segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Negócio Próprio, solução para quem tem atitude

@Empreendedorismo

Para Abrir Seu NEGÓCIO Próprio é necessário AÇÃO...
EMPREENDEDORISMO e NEGÓCIO: Idéia: Trabalhar para descobrir o PÚBLICO que queremos beneficiar, como entregar a esse público o que estamos oferecendo, a loja, o canal, enfim, a PLATAFORMA onde disponibilizaremos nossas ofertas, onde o cliente encontrará o que estamos oferecendo, a PROMOÇÃO, o público que ofereceremos nossa oferta, oferta essa que precisa ser vantajosa, a base de clientes, condições geográficas e demográficas (lista), a partir daí definir o PRODUTO que atenderá necessidades e desejos desse público.

Para que possamos reconhecer tudo isso é necessária muita leitura bibliográfica e de mercado, um sistema de pesquisa em sistema aberto contínuo, com estudo de comportamento de consumo, segmentando o mercado que desejamos atender, cuidando diuturnamente da qualidade dos produtos e serviços, enfim seguindo a cartilha do marketing.

Palavras-chave: Decisão. Plano. Organização. Controle.

O novo empreendedor para abrir seu negócio próprio deverá criar estratégias, descobrir caminhos para atingir objetivos. Alguns desses caminhos estão compreendidos a partir da SEGMENTAÇÃO de Mercado que, conforme definição de alguns especialistas no assunto é a definição do público alvo a ser atendido nas suas necessidades e desejos. A segmentação ocorre quando o administrador passa a agrupar os consumidores com características comuns. O COMPORTAMENTO do Consumidor que segundo KOTLER (1998: 162) ao responder as 02 perguntas básicas a seguir se adquire condições para entender o comportamento de compra do consumidor. 1) Como as características do comprador – culturais, sociais, pessoais e psicológicas podem influenciar no comportamento de compra? e, 2) Como o comprador toma a decisão de compra? Quem deseja empreender nos dias atuais não pode esquecer-se dos cuidados com a QUALIDADE de seus produtos e serviços. E, Para fechar o assunto a estratégia de VENDAS é que garantirá a saúde financeira do empreendimento.

De acordo com os estudiosos a GESTÃO eficaz de todos os empreendimentos passa por tomada de DECISÕES firmes, por construção de PLANOS coerentes que garantam tranquilidade financeira, pela ORGANIZAÇÃO de ações e processos nas organizações e, pelo CONTROLE rígido das condições financeiras, econômicas, social e política.

Abaixo princípios básicos de acordo com estudiosos sobre como tomar decisões, criar planos, organizar ações e manter controle. 

Tomada de decisões: Os estudiosos afirmam que o processo de tomada de decisão é subjetivo, cada um tem seu próprio método, no entanto é importante chamar atenção para alguns cuidados que devem ser tomados nos momentos de se tomar decisões. De acordo com os estudiosos precisamos ficar atentos às diversas variáveis, é preciso saber exatamente o ponto que se quer atingir, é preciso transmitir firmeza para persuadir a todos os envolvidos.

Plano de ação: Para os especialistas o plano de ação é basicamente formado pelas seguintes perguntas: O QUE FAZER? O objetivo, o que se deseja aonde se quer chegar. COMO FAZER? A estratégia, o caminho a seguir para se atingir os objetivos traçados. QUEM FARÁ? Os responsáveis pelo controle dos resultados e pela implementação das ações. QUANTO TEMPO DEVERÁ DURAR O PLANO? É o cronograma, a definição de prazos para apuração de cada ação. E, todo plano tem um custo, portanto, para fechar o plano é necessário definir ORÇAMENTO, verbas para custear o plano.

ORGANIZAÇÃO das etapas: Organização como processo administrativo segundo Chiavenato (1993, p. 258), significa o ato de ORGANIZAR, ESTRUTURAR e INTEGRAR os recursos. Segundo o autor, a organização depende do planejamento, da direção e do controle para a conquista dos objetivos traçados. Os recursos são compreendidos entre humanos, materiais e financeiros.

Controle: Os especialistas afirmam que a finalidade principal do controle nos processos é assegurar que os resultados planejados sejam atingidos, enfim, que os objetivos previamente estabelecidos sejam atingidos. O controle verifica o andamento das atividades planejadas se estão sendo executadas com eficiência e os resultados alcançados são os planejados, ou seja, os resultados desejados. O controle é considerado guia para buscar eficácia dos resultados. E, também para fazer correções no planejamento para se criar novas estratégias.

REFERÊNCIAS:
Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker, Philip Kotler e outros. E, artigos diversos na internet.

SOBRE Altair Pereira
Bacharel Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.
         
           contato.apanweb@gmail.com

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Negócios não precisam de JEITINHO, precisam de boa gestão.

@GestãoEficiente

NEGÓCIOS Eficientes dependem de boa gestão, não de jeitinho...
Para os estudiosos a base de sucesso nos negócios é a GESTÃO Eficiente, a competência, habilidade e paixão dos profissionais de liderança pelo NEGÓCIO, os especialistas afirmam que esses profissionais precisam canalizar sua energia para descobrir o que e como fazer a coisa certa dentro da organização. O que não é fácil, mas que com trabalho, dedicação e paciência e, com auxilio da teoria criada pelos especialistas em GESTÃO e, deixando de lado o famoso JEITINHO, a ação descrita acima é que possibilita eficácia nos resultados dos negócios.

Palavras-chave: Negócios. Disposição. Eficiência. Eficácia.

WELCH (2001: 124) para construir sucesso nos negócios é necessário fazer boa GESTÃO, é a gestão que gera ganhos efetivos para garantir a saúde financeira necessária para fazer os investimentos em ações concretas, não o JEITINHO. Ele cita como exemplo um vazamento em um telhado quando chove, para dar um jeitinho coloca-se um balde para recolher as goteiras, mas quando se faz uma boa GESTÃO da coisa gerando ganhos reais faz-se o concerto em definitivo do telhado eliminando-se o vazamento em definitivo, para o autor a GESTÃO eficaz produz dinheiro.

DISPOSIÇÃO para enfrentamento e busca de boa gestão

Disposição: É atitude positiva, capacidade de estar sempre alerta, disposto e disponível para as mais diferentes situações, em gestão é condição indispensável para mediar conflitos.

Quando existe DISPOSIÇÃO verdadeira tudo tende a melhorar, a se tornar mais simples de se chegar aos resultados almejados. Dentro de casa quando há pré-disposição dos membros da família para uma convivência harmoniosa, a relação familiar tende a ser melhor mais ampla. Disposição para o respeito pela hierarquia familiar, disposição ao respeito pelos princípios do amor, do carinho, da responsabilidade; enfim, disposição para o respeito de verdade; pode ter certeza que nessa família as coisas caminham de forma tranquila, sem atropelos, sem stress e, com resultado que é verificado pela
comunidade ao redor como uma família diferente. Tudo isso pode ser creditado a DISPOSIÇÃO existente dentro dos membros dessa família em busca de resultado positivo familiar. Nas ORGANIZAÇÕES dentro das equipes não é diferente, quando todos demonstram DISPOSIÇÃO para realização de suas tarefas, com planejamento, investimentos, inovação, enfim, o somatório dessas atitudes será o cumprimento de METAS, de resultados positivos. A liderança para fazer uma boa GESTÃO precisa ter disposição para criar harmonia nas equipes, mediando conflitos que são naturais dentro de relacionamentos de diferentes, com isso aumentar a SINERGIA, que é condição básica para realização de objetivos efetivos.

De acordo com os estudiosos a GESTÃO eficaz passa por tomada de DECISÕES firmes, por construção de PLANOS coerentes que garantam tranquilidade financeira, pela ORGANIZAÇÃO de ações e processos nas organizações e, pelo CONTROLE rígido das condições financeiras, econômicas, social e política. Abaixo princípios básicos de acordo com estudiosos sobre como tomar decisões, criar planos, organizar ações e manter controle.

Tomada de decisões: Os estudiosos afirmam que o processo de tomada de decisão é subjetivo, cada um tem seu próprio método, no entanto é importante chamar atenção para alguns cuidados que devem ser tomados nos momentos de se tomar decisões. De acordo com os estudiosos precisamos ficar atentos às diversas variáveis, é preciso saber exatamente o ponto que se quer atingir, é preciso transmitir firmeza para persuadir a todos os envolvidos.

Plano de ação: Para os especialistas o plano de ação é basicamente formado pelas seguintes perguntas: O QUE FAZER? O objetivo, o que se deseja aonde se quer chegar. COMO FAZER? A estratégia, o caminho a seguir para se atingir os objetivos traçados. QUEM FARÁ? Os responsáveis pelo controle dos resultados e pela implementação das ações. QUANTO TEMPO DEVERÁ DURAR O PLANO? É o cronograma, a definição de prazos para apuração de cada ação. E, todo plano tem um custo, portanto, para fechar o plano é necessário definir ORÇAMENTO, verbas para custear o plano.

Organização das etapas: Organização como processo administrativo segundo Chiavenato (1993, p. 258), significa o ato de ORGANIZAR, ESTRUTURAR e INTEGRAR os recursos. Segundo o autor, a organização depende do planejamento, da direção e do controle para a conquista dos objetivos traçados. Os recursos são compreendidos entre humanos, materiais e financeiros.

Controle: Os especialistas afirmam que a finalidade principal do controle nos processos é assegurar que os resultados planejados sejam atingidos, enfim, que os objetivos previamente estabelecidos sejam atingidos. O controle verifica o andamento das atividades planejadas se estão sendo executadas
com eficiência e os resultados alcançados são os planejados, ou seja, os resultados desejados. O controle é considerado guia para buscar eficácia dos resultados. E, também para fazer correções no planejamento para se criar novas estratégias.


          REFERÊNCIAS: Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker, Philip Kotler, Soares Amora e outros. E, artigos diversos na internet.
          SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.
         contato.apanweb@gmail.com

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Diferenciação de recursos humanos dentro dos Negócios

#DiferenciaçãoEmRh

Recursos Humanos, Base de Sucesso nos NEGÓCIOS...
Para os estudiosos a base de sucesso nos negócios é o recrutamento, a seleção e, a competência e habilidade dos profissionais da área de recursos humanos em descobrir e colocar os talentos certos nos lugares certos dentro da organização. O que não é fácil, mas que com trabalho, dedicação e paciência para garimpar chega-se lá.

Palavras-chave: Diferenciação. Treinamento. Recompensa.

WELCH (2001: 27 e 28) para construir sucesso nos negócios é necessário cuidar dos recursos humanos respeitando-se as diferenças, é preciso recompensar os melhores e descartar os incompetentes, só assim se constroem verdadeiros astros em seus postos de trabalho e, só os astros constroem negócios de sucesso.

Após decidir o que e como fazer, ou seja, após planejar e criar as estratégias do negócio, o empreendimento em si. De quem a empresa precisa para tocar seus negócios ganha visibilidade. O escopo definido pela empresa determinarão as habilidades e aptidões que a empresa necessitará para selecionar talentos.

A empresa saudável contrata para atender suas necessidades, não para cargos. Tanto os funcionários internos quanto os externos devem pensar de maneira crítica. O processo de aprendizagem apenas começa com a sua contratação. O aprendizado diário é fundamental para o sucesso pessoal e empresarial. O conhecimento do contratado é bem vindo, mas precisará se adaptar dentro da nova cultura organizacional.

O aprendizado do passado que nos fizeram bem-sucedidos não nos levarão aonde precisamos chegar futuramente. É necessário mesclar a força de trabalho com novos talentos, estarmos focados nas novas tecnologias hoje é vital. O dinheiro gasto de maneira apropriada no desenvolvimento de pessoas é um investimento no futuro da empresa.

Os estudiosos salientam a importância cada vez maior do trabalhador voltado para o conhecimento na organização moderna. As organizações estão fazendo o possível para atrair e reter os profissionais com alto índice de conhecimento e que falem pelo menos mais duas línguas fora a sua. Os estudiosos relatam que no futuro o capital intelectual trazido por funcionários qualificados será uma grande, se não a maior, vantagem competitiva de muitas empresas. O trabalhador voltado para o conhecimento aumentará a demanda por sua contratação, mas precisará sempre adequar seus conhecimentos a
cultura da nova organização.

Dica importante dos especialistas, autores estudiosos sobre o assunto da demanda por profissionais qualificados, com habilidades e competências para levar as organizações em frente em busca de seus objetivos e perpetuação, e que, assim mesmo tem líderes, executivos, proprietários de empresas que são incapazes de enxergar tal necessidade de renovação e muitas vezes permitem que posições estratégicas dentro das empresas permaneçam na dependência de uma única pessoa, sem que perceba a necessidade de treinar outros funcionários para dentro de uma necessidade futura substituir o funcionário em questão para que as coisas continuem a caminhar em frente em direção aos objetivos da organização.

Nunca é demais chamar atenção para tomada de DECISÃO, para construção de PLANOS coerentes que garantam tranquilidade financeira, manutenção da ORGANIZAÇÃO de ações e processos nas organizações e, manter um CONTROLE rígido das condições financeiras, econômicas, social e política. Abaixo princípios básicos de acordo com estudiosos sobre como tomar decisões, criar planos, organizar ações e manter controle.

Tomada de decisões: Os estudiosos afirmam que o processo de tomada de decisão é subjetivo, cada um tem seu próprio método, no entanto é importante chamar atenção para alguns cuidados que devem ser tomados nos momentos de se tomar decisões. De acordo com os estudiosos precisamos ficar atentos às diversas variáveis, é preciso saber exatamente o ponto que se quer atingir, é preciso transmitir firmeza para persuadir a todos os envolvidos. 

Plano de ação: Para os especialistas o plano de ação é basicamente formado pelas seguintes perguntas: O QUE FAZER? O objetivo, o que se deseja aonde se quer chegar. COMO FAZER? A estratégia, o caminho a seguir para se atingir os objetivos traçados. QUEM FARÁ? Os responsáveis pelo controle dos resultados e pela implementação das ações. QUANTO TEMPO DEVERÁ DURAR O PLANO? É o cronograma, a definição de prazos para apuração de cada ação. E, todo plano tem um custo, portanto, para fechar o plano é necessário definir ORÇAMENTO, verbas para custear o plano.

Organização das etapas: Organização como processo administrativo segundo Chiavenato (1993, p. 258), significa o ato de ORGANIZAR, ESTRUTURAR e INTEGRAR os recursos. Segundo o autor, a organização depende do planejamento, da direção e do controle para a conquista dos objetivos traçados. Os recursos são compreendidos entre humanos, materiais e financeiros.

Controle: Os especialistas afirmam que a finalidade principal do controle nos processos é assegurar que os resultados planejados sejam atingidos, enfim, que os objetivos previamente estabelecidos sejam atingidos. O controle verifica o andamento das atividades planejadas se estão sendo executadas
com eficiência e os resultados alcançados são os planejados, ou seja, os resultados desejados. O controle é considerado guia para buscar eficácia dos resultados. E, também para fazer correções no planejamento para se criar novas estratégias.

REFERÊNCIAS:
Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Peter Drucker, Philip Kotler e outros. E, artigos diversos na internet.

SOBRE Altair Pereira
Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.

segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Crise, que nada, crie solução.

#CriseCrieSolução

CRISE, que nada, crie seu NEGÓCIO próprio...
É nos momentos de CRISE que precisamos mostrar que somos criativos. De acordo com WELCH (2001: 20) para desenvolver negócios o importante é o cheiro, o sentimento e o toque, tanto quanto ou mais que os números.

Palavras-chave: Crise. Criatividade. Empreendedorismo.

Quando Welch se refere a cheiro nos negócios, Ele a meu ver está querendo falar sobre faro, uma qualidade inata nos cães que descobrem onde está o que procura cheirando, farejando, nós que somos seres pensantes temos uma chance a mais porque temos olfato e também facilidade para pensar. Quando ele fala em sentimento acredito que está querendo dizer que podemos sentir as coisas, portanto, temos condições de decidir o caminho que devemos seguir para resolver nossas dificuldades e, quando cita o toque é a possibilidade que temos de controlar as coisas para diminuir nossas dificuldades, isso fica claro quando ele cita a comparação com os números.

Para EMPREENDER, para criar um NEGÓCIO deixe brotar uma boa idéia, reconheça uma oportunidade, aceite um conselho.

No mundo do empreendimento tudo nasce de um pensamento, a idéia brota no pensamento da mesma forma que brota uma planta. As árvores nasceram, brotaram através de uma semente lançada pelas fezes de um pequeno pássaro diretamente da natureza para a natureza ou, plantada através de uma muda pelo homem.

Um empreendimento também tem o mesmo princípio, uma idéia pode surgir a partir de um estímulo que alguém lançou no seu pensamento, uma idéia que pode ter nascido do seu próprio pensamento ou, através de uma oportunidade, um conselho, uma orientação.

O que cada UM pode fazer pertence a cada UM porque cada pessoa tem suas próprias HABILIDADES e COMPETÊNCIAS, pense, analise, critique e determine ação a implementar.

Descubra um produto ou serviço que você possa oferecer ou desenvolver, verifique o valor a ser cobrado pelo produto ou serviço que você oferecerá, procure manter o valor desse produto ou serviço de acordo com os valores dentro do mercado e, estude bem onde você oferecerá esse produto ou serviço.

Algumas opções para começar a pensar: Alimentação, todos precisamos nos alimentar. Existe um mercado aberto para jardinagem, enfim, são inúmeras as possibilidades.

Essas possibilidades KOTLER definiu na relação de consumo chamada no marketing de 4 P’s, o consumidor recebe do mercado a oferta de produtos ou serviços através PRODUTO – PREÇO – PROMOÇÃO – PRAÇA (ponto de venda, local de distribuição).

Nunca é demais chamar atenção para tomada de DECISÕES, para construção de PLANOS coerentes que garantam nossa tranquilidade financeira, manutenção da ORGANIZAÇÃO de ações e processos de nossa vida e, manter um CONTROLE rígido de nossas condições financeiras, econômicas, social e política. Abaixo princípios básicos de acordo com estudiosos sobre como tomar decisões, criar planos, organizar ações e manter controle.

Tomada de Decisões: Os estudiosos afirmam que o processo de tomada de decisão é subjetivo, cada um tem seu próprio método, no entanto é importante chamar atenção para alguns cuidados que devem ser tomados nos momentos de se tomar decisões. De acordo com os estudiosos precisamos ficar atentos às diversas variáveis, é preciso saber exatamente o ponto que se quer atingir, é preciso transmitir firmeza para persuadir a todos os envolvidos.

Plano de ação: Para os especialistas o plano de ação é basicamente formado pelas seguintes perguntas: O QUE FAZER? O objetivo, o que se deseja aonde se quer chegar. COMO FAZER? A estratégia, o caminho a seguir para se atingir os objetivos traçados. QUEM FARÁ? Os responsáveis pelo controle dos resultados e pela implementação das ações. QUANTO TEMPO DEVERÁ DURAR O PLANO? É o cronograma, a definição de prazos para apuração de cada ação. E, todo plano tem um custo, portanto, para fechar o plano é necessário definir ORÇAMENTO, verbas para custear o plano.

ORGANIZAÇÃO das etapas: Organização como processo administrativo segundo Chiavenato (1993, p. 258), significa o ato de ORGANIZAR, ESTRUTURAR e INTEGRAR os recursos. Segundo o autor, a organização depende do planejamento, da direção e do controle para a conquista dos objetivos traçados. Os recursos são compreendidos entre humanos, materiais e financeiros.

Controle: Os especialistas afirmam que a finalidade principal do controle nos processos é assegurar que os resultados planejados sejam atingidos, enfim, que os objetivos previamente estabelecidos sejam atingidos. O controle verifica o andamento das atividades planejadas se estão sendo executadas com eficiência e os resultados alcançados são os planejados, ou seja, os resultados desejados. O controle é considerado guia para buscar eficácia dos resultados. E, também para fazer correções no planejamento para se criar novas estratégias.

          REFERÊNCIAS: Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker, Philip Kotler, Soares Amora e outros. E, artigos diversos na internet.
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Publicação Original: 
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sábado, 11 de novembro de 2017

Nova Relação de Consumo

#VendasConsumo

Estratégias e Princípios na Nova Relação de Consumo...
Rony Meisler fã do Papa Francisco em artigo publicado no Linkedin em 25-09-2017 levanta uma discussão interessante sobre a nova relação de consumo, Ele comenta sobre a compra e a conquista de audiência.

Palavras-chave: Consumidor – Oferta – Produto – Serviços.

KOTLER define o assunto com base nos famosos 4 P’s, o consumidor recebe do mercado a oferta de produtos ou serviços através PRODUTO – PREÇO – PROMOÇÃO – PRAÇA (ponto de venda, local de distribuição), Já Rony Meisler entende que essa definição pode e deve ser ampliada para 8 P’s, PROPÓSITO – PERSEVERANTE – PRIVADO – PROFITABLE (lucrativa) – PESSOAS – PRODUTO – PLANEJAMENTO COMERCIAL – PREÇO. Para Meisler há tempos atrás se comprava audiência com dinheiro, hoje nos dias atuais se conquista, seguidores e não consumidores.

