segunda-feira, 27 de agosto de 2018

As necessidades e desejos dos consumidores não CESSAM....


#Gestão e Marketing

Então, o porquê do grande número de lojas FECHADAS conforme observação abaixo feita por Luís Pinto? A teoria de marketing fala sobre o produto obsoleto, benchmark, pesquisa de mercado e outras, mas tem um número considerável de sócios, gestores, enfim, pessoas ligadas aos negócios que preferem se apegar ao sucesso do passado, ao conhecimento adquirido e, não aceitam se atualizar para colocar o negócio em cima do trilho para continuar a caminhada.

O que tem a ver lojas fechadas e produtos obsoletos... Tudo e ao mesmo tempo nada. Publiquei o POST a seguir no facebook e fui questionado pelos meus amigos, aí então decidi escrever sobre esse assunto para levar às pessoas a refletir sobre essa questão que envolve a todos e que cada um tem sua própria forma de enxergar.

Post publicado no facebook Precisamos ACREDITAR em nossas INICIATIVAS e, depender menos das circunstâncias...

O Sucesso do seu NEGÓCIO não pode depender diretamente de quem será o novo Presidente da República, porque nós consumidores continuaremos a suprir nossas necessidades e desejos, portanto cabe ao mercado continuar ofertando.

Eu não tinha maiores pretensões quando resolvi publicar esse texto, mas devido à divergência de opinião dos meus amigos, entendi ser importante aprofundar a discussão sobre o assunto para contribuir para reflexão sobre o assunto em questão.

Depoimento / comentário
Luís Pinto - Concordo plenamente, porém é notório que a recessão está na porta de todos.
Uma passagem rápida por qualquer shopping dá para ver o número gigantesco de lojas fechadas, indústrias e outras tantas construtoras que faliram, com isso houve a diminuição drástica de oferta de vagas de trabalho, menos dinheiro circulando, assim qualquer iniciativa por melhor que seja, tem que ser pensada e repensada várias vezes. Isso tudo por conta da promiscuidade dos governantes e políticos. A alavancada da economia está atrelada as propostas econômicas do próximo governo. No momento só nos resta sobreviver e arriscar o menos possível. (Luís Pinto é um empresário carioca radicado na Bahia atuante no ramo de serviços)

Altair - Com isso fica CLARO que mudar é preciso. AVANCEMOS... O que pretendo dizer com essa frase? O post acima responde.
Altair - A propósito; para nós pensarmos deixo uma questão no AR... Os especialistas de marketing costumam ter boas DICAS sobre CICLO de VIDA de PRODUTOS. Será que os EMPREENDEDORES com suas lojas FECHADAS se preocuparam em dar uma OLHADA na teoria? E, o benchmark, verificar o que os lojistas que permanecem com suas lojas abertas estão fazendo, como anda o seu conhecimento, acompanhamento do mercado? O nosso dia a dia dentro do negócio às vezes nos impede de enxergar o que está acontecendo, a opinião de alguém de fora pode ser a solução do problema.

André Manzano – Isso aí chama-se iniciativa privada...

Altair - Iniciativa: André, legal a tua colocação, inciativa é uma coisa AMPLA e, é uma das qualidades que não pode faltar em quem pretende EMPREENDER...

Visando contribuir de forma mais clara em relação ao assunto em questão transcrevo trecho do artigo de Kaleb Buffleben no Linkedin. 24-07-2018. LOJA VIRTUAL. Não é novidade nenhuma que as lojas virtuais estão tomando o espaço das lojas físicas. Empresas que antes dominavam o mercado, hoje, estão à mercê de um formato, que a tempo atrás era totalmente desconhecido. Baixos custos, grande alcance, são alguns dos motivos desses empreendimentos terem uma vantagem tão grande com relação aos seus concorrentes. Depois de ter definido qual é seu cliente ideal e a forma de se comunicar com ele, você precisa estar nos lugares onde ele está. Por exemplo, se ele usa o Instagram, você precisa estar lá, se ele usa o Linkedin ou Facebook, você precisa utilizar esses canais. Após esse importante passo ser dado, você precisa se comunicar com ele. Criar conteúdo. Não apenas tentar vender. Você precisa oferecer algo que faça com que seu cliente preste a atenção no seu canal e engaje com ele. Seja informação, entretenimento, tudo depende de quem é seu cliente. Depois que ele tiver um relacionamento com a sua marca, aí sim, você poderá vender. Se você trabalhar bem com as redes sociais, a chance de vender é muito maior. Faça um planejamento e crie anúncios nessas redes. Cada estratégia tem um planejamento único que depende de vários fatores, mas é essencial entender que as redes sociais tem papel de protagonismo no comércio virtual.

Todo NEGÓCIO segundo estudiosos para aumentar as chances de obter SUCESSO e de se perpetuar no tempo no mundo competitivo contemporâneo precisa estar preparado para aproveitar todas as OPORTUNIDADES que surgem, os estudiosos apontam 04 eixos para montar projeto em direção à descoberta de caminhos para aumentar as chances de o NEGÓCIO dar certo e prosperar, você precisa tomar DECISÕES para fazer o que se propõe, tem que criar PLANOS, precisa ORGANIZAR ações e processos e, demonstrar que é capaz CONTROLAR as etapas do PROJETO. Especialistas apontam falta de AÇÃO como causa...

REFERÊNCIAS:
Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker, Philip Kotler e outros. E, artigos diversos na internet.

SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.

altair.flavio@gmail.com
http://facebook.com/altairpereira1957
http://lattes.cnpq.br/6686653610938155
Publicado originalmente em: https://apanweb.wordpress.com/2018/08/13/as-necessidades-e-desejos-dos-consumidores-nao-cessam/

Nenhum comentário:

Postar um comentário