#Gestão e Vendas
Os especialistas chamam atenção para ARMADILHAS que existem em relação a nossas decisões de compras de produtos e serviços, Eles afirmam que nem sempre um produto ou serviço é mais barato porque tem menos qualidade ou eficiência, assim como o inverso é verdade, nem sempre um produto ou serviço por ser mais caro é porque é superior ou mais eficiente.
PREÇO: Valor monetário que se paga por um produto, serviço ou idéia.
VALOR: Tem elementos complexos que precisam ser considerados quando tratamos de preços. Quem vende sempre acha que está vendendo barato, já quem compra sempre acha que está pagando caro. Essa condição é considerada como elemento prático.
VALOR intrínseco: Definição de dicionários, que está dentro, inerente, essencial, característico, próprio e outros. Enfim, faz parte da característica do objeto que será negociado. No valor intrínseco estão os custos, os esforços para melhoria continuada de qualidade, renovação, inovação e outros, esforços feitos pelo vendedor.
VALOR extrínseco: Que não faz parte do conteúdo essencial, portanto está no ambiente, forma como é visto de fora pra dentro. Pode ser considerado como os benefícios que atenderá a necessidade ou o desejo do consumidor. O valor intrínseco e o extrínseco são motivos que levam a concretização de um negócio.
Preço de venda é um assunto complexo que merece atenção especial dos gestores da organização, ele depende de fatores externos sobre os quais a organização não tem domínio, depende de mercado, demanda e oferta, sazonalidade, condições ambientais, e outros. Portanto para os especialistas é um fator de máxima importância dentro do negócio.
O marketing enxerga o preço como um dos 04 elementos mais importantes para realização de negócios, de atendimento a necessidades e desejos de consumidores, mas nesse momento vejo como importante citar um produto da empresa BITRIX24 que é disponibilizado gratuitamente. Será que essa condição encontra resposta no marketing? É um tipo de promoção, de merchandising? Ou seria algum outro motivo?
A BITRIX24. Plataforma gratuita de CRM usada por mais de 1.000.000 de organizações no mundo fazendo gerenciamento de projetos, utilizada para organizar e rastrear a interação com clientes, parceiros e agentes de forma gratuita.
O produto mais caro é o melhor? O produto mais barato tem menos qualidade, por essa motivo custa menos?
Os especialistas em VINHOS diz que esse produto depende muito do paladar de cada UM, resguardando-se uma pequena quantidade que é feito com uvas de produção mínima, portanto nesse caso a lei da demanda e oferta entra em ação elevando o preço do produto. Em se tratando de vinho nacional tenho acompanhado alguns rótulos que entram no mercado com preço mínimo e a partir do momento que se verifica sua aceitação o preço vai sendo ELEVADO até se estabilizar um pouco abaixo dos rótulos chilenos por exemplo.
CARROS, os carros populares, por exemplo, quando começaram a ser produzidos e comercializados em grande escala, eles tinham preços bem mais acessíveis do que hoje, à medida que o mercado percebeu sua ACEITAÇÃO, começaram a agregar valores a esses produtos e aumentar seus preços de
forma que hoje em alguns momentos, os PREÇOS cobrados pelos carros populares têm deixado de atender o extrato social para o qual eles foram criados.
SERVIÇOS MÉDICOS e ODONTOLÓGICOS, nos dias atuais quem não tem um bom CONVÊNIO na grande maioria das vezes tem que ficar a mercê do serviço público de saúde, porque está difícil conseguir um médico clínico geral com preço acessível, os médicos se especializaram e as consultas passaram a ter valores que boa parte da população não tem como pagar, os dentistas quando você precisa extrair um dente, ele encaminha você para um colega especialista em extração ou que tenha menos experiência.
Na PRÁTICA quem regula preço é o mercado em acordo com a demanda, por esse motivo além de considerar os pontos citados acima, na hora da confecção do PREÇO do produto, serviço ou idéia, se torna importante o desenvolvimento de HABILIDADES e COMPETÊNCIAS especiais para despertar no consumidor o interesse em comprar o seu produto e não o produto do seu concorrente, aqui cabe uma observação, apesar do mundo globalizado e da grande concorrência que existe nos dias atuais, existe mercado suficiente pra todos, é só uma questão de ESTRATÉGIA.
REFERÊNCIAS: Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker, Philip Kotler, Soares Amora e outros. E, artigos diversos na internet.
SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.
Publicação original: https://apanweb.wordpress.com/2019/04/07/preco-sua-complexidade-e-suas-possibilidades/
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