Empreendedorismo e Negócios
Ser ágil, rápido, é necessário e bom para os negócios e também no seu trabalho contratado por terceiros, não procrastinar leva a conquista de objetivos, mas correr pode ser prejudicial, pode levar a quedas, erros e, tem mais, quando você chegar lá em cima você poderá descobrir que em muitos momentos enquanto você subia existiram coisas muito bacanas e, que você poderia ter usufruído mais e naquele momento você não se ligou e aproveitou pouco.
Quando perdemos uma pessoa próxima, quando essa pessoa falece, nós ficamos com a sensação de que podíamos ter desfrutado mais na companhia da pessoa que se foi. Assim é quando olhamos para trás ou para baixo, nós temos a sensação de que não aproveitamos tudo que poderíamos ter aproveitado, então, façamos tudo que precisamos fazer em nossos negócios e trabalhos, mas paralelamente vivamos a vida porque ELA é uma só.
Tenho observado através de minhas leituras, as previsões e preocupações dos especialistas sobre diversos assuntos, relatos sobre tecnologia e negócios para 2019, as expectativas de avanço da tecnologia, mas não percebo nos textos nenhuma preocupação com a situação mundial no que se refere aos cidadãos do mundo que atravessam dificuldades.
As filas mostradas pela mídia de imigrantes tentando entrar nos Estados Unidos, embarcações cheias de imigrantes a deriva no mar esperando possibilidades de entrar nos países europeus, índice elevado de violência no Brasil, enfim, acredito que precisamos investir também em grandes IDÉIAS que possam aliviar o sofrimento das pessoas dos extratos sociais mais baixos que precisam melhorar seus meios de sobrevivência.
Com isso eu não quero dizer que as pessoas estejam erradas ao fazer PREVISÕES, eu apenas penso que pessoas que demonstram grandes capacidades podem também contribuir com IDÉIAS para MELHORIA da sociedade, mesmo porque de nada adiantará inovação, evolução, avanços se a grande maioria não tem como CONSUMIR.
SAÚDE, não são todas as pessoas, mas eu conheço empresário que se dedicou integralmente a desenvolver seus negócios trabalhando muito, tanto que quando se deu conta estava CEGA de uma das vistas em decorrência do DIABETES, essa pessoa era um empreiteiro de obras e concessionário de marcas famosas de veículos. Quando procurou o médico já era tarde, teve que passar a subir um DEGRAU por vez.
RELACIONAMENTO, eu posso contar caso real de pessoas que perderam casamento e outros tipos de relacionamento em virtude de dedicação excessiva aos negócios e ao trabalho deixando de cuidar dos seus relacionamentos pessoais de forma adequada e com isso estragando sua vida pessoal, casos que relatados podem ser confundidos com fofocas, por esse motivo monto esse parágrafo de forma fictícia, mas desacelerar e subir um degrau de cada vez pode contribuir com a saúde dos seus relacionamentos.
FAMÍLIA, toda regra tem exceção, mas quando estamos a todo VAPOR tocando negócios ou trabalhando em projetos de terceiros acabamos nos descuidando em dar atenção a nossa família, nesse momento continuamos atropelando as coisas, subindo muito rapidamente os degraus, de acordo com especialistas na vida nós precisamos achar o caminho do equilíbrio, caso contrário acabaremos nos arrependendo de alguma coisa.
EVOLUÇÃO, de nada adiantará nossa evolução se não conseguirmos desfrutar juntamente com os nossos das benesses geradas por essa evolução, se quando olharmos para trás descobrirmos que o tempo passou e que deixamos de desfrutar das coisas simples e legais que a vida tem para nos oferecer, coisas tais como: Acordar um filho para ir à escola, ver esse filho dar as primeiras pedaladas na bicicleta, se meter a fazer comida para família, errar no tempero e ter que comprar comida no restaurante, enfim, para mim família é tudo.
EDUCAÇÃO, a educação é base de tudo, quando trazemos boa educação de berço, educação que recebemos em casa, tudo se torna mais fácil, porque aprendemos regras básicas que nos servirá para tudo na vida, respeitar as pessoas e tudo a sua volta, aprender que precisamos aprender as coisas, reconhecer o princípio de hierarquia, enfim, princípios que aprendemos a partir de casa e que nos será válido a vida toda. Não esquecendo que educação é um processo continuado para toda vida, inclusive no mundo contemporâneo educação formal de banco de escola é recomendável para durante toda a vida.
Os estudiosos afirmam que nossa vida está ligada diretamente a ciência social da Administração e que a base de SUCESSO é: Tomar boas DECISÕES, criar PLANOS Coerentes, manter bem ORGANIZADAS as ações e processos administrativos em nossas vidas e demonstrar que somos capazes de manter um CONTROLE rígido de tudo ao nosso redor.
TOMADA de DECISÕES: Os estudiosos afirmam que o processo de tomada de decisão é subjetivo, cada um tem seu próprio método, no entanto é importante chamar atenção para alguns cuidados que devem ser tomados nos momentos de se tomar decisões. De acordo com os estudiosos precisamos ficar atentos às diversas variáveis, é preciso saber exatamente o ponto que se quer atingir, é preciso transmitir firmeza para persuadir a todos os envolvidos.
Criar PLANO de AÇÃO: Para os especialistas o plano de ação é basicamente formado pelas seguintes perguntas: O QUE FAZER? O objetivo, o que se deseja aonde se quer chegar. COMO FAZER? A estratégia, o caminho a ser seguido para se atingir os objetivos traçados. QUEM FARÁ? Os responsáveis pelo controle dos resultados e pela implementação das ações. QUANTO TEMPO DEVERÁ DURAR O PLANO? É o cronograma, a definição de prazos para apuração de cada ação. E, todo plano tem um custo, portanto, para fechar o plano é necessária a definição do ORÇAMENTO, verbas para custear o plano.
ORGANIZAÇÃO das etapas: Organização como processo administrativo segundo Chiavenato (1993, p. 258), significa o ato de ORGANIZAR, ESTRUTURAR e INTEGRAR os recursos. Segundo o autor, a organização depende do planejamento, da direção e do controle para a conquista dos objetivos traçados. Os recursos são compreendidos entre humanos, materiais e financeiros.
CONTROLE: Os especialistas afirmam que a finalidade principal do controle nos processos é assegurar que os resultados planejados sejam atingidos, enfim, que os objetivos previamente estabelecidos sejam atingidos. O controle verifica o andamento das atividades planejadas se estão sendo executadas com eficiência e os resultados alcançados são os planejados, ou seja, os resultados desejados. O controle é considerado guia para buscar eficácia dos resultados. E, também para fazer correções no planejamento para se criar novas estratégias.
REFERÊNCIAS: Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker, Philip Kotler, Soares Amora e outros. E, artigos diversos na internet.
SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.
Publicação Original: https://apanweb.wordpress.com/2019/01/26/para-nao-tropecar-suba-um-degrau-de-cada-vez/
Contato.apanweb@gmail.com
http://facebook.com/altairpereira1957
http://lattes.cnpq.br/6686653610938155
http://facebook.com/altairpereira1957
http://lattes.cnpq.br/6686653610938155
Nenhum comentário:
Postar um comentário