O que eu pretendo mostrar com esse texto é levantar discussão sobre as diferenças de ver e, de mostrar as coisas, lembrando que a evolução e o dinamismo indicam mudanças que precisamos estar atentos para entendermos, porque os 08 P’s do Meisler estão contidos dentro dos 04 P’s do KOTLER. Por exemplo, na relação de consumo, o PROPÓSITO do consumidor é adquirir um PRODUTO ou SERVIÇO para atender um desejo ou uma necessidade sua e, o PROPÓSITO do fornecedor ou vendedor é ofertar esse PRODUTO ou SERVIÇO, essa operação, esse processo se dá através de PLANEJAMENTO COMERCIAL, visa LUCRO, enfim, embora exista a conquista de audiência nos dias atuais, a audiência continua a ser comprada com dinheiro também, e a audiência conquistada nos dias atuais também se tornou consumo dessa oferta de produtos digitais, portanto, se tem consumo, tem consumidores.

Nós mortais consumidores precisamos nos dias de hoje tomarmos mais cuidados em nossa relação de consumo porque o capital e o marketing desenvolveram mais ferramentas e plataformas que acabam nos influenciando cada dia mais nos levando a nos enrolarmos cada dia mais em nossas contas, portanto nunca é demais lembras que o princípio básico da economia é recursos limitados para necessidades ilimitadas, portanto tome cuidados com teto dos seus gastos, isso aumenta nossa possibilidade de reação frente ao gigante CAPITAL que sua única intenção é aumentar seu poder incalculável.

Nunca é demais chamar atenção para tomada de DECISÕES, para construção de PLANOS coerentes que garantam nossa tranquilidade financeira, manutenção da ORGANIZAÇÃO de ações e processos de nossa vida e, manter um CONTROLE rígido de nossas condições financeiras, econômicas, social e política. 

Abaixo princípios básicos de acordo com estudiosos sobre como tomar decisões, criar planos, organizar ações e manter controle.

TOMADA de DECISÕES: Os estudiosos afirmam que o processo de tomada de decisão é subjetivo, cada um tem seu próprio método, no entanto é importante chamar atenção para alguns cuidados que devem ser tomados nos momentos de se tomar decisões. De acordo com os estudiosos precisamos ficar atentos às diversas variáveis, é preciso saber exatamente o ponto que se quer atingir, é preciso transmitir firmeza para persuadir a todos os envolvidos.

Aqui como estamos tratando de RELAÇÃO de CONSUMO e, buscando defesa para o consumo, torna-se importante chamar atenção do consumidor para analisar, criticar e determinar ações de defesa em relação aos planos, a organização e o controle feitos dos fornecedores pelos vendedores de
PRODUTOS e SERVIÇOS.

Plano de ação de fornecedores: Para os especialistas o plano de ação é basicamente formado pelas seguintes perguntas: O QUE FAZER? O objetivo, o que se deseja aonde se quer chegar. COMO FAZER? A estratégia, o caminho a seguir para se atingir os objetivos traçados. QUEM FARÁ? Os responsáveis pelo controle dos resultados e pela implementação das ações. QUANTO TEMPO DEVERÁ DURAR O PLANO? É o cronograma, a definição de prazos para apuração de cada ação. E, todo plano tem um custo, portanto, para fechar o plano é necessário definir ORÇAMENTO, verbas para custear o plano.

ORGANIZAÇÃO das etapas: Organização como processo administrativo segundo Chiavenato (1993, p. 258), significa o ato de ORGANIZAR, ESTRUTURAR e INTEGRAR os recursos. Segundo o autor, a organização depende do planejamento, da direção e do controle para a conquista dos objetivos traçados. Os recursos são compreendidos entre humanos, materiais e financeiros.

CONTROLE: Os especialistas afirmam que a finalidade principal do controle nos processos é assegurar que os resultados planejados sejam atingidos, enfim, que os objetivos previamente estabelecidos sejam atingidos. O controle verifica o andamento das atividades planejadas se estão sendo executadas com eficiência e os resultados alcançados são os planejados, ou seja, os resultados desejados. O controle é considerado guia para buscar eficácia dos resultados. E, também para fazer correções no planejamento para se criar novas estratégias.


          REFERÊNCIAS: Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker, Philip Kotler, Soares Amora e outros. E, artigos diversos na internet.
          SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.

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