1. SIMPLIFICAR – Steve Jobs afirmou que ser simples é mais difícil que ser
complexo. Partindo desse princípio, os gestores precisam trabalhar para
simplificar ao máximo os processos, fazer o possível e o impossível para fazer
com que potencial cliente tenha facilidade para entender a oferta que está
sendo feita, enfim, SIMPLIFICAR é criar condições que possam
evitar conclusões precipitadas dos potenciais clientes sobre o atendimento de
suas necessidades e desejos, com isso gerar resultados satisfatórios para todos
os envolvidos, para que se chegue ao objetivo traçado, que se atinja a METAS.
A provisão de PESSOAS refere-se ao
recrutamento e seleção de pessoal, a colocação de pessoas qualificadas nos
postos de trabalho. O planejamento de pessoal deve fazer parte do planejamento
estratégico da organização e deve contribuir para se atingir os objetivos
macros da organização. A provisão de PESSOAS é a relação do suprimento de
pessoas para o funcionamento da organização, é o recrutamento, a seleção e a
integração de pessoal necessário para o funcionamento da organização.
Feito o provisionamento interno de
colaboradores, chega o ponto importante para gerar FLUXO financeiro de fora pra
dentro do negócio através da venda de produtos, serviços ou ideias dependendo
aí do que é oferecido ao mercado. Desse ponto em diante o papel do marketing e
da venda é intensificado para gerar os resultados necessários à sobrevivência e
crescimento do negócio.
A segmentação e o estudo do
comportamento do consumidor, aliado às informações de marketing se tornam
determinante para buscar a eficiência necessária para efetividade do plano.
A segmentação conforme definição de
alguns especialistas no assunto é a definição do público alvo a ser atendido
nas suas necessidades e desejos. Ela ocorre quando o administrador passa a
agrupar os consumidores com características comuns trabalhando sempre para
gerar o maior e melhor resultado possível com o menor esforço possível.
O comportamento do consumidor na
relação com os mercados. Segundo Kotler (1998: 162) para ser estudado é preciso
responder 02 perguntas básicas:
Como as características do comprador
– culturais, sociais, pessoais e psicológicas podem influenciar no
comportamento de compra?
Como o comprador toma a decisão de
compra?
O (sim) sistema de informações de
marketing necessita que o profissional tenha habilidade e competências capazes
de efetuar estudos para reunir informações para facilitar a tomada de decisões
dentro do negócio. É a coleta, a seleção, a análise, a crítica, enfim,
informações que possibilite a tomada de decisões com baixo risco. Enfim, é o
sistema de informações de marketing que concentra as informações de mercado que
auxilia para a tomada de decisão do marketing caminhe na direção da eficácia
dos objetivos, por esse motivo as informações de marketing precisam de atualização
diária.
Preço de venda é um assunto complexo que merece atenção especial dos
gestores da organização, ele depende de fatores externos sobre os quais a
organização não tem domínio, depende de mercado, demanda e oferta,
sazonalidade, condições ambientais, e outros. Portanto para os especialistas é
um fator de máxima importância dentro do negócio.
REFERÊNCIAS: Autoria
das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack
Welch, Peter Drucker, Philip Kotler, Soares Amora e outros. E, artigos diversos
na internet.
SOBRE Altair Pereira – Bacharel
em Administração de Empresas - Mais
de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte
visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing,
Recursos Humanos e Vendas.
Publicação original: https://apanweb.wordpress.com/2019/04/21/7-principios-que-geram-eficiencia-em-negocios/
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