Evolução do VAREJO no Brasil e o papel da Gestão e do Marketing...
O comércio varejista no Brasil começou a crescer e se desenvolver no período colonial, sobre o domínio de Portugal. Os portugueses controlavam as operações e suas conquistas. O comércio varejista brasileiro cresceu baseado na agricultura, pecuária e mineração.
A evolução do comércio gera necessidades de criação de novos métodos para auxiliar as pessoas que desempenham suas funções no comercio varejista.
Meus últimos artigos e outros tantos que virão eu tenho trabalhado e continuarei trabalhando com base nas palavras-chave decisão, plano, organização e controle porque entendo que gestores dos diversos negócios se mantendo atentos a esses princípios e, procurando acompanhar a evolução natural das coisas têm total chance de sucesso. Por que uns conseguem e outros não? É claro que tem variáveis importantes que sustentam o sucesso, como por exemplo, saúde econômica e financeira, a política e outros tantos.
Palavras-chave: Decisão. Plano. Organização. Controle.
PENSAMENTO - IDÉIA:
DECISÃO
PLANO
ORGANIZAÇÃO
CONTROLE
Aqui citarei alguns casos de sucesso e no próximo artigo trabalharei com casos de fracassos.
Carrefour, fundado em 1959 na França, chegou ao Brasil em 1975 com sua primeira loja inaugurada em Pinheiros SP, em 1976 inaugurou sua loja na Barra da Tijuca RJ conhecida como boulevard das compras. Em 1978 a empresa começa a formas seus gerentes e chefes de seção, esses cargos passam a ser ocupados por brasileiros. Seu marketing direto, menor preço garantido assinado em cartório, ou a diferença de volta.
Sonae chegou ao Brasil no final dos anos 80 através da empresa gaúcha JOSAPAR.
Wal Mart chegou ao Brasil em 1995, sua primeira loja foi o Sam’s Club em São Caetano do Sul.
Casino, em 2003 o grupo brasileiro Pão de Açúcar da família Diniz resolve se profissionalizar, assume a Casas Sendas uma rede varejista do RJ, em 2004 em parceria com Itaú criou uma empresa de produtos financeiros, a ITAÚ-CBD, em 2005 a empresa deixa de ser totalmente nacional, o grupo Casino comprou por US$900 milhões de dólares. A título de curiosidade, o grupo pão-de-açúcar foi fundado em 1948 pelo pai de Abílio Diniz. De acordo com notícia que circula nos meios de comunicação, o acordo firmado com o grupo francês Casino em 2005 previa a permanência do Sr. Abílio Diniz na presidência do conselho, mas devido a boatos sobre oferta do pão-de-açúcar ao Carrefour em 2011 e a ascendência do Sr. Abílio Diniz a presidência do conselho da BRF, Sadia/Perdigão, considerou-se quebra de contrato e o Sr. Abílio Diniz não continuará na presidência do conselho do grupo pão-de-açúcar.
Mas, aqui não estamos tratando de fusão de empresas e sim de Evolução do VAREJO, Gestão e Marketing, portanto passemos a discutir esse assunto.
O sucesso das empresas citadas acima está ligado diretamente a trabalho competente dos gestores das referidas empresas, as empresas todas multinacionais fazem um trabalho de gestão e de marketing voltadas para teoria de gestão, com planejamento de longo prazo eficiente, com pessoal de gestão de projetos atentas e voltadas para confecção de contratos que garantam o cumprimento de acordos para gerar crescimento econômico e financeiro que garanta a perpetuação dos negócios, a prova disso é que conseguiu nos tribunais o afastamento do presidente do conselho por quebra de contrato. Abaixo quando falamos de DECISÃO, por exemplo, entendo ser um assunto de alta importância quando verificamos que o Sr. Abílio Diniz deixou o cargo devido a decisões equivocadas que gerou quebra de contrato, portanto entendo que os pontos colocados sobre GESTÃO abaixo deve ser motivo de reflexão de toda pessoa investida de cargos na alta, média e também gestão operacional.
Em se tratando de marketing, as empresas citadas acima têm sem sobra de dúvida um SIM sistema de informações de marketing de grau elevado de eficiência prova disso é investem mundo afora sempre no que há de melhor para os seus negócios. O Carrefour, por exemplo, chegou ao Brasil em 1975, instalou sua primeira unidade de negócio estrategicamente no bairro de Pinheiros em São Paulo e logo em seguida em 1976 na Barra da Tijuca no RJ, isso mostra que a empresa sabia onde estava o poder de compra do brasileiro, em São Paulo próximo ao Jardins onde moram ricos com renda alta, o mesmo acontece em relação a Barra de Tijuca no RJ. E, já em 1978 começa a treinar mão-de-obra nacional para os cargos de gestão, uma estratégia que diminui custos e facilita o relacionamento com o público consumidor direto, possibilitando melhor SEGMENTAÇÃO de público, mais facilidade para entender o COMPORTAMENTO do CONSUMIDOR e, assim por diante.
De acordo com estudiosos a GESTÃO eficaz e estudos com aplicação de teorias de marketing de todos os empreendimentos passam por tomada de DECISÕES firmes, por construção de PLANOS coerentes que garantam tranquilidade financeira, pela ORGANIZAÇÃO de ações e processos nas organizações e, pelo CONTROLE rígido das condições financeiras, econômicas, social e política. Abaixo princípios básicos de acordo com estudiosos sobre como tomar decisões, criar planos, organizar ações e manter controle.
Tomada de decisões: Os estudiosos afirmam que o processo de tomada de decisão é subjetivo, cada um tem seu próprio método, no entanto é importante chamar atenção para alguns cuidados que devem ser tomados nos momentos de se tomar decisões. De acordo com os estudiosos precisamos ficar atentos às diversas variáveis, é preciso saber exatamente o ponto que se quer atingir, é preciso transmitir firmeza para persuadir a todos os envolvidos.
Plano de ação: Para os especialistas o plano de ação é basicamente formado pelas seguintes perguntas: O QUE FAZER? O objetivo, o que se deseja aonde se quer chegar. COMO FAZER? A estratégia, o caminho a seguir para se atingir os objetivos traçados. QUEM FARÁ? Os responsáveis pelo controle dos resultados e pela implementação das ações. QUANTO TEMPO DEVERÁ DURAR O PLANO? É o cronograma, a definição de prazos para apuração de cada ação. E, todo plano tem um custo, portanto, para fechar o plano é necessário definir ORÇAMENTO, verbas para custear o plano.
ORGANIZAÇÃO das etapas: Organização como processo administrativo segundo Chiavenato (1993, p. 258), significa o ato de ORGANIZAR, ESTRUTURAR e INTEGRAR os recursos. Segundo o autor, a organização depende do planejamento, da direção e do controle para a conquista dos objetivos traçados. Os recursos são compreendidos entre humanos, materiais e financeiros.
Controle: Os especialistas afirmam que a finalidade principal do controle nos processos é assegurar que os resultados planejados sejam atingidos, enfim, que os objetivos previamente estabelecidos sejam atingidos. O controle verifica o andamento das atividades planejadas se estão sendo executadas
com eficiência e os resultados alcançados são os planejados, ou seja, os resultados desejados. O controle é considerado guia para buscar eficácia dos resultados. E, também para fazer correções no planejamento para se criar novas estratégias.
REFERÊNCIAS:
Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker, Philip Kotler e outros. E, artigos diversos na internet.SOBRE Altair Pereira
Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.
contato.apanweb@gmail.com
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