segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Organização procedimento administrativo.

#OrganizarGeraResultados

Para os estudiosos a organização pode significar mais de uma coisa, pode significar uma entidade social, as empresas são um tipo de organização social, pode ser um empreendimento moldado para atingir um determinado objetivo. Existe a organização formal, aquela que está definida no organograma e comunicada através de manuais. Existe também a organização informal, aquela que nasce naturalmente entre as pessoas que fazem parte da organização formal, essas organizações não aparece nos organogramas, nem em qualquer documento formal. Aqui vamos tratar de organização como processo administrativo.

Organização como processo administrativo segundo Chiavenato (1993, p. 258), significa o ato de ORGANIZAR, ESTRUTURAR e INTEGRAR os recursos e os órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer as relações entre eles e as atribuições de cada um. Segundo o autor, sendo a organização a segunda função administrativa, então, ela depende do planejamento, da direção e do controle para a formação do processo administrativo, ainda segundo o autor, para que as pessoas possam trabalhar eficientemente em busca dos objetivos, se torna necessário que as atividades sejam agrupadas de forma lógica e a autoridade e responsabilidades distribuídas adequadamente.

Determinar, agrupar e designar as atividades é função da gestão da empresa e, de acordo com a adequação tende a atingir o grau de eficiência necessário para que os objetivos traçados no planejamento sejam atingidos.

A abrangência da organização pode ser feitas a nível global, departamental e por tarefas e operações; no nível global está o desenho organizacional, no departamental encontra-se a departamentalização ou os diversos departamentos e no nível das tarefas e operações é onde encontraremos as descrições e análise de cargos.

Organização Formal:

Os tipos de organização foram estudados por autores da teoria clássica, os autores clássicos estudaram basicamente os aspectos formais da organização: A DIVISÃO do trabalho, a ESPECIALIZAÇÃO, a HIERARQUIA dentro da organização, a AUTORIDADE, a RESPONSABILIDADE, a COORDENAÇÃO etc. Os estudos eram normatizados para que se conseguisse o máximo de eficiência possível, eles davam ênfase nas funções e nas tarefas. As organizações foram classificadas em: Linear, funcional e linha-staff. Nos estudos abordou-se a criação de comissões de estudos dentro das organizações.

REFERÊNCIAS: Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker, Philip Kotler, Soares Amora e outros. E, artigos diversos na internet.
          SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.

          AP – Palestras: http://apanweb.wordpress.com/ap-palestras
          contato.apanweb@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário