Como Tirar Proveito da COMPETIÇÃO INTERNA nas Organizações?
Como anda a COMPETIÇÃO INTERNA dos Colaboradores? Ela tem contribuído ou atrapalhado o andamento dos NEGÓCIOS. A direção encontra-se satisfeita com a COMPETIÇÃO dos colaboradores, ou tem enfrentado dificuldades em relação ao assunto, se SIM o que fazer para minimizar essa situação e o que fazer para inverter a situação levando os colaboradores a mudar e a competição passar a ser uma aliada em busca dos resultados positivos.
Caso a COMPETIÇÃO de seus colaboradores esteja atrapalhando o bom andamento dos NEGÓCIOS, os especialistas indicam a contratação de um CONSULTOR externo, profissional menos envolvido no dia a dia da ORGANIZAÇÃO para descobrir as causas e fazer um diagnóstico para solucionar o problema relacionado a COMPETIÇÃO dos colaboradores, porque segundo especialistas a COMPETIÇÃO bem utilizada por se tornar uma ALIADA importante para o cumprimento dos objetivos e servir de alicerce para o crescimento.
Partindo dessa premissa, um bom DIAGNÓSTICO apontando os motivos que podem envolver os colaboradores a um estado de COMPETIÇÃO INTERNA, com isso gerar a solução para os problemas internos e, orientar a busca de solução para tornar a COMPETIÇÃO INTERNA saudável. Um PROFISSIONAL de fora da organização tem boas chances de analisar, criticar e determinar as diversas situações e propor soluções através de PLANOS que contribuam para solução imediata da questão dentro das empresas melhorando o HUMOR das pessoas para com isso as ORGANIZAÇÕES continuarem a trilhar com mais facilidade em busca dos seus objetivos traçados.
Para os especialistas, a direção das empresas deve permanecer atenta a condição de COMPETIÇÃO INTERNA dos colaboradores para garantir resultados positivos. Enfim, o cuidado com a COMPETIÇÃO INTERNA dos colaboradores é fator que precisa de atenção especial da direção da
ORGANIZAÇÃO para que tudo continue correndo com regularidade na busca dos seus objetivos.
A SEGUIR: 03 PONTOS RESUMIDOS PARA VERIFICAR A CONDIÇÃO de COMPETIÇÃO INTERNA DOS COLABORADORES DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES.
De acordo com os estudiosos sobre o assunto os 03 PONTOS a seguir pode aumentar a motivação dos colaboradores e com isso garantir resultados positivos.
A seguir disponibilizo os 03 PONTOS:
OBSERVE – Observe com atenção se está acontecendo COMPETIÇÃO INTERNA exagerada entre os colaboradores a ponto de estar prejudicando o bom andamento dos NEGÓCIOS da ORGANIZAÇÃO e, de acordo com os estudiosos essa é uma condição que acontece mais do que seria aceitável. E, a COMPETIÇÃO na maioria das vezes mais atrapalha do que ajuda. Porém quando a COMPETIÇÃO é saudável e, gera atitudes proativas, levando os colaboradores a se alinhar com os objetivos da organização, sempre dispostos a colaborar com a organização e com os seus pares dentro da organização. Nesse caso deve-se estimular a COMPETIÇÃO.
PERMITA – Permita e incentive a COMPETIÇÃO INTERNA quando o diagnóstico constatar que as coisas estão andando bem e favorecendo o bom andamento dos NEGÓCIOS gerando atitudes de empreendedorismo e inovação, além de permitir, procure sempre estimular, para com isso crescer
sempre e melhorar em todos os sentidos na busca dos resultados positivos.
CORRIJA – No caso de o diagnóstico se mostrar desfavorável mostrando que a COMPETIÇÃO INTERNA está atrapalhando o bom andamento dos processos dentro da ORGANIZAÇÃO gerando descontentamento e, atrapalhando os diversos procedimentos em direção a eficiência e eficácia dos resultados, então, se torna necessário uma interferência imediata para recolocar as coisas nos trilhos em direção dos objetivos. Segundo os estudiosos a INTERFERÊNCIA pode ser feita através de REUNIÕES, PALESTRAS ou até mesmo conversas informais para atacar problema.
A COMPETIÇÃO INTERNA, segundo especialistas tende a ser menor quando os colaboradores percebem que a direção da ORGANIZAÇÃO é composta por indivíduos com COMPETÊNCIA e HABILIDADES para:
Tomar boas DECISÕES, criar PLANOS Coerentes, manter bem ORGANIZADAS as ações e processos administrativos e demonstrar que são capazes de manter um CONTROLE rígido da INSTITUIÇÃO.
TOMADA de DECISÕES: Os estudiosos afirmam que o processo de tomada de decisão é subjetivo, cada um tem seu próprio método, no entanto é importante chamar atenção para alguns cuidados que devem ser tomados nos momentos de se tomar decisões. De acordo com os estudiosos precisamos ficar atentos às diversas variáveis, é preciso saber exatamente o ponto que se quer atingir, é preciso transmitir firmeza para persuadir a todos os envolvidos.
Criar PLANO de AÇÃO: Para os especialistas o plano de ação é basicamente formado pelas seguintes perguntas: O QUE FAZER? O objetivo, o que se deseja aonde se quer chegar. COMO FAZER? A estratégia, o caminho a ser seguido para se atingir os objetivos traçados. QUEM FARÁ? Os responsáveis pelo controle dos resultados e pela implementação das ações. QUANTO TEMPO DEVERÁ DURAR O PLANO? É o cronograma, a definição de prazos para apuração de cada ação. E, todo plano tem um custo, portanto, para fechar o plano é necessária a definição do ORÇAMENTO, verbas para custear o plano.
ORGANIZAÇÃO das etapas: Organização como processo administrativo segundo Chiavenato (1993, p. 258), significa o ato de ORGANIZAR, ESTRUTURAR e INTEGRAR os recursos. Segundo o autor, a organização depende do planejamento, da direção e do controle para a conquista dos objetivos traçados. Os recursos são compreendidos entre humanos, materiais e financeiros.
CONTROLE: Os especialistas afirmam que a finalidade principal do controle nos processos é assegurar que os resultados planejados sejam atingidos, enfim, que os objetivos previamente estabelecidos sejam atingidos. O controle verifica o andamento das atividades planejadas se estão sendo executadas com eficiência e os resultados alcançados são os planejados, ou seja, os resultados desejados. O controle é considerado guia para buscar eficácia dos resultados. E, também para fazer correções no planejamento para se criar novas estratégias.
SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30
anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional
e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e
Vendas.
Publicação Original: http://altair1957.blogspot.com/2017/07/competicao-interna-esta-contribuindo-ou.html
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