segunda-feira, 22 de abril de 2019

NEGÓCIOS, 7 princípios que geram eficiência

#MARKETING e VENDAS
          Os especialistas chamam atenção para ATITUDES necessárias para GERAR eficiência nas AÇÕES de marketing e vendas de produtos, serviços e ideias. Eles afirmam que os gestores das organizações focados, habilidosos e competentes agem com base nos pontos a seguir com objetivo de gerar eficácia dos resultados traçados em seus planos.

          1. SIMPLIFICAR – Steve Jobs afirmou que ser simples é mais difícil que ser complexo. Partindo desse princípio, os gestores precisam trabalhar para simplificar ao máximo os processos, fazer o possível e o impossível para fazer com que potencial cliente tenha facilidade para entender a oferta que está sendo feita, enfim, SIMPLIFICAR é criar condições que possam evitar conclusões precipitadas dos potenciais clientes sobre o atendimento de suas necessidades e desejos, com isso gerar resultados satisfatórios para todos os envolvidos, para que se chegue ao objetivo traçado, que se atinja a METAS.
          2. PESSOAS – As pessoas são sempre os alvos de tudo nessa vida, sem elas não existe justificativas pra nada. Os estudiosos comentam sempre que as coisas são feitas pelas pessoas para as pessoas.
          A provisão de PESSOAS refere-se ao recrutamento e seleção de pessoal, a colocação de pessoas qualificadas nos postos de trabalho. O planejamento de pessoal deve fazer parte do planejamento estratégico da organização e deve contribuir para se atingir os objetivos macros da organização. A provisão de PESSOAS é a relação do suprimento de pessoas para o funcionamento da organização, é o recrutamento, a seleção e a integração de pessoal necessário para o funcionamento da organização.
          Feito o provisionamento interno de colaboradores, chega o ponto importante para gerar FLUXO financeiro de fora pra dentro do negócio através da venda de produtos, serviços ou ideias dependendo aí do que é oferecido ao mercado. Desse ponto em diante o papel do marketing e da venda é intensificado para gerar os resultados necessários à sobrevivência e crescimento do negócio.
          A segmentação e o estudo do comportamento do consumidor, aliado às informações de marketing se tornam determinante para buscar a eficiência necessária para efetividade do plano.
          A segmentação conforme definição de alguns especialistas no assunto é a definição do público alvo a ser atendido nas suas necessidades e desejos. Ela ocorre quando o administrador passa a agrupar os consumidores com características comuns trabalhando sempre para gerar o maior e melhor resultado possível com o menor esforço possível.

          O comportamento do consumidor na relação com os mercados. Segundo Kotler (1998: 162) para ser estudado é preciso responder 02 perguntas básicas:
          Como as características do comprador – culturais, sociais, pessoais e psicológicas podem influenciar no comportamento de compra?
         Como o comprador toma a decisão de compra?
        
         O (sim) sistema de informações de marketing necessita que o profissional tenha habilidade e competências capazes de efetuar estudos para reunir informações para facilitar a tomada de decisões dentro do negócio. É a coleta, a seleção, a análise, a crítica, enfim, informações que possibilite a tomada de decisões com baixo risco. Enfim, é o sistema de informações de marketing que concentra as informações de mercado que auxilia para a tomada de decisão do marketing caminhe na direção da eficácia dos objetivos, por esse motivo as informações de marketing precisam de atualização diária.
          3. CONTEÚDO – Hoje é uma palavra que está na moda, o conteúdo precisa ser objetivo e esclarecer possíveis dúvidas dos clientes, quanto mais claro ficar a informação para o consumidor, maior a possibilidade de sucesso para realização comercial entre vendedor e consumidor. Os especialistas afirmam que a objetividade é um trunfo que o vendedor tem para encantar e atender a necessidade ou o desejo do consumidor, por que o conteúdo precisa ser objetivo? Porque as pessoas têm pouco tempo e, são bombardeadas por conteúdos em virtude da facilidade gerada pelas ferramentas de comunicação.
          4. CONVERSÃO – É a realização, a concretização do negócio, para que o negócio se realize o conteúdo deve ser objetivo, esclarecedor e convincente para o cliente, as ações de marketing tem a missão de tornar realidade a efetivação do negócio com isso atender a necessidade ou o desejo do consumidor e proporcionar ao vendedor o giro financeiro necessário para cumprimento de obrigações, para reinvestir e garantir seus ganhos necessários a sua subsistência e crescimento.
          5. MÍDIA – De acordo com especialistas precisa ser feita de forma profissional, de preferência com base em (PM) pesquisa de marketing que aponte a direção de onde está o público alvo do seu negócio, para os especialistas as mídias sociais têm conseguido ótimo êxito de penetração na maioria dos mercados na ATUALIDADE.
          6. ANÚNCIOS – Para os especialistas, os anúncios pagos nas mídias sociais tem se mostrado com alta eficiência devido à facilidade de acesso das pessoas através de equipamentos portáteis que estão disponíveis em todos os lugares e a todo o tempo. Desse ponto em diante vem a preocupação com o preço.
         7. PREÇO: Valor monetário que se paga por um produto, serviço ou ideia.
           VALOR: Tem elementos complexos que precisam ser considerados quando tratamos de preços. Quem vende sempre acha que está vendendo barato, já quem compra sempre acha que está pagando caro. Essa condição é considerada como elemento prático.
          VALOR intrínseco: Definição de dicionários, que está dentro, inerente, essencial, característico, próprio e outros. Enfim, faz parte da característica do objeto que será negociado.
          No valor intrínseco estão os custos, os esforços para melhoria continuada de qualidade, renovação, inovação e outros, esforços feitos pelo vendedor. 
          VALOR extrínseco: Que não faz parte do conteúdo essencial, portanto está no ambiente, forma como é visto de fora pra dentro. Pode ser considerado como os benefícios que atenderá a necessidade ou o desejo do consumidor. O valor intrínseco e o extrínseco são motivos que levam a concretização de um negócio.
          Preço de venda é um assunto complexo que merece atenção especial dos gestores da organização, ele depende de fatores externos sobre os quais a organização não tem domínio, depende de mercado, demanda e oferta, sazonalidade, condições ambientais, e outros. Portanto para os especialistas é um fator de máxima importância dentro do negócio.
          Na PRÁTICA quem regula preço é o mercado em acordo com a demanda, por esse motivo além de considerar os pontos citados acima, na hora da confecção do PREÇO do produto, serviço ou ideia, se torna importante o desenvolvimento de HABILIDADES e COMPETÊNCIAS especiais para despertar no consumidor o interesse em comprar o seu produto e não o produto do seu concorrente, aqui cabe uma observação, apesar do mundo globalizado e da grande concorrência que existe nos dias atuais, existe mercado suficiente pra todos, é só uma questão de ESTRATÉGIA.
REFERÊNCIAS: Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker, Philip Kotler, Soares Amora e outros. E, artigos diversos na internet.

SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.

          Contato.apanweb@gmail.com
         
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