Como anda a MOTIVAÇÃO dos Colaboradores?
A direção tem enfrentado problemas com DESMOTIVAÇÃO dos colaboradores se SIM o que fazer para minimizar essa situação e o que fazer para inverter a situação levando os colaboradores a se MOTIVAREM. OFEREÇA, PERMITA, RECONHEÇA, VALORIZE e AGRADEÇA.
A direção tem enfrentado problemas com DESMOTIVAÇÃO dos colaboradores se SIM o que fazer para minimizar essa situação e o que fazer para inverter a situação levando os colaboradores a se MOTIVAREM. OFEREÇA, PERMITA, RECONHEÇA, VALORIZE e AGRADEÇA.
Na hipótese de seus colaboradores encontrarem-se DESMOTIVADOS, os especialistas indicam a contratação de um CONSULTOR externo, profissional menos envolvido no dia a dia da ORGANIZAÇÃO para descobrir as causas e fazer um diagnóstico para solucionar o problema relacionado a MOTIVAÇÃO dos colaboradores, porque segundo especialistas a MOTIVAÇÃO é um pilar de sustentação para o cumprimento dos objetivos e serve também de alicerce para o crescimento.
Partindo dessa premissa, um bom DIAGNÓSTICO apontando os motivos que podem estar levando os colaboradores a um estado de DESMOTIVAÇÃO, pode facilitar a solução para os problemas internos e, orientar a busca de solução para o retorno rápido ao estado de MOTIVAÇÃO. Um PROFISSIONAL de fora da organização tem boas chances de analisar, criticar e determinar as diversas situações e propor soluções através de PLANOS que contribuam para solução imediata da questão dentro das empresas melhorando o HUMOR das pessoas para o bom andamento dos processos e, com isso as ORGANIZAÇÕES continuarem a trilhar com mais facilidade em busca dos seus objetivos traçados. Para os especialistas a MOTIVAÇÃO é uma condição que muitas vezes pode garantir a sobrevivência da ORGANIZAÇÃO.
Para os especialistas, a direção das empresas deve permanecer atenta a MOTIVAÇÃO dos colaboradores para garantir resultados positivos. Enfim, o cuidado com a MOTIVAÇÃO constante dos colaboradores é fator imprescindível para a empresa seguir sua trajetória com regularidade na busca dos seus objetivos.
A SEGUIR: 05 PONTOS RESUMIDOS PARA CONTRIBUIR PARA A MOTIVAÇÃO DOS COLABORADORES DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES.
De acordo com os estudiosos sobre o assunto os 05 PONTOS a seguir pode aumentar a motivação dos colaboradores e com isso garantir resultados positivos.
A seguir disponibilizo os 05 PONTOS:
OFEREÇA – Ofereça ao colaborador a garantia de que ele faz parte de uma ORGANIZAÇÃO sólida e que sua estabilidade dentro dessa organização depende apenas de suas atitudes, sendo um colaborador proativo, antenado e alinhado com os objetivos da organização, sempre disposto a colaborar com a organização e com os seus pares dentro da organização, mantendo respeito por seus superiores e colegas de trabalho. OFEREÇA remuneração justa pelos serviços prestados pelos colaboradores.
PERMITA – Permita e incentive atitudes de empreendedorismo e inovação, além de permitir, procure sempre estimular o colaborador a se desenvolver educacional, pessoal e profissionalmente, para com isso crescer sempre e melhorar sua qualidade de vida.
RECONHEÇA – Toda vez que um colaborador fizer um gol, quando desenvolver algo a mais, além do que se espera desse colaborador, reconheça com elogios e também com prêmios para incentivar não só a esse colaborador mais também aos demais, para criar um clima favorável onde a medida que as coisas caminhe bem todos ganharão.
VALORIZE – A valorização segundo os especialistas eleva a autoestima das pessoas, portanto procure sempre valorizar e incentivar ações criativas e inovadoras, sempre trabalhando uma divulgação dos fatos de forma que não crie situações constrangedoras dentro da equipe de colaboradores.
AGRADEÇA – Agradecer é antes de mais nada um gesto de educação e, os colaboradores dentro das ORGANIZAÇÕES se sentem prestigiados quando as autoridades dentro da instituição mantêm o hábito de agradecer aos colaboradores por sua dedicação e trabalhos prestados para ORGANIZAÇÃO.
Os COLABORADORES, segundo especialistas tende a se manter motivados também quando percebe que a direção da ORGANIZAÇÃO é composta por indivíduos com COMPETÊNCIA e HABILIDADES para: Tomar boas DECISÕES, criar PLANOS Coerentes, manter bem ORGANIZADAS as ações e processos administrativos e demonstrar que são capazes de manter um CONTROLE rígido da INSTITUIÇÃO.
TOMADA de DECISÕES: Os estudiosos afirmam que o processo de tomada de decisão é subjetivo, cada um tem seu próprio método, no entanto é importante chamar atenção para alguns cuidados que devem ser tomados nos momentos de se tomar decisões. De acordo com os estudiosos precisamos
ficar atentos às diversas variáveis, é preciso saber exatamente o ponto que se quer atingir, é preciso transmitir firmeza para persuadir a todos os envolvidos.
Criação de PLANOS de AÇÃO: Para os especialistas o plano de ação é basicamente formado pelas seguintes perguntas: O QUE FAZER? O objetivo, o que se deseja aonde se quer chegar. COMO FAZER? A estratégia, o caminho a ser seguido para se atingir os objetivos traçados. QUEM FARÁ? Os responsáveis pelo controle dos resultados e pela implementação das ações. QUANTO TEMPO DEVERÁ DURAR O PLANO? É o cronograma, a definição de prazos para apuração de cada ação. E, todo plano tem um custo, portanto, para fechar o plano é necessária a definição do ORÇAMENTO, verbas para custear o plano.
ORGANIZAÇÃO das etapas: Organização como processo administrativo segundo Chiavenato (1993, p. 258), significa o ato de ORGANIZAR, ESTRUTURAR e INTEGRAR os recursos. Segundo o autor, a organização depende do planejamento, da direção e do controle para a conquista dos objetivos traçados. Os recursos são compreendidos entre humanos, materiais e financeiros.
CONTROLE: Os especialistas afirmam que a finalidade principal do controle nos processos é assegurar que os resultados planejados sejam atingidos, enfim, que os objetivos previamente estabelecidos sejam atingidos. O controle verifica o andamento das atividades planejadas se estão sendo executadas com eficiência e os resultados alcançados são os planejados, ou seja, os resultados desejados. O controle é considerado guia para buscar eficácia dos resultados. E, também para fazer correções no planejamento para se criar novas estratégias.
SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30
anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional
e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e
Vendas.
Publicação Original: http://altair1957.blogspot.com/2017/07/motivacao-para-construir-resultados.html
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