AÇÕES PARA DIMINUIR PROBLEMAS de PRODUTOS COM DATA de VALIDADE VENCIDA DENTRO DO SEU NEGÓCIO. O presente texto objetiva contribuir com gestores de negócios do setor supermercadista oferecendo algumas DICAS para diminuir a incidência de problemas com produtos com data de validade vencida em suas gôndolas, suas prateleiras.
De acordo com os estudiosos para manter os produtos colocados adequadamente dentro do ambiente de mostruário para venda, os gestores precisão seguir com algumas linhas de orientação da teoria de gestão administrativa operacional tais como: De acordo com os estudiosos a GESTÃO contemporânea eficaz de todos os empreendimentos passa por atenção máxima em relação à ATUALIZAÇÃO com INOVAÇÃO nas tomadas de DECISÕES firmes e rápidas, por construção de PLANOS coerentes que contribuam para conquistas de objetivos econômico, financeiro que priorize o atendimento ao seu consumidor, pela ORGANIZAÇÃO de ações e processos nas organizações e, pelo CONTROLE rígido de seus processos e, com isso gerar ganhos financeiros, econômicos, social e político.
A atualização com inovação está ligada diretamente ao avanço tecnológico, portanto, é preciso tomadas de decisões no sentido de buscar junto aos desenvolvedores de software dentro do seu negócio formas adequadas que apontem a proximidade de datas de vencimentos de produtos colocados como mostruário de vendas, de acordo com especialistas se torna necessário envolver os colaboradores nos planos que visem evitar que ocorra em caso de fiscalizações de atores externos encontrar nas gôndolas produtos com data de validade vencidas para evitar multas e, principalmente propaganda negativa do seu negócio que geram prejuízos intangíveis, prejuízos que você não consegue medir; todas essas ações precisam ser organizadas dentro de um processo de sincronia controlado não só por gestores do negócio, mas de preferência por colaboradores que vestem a camisa do NEGÓCIO.
Para os estudiosos a forma inteligente de conseguir com que os negócios consigam caminhar em direção aos objetivos traçados passa pelo COMPROMETIMENTO de todas as pessoas que trabalham na organização, ou seja, os RECURSOS HUMANOS precisam ser os primeiros a demonstrar preocupação em proteger o NEGÓCIO que afinal de contas é de onde essas pessoas teoricamente tiram seus sustentos. De acordo com especialistas os colaboradores precisam aproveitar as OPORTUNIDADES de mostrar interesse pelo NEGÓCIO visando crescimento dentro da organização, para isso é necessário que nós trabalhadores, colaboradores dentro dos negócios nos mantenhamos preparados para aproveitarmos as OPORTUNIDADES que surgirão dentro do negócio.
A propósito de acordo com os estudiosos as oportunidades não são estáticas, elas têm movimento, portanto precisamos tomar posse DELAS no momento que ELAS surgem, caso contrário ELA passará, e, você conhece aquela máxima, aquele FULANO é um cara de sorte, não é bem isso, o que acontece é que ELE está sempre preparado para aproveitar a OPORTUNIDADE.
DICAS
O CLIENTE QUE ENCONTRAR UM PRODUTO COM PRAZO DE VALIDADE VENCIDO LEVA O PRODUTO de GRAÇA ou RECEBE UM DESCONTO DE 50% DO VALOR.
CRIAR QUINZENALMENTE A BLITZ DO PRODUTO COM DATA DE VALIDADE VENCIDA OU SE APROXIMANDO DO TÉRMINO DE VALIDADE.
CRIAR AMBIENTE DE VENDA DENTRO DO NEGÓCIO PARA OFERECER PRODUTOS COM PRAZO DE VALIDADE PRÓXIMO DO VENCIMENTO COM DESCONTOS e, outros tantos idéias que podem ser praticadas.
Todo NEGÓCIO, todo EMPREENDIMENTO segundo estudiosos para aumentar as chances de obter SUCESSO e de se perpetuar no tempo no mundo competitivo contemporâneo, mas para isso precisa estar preparado para aproveitar todas as OPORTUNIDADES que surgem, os estudiosos apontam os 04 eixos de gestão citados abaixo como a condição básica para garantir eficácia de objetivos.
Tomar boas DECISÕES, criar PLANOS Coerentes, manter bem ORGANIZADAS as ações e processos de gestão e, demonstrar que é capaz de manter um CONTROLE rígido de suas condições financeiras, econômicas, social e política.
TOMADA de DECISÕES: Os estudiosos afirmam que o processo de tomada de decisão é subjetivo, cada um tem seu próprio método, no entanto é importante chamar atenção para alguns cuidados que devem ser tomados nos momentos de se tomar decisões. De acordo com os estudiosos precisamos ficar atentos às diversas variáveis, é preciso saber exatamente o ponto que se quer atingir, é preciso transmitir firmeza para persuadir a todos os envolvidos.
Criar PLANO de AÇÃO: Para os especialistas o plano de ação é basicamente formado pelas seguintes perguntas: O QUE FAZER? O objetivo, o que se deseja aonde se quer chegar. COMO FAZER? A estratégia, o caminho a ser seguido para se atingir os objetivos traçados. QUEM FARÁ? Os responsáveis pelo controle dos resultados e pela implementação das ações. QUANTO TEMPO DEVERÁ DURAR O PLANO? É o cronograma, a definição de prazos para apuração de cada ação. E, todo plano tem um custo, portanto, para fechar o plano é necessária a definição do ORÇAMENTO, verbas para custear o plano.
ORGANIZAÇÃO das etapas: Organização como processo administrativo segundo Chiavenato (1993, p. 258), significa o ato de ORGANIZAR, ESTRUTURAR e INTEGRAR os recursos. Segundo o autor, a organização depende do planejamento, da direção e do controle para a conquista dos objetivos traçados. Os recursos são compreendidos entre humanos, materiais e financeiros.
CONTROLE: Os especialistas afirmam que a finalidade principal do controle nos processos é assegurar que os resultados planejados sejam atingidos, enfim, que os objetivos previamente estabelecidos sejam atingidos. O controle verifica o andamento das atividades planejadas se estão sendo executadas com eficiência e os resultados alcançados são os planejados, ou seja, os resultados desejados. O controle é considerado guia para buscar eficácia dos resultados. E, também para fazer correções no planejamento para se criar novas estratégias.
REFERÊNCIAS:
Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker, Philip Kotler e outros. E, artigos diversos na internet.
SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário