O artigo trata sobre o uso da tecnologia na educação, para os especialistas o avanço da tecnologia tem contribuído de forma efetiva para o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos dos atores envolvidos na educação, a tecnologia encurta caminhos na construção de conhecimentos e, proporciona aumento de competências para criar planos com estratégias definidas em busca de resultados que garantam aos estudantes construir seus próprios conhecimentos para melhorar sempre suas condições como cidadãos.
Os princípios básicos estão centrados no avanço da TECNOLOGIA, com o aumento da tecnologia SOFT e a queda da tecnologia HARD, o quadro negro, o giz, jamais deixaram de existir, mas a cada dia se verifica uma nova forma tratar a aprendizagem e o ensino, o ambiente virtual de aprendizagem e ensino tem ocupado espaços a passos largos, os BLOGS, os SITES, as redes sociais, enfim, é uma avalanche grande de ofertas se apresentando para contribuir com a educação.
Porém, cabe aqui uma pequena observação, eu tenho observado o aluno utilizando cada dia menos o lápis, a caneta, o caderno. Isto não levará o aluno a perder ou deixar de adquirir habilidades para a escrita? A possibilidade de intensificar o trabalho de alunos e professores no caminho virtual facilita as informações sobre o andamento das pesquisas e apuração dos resultados dos trabalhos. A grande vantagem é que todo esse trabalho não precisa estar limitado por espaço, encontros pessoais e outros fatores.
Referências:
MACHADO, Rosângela. Tecnologia Aplicada ao Ensino. In, Formação de Docentes para Ensino Superior; São Paulo, Uninove EaD. Abril 2013.
SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30
anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional
e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e
Vendas.
Publicação
Original: http://altair1957.blogspot.com/2016/11/tecnologia-sua-utilidade-na-educacao.html
ANEXO:
PLANO de ENSINO
CURSO: Gestão Mercadológica
Disciplina: Mercadologia e varejo.
1.
IDENTIFICAÇÃO
NOME: Altair Flávio Pereira
TITULAÇÃO: Pós-graduação
SEMESTRE – MÓDULO
PERÍODO: Diurno ou noturno - EAD
CARGA HORÁRIA: Semanal (02 horas) e
Semestral (40 horas)
CURSO: Gestão MERCADOLÓGICA
DISCIPLINA: Mercadologia e Varejo.
2.
PROCESSO
DE AVALIAÇÃO FORMATIVA E CONTINUA.
Ementa: A competição existente nos
dias atuais exige atualização e desenvolvimento Educacional continuado, para
acompanhar o contexto social, político e econômico, a disciplina Marketing e
Varejo através dos seus conceitos e competências colaboram para análise de
situação das organizações para atender as necessidades do mercado, bem como
utilizar ferramentas e estratégias como diferencial, sempre em busca de
melhoria de qualidade na prestação de serviços e com isso aperfeiçoar
relacionamento positivo com clientes para investir no aumento de produtividade
nas organizações.
3.
OBJETIVOS:
3.1 Objetivo Geral:
Estimular desenvolvimento de
habilidades e competências para a gestão de Marketing no Varejo com suas
implicações no ambiente organizacional.
3.2 Objetivos Específicos:
No término do semestre, o aluno
deverá se encontrar apto para avaliar a importância da gestão de Marketing no
Varejo. Essa avaliação se tornará possível através da construção de
conhecimentos adquirido no curso.
A disciplina Marketing no Varejo
disponibilizará conteúdo que possibilitará ao aluno compreender e verificar
necessidades e desejos dos consumidores e, tendências de mercado, verificar
valores agregados a produtos e serviços, a trabalhar para fidelizar clientes e
implementar ações de divulgação de marcas, com isso levar a organização ao
crescimento e desenvolvimento sustentável.
4.
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO
O conteúdo programático será
basicamente relacionado a MARKETING, com abrangência no varejo, com isso
pretendo enriquecer a matéria e oferecer aos alunos possibilidades de ampliar
seus horizontes na construção dos seus conhecimentos.
4.1 Marketing:
Conceito para as Empresas.
Sua importância e seus objetivos.
Processo: pesquisa, segmentação,
seleção e posicionamento de mercado. Análise de oportunidades de mercado:
Identificação de segmentos de mercados e seleção de mercado alvo.
Estratégias e seleção de mercado.
Atividades dos responsáveis pelo
processo de Marketing.
Características da comunicação
persuasiva do Marketing.
O papel e o propósito do marketing na
economia e na sociedade.
Ética e responsabilidade social.
5.
MÉTODOS
– TÉCNICAS – RECURSOS
Aulas expositivas com auxílio de lousa,
retroprojetor, projetor multimídia e outros (70%).
Atividade extraclasse: Trabalhos em
grupo e individual (resenhas e ensaios) com material coletado nos livros, revistas,
jornais, Internet e literatura acadêmica.
Estudos de casos e artigos diversos,
debate oral em sala de aula e fórum eletrônico
(30%).
6.
AVALIAÇÃO
A avaliação é assunto tratado no
plano de ensino para dar conhecimento aos envolvidos no processo de ensino e
aprendizagem sobre critérios utilizados pelo professor com a anuência da
instituição, dando conhecimento aos alunos de forma clara sobre o que será
avaliado. A avaliação deve ser continua e diversificada. A avaliação é
constituída por AI1 e AI2. AI1 = avaliação interdisciplinar, com peso 1 -
Compreende as práticas acadêmicas, como semanas, eventos, participação nas
aulas e questões interdisciplinares.
AI2 = avaliação interdisciplinar com
peso 2.- Implica os conceitos necessários à construção da práxis acadêmica e
profissional, com foco na disciplina em questão. Portanto: [AI 1 + (AI 2)2 / 3]
= ou > 7,0 para aprovação.
A avaliação é o momento da apuração,
de verificar o andamento do processo ensino-aprendizagem, é nesse momento devemos
corrigir rumos caso os objetivos traçados referentes a conteúdos e construção
de conhecimento, estejam abaixo do que foi planejado. No caso de estar tudo
andando de acordo com o planejamento então, é manter o percurso pedagógico e,
procurar incrementar ainda mais.
CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS
Aula Conteúdo programático Estratégia
1. Apresentação da disciplina - Aula expositiva
2. Introdução ao Marketing - Aula
expositiva
3. O varejo e suas mudanças radicais
- Aula expositiva
4. Canais de distribuição - Aula expositiva
5. Composto de MARKETING - Dinâmica
de grupo.
6. A Administração Varejista - Aula expositiva
7. Localização - Aula expositiva
8. Estudo de Caso
9. Discussão de Caso - Debate em sala de aula
10. Comportamento do consumidor - Aula
expositiva
11. Alimentos de conveniência - Aula
expositiva
12.
Verificação do aprendizado - elaboração do posicionamento Laboratório de
informática
13. Hipermercados - Aula expositiva
14.
Erros na seleção da localização – Aula expositiva
15. Ciclo de compras - Aula expositiva
16. Formação de Preços - Aula expositiva
17. Imagem da loja - Exercícios - Serviços
na Web Seminários
18. Promoção - Aula expositiva
19.
Texto para leitura e discussão - Resenhas crítica
20. Propaganda - Aula expositiva
21. Texto para discussão - Debates em
sala de aula
22. Serviços e distribuição - Aula
expositiva
23. Venda pessoal - Aula expositiva
24.
Estudo de caso - Exercício em sala de aula Estudo de caso
25. Discussão de Caso - Exercício para
entregar Debates em sala de aula
26. Marketing direto - Aula expositiva
27. O futuro do varejo - Aula
expositiva
28. Planejamento de Marketing - Aula expositiva
29.
Estratégias de MARKETING - Aula expositiva
30. Mídias - Dinâmica de grupo.
31. Segmentação - Aula expositiva
32. Plano de MARKETING - Aula
expositiva
33.
Atividade de verificação do assunto - Gerenciamento dinâmica de grupo
34.
Plano de ação - Aula expositiva
35.
Texto para análise - Debates em sala de aula
36. Qualidade - Aula expositiva
37. Gestão de vendas - Aula expositiva
38.
Prova final
39. Devolução da prova e comentários -
Atendimento ao aluno
40.
Encerramento Atendimento ao aluno
BIBLIOGRAFIA:
Bibliografia Básica:
LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing
de Varejo. 2. Ed. - São Paulo: Ed. Atlas, 2000.
PARENTE, Juraci. Varejo no Brasil: Gestão e Estratégia – 1. Ed
– 11. Reimp. São Paulo: Atlas, 2011.
Bibliografia Complementar:
BERNARDINO, Eliane de Castro.
Marketing de varejo / Eliane de Castro Bernardino, Mauro Pacanowski, Nicolau
Khoury, Ulisses Reis. – 3. Ed. – Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008.
http://www.brasil.gov.br/sobre/economia/setores-da-economia/comercio-e-servicos . São Paulo. google, Consulta feita
em: 24/06/2013 – 15h44.
MAC ADDEN, Daniel Oscar. Marketing direto para o varejo
/ Daniel Oscar Mac Adden. – 1. Ed. – São Paulo: Saraiva e Editora SENAC
São Paulo, 1995.
RODRIGUES, Valter. Marketing no
Varejo. 10ª Edição. São Paulo: Globo, 1997.
SUZUKI, Iara. Didática no Ensino Superior,
módulo 02. Uninove, São Paulo, 2013
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