@Produtividade
Vender produtos e serviços é uma arte, portanto, se tornam necessárias ações na condução de atitudes e, através de técnicas para buscar melhoria de qualidade que leve ao aumento de PRODUTIVIDADE.
O estudo minucioso de POTENCIALIDADES, FRAGILIDADES, OPORTUNIDADES e AMEAÇAS podem ser usados como base para desenvolvimento das vendas. A análise PFOA atrelada à criação de PLANOS, a organização das tarefas, o controle das AÇÕES, o comprometimento para alavancar e sustentar as vendas, as estratégias de vendas, de acordo com estudiosos garantirão o aumento da PRODUTIVIDADE.
O estudo minucioso de POTENCIALIDADES, FRAGILIDADES, OPORTUNIDADES e AMEAÇAS podem ser usados como base para desenvolvimento das vendas. A análise PFOA atrelada à criação de PLANOS, a organização das tarefas, o controle das AÇÕES, o comprometimento para alavancar e sustentar as vendas, as estratégias de vendas, de acordo com estudiosos garantirão o aumento da PRODUTIVIDADE.
Para os especialistas a ampliação da base de clientes para maior distribuição de PRODUTOS e SERVIÇOS, a expansão do MERCADO da organização está ligado diretamente ao estudo bem feito de análise PFOA.
POTENCIALIDADES – Os especialistas apontam os estudos sobre potencialidades de acordo com respostas sobre perguntas simples tais como: A empresa e seus produtos e serviços são conhecidos no mercado? A empresa é flexível em suas ações sobre preços, atendimento com qualidade enfim, a empresa está empenhada não só em atender o cliente, mas em encantá-lo? A empresa tem boa organização para atendimento INTERNO e EXTERNO? A empresa tem boa localização para acesso dos clientes? A cobertura de vendas é agressiva de forma a atingir as metas traçadas? A imagem da empresa sugere QUALIDADE com capacidade de atender as necessidades e desejos dos clientes de forma satisfatória.
FRAGILIDADES – A visibilidade da empresa em relação a seus concorrentes é competitiva? O seu tamanho em relação ao tamanho da sua concorrência tem equilíbrio? O quadro de vendas INTERNO e EXTERNO está bem treinado para atender a demanda do negócio? A substituição de funcionários acontece com que frequência? O recrutamento tem facilidade de recrutar pessoal qualificado para desempenhar as tarefas da organização com facilidade? O cuidado com a QUALIDADE dos produtos e serviços não tem sido bem trabalhado? A distribuição dos seus pontos de vendas está mal dimensionada, você precisa melhorar esse ponto? Os serviços de suporte a seu produto precisa melhorar? O custo de sua mão-de-obra está elevado precisando de adequação? A localização dos seus pontos de vendas está inadequada precisando melhorar? Seus serviços sofrem atrasos constantes e se mostram pouco confiáveis? Sua concorrência está mais bem localizada e aparelhada? O quadro de vendas da concorrência demonstra estar mais bem treinado do que o seu pessoal de vendas? O mercado aparenta aprovar sua concorrência e oferece rejeição a sua empresa?
OPORTUNIDADES – As empresas grandes estão investindo nas menores e, aumentando o potencial para atender o mercado? As fusões para aumentar a economia de escala têm acontecido com maior frequência? Admissão de investimentos diversos para aumentar suas margens sobre a sua concorrência tem acontecido? Melhoria de QUALIDADE para aumentar a PRODUTIVIDADE para tornar seus produtos e serviços mais competitivos do que a sua concorrência tem sido observado e praticado?
AMEAÇAS – Seu maior concorrente assumiu mais uma empresa no seu segmento se tornando ainda MAIOR? Seu maior cliente foi comprado por um concorrente seu? O grosso dos seus clientes é instável e não inspiram confiança? A concorrência tem aumentado muito? A instabilidade política vem causando preocupações?
Segundo os estudiosos o estudo aprofundado dos pontos citados acima pode contribuir para efetividade dos objetivos buscados pelas ORGANIZAÇÕES, levando as mesmas a se fortalecer para enfrentar as adversidades do dia a dia em seus MERCADOS.
Não podemos esquecer que ao tratarmos do assunto referente a aumento de PRODUTIVIDADE através de estudos de MERCADO, nós estamos tratando também de ORGANIZAÇÕES e NEGÓCIOS, portanto, é sempre importante lembrar sobre os pontos a seguir que são condições primárias de GESTÃO para se atingir OBJETIVOS.
TOMADA de DECISÕES: Os estudiosos afirmam que o processo de tomada de decisão é subjetivo, cada um tem seu próprio método, no entanto é importante chamar atenção para alguns cuidados que devem ser tomados nos momentos de se tomar decisões. De acordo com os estudiosos precisamos ficar atentos às diversas variáveis, é preciso saber exatamente o ponto que se quer atingir, é preciso transmitir firmeza para persuadir a todos os envolvidos.
Criar PLANO de AÇÃO: Para os especialistas o plano de ação é basicamente formado pelas seguintes perguntas: O QUE FAZER? O objetivo, o que se deseja aonde se quer chegar. COMO FAZER? A estratégia, o caminho a ser seguido para se atingir os objetivos traçados. QUEM FARÁ? Os responsáveis pelo controle dos resultados e pela implementação das ações. QUANTO TEMPO DEVERÁ DURAR O PLANO? É o cronograma, a definição de prazos para apuração de cada ação. E, todo plano tem um custo, portanto, para fechar o plano é necessária a definição do ORÇAMENTO, verbas para custear o plano.
ORGANIZAÇÃO das etapas: Organização como processo administrativo segundo Chiavenato (1993, p. 258), significa o ato de ORGANIZAR, ESTRUTURAR e INTEGRAR os recursos. Segundo o autor, a organização depende do planejamento, da direção e do controle para a conquista dos objetivos traçados. Os recursos são compreendidos entre humanos, materiais e financeiros.
CONTROLE: Os especialistas afirmam que a finalidade principal do controle nos processos é assegurar que os resultados planejados sejam atingidos, enfim, que os objetivos previamente estabelecidos sejam atingidos. O controle verifica o andamento das atividades planejadas se estão sendo executadas com eficiência e os resultados alcançados são os planejados, ou seja, os resultados desejados. O controle é considerado guia para buscar eficácia dos resultados. E, também para se fazer correções no planejamento para se criar novas estratégias.
SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30
anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional
e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e
Vendas.
Publicação Original: http://altair1957.blogspot.com/2017/04/como-usar-analise-pfoa-para-aumentar.html
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