquele FULANO é um cara de sorte, não é bem isso, o que acontece é que ELE está sempre preparado para aproveitar a OPORTUNIDADE.

Já a OPORTUNIDADES para o negócio, de acordo com os estudiosos serão aproveitadas quando esses negócios são gerenciados seguindo teorias de administração que orientam ATUALIZAÇÃO e INOVAÇÃO para atender o mercado que vive em constante movimento, principalmente atualmente com a evolução tecnológica e o avanço da comunicação.

Os especialistas afirmam que nós estamos atravessando um ótimo momento no que se diz respeito a OPORTUNIDADES, mas de acordo com esses especialistas para aproveitarmos mais esse momento, as pessoas e as organizações precisam se dedicar mais a melhorar no sentido de enxergar demandas para se preparar e reunir condições de atender essas demandas.

OPORTUNIDADES QUE EXISTEM PARA PESSOAS FÍSICA DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES
A mais desejada segundo os especialistas é a OPORTUNIDADE de promoção, o que permite aumento salarial, essa é considerada uma oportunidade vertical, mas existe também a oportunidade horizontal, por exemplo, um gestor de recursos humanos que pode vir a ocupar a gestão de marketing e vice versa, mas para isso é preciso que o profissional tenha condições para exercer a nova função, por esse motivo nos dias atuais mais do que nunca se tornou necessário atualização constante visando o aproveitamento das OPORTUNIDADES que surgem dentro do seu ambiente profissional.

OPORTUNIDADES QUE EXISTEM PARA PESSOA JURÍDICA DENTRO DO SEU MERCADO OU EM MERCADO QUE NÃO SEJA O SEU MERCADO
A empresa transportadora de cargas fechadas, os seus gestores precisam estar preparados para aproveitar as OPORTUNIDADES que existem para cargas fracionadas e vice versa. Os gestores das organização de varejo precisam estar preparados para desenvolver negócios também no atacado, a OPORTUNIDADE surge e, quando ela aparece precisa ser enxergada e desenvolvida, com isso a organização passa a ocupar mais mercado e se consolidar como uma organização moderna, contemporânea.

Todo NEGÓCIO, todo EMPREENDIMENTO segundo estudiosos para aumentar as chances de obter SUCESSO e de se perpetuar no tempo no mundo competitivo contemporâneo precisa estar preparado para aproveitar todas as OPORTUNIDADES que surgem, os estudiosos apontam os 04 eixos de gestão citados abaixo como a condição básica para garantir eficácia de objetivos.

Tomar boas DECISÕES, criar PLANOS Coerentes, manter bem ORGANIZADAS as ações e processos de gestão e, demonstrar que é capaz de manter um CONTROLE rígido de suas condições financeiras, econômicas, social e política.

TOMADA de DECISÕES: Os estudiosos afirmam que o processo de tomada de decisão é subjetivo, cada um tem seu próprio método, no entanto é importante chamar atenção para alguns cuidados que devem ser tomados nos momentos de se tomar decisões. De acordo com os estudiosos precisamos ficar atentos às diversas variáveis, é preciso saber exatamente o ponto que se quer atingir, é preciso transmitir firmeza para persuadir a todos os envolvidos.

Criar PLANO de AÇÃO: Para os especialistas o plano de ação é basicamente formado pelas seguintes perguntas: O QUE FAZER? O objetivo, o que se deseja aonde se quer chegar. COMO FAZER? A estratégia, o caminho a ser seguido para se atingir os objetivos traçados. QUEM FARÁ? Os responsáveis pelo controle dos resultados e pela implementação das ações. QUANTO TEMPO DEVERÁ DURAR O PLANO? É o cronograma, a definição de prazos para apuração de cada ação. E, todo plano tem um custo, portanto, para fechar o plano é necessária a definição do ORÇAMENTO, verbas para custear o plano.

ORGANIZAÇÃO das etapas: Organização como processo administrativo segundo Chiavenato (1993, p. 258), significa o ato de ORGANIZAR, ESTRUTURAR e INTEGRAR os recursos. Segundo o autor, a organização depende do planejamento, da direção e do controle para a conquista dos objetivos traçados. Os recursos são compreendidos entre humanos, materiais e financeiros.

CONTROLE: Os especialistas afirmam que a finalidade principal do controle nos processos é assegurar que os resultados planejados sejam atingidos, enfim, que os objetivos previamente estabelecidos sejam atingidos. O controle verifica o andamento das atividades planejadas se estão sendo executadas com eficiência e os resultados alcançados são os planejados, ou seja, os resultados desejados. O controle é considerado guia para buscar eficácia dos resultados. E, também para fazer correções no planejamento para se criar novas estratégias.

REFERÊNCIAS:
Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker, Philip Kotler e outros. E, artigos diversos na internet.

SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.

domingo, 8 de abril de 2018

Desenvolvimento de NEGÓCIOS...

Gestão
De acordo com estudiosos para SUSTENTAR e desenvolver todo tipo de Negócio você precisa manter atenção com estudos e muita dedicação para melhoria continuada de GESTÃO, MARKETING, QUALIDADE e VENDAS. O texto procura identificar e trabalhar formas para melhorar relacionamentos com clientes internos e externos para buscar aumento de produtividade e com isso aumentar eficiência para atingir sempre resultados eficazes.

GESTÃO
Todo NEGÓCIO, todo EMPREENDIMENTO segundo estudiosos quando submetidos às teorias de GESTÃO com base firmada na teoria de Administração descrita a seguir tende a aumentar as chances de obter SUCESSO.

Tomar boas DECISÕES, criar PLANOS Coerentes, manter bem ORGANIZADAS as ações e processos de gestão e, demonstrar que é capaz de manter um CONTROLE rígido de suas condições financeiras, econômicas, social e política. 

TOMADA de DECISÕES: Os estudiosos afirmam que o processo de tomada de decisão é subjetivo, cada um tem seu próprio método, no entanto é importante chamar atenção para alguns cuidados que devem ser tomados nos momentos de se tomar decisões. De acordo com os estudiosos precisamos ficar atentos às diversas variáveis, é preciso saber exatamente o ponto que se quer atingir, é preciso transmitir firmeza para persuadir a todos os envolvidos.

Criar PLANO de AÇÃO: Para os especialistas o plano de ação é basicamente formado pelas seguintes perguntas: O QUE FAZER? O objetivo, o que se deseja aonde se quer chegar. COMO FAZER? A estratégia, o caminho a ser seguido para se atingir os objetivos traçados. QUEM FARÁ? Os responsáveis pelo controle dos resultados e pela implementação das ações. QUANTO TEMPO DEVERÁ DURAR O PLANO? É o cronograma, a definição de prazos para apuração de cada ação. E, todo plano tem um custo, portanto, para fechar o plano é necessária a definição do ORÇAMENTO, verbas para custear o plano.

ORGANIZAÇÃO das etapas: Organização como processo administrativo segundo Chiavenato (1993, p. 258), significa o ato de ORGANIZAR, ESTRUTURAR e INTEGRAR os recursos. Segundo o autor, a organização depende do planejamento, da direção e do controle para a conquista dos objetivos traçados. Os recursos são compreendidos entre humanos, materiais e financeiros.

CONTROLE: Os especialistas afirmam que a finalidade principal do controle nos processos é assegurar que os resultados planejados sejam atingidos, enfim, que os objetivos previamente estabelecidos sejam atingidos. O controle verifica o andamento das atividades planejadas se estão sendo executadas com eficiência e os resultados alcançados são os planejados, ou seja, os resultados desejados. O controle é considerado guia para buscar eficácia dos resultados. E, também para fazer correções no planejamento para se criar novas estratégias.

MARKETING
Marketing definido por autores consagrados mundialmente, nos faz refletir que, a matéria tem como objetivo principal a satisfação geral dos envolvidos nos diversos processos, seja o processo comercial ou não, a matéria trabalha para satisfazer os interesses organizacionais e também das pessoas, do bem servir, do lucro, da sua visibilidade etc. e, atender com eficiência os interesses dos clientes.

As organizações são criadas pelas pessoas para atender as pessoas, as organizações empresariais com fins lucrativos, essas organizações focam em seus produtos e serviços, para gerar resultados positivos, a comercialização de produtos tem sempre os serviços correndo em paralelo. Um exemplo de serviços prestado pelas organizações é o SAC, serviço de assistência ao cliente, esse serviço visa a satisfação do cliente.

O Marketing de acordo com estudiosos tem preocupação básica estudar ESTRATÉGIAS de Marketing que os especialistas definem como, a descoberta de caminhos para atingir objetivos. A SEGMENTAÇÃO de Mercado que, conforme definição de alguns especialistas no assunto é a definição do público alvo a ser atendido nas suas necessidades e desejos. A segmentação ocorre quando o administrador passa a agrupar os consumidores com características comuns. O COMPORTAMENTO do Consumidor que segundo KOTLER (1998: 162) ao responder as 02 perguntas básicas a seguir se adquire condições para entender o comportamento de compra do consumidor. 1) Como as características do comprador – culturais, sociais, pessoais e psicológicas podem influenciar no comportamento de compra? e, 2) Como o comprador toma a decisão de compra? Para fechar trataremos sobre o assunto vender produtos, serviços e sonhos. A GESTÃO DE VENDAS também tem ligação com a Gestão Marketing.

QUALIDADE
Para os estudiosos existem necessidades de se tomar cuidados especiais com a QUALIDADE de produtos e serviços e com aperfeiçoamento de processos e, atendimento a clientes internos e externos, com isso tornar possível automaticamente o aumento da produtividade que é o objetivo de todas as organizações.

O assunto QUALIDADE é infinito, mas aqui a intenção é apenas citar sobre a existência das 7 ferramentas da QUALIDADE, sobre os 5 Ss e sobre a certificação ISO que segundo os estudiosos é a base para desenvolvimento de estudos de qualidade.

O artigo pretende chamar atenção para a necessidade do comprometimento de todos os níveis hierárquicos da organização para que a melhoria continuada da QUALIDADE se torne possível.

VENDAS
De acordo com McCORMACK (1985: 75) as pessoas nascem vendedoras, na escola vende aceitação aos colegas e, aos seus professores, a disposição para que nos forneçam boas notas. Para o autor, inconscientemente já nascemos empregando atitudes de VENDAS, com poder de persuasão e arte de negociação. VENDER é uma arte, todos nós somos vendedores, vendemos até para nós mesmos. Caso você tenha dúvida sobre a frase anterior, pense, vendemos nossas idéias até para nós mesmos, enfim, tudo começa através de um pensamento conforme todos nós sabemos, continuou com dúvidas? Muitas de nossa idéias nós compramos e as executamos, muitas de nossas idéias não compramos e não as executamos, elas são descartadas, assim é a vida.

Estudiosos afirmam que a construção de um bom e eficiente PLANO DE AÇÃO, com metas claras e atingíveis é a base para sustentar trajeto na direção de objetivos almejados. Os especialistas afirmam que a análise de potencialidades, fraquezas, oportunidades e ameaças; acompanhada do uso de ferramentas adequadas para acompanhamento e controle de resultados; a capacidade de ação e, boa vontade para gerar os resultados traçados; o treinamento constante, com boas condições de remuneração são fatores relevantes na busca de resultados traçados nos planos estratégicos.

É importante lembrar que normalmente recebemos o plano de ação de nossos superiores, mas cabe a cada um a adaptação para facilitar a condução de tarefas, nunca nos distanciando de perseguir os resultados traçados, os estudiosos afirmam que para vender precisamos de: DETERMINAÇÃO, INSISTÊNCIA, PERSISTÊNCIA.

Para encerrar o texto deixo aqui um pensamento para diminuir o preconceito de algumas pessoas em relação a aceitar que somos todos VENDEDORES. VENDER: Todos somos vendedores, começamos a vender antes mesmo do nosso nascimento, antes mesmo de que nosso corpo físico seja visualizado, caso você tenha dúvida do que acabo de dizer, então darei a você agora uma prova de que a minha informação procede. Ao sermos concebidos pelos nossos pais e, no momento que a nossa mãe oferece a notícia a nosso pai, nesse momento acabamos de ofertar nosso primeiro PRODUTO, a felicidade. PRODUTO que, 100% da população mundial gostariam de possuir.

REFERÊNCIAS:
Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker, Philip Kotler e outros. E, artigos diversos na internet.

SOBRE Altair Pereira - Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.



segunda-feira, 2 de abril de 2018

Equipe VENDAS - Competências e Habilidades...

#VENDAS

A CONSTRUÇÃO da EQUIPE de VENDAS: Que QUALIDADES que COMPETÊNCIAS e que HABILIDADES nós esperamos e desejamos que deva possuir os membros de nossa EQUIPE? Ao responder estas questões certamente teremos a partir desse ponto PRINCÍPIOS BÁSICOS para construção de uma equipe de vendas eficiente e, que reúna condições para trabalhar sempre em direção aos objetivos traçados nos planos de vendas.

A seguir você tem algumas indicações relacionadas por ESPECIALISTAS: O membro eficaz de uma equipe é aquela pessoa que tem facilidade de se relacionar com o restante da equipe; que ouve que consegue se motivar e, ajudar o restante da equipe a se manter motivada; que tem facilidade de comunicação; que participa contribuindo sempre de forma efetiva para o maior número possível de eventos; que se mostra interessado não só nas ações sobre sua responsabilidade, mas de seus pares também; que se mostra sempre disposto a cooperar para o sucesso e para que a equipe consiga atingir seus objetivos; que percebe o interesse dos outros e, procura contribuir para a efetivação da ação; que trabalha bastante e demonstra estar sempre pronto para a próxima ação; que tem visão clara e trabalha sempre orientado pelo mercado; que consegue contagiar o restante da equipe com o seu bom humor; que demonstra disponibilidade de tempo sempre que é solicitado; que é pontual e quando tem problemas faz questão de manter o restante da equipe informada; que demonstra maturidade e qualidade capazes de contribuir para a solução de conflitos; que consegue mudar o “status quo” consegue mudar as coisas, criando sempre perspectivas de melhoria, de crescimento para toda a equipe; que é capaz de receber bem e se adaptar às mudanças, acreditando sempre que as mudanças são implementadas para que objetivos sejam atingidos; que é suportado e capacitado pela equipe gerencial; que está sempre comprometido com a melhoria da qualidade e envolvido no aumento da produtividade; que possui instrução e experiência em áreas relevantes para a melhoria do trabalho da equipe.

Em relação à Responsabilidade, o membro da equipe deve compartilhar conhecimento e experiência; demonstrar coragem para fazer perguntas e trabalha na investigação das respostas e, fazer uso das descobertas em benefício da equipe na busca dos objetivos individuais e objetivos coletivos da equipe.

É um legítimo representante da organização a que faz parte, deve possuir conhecimento amplo da empresa que faz parte para poder vender seus produtos e serviços de forma adequada e com competência, deve acreditar firmemente na sua empresa para demonstrar segurança nos momentos que estiver expondo os produtos e serviços da sua empresa, deve ser bem treinado para contra argumentar quando estiver diante das resistências existentes nas negociações.

Todo grupo tem sua própria dinâmica, uma das responsabilidades importantes de um membro eficaz é entender o funcionamento do seu grupo para poder contribuir para a melhoria e crescimento da equipe como um todo.

Oferecer suporte ao líder da equipe, segundo os especialistas se torna uma responsabilidade necessária para um membro eficaz de uma equipe, ele deve quando necessário e apropriado, oferecer liderança para facilitar o andamento das coisas e, com isso buscar manter sempre a eficiência para que os objetivos sejam sempre alcançados.

Os estudiosos apontam como ponto positivo ao membro eficaz de uma equipe, a troca de idéias sempre visando somar valores e conhecimentos a todo o grupo, diz também ser importante encorajar seus pares para seguir sempre em frente na busca dos resultados traçados nas metas.

Segundo os especialistas, um membro eficaz deve demonstrar responsabilidade e habilidade para negociar o investimento de tempo para a melhoria do projeto junto a sua liderança e, ao proprietário do negócio.

Membro eficaz da equipe, para os estudiosos, entende sempre o assunto em pauta e os conceitos de qualidade necessários para a realização de tarefas que facilitem o atingimento de metas traçadas.

Membro Eficaz demonstra facilidade em aplicar as ferramentas da qualidade com propriedade para facilitar a realização de processos operacionais que direcionem para resultados eficientes que se tornem eficazes nos processos da organização.

Segundo os especialistas, o membro eficaz é sempre voluntário para tarefas; utiliza bem o seu tempo; obtém e analisa dados com facilidade; identifica e implementa soluções das coisas; escreve resumos e, quando é solicitado tem facilidade para fazer apresentações.

Em relação à quantidade de pessoas a ser empregada em uma determinada equipe, de acordo com os estudiosos e especialistas, tudo vai depender do plano criado e da expectativa criada em relação à pesquisa e dados estatísticos sempre observando que todo negócio deve gerar receita suficiente para se remunerar, dentro dessa remuneração encontra-se implícito, a remuneração dos profissionais da equipe, os custos da operação e, não se pode esquecer que todo negócio deve deixar LUCRO para os investidores do capital. Partindo desta reflexão cria-se a idéia sobre a quantidade de pessoas necessária para o desenvolvimento do negócio.

De acordo com os estudiosos a GESTÃO contemporânea eficaz de todos os empreendimentos passa por atenção máxima em relação à ATUALIZAÇÃO com INOVAÇÃO nas tomadas de DECISÕES firmes e rápidas, por construção de PLANOS coerentes que contribuam para conquistas de objetivos econômico, financeiro que priorize o atendimento ao seu consumidor, pela ORGANIZAÇÃO de ações e processos nas organizações e, pelo CONTROLE rígido das condições financeiras, econômicas, social e política.

Abaixo princípios básicos de acordo com estudiosos sobre como tomar decisões, criar planos, organizar processos e ações e manter controle. 

Tomada de decisões: Os estudiosos afirmam que o processo de tomada de decisão é subjetivo, cada um tem seu próprio método, no entanto é importante chamar atenção para alguns cuidados que devem ser tomados nos momentos de se tomar decisões. De acordo com os estudiosos precisamos ficar atentos às diversas variáveis, é preciso saber exatamente o ponto que se quer atingir, é preciso transmitir firmeza para persuadir a todos os envolvidos.

Plano de ação: Para os especialistas o plano de ação é basicamente formado pelas seguintes perguntas: O QUE FAZER? O objetivo, o que se deseja aonde se quer chegar. COMO FAZER? A estratégia, o caminho a seguir para se atingir os objetivos traçados. QUEM FARÁ? Os responsáveis pelo controle dos resultados e pela implementação das ações. QUANTO TEMPO DEVERÁ DURAR O PLANO? É o cronograma, a definição de prazos para apuração de cada ação. E, todo plano tem um custo, portanto, para fechar o plano é necessário definir ORÇAMENTO, verbas para custear o plano.

ORGANIZAÇÃO das etapas: Organização como processo administrativo segundo Chiavenato (1993, p. 258), significa o ato de ORGANIZAR, ESTRUTURAR e INTEGRAR os recursos. Segundo o autor, a organização depende do planejamento, da direção e do controle para a conquista dos objetivos traçados. Os recursos são compreendidos entre humanos, materiais e financeiros.

Controle: Os especialistas afirmam que a finalidade principal do controle nos processos é assegurar que os resultados planejados sejam atingidos, enfim, que os objetivos previamente estabelecidos sejam atingidos. O controle verifica o andamento das atividades planejadas se estão sendo executadas com eficiência e os resultados alcançados são os planejados, ou seja, os resultados desejados. O controle é considerado guia para buscar eficácia dos resultados. E, também para fazer correções no planejamento para se criar novas estratégias.

REFERÊNCIAS:
Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker, Philip Kotler e outros. E, artigos diversos na internet.

SOBRE Altair Pereira - Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.