Gestão, Marketing e Vendas
Palavra bonita, nos anos 60 nós diríamos está na crista da onda! Ligada aos fatores de produção onde fatores que CUSTA alguma coisa, sempre diminua e, os fatores que GERAM alguma coisa, aumentem, essa palavra tem um significado grande para economia mundial, mas a meu ver precisamos e devemos nos preocupar com aumento de produtividade, porém precisamos ficar atentos em relação aos danos que ela pode causar. Danos à natureza, danos à sua SAÚDE e outros tantos.
Precisamos tomar cuidado para não nos sobrecarregarmos principalmente com tarefas que não nos levará a nenhum resultado, precisamos aprender e nos dedicar a tomar DECISÕES para fazer o que nos propomos de forma ágil de acordo com a demanda do mercado moderno, mantendo a preocupação com o ambiente. Criar PLANOS para garantir sempre um norte em direção às realizações de tudo que se pretende empreender sempre reconhecendo as necessidades ambientais urgentes. Manter-nos atentos na ORGANIZAÇÃO das ações e processos operacionais das tarefas. CONTROLAR as etapas dos PROJETOS sob nossa responsabilidade. Acreditando que para obtenção de SUCESSO nos negócios e na vida, a ATITUDE é a responsável maior nas conquistas de resultados efetivos.
Tudo isso precisa ser tratado sem que nos esqueçamos de que tudo tem o seu tempo exato de ser executado, de nada adianta trabalharmos em excesso e ficarmos doentes, o mesmo em relação aos estudos, precisamos cultivar hábitos saudáveis de lazer, precisamos dormir para descansar e, recuperarmos energias para empregarmos no trabalho e nos estudos.
Aproveitando a oportunidade quero fazer uma crítica ao uso excessivo de CELULARES. No meu entendimento o uso de CELULARES se tornou DOENÇA. Permita ao seu aparelho CELULAR um descanso, deixe-o de canto para fazer tuas REFEIÇÕES, tomar o teu BANHO e outros tantos momentos, por exemplo: Durma DESLIGADO.
Os especialistas afirmam que fazer mais é sempre possível, inclusive crescimento é uma necessidade não só industrial e dos mercados mais também dos seres-humanos, crescimento das famílias, evolução cultural, pessoal, econômica, financeira e política dos membros das famílias, enfim, é um assunto que não tem ponto final, sempre é possível avançar mais.
Para os especialistas a criação de estratégias para fazer mais depende da pré-disposição de cada um, como cada um trabalha e se organiza para buscar mais eficiência, como organizar suas rotinas do dia a dia para garimpar mais em direção de seus planos e sonhos.
Os estudiosos alertam para tomarmos cuidados em relação à busca de aumento de produtividade, de crescimento sem os devidos cuidados para não nos tornarmos obsessivos e sem freio, o que pode vir a causar danos e nos levar a sofrer consequência que poderão acabar causando doenças que poderá dificultar o bom andamento de nossos projetos.
Os especialistas afirmam que ao tentarmos ser produtivos demais sem os devidos cuidados, sem o famoso equilíbrio que precisamos e devemos colocar em tudo que fazemos na vida, na alimentação, no esporte, em nossos esforços físicos, enfim, em tudo que fazemos na vida, nós poderemos acabar nos tornando menos produtivos, ao invés disso precisamos nos concentrar para descobrir formas equilibradas para tocarmos nossos projetos.
Atualmente com a facilidade de ofertas de insumos, os empreendedores acabam se precipitando e não permitindo tempo suficiente para maturação de suas idéias, isso de acordo com especialistas pode não ser a melhor forma para se conseguir chegar aos objetivos traçados, para os estudiosos todas as etapas dentro dos projetos precisa de tampo para maturação, portanto precisamos tomar cuidados para não atropelarmos tudo e nos precipitarmos fazendo mudanças sem a devida necessidade.
Os especialistas afirmam que para aumentar a produtividade nos seus projetos você não precisa ficar se preocupando em mudar tudo em todo momento, e sim focar no que realmente precisa ser feito para GERAR o resultado necessário, tem uma frase do conhecimento popular que diz: DEVAGAR também é PRESSA, os estudiosos afirmam que precisamos de equilíbrio para conseguirmos melhores resultados, uma obra de construção civil precisa de PRUMO e ALINHAMENTO para se manter de pé, isso não se consegue com correria, portanto será mesmo que precisamos de tanta correria para acompanharmos a tal de modernidade?
A teoria da administração disponibiliza orientações que contribuem para diminuir a carga sobre você, eu aprendi que quem faz GESTÃO não deve operacionalizar as tarefas, precisa aprender a PRIORIZAR as coisas, DELEGAR sem medo de sombra, muitos gestores tem medo de SOMBRA, aí não delega e se sobrecarrega, à medida que você consegue uma pessoa com COMPETÊNCIA e HABILIDADE para conduzir seu departamento, seu negócio com a mesma capacidade que você, nesse momento você pode passar a tirar suas férias com tranquilidade, pode ser promovido ou abrir outra frente de negócio, enfim, as possibilidades de crescimento são diversas, inclusive para AMPLIAR a produtividade.
Não podemos deixar de citar que a automatização está aí para contribuir de forma efetiva com a produtividade, a (I.A) inteligência artificial é uma realidade e, quem pretende crescer e se desenvolver não pode ignorar, inclusive de acordo com especialistas é inteligente procurar se desenvolver em relação a esse tema, porque é o tema que está na crista da onda como se diria nos anos 60.
Precisamos nos perguntar sempre, é isso que quero? Tá bom pra mim? Se sim ótimo, caso contrário, mude, mas sem perder o foco no seu objetivo, não esqueça o equilíbrio para não permitir desmoronamento e não desista NUNCA.
REFERÊNCIAS: Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker, Philip Kotler, Soares Amora e outros. E, artigos diversos na internet.
SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário