segunda-feira, 17 de abril de 2017

Relacionamento, como adequar na sua equipe.


@RelacionamentoEquipe

EFICIÊNCIA e EFICÁCIA dentro da equipe, para os estudiosos sobre o assunto dependerá do RELACIONAMENTO, da capacidade de OUVIR os seus pares, de MOTIVAÇÃO pessoal e também a seus pares, conseguir manter boa COMUNICAÇÃO, ser PARTICIPATIVO, que demonstre INTERESSE e que seja capaz de COOPERAR para o sucesso do projeto num TODO.

Segundo estudiosos o RELACIONAMENTO Interpessoal, a forma como a pessoa se relaciona com as coisas e com as outras pessoas determinará o resultado de projetos pessoais e coletivos, segundo os especialistas as pessoas que possuem facilidade de relacionamentos interpessoal conseguem boa penetração em todos os espaços e, isso cria facilidade para resolver problemas e conseguir resultados positivos para suas ações.

OUVIR as outras pessoas é uma arte, não é por acaso que temos dois ouvidos, um de cada lado, captar as mensagens com clareza possibilita a coleta de dados, informações que contribuirão para facilitar análise e crítica que permitirão a formação de opinião capaz de contribuir para o engrandecimento de ações colaborativas dentro da equipe que, deve contribuir para conquista de objetivos pessoais e coletivos que possibilitará o sucesso dos diversos PROJETOS da equipe.

A MOTIVAÇÃO, conforme a palavra sugere, MOTIVO que leva a AÇÃO, é condição básica para fazer as coisas acontecerem, precisamos usar nossa criatividade na geração de motivos para agirmos em direção do ALVO, do objetivo, do ponto a ser atingido, por esse motivo temos que nos mantermos atentos para não descuidarmos de nossa própria motivação e devemos estar sempre dispostos a fazer algo para contribuir com a motivação de nossos pares, podemos fazer isso utilizando o HUMOR, procurando mostrar os benefícios ao atingirmos os objetivos, enfim, existem formas diversas para trabalharmos o assunto MOTIVAÇÃO.

Em relação a COMUNICAÇÃO precisamos agir sempre com muita clareza e precisão, porque esse é um ponto muito importante e que, nem sempre dedicamos atenção suficiente para tornar as coisas bem clara para as outras pessoas e também nem sempre captamos as mensagens da forma correta, isso costuma gerar embaraços para realização de planos e tarefas que poderiam ter melhor resultado caso nos dedicássemos mais ao assunto COMUNICAÇÃO dentro das equipes. Temos nos dias de hoje um grande número de ferramentas para contribuir com a melhoria do assunto comunicação, temos a escrita que vem de longa data, mas que nem todas as pessoas usam com precisão, hoje a facilidade da criação de vídeos e gravação de áudios está aí para dar suporte a escrita e facilitar ainda mais a COMUNICAÇÃO dentro das diversas equipes para facilitar a conquista de OBJETIVOS.

Um fator importante para que eu me torne um membro importante dentro da equipe é sendo PARTICIPATIVO, demonstrar sempre interesse em participar dos diversos eventos contribuindo sempre com idéias, com trabalho criativo, se necessário com a operacionalização da coisa, enfim, demonstrar sempre disposição para participar e fazer com que o projeto tem êxito.

Demonstrar INTERESSE pelos diversos projetos, interesse pelas pessoas, os membros da equipe, não só na questão profissional, mas também estar sempre pronto a colaborar com seus pares também em suas vidas pessoais, sem ser invasivos, para não se tornar chato e desagradável, pode também contribuir para melhorar o relacionamento interpessoal na equipe, afinal se nos damos bem com as pessoas as possibilidades de ganhos comuns aumentam.

COOPERAR para que seu par tenha êxito em suas tarefas, em seus projetos, é sem dúvida uma excelente forma de demonstrar seu interesse pelo outro, com isso o relacionamento tende a melhora muito gerando ganhos maiores pessoais e coletivos para a EQUIPE.

Não podemos esquecer que ao tratarmos do assunto referente a RELACIONAMENTO e equipe estamos tratando também de ORGANIZAÇÕES e NEGÓCIOS, portanto, é sempre importante lembrar sobre os pontos a seguir que são condições primárias de GESTÃO para se atingir OBJETIVOS.

TOMADA de DECISÕES: Os estudiosos afirmam que o processo de tomada de decisão é subjetivo, cada um tem seu próprio método, no entanto é importante chamar atenção para alguns cuidados que devem ser tomados nos momentos de se tomar decisões. De acordo com os estudiosos precisamos ficar atentos às diversas variáveis, é preciso saber exatamente o ponto que se quer atingir, é preciso transmitir firmeza para persuadir a todos os envolvidos. 

Criar PLANO de AÇÃO: Para os especialistas o plano de ação é basicamente formado pelas seguintes perguntas: O QUE FAZER? O objetivo, o que se deseja aonde se quer chegar. COMO FAZER? A estratégia, o caminho a ser seguido para se atingir os objetivos traçados. QUEM FARÁ? Os responsáveis pelo controle dos resultados e pela implementação das ações. QUANTO TEMPO DEVERÁ DURAR O PLANO? É o cronograma, a definição de prazos para apuração de cada ação. E, todo plano tem um custo, portanto, para fechar o plano é necessária a definição do ORÇAMENTO, verbas para custear o plano.

ORGANIZAÇÃO das etapas: Organização como processo administrativo segundo Chiavenato (1993, p. 258), significa o ato de ORGANIZAR, ESTRUTURAR e INTEGRAR os recursos. Segundo o autor, a organização depende do planejamento, da direção e do controle para a conquista dos objetivos traçados. Os recursos são compreendidos entre humanos, materiais e financeiros.

CONTROLE: Os especialistas afirmam que a finalidade principal do controle nos processos é assegurar que os resultados planejados sejam atingidos, enfim, que os objetivos previamente estabelecidos sejam atingidos. O controle verifica o andamento das atividades planejadas se estão sendo executadas com eficiência e os resultados alcançados são os planejados, ou seja, os resultados desejados. O controle é considerado guia para buscar eficácia dos resultados. E, também para fazer correções no planejamento para se criar novas estratégias.


          REFERÊNCIAS: Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker, Philip Kotler, Soares Amora e outros. E, artigos diversos na internet.
          SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.



          AP – Palestras:  http://apanweb.wordpress.com/ap-palestras
          contato.apanweb@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário