PARCERIA em Negócios, Amparada Por Eficiência em Gestão, Marketing e Vendas...
Parceria é uma via de mão dupla, deve ser garantido o jogo GANHA, GANHA, caso esse princípio não aconteça, não pode ser considerado PARCERIA, o parceiro precisa ser um facilitador do seu parceiro e vice versa, a parceria deve ser vista como um complementando as necessidades do outro.
As parcerias podem ser dentro do mesmo seguimento, por exemplo, no setor de LOGÍSTICA, uma empresa situada em uma determinada região que não possui filial própria em diversas outras regiões pode contratar parceiros para distribuir produtos em sua região de atuação; outro tipo de parceria que todos conseguem enxergar com facilidade são as empresas do setor FINANCEIRO dando suporte de financiamento às empresas comerciais; outra parceria que também é fácil de ser vista são as empresas de MARKETING e PUBLICIDADE dando suporte para aumentar os negócios de diversos outros seguimentos, enfim, muitos são os caminhos e possibilidades para nascimento e criação de parcerias.
Continuando fiel a meus princípios e minha experiência profissional adquirida em minha trajetória de mais de 30 anos trabalhando em empresas privadas, mantenho aqui minha missão de lembrar aos profissionais das diversas áreas, a necessidade de se manterem conectados com os princípios abaixo para facilitarem o caminho em direção à conquista de seus objetivos.
Palavras-chave: Decisão. Plano. Organização. Controle.
PENSAMENTO - IDÉIA
DECISÃO
PLANO
ORGANIZAÇÃO
CONTROLE
Algumas parcerias às vezes fracassam por falta de conexão dos GESTORES com as teorias desenvolvidas por estudiosos sobre administração de empresas e negócios diversos e, cometem enganos que podem ser evitados. Quero chamar atenção para uma máxima que os estudiosos apontam
para sucesso dos NEGÓCIOS, a VELOCIDADE. Os gestores das empresas parceiras precisam ficar atentos a SINCRONIA dos processos, a QUALIDADE de produtos e processos para responder com eficiência a demanda dos novos tempos onde tudo ganhou maior VELOCIDADE e, a cada dia se torna maior devido à evolução da TECNOLOGIA e da COMUNICAÇÃO, o momento é de grande evolução com INOVAÇÃO diuturna, portanto isso exige da GESTÃO das organizações, estratégias para oferecer facilidades ao consumidor, caso sua empresa não esteja enxergando isso, a sua concorrência com certeza está atenta e de olho em suas falhas para conquistar sua clientela.
Os GESTORES administrativos, de marketing e vendas, segundo os estudiosos precisam criar estratégias eficientes e velozes para acompanhar os tempos modernos, descobrir caminhos para atingir objetivos. Os estudiosos afirmam que os GESTORES no mundo globalizado atual precisam ser generalistas e com desenvolvimento de sua visão holística, visão do todo desenvolvida e atenta, para reunir condições de responder as demandas econômicas, social e política, com atenção especial ao AVANÇO TECNOLÓGICO do mundo moderno, um mundo onde a velocidade se tornou ponto primordial para o sucesso dos negócios.
De acordo com os estudiosos a GESTÃO eficaz de todos os empreendimentos passa por tomada de DECISÕES firmes e rápidas, por construção de PLANOS coerentes que garantam tranquilidade financeira, pela ORGANIZAÇÃO de ações e processos nas organizações e, pelo CONTROLE rígido das condições financeiras, econômicas, social e política.
Abaixo princípios básicos de acordo com estudiosos sobre como tomar decisões, criar planos, organizar ações e manter controle.
Tomada de decisões: Os estudiosos afirmam que o processo de tomada de decisão é subjetivo, cada um tem seu próprio método, no entanto é importante chamar atenção para alguns cuidados que devem ser tomados nos momentos de se tomar decisões. De acordo com os estudiosos precisamos ficar atentos às diversas variáveis, é preciso saber exatamente o ponto que se quer atingir, é preciso transmitir firmeza para persuadir a todos os envolvidos.
Plano de ação: Para os especialistas o plano de ação é basicamente formado pelas seguintes perguntas: O QUE FAZER? O objetivo, o que se deseja aonde se quer chegar. COMO FAZER? A estratégia, o caminho a seguir para se atingir os objetivos traçados. QUEM FARÁ? Os responsáveis pelo controle dos resultados e pela implementação das ações. QUANTO TEMPO DEVERÁ DURAR O PLANO? É o cronograma, a definição de prazos para apuração de cada ação. E, todo plano tem um custo, portanto, para fechar o plano é necessário definir ORÇAMENTO, verbas para custear o plano.
ORGANIZAÇÃO das etapas: Organização como processo administrativo segundo Chiavenato (1993, p. 258), significa o ato de ORGANIZAR, ESTRUTURAR e INTEGRAR os recursos. Segundo o autor, a organização depende do planejamento, da direção e do controle para a conquista dos objetivos traçados. Os recursos são compreendidos entre humanos, materiais e financeiros.
Controle: Os especialistas afirmam que a finalidade principal do controle nos processos é assegurar que os resultados planejados sejam atingidos, enfim, que os objetivos previamente estabelecidos sejam atingidos. O controle verifica o andamento das atividades planejadas se estão sendo executadas
com eficiência e os resultados alcançados são os planejados, ou seja, os resultados desejados. O controle é considerado guia para buscar eficácia dos resultados. E, também para fazer correções no planejamento para se criar novas estratégias.
REFERÊNCIAS:
Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker, Philip Kotler e outros. E, artigos diversos na internet.
SOBRE Altair Pereira
Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.
contato.apanweb@gmail.com
contato.apanweb@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário