segunda-feira, 28 de maio de 2018

FAÇA o provisionamento e aumente o resultado do seu negócio...

Gestão e Negócios

De acordo com estudiosos os 03 (três) recursos mais importantes para mover um negócio são: Recursos HUMANOS, FINANCEIROS e MATERIAIS. Para esses estudiosos os demais recursos necessários para o bom funcionamento dos negócios, para o crescimento, para melhoria de atendimento, enfim, recursos a serem utilizados dentro dos negócios são produzidos e obtidos a partir desses três recursos básicos citados acima.

A provisão de PESSOAS refere-se ao recrutamento e seleção de pessoal, a colocação de pessoas qualificadas nos postos de trabalho. O planejamento de pessoal deve fazer parte do planejamento estratégico da organização e deve contribuir para se atingir os objetivos macros da organização. A provisão de PESSOAS é a relação do suprimento de pessoas para o funcionamento da organização, é o recrutamento, a seleção e a integração de pessoal necessário para o funcionamento da organização. 

Os estudiosos do assunto gestão financeira dentro dos NEGÓCIOS orientam a criação de planos e organização de finanças, a criação do hábito de acompanhamento através de planilhas escrita com as RECEITAS e DESPESAS, RECURSOS para INVESTIMENTOS e outros, mantendo cuidados e atenção DIUTURNAMENTE visando cuidar para que as despesas não ultrapassem as receitas, (RECEITAS são as entradas de recursos financeiros gerados pela comercialização de produtos, serviços e idéias). Tomar DECISÕES para o equilíbrio financeiro do NEGÓCIO, a propósito, é a tomada de DECISÕES que direciona o caminho que estamos tomando, se tomamos o caminho do descontrole que nos causará STRESS e dificuldades ou se tomamos um caminho que possibilitará tranquilidade com qualidades e controle financeiro, controle de investimentos conscientes visando crescimento do patrimônio do negócio com consequências positivas econômicas e financeiras.

Os estudiosos afirmam que os EMPREENDEDORES que desejam atingir objetivos ousados dentro da organização a que faz parte precisam dispensar atenção especial aos RECURSOS MATERIAIS empregados dentro da organização. Para os estudiosos os empreendedores precisam selecionar sempre materiais de qualidade e aplicabilidade, que venham atender as necessidades internas da organização não esquecendo em nenhum momento que toda organização visa atender um público externo (clientes), precisam trabalhar de acordo com as regras e procedimentos para aquisição dos Recursos Materiais de acordo com a orientação da organização, de forma APROPRIADA para garantir conquista de objetivos, mas também precisam sair da caixinha e, adotar algumas atitudes de RISCO para garantir INOVAÇÃO, não usar de má fé, mas correr riscos para poder encontrar Recursos Materiais que poderão se tornar tão ou mais importantes que os Recursos Materiais usados rotineiramente conforme orientação escrita no manual de procedimento da organização.

De acordo com os estudiosos a GESTÃO contemporânea eficaz de dos empreendimentos passa por atenção máxima em relação à ATUALIZAÇÃO com INOVAÇÃO nas tomadas de DECISÕES firmes e rápidas principalmente no que se refere ao controle FINANCEIRO, por construção de PLANOS coerentes que contribuam para conquistas de objetivos econômico, financeiro que priorize o atendimento ao seu consumidor, pela ORGANIZAÇÃO de ações e processos nas organizações e, pelo CONTROLE rígido das condições financeiras, econômicas, social e política.

Abaixo princípios básicos de acordo com estudiosos sobre como tomar decisões, criar planos, organizar processos e ações e manter controle.

TOMADA de DECISÕES: Os estudiosos afirmam que o processo de tomada de decisão é subjetivo, cada um tem seu próprio método, no entanto é importante chamar atenção para alguns cuidados que devem ser tomados nos momentos de se tomar decisões. De acordo com os estudiosos é preciso ficar
atento às diversas variáveis, é preciso saber exatamente o ponto que se quer atingir, é preciso transmitir firmeza para persuadir a todos os envolvidos.

PLANO de AÇÃO: Para os especialistas o plano de ação é basicamente formado pelas seguintes perguntas: O QUE FAZER? O objetivo, o que se deseja aonde se quer chegar. COMO FAZER? A estratégia, o caminho a ser seguido para se atingir os objetivos traçados. QUEM FARÁ? Os responsáveis pelo controle dos resultados e pela implementação das ações. QUANTO TEMPO DEVERÁ DURAR O PLANO? É o cronograma, a definição de prazos para apuração de cada ação. E, todo plano tem um custo, portanto, para fechar o plano é necessária a definição do ORÇAMENTO, verbas para custear o plano. Nesse caso o orçamento será o APERTO do cinto, os cortes necessários para gerar folga financeira para sanar as dívidas.

ORGANIZAÇÃO: Organização como processo administrativo segundo Chiavenato (1993, p. 258), significa o ato de ORGANIZAR, ESTRUTURAR e INTEGRAR os recursos. Segundo o autor, a organização depende do planejamento, da direção e do controle para a conquista dos objetivos traçados.

CONTROLE: Os especialistas afirmam que a finalidade principal do controle nos processos é assegurar que os resultados planejados sejam atingidos, enfim, que os objetivos previamente estabelecidos sejam atingidos. O controle verifica o andamento das atividades planejadas se estão sendo executadas com eficiência e os resultados alcançados são os planejados, ou seja, os resultados desejados. O controle é considerado guia para buscar eficácia dos resultados.

REFERÊNCIAS: Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker, Philip Kotler e outros. E, artigos diversos na internet.

SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.


sábado, 19 de maio de 2018

Controle de Recursos FINANCEIROS nos Negócios...

Gestão  
        

De acordo com estudiosos os 03 (três) recursos mais importantes para mover um negócio são: Recursos HUMANOS, FINANCEIROS e MATERIAIS. Para esses estudiosos os demais recursos necessários para o bom funcionamento dos negócios, para o crescimento, para melhoria de atendimento, enfim, recursos a serem utilizados dentro dos negócios são produzidos e obtidos a partir desses três recursos básicos citados acima.

Aqui será tratado sobre CONTROLE e DESCONTROLE financeiro dentro dos diversos NEGÓCIOS, o texto não é um MANUAL de FINANÇAS, é apenas um alerta para os gestores desatentos que às vezes confundem FLUXO de CAIXA com CAPITAL e Recursos FINANCEIROS para investimentos e, por este motivo gastam mais do que podem gastar e, por esse motivo acabam levando os NEGÓCIOS sob sua gestão a se endividar por falta de planejamento e organização das finanças do NEGÓCIO.

De acordo com estudiosos sobre o assunto, a gestão financeira organizacional vive de investimentos constantes para gerar RIQUEZAS e fluxo de caixa para cumprir com seus compromissos e, portanto precisam correr mais riscos se endividando com a intenção de criar mais NEGÓCIOS, mas de acordo com estudiosos esses RISCOS precisam ser calculados para não GERAR descontrole em excesso levando o NEGÓCIO à passar por dificuldades que às vezes pode até levar o negócio a encerrar suas atividades por falta de condições financeiras de se sustentar.

Os estudiosos sobre o assunto gestão financeira de NEGÓCIOS orientam a criação de planos e organização de finanças, a criação do hábito de acompanhamento através de planilhas escrita com as RECEITAS e DESPESAS, RECURSOS para INVESTIMENTOS e outros, mantendo cuidados e atenção DIUTURNAMENTE visando cuidar para que as despesas não ultrapassem as receitas, (RECEITAS são as entradas de recursos financeiros gerados pela comercialização de produtos, serviços e idéias). Tomar DECISÕES para o equilíbrio financeiro do NEGÓCIO, a propósito, é a tomada de DECISÕES que direciona o caminho que estamos tomando, se tomamos o caminho do descontrole que nos causará STRESS e dificuldades ou se tomamos um caminho que possibilitará tranquilidade com qualidades e controle financeiro, controle de investimentos conscientes visando crescimento do patrimônio do negócio com consequências positivas econômicas e financeiras.

De acordo com os estudiosos a GESTÃO contemporânea eficaz de todos os empreendimentos passa por atenção máxima em relação à ATUALIZAÇÃO com INOVAÇÃO nas tomadas de DECISÕES firmes e rápidas principalmente no que se refere ao controle FINANCEIRO, por construção de PLANOS coerentes que contribuam para conquistas de objetivos econômico, financeiro que priorize o atendimento ao seu consumidor, pela ORGANIZAÇÃO de ações e processos nas organizações e, pelo CONTROLE rígido das condições financeiras, econômicas, social e política.

Abaixo princípios básicos de acordo com estudiosos sobre como tomar decisões, criar planos, organizar processos e ações e manter controle.

TOMADA de DECISÕES: Os estudiosos afirmam que o processo de tomada de decisão é subjetivo, cada um tem seu próprio método, no entanto é importante chamar atenção para alguns cuidados que devem ser tomados nos momentos de se tomar decisões. De acordo com os estudiosos é preciso ficar atento às diversas variáveis, é preciso saber exatamente o ponto que se quer atingir, é preciso transmitir firmeza para persuadir a todos os envolvidos.

PLANO de AÇÃO: Para os especialistas o plano de ação é basicamente formado pelas seguintes perguntas: O QUE FAZER? O objetivo, o que se deseja aonde se quer chegar. COMO FAZER? A estratégia, o caminho a ser seguido para se atingir os objetivos traçados. QUEM FARÁ? Os responsáveis pelo controle dos resultados e pela implementação das ações. QUANTO TEMPO DEVERÁ DURAR O PLANO? É o cronograma, a definição de prazos para apuração de cada ação. E, todo plano tem um custo, portanto, para fechar o plano é necessária a definição do ORÇAMENTO, verbas para custear o plano. Nesse caso o orçamento será o APERTO do cinto, os cortes necessários para gerar folga financeira para sanar as dívidas.

ORGANIZAÇÃO das etapas: Organização como processo administrativo segundo Chiavenato (1993, p. 258), significa o ato de ORGANIZAR, ESTRUTURAR e INTEGRAR os recursos. Segundo o autor, a organização depende do planejamento, da direção e do controle para a conquista dos objetivos traçados.

CONTROLE: Os especialistas afirmam que a finalidade principal do controle nos processos é assegurar que os resultados planejados sejam atingidos, enfim, que os objetivos previamente estabelecidos sejam atingidos. O controle verifica o andamento das atividades planejadas se estão sendo executadas com eficiência e os resultados alcançados são os planejados, ou seja, os resultados desejados. O controle é considerado guia para buscar eficácia dos resultados.

REFERÊNCIAS:
Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker, Philip Kotler e outros. E, artigos diversos na internet.

SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.



terça-feira, 15 de maio de 2018

Recursos MATERIAIS, sua importância nos negócios...


De acordo com estudiosos os 03 (três) recursos mais importantes para mover um negócio são: Recursos HUMANOS, FINANCEIROS e MATERIAIS. Para esses estudiosos os demais recursos necessários para o bom funcionamento dos negócios, para o crescimento, para melhoria de atendimento, enfim, recursos a serem utilizados dentro dos negócios são produzidos e obtidos a partir desses três recursos básicos citados acima.

Os estudiosos afirmam que os EMPREENDEDORES que desejam atingir objetivos ousados dentro organização a que fazem parte precisam dispensar atenção especial aos RECURSOS MATERIAIS a ser empregados dentro da organização. Para os estudiosos os empreendedores precisam selecionar sempre possível materiais de qualidade e aplicabilidade, que venham atender as necessidades internas da organização não esquecendo em nenhum momento que toda organização visa atender um público externo (clientes), precisam trabalhar de acordo com as regras e procedimentos para aquisição dos Recursos Materiais de acordo com a orientação da organização, de forma APROPRIADA para garantir conquista de objetivos, mas também precisam sair da caixinha e, adotar algumas atitudes de RISCO para garantir INOVAÇÃO, não usar de má fé, mas correr riscos para poder encontrar Recursos Materiais que poderão se tornar tão ou mais importantes que os Recursos Materiais usados rotineiramente conforme orientação escrita no manual de procedimento da organização.

Recursos Materiais usados dentro da Organização
Para os estudiosos os Recursos Materiais estão compreendidos a partir das instalações prediais dos negócios, passando por materiais de uso para consumo tais como: materiais para escritórios, materiais de higiene e outros tantos, Matéria- prima para transformação em produtos finais no caso de indústrias, material acabado e Produto acabado no caso das empresas de varejo e atacados, dependendo da configuração organizacional e assim por diante. Todo material deve possuir Identificação, codificação, cadastramento, catalogação, com análise de peculiaridades e sua importância de acordo com a realidade da organizacional e identificar os tipos de classificação, materiais de estoque comercial e não de estoque, materiais críticos, se é material perecível, periculosidade, a dificuldade de aquisição e o mercado fornecedor, ou seja, o gestor de recursos materiais e patrimoniais tem função importante na produção dos objetivos da empresa, sendo necessário que ele tenha uma visão holística da organização, porque seu desempenho influencia diretamente nos resultados organizacionais.

Aquisição de Recursos Materiais
De acordo com os estudiosos além das instruções recebidas da organização, os gestores de negócios precisam acreditar que todo seu relacionamento pessoal pode ser uma oportunidade de contato para aquisição de Recursos Materiais que venha a suprir uma necessidade dentro do negócio que fazemos parte, inclusive precisamos correr alguns riscos não seguindo a risca o que está no manual de instrução e nas requisições de Materiais. Obs: Caso você trabalhe ligado de alguma forma a compra de Materiais, procure verificar com seus contatos que também são ligados a compra de Materiais sobre novidades, novos fornecedores, enfim, possibilidade de descobertas, eu garanto que você descobrirá sensacionais oportunidades para facilitar a conquista de objetivos.

DICA
O Gestor eficiente de acordo com estudiosos é aquele que consegue identificar e se relacionar com as contingências de forma a corrigir rumos que permitam aos diversos Líderes dentro da organização se posicionar de forma empreendedora para agir na direção dos objetivos necessário para crescimento e perpetuação do negócio. DICA não deixe de experimentar todas as possibilidades de encontrar uma nova chance de conhecer um fornecedor novo, um mercado novo, toda sua concorrência, enfim, o conhecimento sobre o seu negócio pode ser o diferencial que você precisa para AVANÇAR, sempre.

De acordo com os estudiosos a GESTÃO contemporânea eficaz de todos os empreendimentos passa por atenção máxima em relação à ATUALIZAÇÃO com INOVAÇÃO nas tomadas de DECISÕES firmes e rápidas principalmente no que se refere ao suprimento de Recursos Materiais, por construção de PLANOS coerentes que contribuam para conquistas de objetivos econômico, financeiro que priorize o atendimento ao seu consumidor, pela ORGANIZAÇÃO de ações e processos nas organizações e, pelo CONTROLE rígido das condições financeiras, econômicas, social e política.
Abaixo princípios básicos de acordo com estudiosos sobre como tomar decisões, criar planos, organizar processos e ações e manter controle.

TOMADA de DECISÕES: Os estudiosos afirmam que o processo de tomada de decisão é subjetivo, cada um tem seu próprio método, no entanto é importante chamar atenção para alguns cuidados que devem ser tomados nos momentos de se tomar decisões. De acordo com os estudiosos precisamos ficar atentos às diversas variáveis, é preciso saber exatamente o ponto que se quer atingir, é preciso transmitir firmeza para persuadir a todos os envolvidos.

Criar PLANO de AÇÃO: Para os especialistas o plano de ação é basicamente formado pelas seguintes perguntas: O QUE FAZER? O objetivo, o que se deseja aonde se quer chegar. COMO FAZER? A estratégia, o caminho a ser seguido para se atingir os objetivos traçados. QUEM FARÁ? Os responsáveis pelo controle dos resultados e pela implementação das ações. QUANTO TEMPO DEVERÁ DURAR O PLANO? É o cronograma, a definição de prazos para apuração de cada ação. E, todo plano tem um custo, portanto, para fechar o plano é necessária a definição do ORÇAMENTO, verbas para custear o plano.

ORGANIZAÇÃO das etapas: Organização como processo administrativo segundo Chiavenato (1993, p. 258), significa o ato de ORGANIZAR, ESTRUTURAR e INTEGRAR os recursos. Segundo o autor, a organização depende do planejamento, da direção e do controle para a conquista dos objetivos traçados. Os recursos são compreendidos entre humanos, materiais e financeiros.

CONTROLE: Os especialistas afirmam que a finalidade principal do controle nos processos é assegurar que os resultados planejados sejam atingidos, enfim, que os objetivos previamente estabelecidos sejam atingidos. O controle verifica o andamento das atividades planejadas se estão sendo executadas com eficiência e os resultados alcançados são os planejados, ou seja, os resultados desejados. O controle é considerado guia para buscar eficácia dos resultados. E, também para fazer correções no planejamento para se criar novas estratégias.

REFERÊNCIAS:
Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker, Philip Kotler e outros. E, artigos diversos na internet.

SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.


domingo, 6 de maio de 2018

CONTRATAÇÃO Convencional e Não Convencional...

Recursos Humanos

Os estudiosos afirmam que os profissionais de RECURSOS HUMANOS que desejam atingir objetivos ousados dentro organização a que fazem parte, esses profissionais precisam agir correndo uma dose maior de RISCO, precisam trabalhar de acordo com as regras e procedimentos para CONTRATAÇÃO de pessoal de acordo com a orientação da organização, de forma CONVENCIONAL, mas também precisam sair da caixinha e, adotar algumas atitudes NÃO CONVENCIONAIS para contratar, não usar de má fé, mas correr riscos para poder encontrar pessoas que poderão se tornar tão ou mais eficientes que aquelas contratadas de acordo com a orientação escrita na manual de procedimento da organização. Obs: Cito a seguir 02 casos verídicos a respeito de duas contratações de SUCESSO feitas por mim fora de procedimentos orientados pela organização a que eu fazia parte no momento das referidas contratações.

HISTÓRIA REAL e CONTRATAÇÃO NÃO CONVENCIONAL
Por medida de segurança, o nome da empresa e o nome das pessoas que cito aqui são fictícios. As duas histórias estão ligadas a recursos humanos, uma refere-se a um cargo de serviços gerais e a outra a um cargo de vendedor.

A empresa é a PONTO FRIX, a candidata dona JOSEFINE CLARA pleiteava uma vaga de auxiliar de serviços gerais e o candidato a vendedor era JOÃO BATISTA FORTE. A empresa tem como norma e procedimento a contratação de pessoas somente com experiência e alfabetizadas.
JOSEFINE CLARA chegou bem cedo como é o costume das pessoas que procuram uma colocação, após a distribuição das fichas para preenchimento, a candidata declarou para o atendente ser analfabeta, portanto não preenchia os requisitos da vaga. Nessa época eu estava responsável pelo recrutamento, seleção e treinamento da empresa. Tomei a decisão de entrevistar pessoalmente a candidata, após a entrevista chamei um colaborador, solicitei que preenchesse a ficha de cadastro da candidata, pegamos na mão da mesma e a ajudamos a assinar a ficha. Essa candidata mais tarde veio a ser a COPEIRA do presidente da empresa.

A situação de JOÃO BATISTA FORTE foi mais ou menos semelhante, candidato a vendedor sem experiência, a entrevista desse candidato acabou por algum motivo chegando a meu conhecimento, resolvi entrevista-lo, o candidato permaneceu durante toda entrevista de cabeça baixa, eu fiquei sem saber o que fazer porque um dos requisitos básicos da profissão de vendas é olhar no olho do seu cliente, mas por algum motivo resolvi contratá-lo. Esse candidato chegou a gerência de lojas da empresa inclusive desempenhando a função com destaque.

Mais tarde em uma reunião resolvi citar o fato como exemplo para os demais colaboradores dentro da área de vendas, JOÃO pediu a palavra e, declarou para todos nós o motivo de não ter levantado a cabeça na hora da entrevista. É que devido ao grande número de entrevistas por que passara até aquele momento e, sem sucesso, a situação tinha gerado nele um DESÂNIMO tão grande que ele estava acreditando que não conseguiria a vaga.

ACREDITE, INSISTA, PERSISTA, não permita nunca que o DESÂNIMO tome conta de você.

CONTRATAÇÃO CONVENCIONAL
De acordo com especialistas as contratações convencionais são feitas seguindo manual de instruções da organização, onde os gestores de departamentos e seções fazem uma requisição de empregado colocando nessa requisição o perfil desejado do candidato para ocupar a vaga, escolaridade, experiência profissional, idade máxima e mínima e, outros requisitos exigidos pela função a que o candidato ocupará.

CONTRATAÇÃO NÃO CONVENCIONAL
De acordo com os estudiosos além das instruções recebidas da organização, os gestores de negócios precisam acreditar que todo seu relacionamento pessoal pode ser uma entrevista de contratação para um cargo dentro do negócio que fazemos parte, inclusive precisamos correr alguns riscos não seguindo a risca o que está no manual de instrução e nas requisições de candidatos a emprego. Obs: Caso você trabalhe ligado de alguma forma a contratação de pessoal, procure verificar com seus contatos que também são ligados a contratação de pessoal que garanto que você descobrirá histórias sensacionais parecidas e muito melhores do que as citadas acima.

DICA
O Gestor eficiente de acordo com estudiosos é aquele que consegue identificar e se relacionar com as contingências de forma a corrigir rumos que permitam aos diversos Líderes dentro da organização se posicionar de forma empreendedora para agir na direção dos objetivos necessário para crescimento e perpetuação do negócio. DICA para contratação de VENDEDOR – Dentro dos TRENS urbanos trabalham uma quantidade significativa de vendedores ambulantes, caso a tua equipe de vendas esteja apresentando desânimo, desmotivação, PENSE na possibilidade de buscar dentro do TREM um ou dois membros para compor sua EQUIPE. Você poderá se surpreender... (tome os cuidados necessários que se toma sempre que se contrata um candidato a emprego).

Tomar boas DECISÕES, criar PLANOS Coerentes, manter bem ORGANIZADAS as ações e processos de gestão e, demonstrar que é capaz de manter um CONTROLE rígido de suas condições financeiras, econômicas, social e política.

TOMADA de DECISÕES: Os estudiosos afirmam que o processo de tomada de decisão é subjetivo, cada um tem seu próprio método, no entanto é importante chamar atenção para alguns cuidados que devem ser tomados nos momentos de se tomar decisões. De acordo com os estudiosos precisamos ficar atentos às diversas variáveis, é preciso saber exatamente o ponto que se quer atingir, é preciso transmitir firmeza para persuadir a todos os envolvidos.

Criar PLANO de AÇÃO: Para os especialistas o plano de ação é basicamente formado pelas seguintes perguntas: O QUE FAZER? O objetivo, o que se deseja aonde se quer chegar. COMO FAZER? A estratégia, o caminho a ser seguido para se atingir os objetivos traçados. QUEM FARÁ? Os responsáveis pelo controle dos resultados e pela implementação das ações. QUANTO TEMPO DEVERÁ DURAR O PLANO? É o cronograma, a definição de prazos para apuração de cada ação. E, todo plano tem um custo, portanto, para fechar o plano é necessária a definição do ORÇAMENTO, verbas para custear o plano.

ORGANIZAÇÃO das etapas: Organização como processo administrativo segundo Chiavenato (1993, p. 258), significa o ato de ORGANIZAR, ESTRUTURAR e INTEGRAR os recursos. Segundo o autor, a organização depende do planejamento, da direção e do controle para a conquista dos objetivos traçados. Os recursos são compreendidos entre humanos, materiais e financeiros.

CONTROLE: Os especialistas afirmam que a finalidade principal do controle nos processos é assegurar que os resultados planejados sejam atingidos, enfim, que os objetivos previamente estabelecidos sejam atingidos. O controle verifica o andamento das atividades planejadas se estão sendo executadas com eficiência e os resultados alcançados são os planejados, ou seja, os resultados desejados. O controle é considerado guia para buscar eficácia dos resultados. E, também para fazer correções no planejamento para se criar novas estratégias.

REFERÊNCIAS:
Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker, Philip Kotler e outros. E, artigos diversos na internet.

SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.